Veronika decide morrer

Veronika decide morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

boombitc 12/09/2022

o livro que mudara sua perspectiva;
(resenha que não contém spoilers significativos)
leitura fácil, entretanto, com diversos gatilhos (recomendo procurar sobre).
resumidamente, a história gira em torno de veronika, mulher afogada em rotinas maçantes que comete uma tentativa de s*icídio por viés do cansaço, acorda em um hospital psiquiátrico, mas, em seguida, recebe a notícia de que lhe resta uma semana de vida.
ler os últimos momentos de uma personagem cativante é indescritível e agonizante. o autor deixa o leitor com a sensação de ser um amigo próximo de veronika, além de que, ao decorrer do livro, nos deixa fortes lições que devem ser levadas para a vida com um ótimo desenvolvimento de personagem secundários.
por fim, com palavras acessíveis, bem trilhado e incluindo uma grande reviravolta inesperada , torna-se uma obra incrível e totalmente recomendável.

Cristiano 10/09/2022

Como dizem: A primeira impressão é a que fica! E com certeza foi excelente, nunca tinha lido Paulo Coelho, e adorei!

O livro é cheio de nuances, demonstrando com sensibilidade que o que pode ser considerado loucura por alguns, as vezes pode ser apenas uma pessoa que ousou ser diferente e pensar fora do comum.

Aline221 07/09/2022

Releitura depois de 20 anos
Esse foi um dos primeiros livros que li. Como faz muito tempo (eu era adolescente), eu não me recordava muito da história. E que leitura maravilhosa foi! Muitos podem achar que possui vários chavões de autoajuda, mas, sinceramente, eu gostei muito. O final foi bem previsível (talvez porque de alguma forma eu me recordasse), mas eu considerei a leitura muito boa, cheia de reflexões maravilhosas e ensinamentos sobre a vida.
A gente se identifica muito com o livro, principalmente quando somos o tipo de pessoa que questiona as convenções e normalidade. Amei os personagens! Recomendo para todo mundo.

Wellington 04/09/2022

Veronika decidi morrer
O livro começa com Veronika dizendo o porquê decidiu se suicidar, a maneira e os motivos. Após a tentativa fracassada, Veronika foi internada em Villete e devido os comprimidos que tomou tem no máximo uma semana de vida. Quando conhece outros "loucos" e por que estão ali.
Abordando depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia... Enquanto isso Veronika passa por uma jornada de autoconhecimento, ajudando outras pessoas indiretamente.

Um livro curto, com poucos ambientes, com uma mensagem legal por trás, e inspirada em um momento da vida de Paulo Coelho (que faz uma pequena participação no livro).

"? Se Deus existe, o que eu sinceramente não acredito, entenderá que há um limite para a compreensão humana."

Talia 03/10/2022minha estante
Yasmin, acho que você copiou a mesma coisa duas vezes.. pois no meio repete o que estava no início. Mas a resenha está boa, nota 10.

vic_jonko 25/08/2022

Ótimo
Demorei 6 meses p ler pq tô numa ressaca HORRÍVEL, mas o livro é incrível
Paulo Coelho é maravilhoso e trouxe o assunto de forma "leve" e bem didática até haha recomendo bastante

Aria 25/08/2022

A consciência da morte nos anima a viver mais
Veronika decidiu se matar porque sentia que a vida era sempre igual, tinha medo de se arriscar a viver e permanecia na zona de conforto. Mas, talvez tudo só era igual porque estava vivendo pelo ponto de vista errado; na tentativa de acabar com a própria vida, ela transformou a existência de alguns personagens que ja tinham desistido de ter esperança, que viviam na mesmice não por escolha, mas sim porque não foram acolhidos por sua loucura. O Doutor Igor disse que normal é só aquilo que achamos ser normal. Que a pior doença é tentar ser igual, mesmo quando tudo em nós mesmos grita que é diferente. E ser diferente é bom, uma vez que não seremos atingidos pela Amargura e nem definhar por não alcançar os padrões. Também falou sobre as duas faces do amor, que ele pode destruir a sua vida e também resconstruir cada pedaço da nosda alma. Pensei que o livro falaria sobre depressão, se sentir morto em um corpo vivo, empurrando tudo com a barriga e só aceitando que a vida é sempre a mesma. Mas não foi assim. Paulo Coelho me fez refletir sobre família, amor e sobre a vida. Parece que sempre que leio uma de suas obras, recebo um conselho que eu precisava há muito tempo.

"Eu vim a este mundo para passar por tudo que passei, tentar suicídio, destruir meu coração, encontrar você, subir a este castelo, e deixar que você gravasse meu rosto em sua alma. Esta é a única razão pela qual eu vim ao mundo. Fazer com que você retornasse ao caminho que interrompeu." Ela precisou quase morrer para trazer a vida de Eduard e Mari de volta.

Uma das melhores obras dele.

diegorapozo 25/08/2022

Encoberto mas descoberto
Descoberto como se fosse um parte específica e tenebrosa da minha adolescência e vida adulta. Há muito o que dizer da vida de Paulo Coelho neste livro.

luci 17/08/2022

Quando eu li esse livro pela primeira vez em 2019, me surpreendi muito, achei o livro maravilhoso. Relendo ele essa semana, consegui me surpreender ainda mais, tudo que eu não entendi na época, agora eu entendi. Essa questão de simplesmente viver no nosso próprio mundo pq é mais fácil que viver a realidade, tem se tornado cada dia mais real.
Um livro real, que fala de assuntos reais, assuntos que te fazem sentir um peso gigante, que machucam, e que mostram que tá tudo bem em ser você mesmo, do seu jeito. Eu senti bastante.
miia 17/08/2022minha estante
esse livro é bom demais, trás várias reflexões

Luanna.Maba 16/08/2022

Muito interessante.
Um livro lotado de temas reais. Coisas muito presentes no dia a dia que não enxergamos pois estamos vivendo nosso mundo. Assuntos delicados, formas diferentes de ver as coisas....
Esse livro me surpreendeu muito, não dava vontade de parar de ler.

pedrotheworld 01/08/2022

Primeiro livro que me surpreendeu do início ao fim. A quebra de expectativa em cada capítulo e a profundidade que Paulo Coelho deu para cada um dos personagens é perfeita.

Meu livro favorito, recomendo sempre! Só demora muito para você conseguir gostar de ler ele, tal qual Dom Casmurro (embora esse tem gente que até agora não gostou de ler).

Julie 01/08/2022

O que é loucura?
Entediada com sua vida, Veronika tenta suicídio, mas sobrevive e acaba em um hospício. Durante sua internação Veronika lida com a espera pela morte e a vontade de viver.

Livro muito bom, nos faz repensar a vida e nossas escolhas.

Nessa 27/07/2022

Decide mesmo ?
Veronica um dia decide morrer, que tudo ela viveu já está bom e o futuro que lhe é reservado é desinteressante e previsível demais pra ela.
Mas ao sobreviver a tentativa de suicídio, ela acorda em um sanatório . Neste lugar ,para gente de alto poder aquisitivo , ela conhece figuras interessantes por demais .
Cheio de gente com as mais diferentes personalidades , desde o médico aos pacientes. Se questiona tudo , inclusive o que é normal.
Esse foi meu primeiro contato com Paulo Coelho , gostei bastante e vou me aventurar por mais títulos do autor .