Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

wanessa.teixeira.790 17/04/2024

Li o alquimista e me empolguei a ler mais uma obra do Paulo Coelho visto que antes não havia lido nada.
Sinceramente não gostei muito, o fim eu achei bem previsível, já sabia do desfecho logo no começo, mas continuei lendo para ver o desfecho dos demais. Para mim, era óbvio que Veronika viveria, talvez esse final nada surpreendente se devesse ao fato de que o livro foi utilizado para contar as próprias experiências do autor. No entanto, achei as reflexões superficiais e não curti a leitura, talvez esse seja um livro de momentos e no momento não me agradou.

jessicanatalia22 12/04/2024

Pesado e reflexivo!
Esse foi o primeiro livro que li do Paulo Coelho e acredito que tem o seus altos e baixos. Mas vale a pena ser lido!

Esse livro me fez refletir em diversos momentos sobre o que é considerado "normal" perante a sociedade. É bastante pesado ver como as questões de saúde mental eram tratadas no passado e ver o tanto que era difícil viver.

Em alguns momentos me senti muito interessada em saber onde essa história chegaria e em outros achei meio entediante.

Acredito que a minha experiência com o livro foi um pouco prejudicada, porque eu estava lendo em pedaços, enquanto ia para o trabalho. Talvez se tivesse pego para ler tudo de uma vez, tivesse sido mais impactante.

Gustavo 11/04/2024

Porque lutar pela vida?
Este é um dos melhores livros que já li. Paulo Coelho exprime a loucura, tristeza e a insanidade, a falta da vontade de viver, ou a complexa busca de se embriagar por experiências.

Veronika que já tinha decidido morrer a um bom tempo, toma coragem e tenta suicídio, sendo este mal sucedido, vai parar em um hospício onde a história se desenrola e conhecemos personagens incríveis, como a inspiradora Mari e minha personagem favorita, Zedka.

A leitura de "Veronika" é interessante principalmente para pessoas que possuem alguma desordem psicologica, com o adendo que pode trazer vários gatilhos por tratar também de assuntos como síndrome do pânico e principalmente depressão. Para mim, foi quase como que, imerso na leitura (ou na loucura), você se sentisse em casa.

RAMON SOUZA 10/04/2024

Veronika Decide Morrer
Alerta de gatilhos

Veronika decide morrer vem trazer a história de mesmo homônimo que perdeu a motivação de continuar vivendo, a história começa a se desenrolar quando o autor começa a mostrar outros personagens diagnosticados como loucos e paulatinamente vão contando as suas histórias e como eles foram parar o Village, um hospital psiquiátrico famoso.

No decorrer do livro vemos algumas passagens sobre o sentido da vida e loucura que são bem interessante

No livro conhecemos alguns personagens além de Veronika que também estão no Village (Mari, Zedka, Eduardo) e vemos a história de cada um deles, recurso que o autor usa para criar empatia com diversos tipos de leitores que venham a ler o livro, mas que na real não tem propósito para a narrativa, se tirar esses pedaços de textos não causa impacto.

O final do livro temos uma cena de deus ex machina para explicar alguns pontos em aberto.

Ailime1 09/04/2024

Incrível, apenas... esse livro é bom de tantas formas diferentes que não sei nem descrever, acho que todo mundo deveria ter a oportunidade de ler um dia

Muri.Kateline 08/04/2024

Razoável
É uma leitura bem fluida, rápida e fácil de se ler. Um livro curto que pode ser lido de uma vez só. Ele não é massante, é interessante, mas não achei tão empolgante na verdade. É um tipo de leitura que você lê, mas não chega a ser instigante.

bestamericangirl 06/04/2024

Veronika decide morrer
Esse é definitivamente o melhor livro que eu já li na minha vida. A premissa em si já é boa, mas ao continuar o livro, ele te prende cada vez mais, sempre com alguma inovação e trazendo um assunto tão pesado e considerado tabu a tona, sem nenhuma discrição. Veronika decide morrer é um livro MUITO bom para pessoas com problemas psicológicos, li ele em uma fase muuuito pesada da minha vida e ele meio que me trouxe uma vontade de acordar de manhã e achar coisas pequenas do dia a dia lindas e milagrosas. Ele também me fez entender que loucos são aqueles que tentam ser igual a todos, tudo bem ser diferente, e no final, tudo bem ser taxada de louca! Paulo Coelho, vc está prestes a se tornar meu escritor favorito junto com Clarice Lispector ?.

moscovio 01/04/2024

Todos deveriam ler
Eu grifei esse livro mais do que marquei a minha vida! Simplesmente espetacular a escrita do autor sobre um assunto tão delicado, primeiro livro que li do Paulo Coelho e que ja quero ler outros, a forma como ele narra a história me fez mergulhar por completo na narrativa, que trás muitas pautas complicadas, no âmbito familiar e também social, me identifiquei com cada palavra e me emocionei com as pequenas grandes descobertas da personagem que mudou completamente a minha visão sobre a vida cotidiana, leria denovo e denovo!! Estou completamente encantada.

polyethylengirl 30/03/2024

Foi meu primeiro e único livro do Paulo Coelho, queria muito ter gostado, mas não gostei nem um pouco.

A ideia e a sinopse pareciam interessantíssimas, o começo é ótimo, flui muito bem, tem boas reflexões, até estava me identificando com a Veronika, mas toda a parte de viagem astral não me atraiu e parece que faltou algo mais na história.

anaengelmann 28/03/2024

Começa bem, terminal mal
O livro tem uma premissa bem instigante. Veronika decide morrer, por quê? De início, o leitor se debate com questões existências da personagem principal, mas, ao decorrer da narrativa, infelizmente, senti que o propósito foi se perdendo? E o final foi óbvio.

Halana 26/03/2024

Bom, mas faltou alguma coisa.
Achei legal, mas sinto que faltou alguma coisa para ser melhor. Já faz quase um mês que terminei a leitura e ainda não consegui identificar o que exatamente.

Lucia.Aoto 25/03/2024

Único livro de Paulo Coelho que li? até hoje! (25/03/2024)
Li este livro já faz muuuuuuuito tempo. Decidi registrar aqui, pois foi o unico livro até hoje que li do Paulo Coelho e eu simplesmente AMEIIIIIII. Eu lembro até hoje da história. O final achei fabuloso.
Não tinha o conhecimento do Paulo ter sido internado três vezes em clínica igual da Veronika. Descobri que no Skoob.
Só queria deixar registrado que esse livro me surpreendeu demais. Super indico a leitura!

juli.0 22/03/2024

A facilidade de eu achar livro com gente doida é imprescindível, tem muita reflexão, veronica era icônica e amei o final dela ? e o desenvolvimento do esquizofrenico lá foi incrível, amei amei amei

Marcos774 18/03/2024

Inspirador e reflexivo
Acho que temos muitos loucos no mundo se achando normais e alguns infelizmente são pais e que passam essa loucura aos filhos ... Leitura muito mais que atual e maravilhado com a leitura