Gradus Primus

Gradus Primus Paulo Rónai

Resenhas - Gradus Primus

Ross 07/11/2023

Valendo-se da sua longa experiência de professor, Paulo Rónai presta, com este livro, uma contribuição eminentemente prática ao ensino da língua latina.

Reunindo num só volume a gramática e um pequeno dicionário de latim, as explicações gramaticais, claras e simples, são apresentadas de forma gradativa, conectadas ao texto de leitura de apoio para um maior aproveitamento do seu conteúdo.

Além dos vocabulários encontrados ao fim de cada lição, conforme diz o autor no prefácio da obra, um dos objetivos por ele visado "foi apresentar um livrinho agradável, que o principiante folheasse com prazer, que será da maior utilidade nos cursos de latim do segundo ciclo e das faculdades de Letras?.

Charly.nunes 14/01/2023

adorei o livro. Ele é básico? Sim, mas é exatamente isso que é pra ele ser, sua proposta é ensinar o básico para os iniciantes de latim. Como iniciantes em latim, achei a metodologia de ensino incrível, realmente funcionou comigo, os textinhos bem básico que vão te ajudando a guardar as palavras em seguida de exercícios, muito bom meus senhores, muito bom

Anderson Theodoro 18/11/2021

Gênesis
Meu primeiro contato com o estudo do latim. O livro faz bem o papel de precursor e abre as portas para a realização de um sonho de aprender sobre essa língua.

linx 01/05/2019

Ótimo para construir-se as bases
É um ótimo livro para aquele que deseja ter as bases da língua latina. Diferente de outros do gênero que jogam de cara várias regras gramaticais e afins, este introduz o aluno no mundo latino de forma prazeroza através de textos e começam de forma simples, seguindo uma evolução gradual muitíssimo acertada, diminuindo grandemente as chamces de desistência. É uma jornada prazerosa e gratificante. Reconendadíssimo.

luke2109 26/01/2010

Será que os romanos falavam mesmo o latim? Que lingua difícil!!! Na verdade, creio eu, que os romanos (o povão) falavam a lingua vulgar, ou seja, sem todas essas declinações, casos e conjugações complicadas. Essa lingua vulgar, em contato com inúmeras outras liguas de diversas pessoas que transitavam pelo império (sem contar que o próprio exército romano tinha uma composição bem diversificada) deu origem as atuais linguas neolatinas, assim como também influenciou fortemente o inglês, embora muita gente não perceba. De qualquer modo, essa foi minha terceira tentativa. Talvez no futuro eu esteja com mais paciência e consiga ler Virgílio, no original.

Mara Vanessa Torres 09/01/2010

Para puella et puer. :)
Um manual básico, didático e rápido para quem quer se aventurar em uma incursão pela língua. A portabilidade do livro, assim como o número de exercícios - dispostos no final de cada lição -, são válvulas motivacionais para melhor desempenho. Aos interessados na 'alma mater' de vários idiomas, é excelência certa. :)