Fables: The Deluxe Edition Book One

Mark Buckingham
Lan Medina

Resenhas - Fables

Thiago 02/07/2022

Confesso que esperava tramas mais interligadas e interessantes. Talvez tenha me faltado conhecimento previo sobre a Vermelha Rosa. Mas o fato é que esses primeiros arcos de Fábulas não me pegaram. Expectativas altas.

Aninha Schimidt 02/03/2022

Quando Prince Charming é Prince Chernobyl (e outros contos)
O autor é tão mais focado no plot que nos personagens que tem horas que diálogos/relações ficam meio travados? Claramente. A arte estilo DC é bonita porém meio bugada? Às vezes. Tem coisas que ficaram datadas entre o início dos anos 2000 e os anos 2020? Pra caramba. E ainda assim Fables continua sendo uma das maiores e melhores representações de seu gênero, se não a maior e melhor.

Nesta grande e premiada série em quadrinhos, nós temos uma versão mais madura dos personagens de contos de fada, os quais foram expulsos de suas terras natais por um inimigo intitulado "O Adversário", sendo forçados a viver em segredo entre nós, mundanos - ou ao menos aqueles que podem se passar por mundanos, pois animais e outras criaturas se vêem forçadas a se esconder na Fazenda (e sim, há referências massivas a Revolução dos Bichos). A história segue principalmente o Big Bad "Bigby" Wolf, que assume a posição de xerife de Fabletown porque os moradores da Fazenda se recusam a conviver com quem já tentou os devorar, graças a um favor que a vice-prefeita Snow White lhe devia, também dando-lhe a habilidade de transmutar entre as formas humana e de lobo quando bem entendesse (e por quem ele com certeza não está abanando o rabinho metafórico, imagina).

Além deles, os habitantes da Cidade das Fábulas incluem mas não são limitados a: um Pinóquio incel porque a magia da Fada Azul o impede de passar pela puberdade, o João do Pé de Feijão golpista, Cachinhos Dourados como uma líder revolucionária megalomaníaca, e o Príncipe Encantado que na verdade é O Príncipe Encantado de TODAS as histórias (uma verdadeira máquina de fazer novas princesas E divórcios).

Esse tema pode parecer meio batido nos dias de hoje, mas gostaria de lembrar que estes quadrinhos são de 2002, e já tentaram produzir uma adaptação para a TV mais de uma vez; na primeira a NBC desistiu e logo depois fez Grimm, na outra a ABC também desistiu e em seguida criou Once Upon a Time - coincidência? (HBO, manda aí essa série, nunca te pedi nada). Seria incrível se saísse essa adaptação, que fosse ao mesmo tempo fiel ao enredo e personagens mas também melhorasse esses aspectos que não cabem mais direito nos nossos tempos, ainda que com certeza fossem inventar que Fables é uma cópia de OUAT/Grimm ?

E, se nada disso lhe incentivou a ler, saiba que recentemente saiu um crossover entre Bigby Wolf e Batman. Quão mais incrível ou absurdo isso pode ser? ?

Eduarda Sampaio 03/05/2014

Com certeza vou acompanhar
Fables é uma obra interessantíssima, já que apesar de os personagens dos contos de fada serem conhecidos em todo o mundo, aqui eles recebem diferentes roupagens, o que torna a história curiosa e divertida. O Príncipe Encantado, por exemplo, revela-se um mulherengo golpista e Branca de Neve é obrigada a pedir o divórcio. O Lobo Mau é banido da Fazenda, já que todos os animais, em especial os três porquinhos, o temem. A Fera volta a ter uma aparência bestial quando ele e a Bela brigam. Cachinhos Dourados torna-se um Che Guevara sanguinário. Os criadores de Fable não suavizam a personalidade e as ações dos personagens, justamente para torná-los reais aos nossos olhos. Essa desmistificação dos contos de fadas é o que tornou Fable um sucesso em diversos países.

Resenha completa no link abaixo:

site: http://maquiadanalivraria.blogspot.com.br/2014/04/fabulas-fables-lendas-no-exilio-e.html