Faca Afiada

Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Setembro/19
Bibliotecária: Glaucia / São Bernardo do Campo-SP
@glaucia.vilasboas

Neste mês li um livro menor mas não de menos importância. Estou me policiando ao máximo para alternar leituras e não ler só Bartolomeu Campos de Queirós, porém não resisti este mês, o livro é “Faca afiada”. São somente 23 páginas mas de uma profundidade. É uma narrativa de suspense psicológico. O narrador inicia-se a história dizendo que o que vai contar aconteceu de verdade com um amigo seu, isso faz com que o leitor crie uma certa proximidade com a história.

A narrativa conta a vida de uma família bem simples e humilde, que como muitas outras, passam necessidades e apertos para se sustentar. “São muitas as bocas para sustentar”...pai, mãe, três filhos e se não bastasse a sogra que ficou viúva. Apesar de tudo, as crianças amam a presença da avó. O interessante é que através da personagem da avó consegue-se resgatar as histórias de tradição oral. Usa- se um recurso de contar uma história dentro da história e os netos ficam encantados com esse tipo de história.

A vida segue seu curso, até que um dia na calada da noite, o filho mais velho ouve uma conversa de seus pais tramando um crime, um assassinato e ele entende que trata-se da sua avó querida. A partir desse momento toda a narrativa foca-se nos conflitos internos do menino. Dúvidas, medo, decepção e morte, todos esses assuntos são tratados pela visão de uma criança.

O desfecho é surpreendente. Não vou dar spoiler para não estragar a história. Muito bom...adorei!!!!

site: https://www.instagram.com/p/B-StleijEtk/