Criminologia

Criminologia Sérgio Salomão Shecaira

Resenhas - Criminologia

Renata 09/04/2021

Muito bom! Perfeito para quem está começando a conhecer a criminologia. Explica com muitos exemplos, o que torna tudo mais fácil!

lillimarlene 13/11/2020

Quando começamos a estudar um assunto que interessa, procuramos ler sempre mais.

Rafael Almeida 15/02/2020

Incrível
Shecaira consegue nos transmitir facilmente as ideias fundamentais de Criminologia. Extremamente recomendado!

Paulo Silas 03/12/2019

Tratando-se da tese de livre-docência do autor, a obra traz à tona o desenvolvimento da disciplina de 'criminologia' e um enfoque reflexivo sobre as principais escolas surgidas desde o nascimento da matéria. Funciona, portanto, como uma espécie de manual de criminologia, mas que não se limita a sintetizar as correntes criminológicas, uma vez que a matéria é muito bem articulada e desenvolvida nos capítulos presentes na obra, contribuindo o autor também com seu posicionamento crítico, além de expor diversas considerações sobre as temáticas trabalhadas que fogem do raso. Um excelente livro de criminologia, portanto.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, "noções introdutórias", o autor faz um apanhado geral sobre os aportes iniciais da criminologia, no sentido de buscar estabelecer o nascimento da disciplina, além de explanar sobre a conceituação da matéria e tudo aquilo que se estuda - o objeto e o método empregados na criminologias.
Já na segunda parte da obra é discorrido sobre as "escolas sociológicas do crime", iniciando pela Escola de Chicago - onde é explicado o surgimento da ênfase no aspecto metodológico da disciplina, além de trabalhar com os elementos conceituais próprios dessa escola (como a noção de ecologia criminal). Em seguida, são abordadas a teoria da associação diferencial (explanando acerca do crime de colarinho branco), a teoria da anomia (nas perspectiva de Merton e Durkheim), a teoria da subcultura delinquente (com suas modalidades para além da definição), o labelling approach (com a virada paradigmática por essa corrente estabelecida) e a teoria crítica (expondo-se as ideias centrais dessa teoria).
Estabelecendo ao fim algumas reflexões gerais sobre o conteúdo exposto na obra, o autor fornece assim tanto apontamentos expositivos como reflexões críticas com relação a matéria de criminologia, tendo-se assim um livro cuja leitura é devida e salutar.

Como aponta Alvino Augusto de Sá no prefácio da obra, "Sérgio Salomão Shecaira [...] não só traz ao público acadêmico e aos profissionais uma contribuição ímpar e original para o conhecimento da criminologia, como [...] levanta uma bandeira, a bandeira do compromisso da reflexão crítica sobre toda a trama do sistema punitivo". Isso resume bem o que representa o livro de Shecaira. De fato, além de se tratar de um ótimo guia referencial no que tange o desenvolvimento do pensamento criminológico, o livro traz ainda todo um pensar crítico por parte do autor. É que Shecaira não se limita a fazer breves considerações sobre as escolas abordadas. Ele vai além, tanto ao contextualizar as correntes no cenário e pensamento brasileiro (sempre com exemplos concretos em pesquisas e casos), como ao terminar cada capítulo do livro com apontamentos críticos sobre as escolas ali abordadas. Um excelente livro de criminologia, portanto, que deve ser lido por todos aqueles que estudam a matéria.