O Vingador

O Vingador Frederick Forsyth

Resenhas - O Vingador

Marivaldo.Barreto 24/05/2023

Sou suspeito para falar de frederick forsyth. Sempre gosto muito dos livros dele. Não tinha como ser diferente com "O Vingador".

Gabriel1994 07/03/2023

Ratos de Túnel.
Meu terceiro livro concluído de Frederick Forsyth e foi o terceiro de muitos, com toda certeza!

Em O Vingador vamos acompanhar a história de Cal Dexter, um veterano da guerra do Vietnã, advogado e mercenário que recebe a incumbência de trazer para julgamento nos Estados Unidos o assassino de guerra Zilic foragido em algum lugar da América do Sul, após o avô de Ricky Colenso ter descoberto que Zilic fora o assassino do neto. Cal Dexter, sob alcunha de O Vingador, vai atrás deste criminoso de guerra e em um plano mirabolante e implacável que requer tamanha habilidade e inteligência de um veterano condecorado.

Frederick Forsyth vai trazer ao leitor um prato cheio de Ficção Histórica, Ficção Política, Thriller e um final com gostinho de Espionagem.

O autor vai trabalhar diferentes períodos durante o século XX de conflitos em que os personagens veteranos de guerra (e o assassinado Ricky Colenso) foram efetivos durante suas respectivas batalhas e/ou causas. Com isso, o escritor britânico, vai montar um arco de ficção e denúncia jornalística histórica muito interessante que irá conquistar e ganhar o coração e a atenção do leitor.

A construção que Forsyth faz em cima do personagem Cal Dexter e sua estadia de guerreiro no Vietnã é importantíssimo para conclusão e esclarecimento da trama. Esse foi um personagem muito cativante e de fácil empatia e simpatia, que o autor soube trabalhar muito bem! Me lembrou muito O Dia do Chacal, meu primeiro livro dele e que esse traço de um personagem muito bem trabalhado é um destaque notável na obra.

A conclusão desse livro é fantástico! Temos duas coincidências no decorrer da história muito boas. Uma de grande surpresa do destino e a última de cair o queixo. Me arrepiei nesse final!

Eu senti que O Vingador foi a junção dos dois primeiros livros que eu li do autor. Senti a emoção de um ótimo thriller e um defeito que me apertou no segundo livro que li de Forsyth (Cães de Guerra) e que foi crucial para eu não ter tido uma melhor experiência daquela vez..

... Que é a mania de preencher espaço (famoso encher linguiça), utilizando estatística. Cara quando Forsyth apela para as estatísticas, ele tira completamente o enfoque da história, desacelerando a leitura. A sorte é que a trama é tão boa e a escrita tão fluida que isso, mesmo dando uma leve irritada, passa batido. Mas em compensação quando ele agrega na fluidez da trama a questão jornalística, resumindo, mas abrangendo ao mesmo tempo o assunto e entregando um prato cheio do que foi aquele determinado evento, ele arrebenta a boca do balão e entrega um capítulo ou uma parte 200x melhor do que o esperado. Como um recheio extra... Carregado de denúncia e reflexões.

Foi uma leitura sensacional que recomendo bastante!

Um livro digníssimo de 5 estrelas!!!

Quero ler muito mais de Frederick Forsyth, um baita escritor!!! Apreciem sem moderação...
Andre.Vieira 12/03/2023minha estante
Livro perfeito ????????????

Andre.Vieira 12/03/2023minha estante
Gostei da resenha

Gabriel1994 14/03/2023minha estante
Valeu ?? mt bom msm...

Andre.Vieira 02/12/2022

O MELHOR LIVRO QUE JÁ LI NA MINHA VIDA!!!
Meus amigos e minhas amigas, que livro foi esse que acabei de ler? Eu queria poder fazer uma resenha a altura desse livro, porém sou incapaz, mas vou tentar dá o me melhor.

O jovem americano Ricky Colenso, voluntário de uma ONG na guerra da Bósnia, é brutalmente assassinado. Seu avô, o milionário canadense Steve Edmond, herói da segunda guerra, não se conforma com o trabalho das autoridades em relação a morte do rapaz e acredita que só a vingança levará paz ao seu coração. Para isso, Steve contrata os serviços do mercenário Cal Dexter, o Vingador, um veterano do Vietnã que vai atrás de Zoran Zilic, gangster que escapou da Sérvia com uma grande fortuna. Mas Zilic está bem protegido em uma fortaleza na selva sul-americana pelos melhores pistoleiros e por um homem-chave do FBI. As investigações levam as descobertas inesperadas, e até mesmo a conexões com terroristas que tramam contra a paz mundial.

Agora vou tentar detalhar as minhas impressões.

Nessa maravilhosa obra, começa apresentando os personagens de uma forma que achei essencial, ao contrário de muitos autores que já apresentam diversos personagens de vez, e ao decorrer que vão destrinchando, aqui foi diferente, apresentando, contando sua história, o(a) leitor(a) não terá problemas com nomes. Nessas apresentações teremos histórias fantásticas desde a infância, experiências de vida, alistamento militar, guerras, e quantas guerras. Um pouco da segunda Guerra mundial, Guerra do Vietnã, Guerra fria, Guerra da Bósnia, Guerra do Kososvo, Guerra do Golfo e provavelmente esqueci de alguma ??? sempre contando a história política por trás, p que motivou, também contando durante as batalhas, algumas estratégias, atuações de soldados, o futuro de alguns pós guerra. Livro extremamente político, com muita espionagem, invasão hacker...
Foi a primeira obra do autor que eu li, como eu conheci Dan Brown primeiro, posso dizer, Frederik Forsyth é o Dan Brown da espionagem internacional ??????? (me perdoem pela piada sem graça).
Eu tenho amigos que se rotulam comunistas ou apenas admiradores que podem está lendo isso, então, eu que não sou P0rr@ nenhuma, já fiquei cheio de ódio com os xenófobos americanos, principalmente pelo ódio aos mulçumanos, imaginem vcs hahaha. Aqui alguns personagens mostram muito bem disso. "América o melhor país", "países de terceiro mundo tem inveja da América", "líderes comunistas são pobres que fizeram faculdades e têm o ego inflado" ?????? PQP.
Cal Dexter o melhor personagem literário que eu ja li, disparado o meu favorito. Esse caboclo poderia ganhar uma série.
Apesar desse livro ser tão curto(360 páginas apenas), tem tantos conteúdos que pode virar vários filmes, várias séries ou uma série com várias temporadas.
Já se tornou meu livro de cabeceira, vou reler umas 5 vezes.
Sobre o final, meu, que ritmo extraordinário. Fiquei sem ar. O finalzinho, a última página, uma revelação, eu fiquei 🤬 #$%!& ??????

Se outros livros do autor for nessa mesma pegada ou até melhor, KEN FOLLET que me perdoe, mas terei dois super autores como meus maiores preferidos.
Desculpa aí Dan Brown, mas só nesse livro, FREDERIK FORSYTH ultrapassou ?

Com certeza eu deixei passar mais alguma coisa, porém acho que já está bom.

Minha nota? A infinidade que o número puder alcançar.
Leandro423 02/12/2022minha estante
Eu dificilmente discuto política, mas esse livro tem vários trechos quando se fala do ditador Sérvio que tem uma similaridade com os nossos políticos. Na minha casa minha mãe é Bolsonaro, Minha irmã e Lula... eu lia os trecho pra provar ambas e as duas achavam que eu falava do político delas até chegar ao final.

"Seus homens eram premiados com licenças para esquemas de corrupção particularmente lucrativos, acompanhados de uma garantia de imunidade absoluta. Os comparsas do tirano podiam roubar, torturar, estuprar, matar e a polícia normal não podia fazer absolutamente nada a respeito. Ele estabeleceu um regime que favorecia a criminalidade mas posava de patriota, e os Sérvios e os políticos do oeste da Europa engoliram essa mentira durante anos."

Gabriel1994 22/12/2022minha estante
Caramba mano. Tô com esse livro aqui tô meio que procrastinando para ler e com essa sua resenha só aumentou a vontade de ler!! Frederick Forsyth é muito bom!

Gabriel1994 22/12/2022minha estante
Leandro se liga nessa que o Forsyth levantou em Cães de Guerra....

"Porque há duas espécies de pessoas no mundo: os lobos e os pastores. Os lobos sempre levam a melhor, pois estão sempre dispostos a chegar aonde querem e a destruir as pessoas e as coisas que se atravessam no seu caminho. Os outros não tem a disposição, a coragem, a avidez ou a crueldade dos lobos. Por isso, o mundo é governado pelos lobos, que são os potentados. E é próprio dos potentados nunca ficarem satisfeitos. São impelidos a prosseguir e procurar mais e mais a moeda que adoram.

No mundo comunista (e não tenha a ilusão de pensar que os chefes comunistas são amantes da paz) essa moeda é o poder. Poder, poder e mais poder e não importam quantas pessoas morram para que eles o alcancem. No mundo capitalista a moeda é o dinheiro. Dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. Petróleo, ouro, Ações, títulos, cada vez mais, ainda que seja preciso mentir, roubar, enganar e subornar para consegui-los. Essas coisas representam dinheiro e dinheiro representa poder. No fundo tudo se reduz portanto à ambição do poder. Se julgam que há uma quantidade suficiente para ser tomada e o único meio eficiente é uma guerra, haverá uma guerra. O resto, o chamado idealismo, não passa de um bando de galos que só sabem fazer barulho."

Leandro423 22/12/2022minha estante
Como assim Gabriel vc não terminou esse livro, que blasfêmia rsesr

Sim, já li cães de guerra e deve ter anotado esse trecho tbm, e bem... o que assombra que independente do lado político, trechos como esse descreve bem ambos os lados... quem é fanático de esquerda sempre vai ver isso como coisa da direita, e quem é fanático da direita irá ver isso como coisa da esquerda, mas ambos os lados jamais irão adimir que esse trecho descreve a própria situação.

Gabriel1994 08/03/2023minha estante
Perfeitamente dito!

Leandro423 11/10/2022

Esse está no meu top 3 do mestre Frédéric Forsith. Todos os meandros, o planejamento para a vingança, como ela ocorre, e o final faz vc cair de costas...
Esse livro tem um trecho interessante em que marquei e salvei e usei em um trabalhando faculdade aonde descreve a perfeição o genocida Sérvio Slobodan Milosevic ( tive que pesquisar no google), aonde que a descrição cabe perfeitamente ao atual momento do país.

Amanda2041 25/09/2022

Uma história perfeitamente bem elaborada, rica em detalhes, super bem desenvolvida e que nos leva a refletir sobre muitas coisas, como a confiança, as relações de amizades...
Um desfecho surpreendente.

Eduardotsw 20/03/2021

Interessante
Livro que mistura muito bem espionagem e guerra, o que era de se esperar vindo do Sr.Forsyth, uma trama bem amarrada, com muitos detalhes históricos muito bem apresentados, mas detalhes de enredo, como detalhamento de ações um pouco fraco, mas nada que atrapalhe muito, enredo cativante e final surpreendente.

Simone de Cássia 27/10/2020

Meu primeiro contato com o autor foi em "O dia do chacal". Me apaixonei. Gosto das tramas bem elaboradas e do grande conhecimento explícito em cada passagem histórica. É como se estivéssemos mesmo tendo uma "aula" sobre os assuntos. Em " O Vingador" não se fugiu à expectativa... o final, finalzinho mesmo, tipo última página, é simplesmente fantástico!

Flávia Lira 12/03/2018

Maravilhosoooo perfeito.

sandra 28/05/2016

Só tenho ressalva quanto a maneira que o autor escreve mas o livro tem uma boa estória é dá uma ideia de como foi a separação da Bósnia e os países que vivem sob o julgo de ditadores. O vingador é um cara inteligente e determinado. Tem que ter um pouquinho de paciência no início pois o autor mistura muita informação.

Silvio 09/08/2014

Muito complicado; diversas passagens difíceis de serem entendidas, muitos pequenos episódios que não se ligam ao cerne da história. Citações de personagens reais misturados com fictícios, acontecimentos reais misturados com fictícios complicam a trama.

Marcelo F. Zaniolo 09/06/2014

"Frederick Forsyth (acima) é um gênio. E o conteúdo desta afirmação é atestado em O Vingador, um de seus muitos e mais elogiados títulos.

Com uma escrita extremamente clara e viciante, este é um livro difícil de largar e de se esquecer. Ao ponto de, no meu caso, tornar a história aparentemente rápida demais frente ao encantamento gerado pelo texto.

Como se as 380 páginas da obra fossem poucas (...)"

Para continuar lendo, acesse: http://lokotopia.com.br/resenha-o-vingador/

site: http://lokotopia.com.br/resenha-o-vingador/
Gleyson 06/09/2014minha estante
Não deixe de ler "O Dia do Chacal", dele também.

Confesso que gostei mais do Dia do Chacal, mas é uma dúvida cruel. Meu irmão curtiu mais o Vingador.

Não acredite naquele filme marromenos com o Bruce Willys. O livro é sensacional demais.

sonia 29/09/2013

um mestre da conspiração
Desde que li O Dia do Chacal, lá pelos idos de 1980, fiquei fã do autor.
Trama inteligente, aproveitando-se da situação de 2002 e o combae ao terrorismo, para tecer sua história ficcional, tendo como pano de fundo os fatos reais da guerra ao terrorismo, que prende o leitor da primeira à última palavra.
Há destaque para sentimentos humanos: uma lealdade acima de qualquer partidarismo político liga dois dos principais personagens.
Recomendo.

HARRY BOSCH 05/08/2013

o vingador
Além de ser um mestre em contar historias,Forsyth também é um grande historiador,por isso consegue agradar os leitores mais exigentes.
Nesta obra em particular ele faz referencia aos ratos de túnel e sua importância na guerra do Vietnã.O vingador possui um otimo roteiro e personagens marcantes,que poderiam render mais uma sequência.

WallanS 08/10/2012

Espetacular!!
Um dos melhores livros de espionagem que já li e agora na lista dos meus favoritos fácil fácil.

Fiquei confuso em algumas passagens pelo fato de ter vários personagens com histórias contadas uma depois da outra, mas aos poucos vamos percebendo como tudo se encaixa perfeitamente.

Até o final foi simples e ao mesmo tempo espetacular, fechando com chave de ouro todas as "conexões" existentes entre os personagens.

Forsyth tem uma capacidade incrível de escrever bem, de alimentar a curiosidade e além disso, parece um foguete em disparada rumo ao seu objetivo... O cara não para. É tudo muito rápido, objetivo, direto ao ponto. Não tem enrolação.

Enfim, merece nota 100000!!!

Arsenio Meira 28/09/2012

O final do livro é... sensacional. Mais do que um exemplo, uma lição. o que se aprende com o desfecho da trama? Leiam. Não vou cair nesse abominável spoiler.
Inesquecível, ao menos para mim, que sou um leitor voraz do escritor inglês, o mestre dos romances de espionagem, Sir Frederick Forsyth.
Luiz Miranda 03/02/2019minha estante
Se o Mestre Arsênio falou, tá falado.