Autodescobrimento Uma Busca Interior

Autodescobrimento Uma Busca Interior Divaldo Franco

Resenhas - Autodescobrimento

Bonezi 04/05/2022

Autodescobrimento - Livro segundo a doutrina espírita.
Livro psicografado por Divaldo Franco, autora Joanna de Ângelis.

Esse livro é um de uma série de livros com temas psicológicos voltados para ensinamentos da doutrina espírita.

O livro é clareador em meio de tantas aflições e reações da mente, explicando por um viés da doutrina, como nossos pensamentos e sentimentos se comportam.

Mila 15/01/2012

Descubra quem você é
Livro psicografado por Divaldo Pereira Franco e ditado pelo espírito Joanna de Ângelis. Também integrante da chamada "série psicológica".

Na verdade, a série psicológica de Divaldo/Joanna é formada por 12 livros, dos quais li 8, incluindo este, que comento agora.

A série é tão interessante que já termino um livro empolgada para ler o próximo. Especialmente porque acredito que a vida é mais do que percebemos e que nós somos mais do que conhecemos de nós mesmos.

Amante da psicologia como ciência, me sinto gratificada com cada livro desta série, especialmente por ela estar, acima de tudo, tratando do homem integral, transpessoal.

Já é mais do que tempo de nos darmos conta de que somos o resultado do que fazemos com nós mesmos. O homem é o que come, o que pensa, o que deseja... nos moldamos a cada momento, onde cada atitude (mental, física, emocional) dita o nosso amanhã.

Com Divaldo e Joanna compreendi que gentileza, educação, respeito pelo próximo, HONESTIDADE, não são qualidades transcendentes, são obrigações mundanas mesmo. O mínimo que devemos exigir de nós. :)

Quem não se ajuda, se complica a si mesmo e complica os outros por consequência.
Quem não se conhece, ou não se ama, não ama o próximo, não ama a Deus. Não respeita ninguém!

Em "Autodescobrimento", Joanna, pelas mãos de Divaldo, nos deixa uma gloriosa obra-guia que nos incita a entender quem somos e para onde vamos e, especialmente, nos motiva a acertar os passos.

Temas como subconsciente, emoção, conflitos, transtornos do comportamento, libertação pessoal, a conquista do si, entre outros, são abordados no livro de maneira direta e clara, tornando-se de serventia inestimável para aquele que quer sair da mesmice do mundo, mudar realmente, evoluir.

O objetivo, ou talvez seria melhor dizer, o desafio de todos nós é, sem dúvida, encontrar um equilíbro entre o "Ser" e o "Parecer". Por isso, a busca interior é imprescindível, para que o Ego não mais domine o Self, o Eu Profundo, o Deus que existe em nós.

O conteúdo precioso desses livros me ajudou a vencer problemas pessoais, insatisfações no trabalho, pequenas e grandes manchas emocionais que borravam os meus dias de ser eterno que habita uma casca mortal.

Devo, portanto, a Joana de Ângelis e a Divaldo Franco, no mínimo, respeito e gratidão pelo presente que ofertaram a todos nós, eternos buscadores, amantes do estudo e do conhecimento.

Livro indicado! Divirta-se
Lutiéli 03/08/2018minha estante
undefined

crmendesjpa 23/02/2020minha estante
Legal

Nat 27/11/2020

Pensamentos que podem interferir nas nossas vidas, internalização de sentimentos, como ser melhor.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Jack Zack 20/09/2021

Sigo com o propósito de ler essa série psicológica de Joanna de Ângelis pois ela não se repete. A cada livro ela nos mostra uma perspectiva nova para nós sobre nós mesmo.

HARRY BOSCH 30/11/2021

Autodescobrimento
O sexto livro da serie psicologia transpessoal de Joana de Angelis,com a influencia da psicologia de Jung convia o ser ao autodescobrimento.Constituido de mensagens que levam a reflexões e a abordagem Espirita para fortalecer o Ser perante as dificuldades atuais.

Wagner 16/03/2022

Autodescobrimento
Não há dúvidas de que somente através do autodescobrimento, facultado e oferecido de maneira inquestionável pelo Espiritismo, temos as reais condições de superar nosso Ego, propiciando o aparecimento do Eu Profundo, a conquista maior do Espírito?.

jumorgensten 08/12/2022

O mesmo é uma obra de estudos e, ao todo, possui 12 capítulos com vários subtópicos dentro, além do autodescobrimento: uma busca interior. Sendo assim, inicia com o ser real, onde é abordado sobre a complexidade das energias, interação espíritos e matérias e problemas da evolução.

Depois segue para equipamentos existenciais com o pensamento, conflitos e doenças, distonias e suas consequências e o ser emocional, consciência e vida com consciência responsável e exame do sofrimento, viagem interior com busca da unidade, realidade e ilusão e força criadora, o ser subconsciente com computação cerebral, reciclagem do subconsciente e subconsciente e sonhos, viciações mentais com insatisfação, indiferença, pânico e medo da morte, conteúdos perturbadores como o ressentimento, lamentação, perda pela morte e amargura e o triunfo sobre o ego com a infância psicológica, conquista do si e libertação pesssoal.

Durante toda a narrativa, a dupla espiritual vai passando por todas as questões mais importantes para se chegar a um autodescobrimento tanto com os pontos positivos quanto e, principalmente, os negativos. Além disso, exemplos práticos e do cotidiano vão sendo colocados para melhor compreensão do que está sendo colocado. E isso vale tanto para a vida adulta quanto na infância.

Os trechos e partes que mais gostei foram: O capítulo Viagem Interior e sua tremenda necessidade de fazer uma viagem interior e somente consigo mesmo para melhor entendimento daquilo que é real ou ilusão e o que é meu ou estou pegando do outro. E também o capítulo Sicários da Alma que aborda o passado, o futuro e a importância do autoperdão com situações que não se podem mais ser alteradas porque já aconteceram e a necessidade do autoaconhecimento já pensando no futuro.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa com pausas sendo necessárias para melhor compreensão e entendimento. Os capítulos como um todo são curtos com, no máximo, 5 páginas cada.

A obra é ótima como complemento de algum estudo ou livro principal para grupo de estudos em alguma área relacionado as questões humanas. E claro para quem busca se conhecer como um todo tanto no modo psicológico quanto emocional e espiritual e também para quem deseja saber como é a parceria Divaldo e Joanna porque, neste, a linguagem é bem tranquila e acessível.

site: http://hidratarvicia.com.br/2022/12/08/autodescobrimento-uma-busca-interior-divaldo-pereira-franco/

Camila 18/07/2020

Maravilhoso
Com certeza um ótimo livro para se entender melhor os mistérios da mente humana. Mesmo sendo um livro espírita, ele utiliza também da psicologia para explicar os nossos sentimentos, desejos, medos. Foi literalmente um autodescobrimento sobre várias coisas sobre mim.

Camila 12/04/2021

Autodescobrimento - Uma busca interior
Autodescobrimento é um livro de Joanna de Ângelis, psicografado por Divaldo Franco. Essa obre é simplesmente incrível, com uma sensibilidade absurda e de um conhecimento maravilhoso.

Alguns especialistas colocaram a alma como base dos fenômenos humanos, a psicologia espírita demonstrou que, "sem uma visão espiritual da existência física, a própria vida permaneceria sem sentido ou significado."

Joanna de Ângelis fala que "a saúde e a doença, a felicidade e a desdita, a
genialidade e as patologias mentais, limitadoras e cruéis, não passam de ocorrências estúpidas da eventualidade genética."

Autodescobrimento é uma aula de psicologia espiritual para todos aqueles interessados em renovar a saúde e que querem entender um pouco mais sobre os mecanismos da alma.

Carla.Parreira 25/05/2024

Autodescobrimento: Uma Busca Interior (Joanna de Angelis/Divaldo Pereira). Melhores trechos polêmicos: "...O indivíduo tranquilo, porque portador de confiança em si mesmo, não se atormenta quando enfrenta situações novas e desafiadoras, agindo com serenidade, sem a preocupação exagerada de parecer bem, de fazer-se detestado, de eliminar o outro ou de sobrepor-se a ele. É natural e espontâneo, aberto aos relacionamentos interpessoais, respeitador das ideias e condutas do outro, embora não abdicando das suas próprias nem as mascarando para agradar, ou exibindo-as para impô-las. Dialoga com suave emotividade, assinalando aquele que o ouve com algo agradável e duradouro que brinda no contato estabelecido. Por sua vez, recebe também alguma dádiva, que irá contribuir para o seu crescimento íntimo. Do inter-relacionamento nascem experiências proveitosas para o amadurecimento psicológico constante do ser... Felizmente o ser não tem consciência de todas as ocorrências do córtex, que as registra automaticamente — inconsciente cortical - pois se o conhecera, tenderia sua vida psíquica a um total desequilíbrio. Necessário, portanto, ao ser humano, saber e recordar, mas, também, desconhecer e olvidar... Todos os funcionamentos automáticos do organismo dáo-se sem a participação da consciência, o que lhe constitui verdadeira bênção... Atingindo os níveis superiores de consciência, nos quais vivência estados alterados, lentamente abre comportas psíquicas que se assinalam por traços dessas percepções até imergir no inconsciente profundo. Esse inconsciente profundo, porém, que alguns psicólogos transpessoais e mentalistas denominam como sagrado, é depósito das experiências do Espírito eterno, do Eu superior, da realidade única da vida física, da causalidade existencial. A identificação da consciência com esse Ser profundo proporciona conquistar a lucidez sobre as realizações das reencarnações passadas, num painel de valiosa compreensão de causas e efeitos próximos como remotos. Diante das possibilidades agigantadas, o indivíduo, lentamente, deixa todos os apegos - remanescentes do ego -, todos os desejos - reflexos perturbadores do ego -, todas as reações - persistência dominadora do ego... A harmonia íntima, que decorre do discernimento das finalidades da vida, propicia a natural integração da criatura no conjunto cósmico, contribuindo para a preservação da Unidade Universal... Enfermidades fisiológicas, resultantes da somatização dos transtornos psicológicos, assim como bem-estar, alegria de viver, ou pessimismo, angústia encontram-se ínsitos nos painéis do subconsciente, de onde emergem, então, para que predominem na experiência humana como saúde ou doença, felicidade ou amargura. Exceção feita aos gravames cármicos, as problemáticas da vida humana invariavelmente são cultivadas e arquivadas ao longo da reencarnação, passando a expressar-se de acordo com a eleição dos tipos de ideias selecionadas. Igualmente, na área das patologias degenerativas, resultantes de germes, micróbios vários e vírus destrutivos, encontramos os fatores predisponentes para a sua proliferação nos desejos subconscientes de que não se liberou realmente o enfermo, embora no campo da consciência exteriorize o desejo de adquirir saúde e harmonia... Conforme se pensa, acumulam-se as memórias, que retornarão aos painéis do conhecimento nos momentos próprios. Estabelecendo um programa de sonhos bons, será possível dar ordens ao subconsciente, ao mesmo tempo racionalizando o material perturbador nele já depositado. Antes de dormir, cumpre sejam fixadas as ideias agradáveis e positivas, visualizando aquilo com que se deseja sonhar, certamente para tirar proveito útil no processo de crescimento interior, de progresso cultural, intelectual, moral, espiritual. Será uma conquista ideal o momento, a partir do qual o indivíduo esteja consciente da sua realidade, pensando e agindo de forma lúcida, sem os bloqueios das ilusões, os véus dos medos, as sombras das frustrações que escondem essa realidade. Ao planejamento da experiência onírica, sucederá uma forma de autossugestão, de enriquecimento, com uma breve leitura salutar, o exame de consciência para liberar-se dos tóxicos dissolventes da ira, da amargura, do ressentimento, asserenando-se e, mediante a oração, entregando-se à Divina Essência Criadora. Com a sucessiva repetição desses requisitos far-se-ão diluídas as impressões angustiantes e negativas dos processos perturbadores arquivados, que cedem área a esses novos procedimentos. E logo mais, integrados nos alicerces da personalidade, volverão à tona, à consciência, na lucidez, assim como nos sonhos, abrindo possibilidades a intercâmbio com outros Espíritos, que se sentirão atraídos e buscarão transmitir mensagens de conforto, de apoio e de beleza... A atitude correta está em viver cada momento intensamente, porquanto, cada minuto que se acerca e passa, é o futuro chegando e transformando-se em passado. É um erro considerar como futuro o que se relaciona ao remoto, ao qual se atiram realizações que deveriam ser executadas agora, definindo circunstâncias e tempo. A soma dos segundos transforma-se em milênios. É mais exequível realizar-se em cada pequeno lapso de minuto do que aguardar a sucessão dos anos. Quando se deseja realmente fazer algo, estabelece-se horário e define-se ocasião. Essa ordem, registrada no subconsciente, faculta que se consume o programa estabelecido. Quando não se deseja inconscientemente fazê-lo, estatui-se: um dia. Na primeira oportunidade. Esse dia e essa oportunidade não existirão, porque não foram definidos. Assim também é esse futuro, não delimitado, vazio, ameaçador. À medida que se conclui uma tarefa, outra se delineia e torna-se factível a sua realização. Diante de vários compromissos indefinidos, os rumos se confundem e a capacidade psíquica de discernimento perde a escala de valores, que seleciona, pela importância, quais os que têm primazia para execução. Nessa inevitável balbúrdia, atropelam-se os significados de qualidade, passando a ter preferência os mais simples e insignificantes, enquanto os outros são atirados para um oportunamente que não se deseja que chegue. Não atendidos e registrados, dão curso à instabilidade emocional, a incertezas e preocupações. Desse modo, será feito amanhã o que não seja possível realizar-se hoje, porém, sem angústia, sem remorso... Assim, cada instante merece o investimento da atenção, dos cuidados que se pretende direcionar para as ocorrências do futuro. Agindo com precisão hoje, são eliminadas desde já, evitando-as mais tarde. O desenho do planejamento futuro é realizado com o material que se está usando neste momento. Gerando decisões salutares, tomando atitudes corretas e corrigindo as equivocadas, programa-se o porvir agradável, compensador. Para tanto, o cultivo dos pensamentos enobrecedores faz-se inadiável. É necessário pensar alto, a fim de colher resultado satisfatório. Quem pensa a mesma coisa, recebe sempre aquilo que já tem. Variar para melhor, é candidatar-se ao superior, ao não fruído... Considerando a energia psíquica valiosa e atuante, a mente, desatrelada do cérebro, prossegue independente dele, e a vida estua... O Poder Supremo criou a vida como bênção e o ser para fruí-la. Nas Leis Soberanas não existe um só item punitivo ou gerador de violência, tudo contribuindo para a harmonia geral, inclusive as ocorrências que parecem desconcertantes... A raiva obnubila a razão e precipita o ser em profundos fossos da alucinação. Quando ofendido, o indivíduo deve expressar os seus sentimentos ao agressor, aos amigos, sem queixa, sem mágoa, demonstrando ser normal e necessitado de respeito, de consideração como todas as demais pessoas. Nunca se permitir a falsa postura de humildade, fingindo santificação antes de ter alcançado a plena humanização... Cada pessoa é conforme suas estruturas psicológicas. Desejá-las diferentes, significa ignorar as próprias possibilidades. Todos os indivíduos se enganam, agem incorretamente e, às vezes, inspiram reações inamistosas, como efeito do nível de evolução no qual estagiam... O ressentimento é fruto também da ausência de autoamor, projeção inconsciente da sombra psicológica dos conflitos de cada qual. À medida que se desenvolvem os sentimentos de segurança pessoal, de harmonia interior e de autoestima, desaparece o ressentimento, por não encontrar apoio nos alicerces do subconsciente do ser. Quando alguém se encontra ressentido com a má sorte, com os insucessos profissionais, afetivos e sociais, deve adquirir consciência das imensas possibilidades que lhe estão ao alcance e recomeçar as experiências que não obtiveram êxito, desarmado do pessimismo como do sentimento de culpa. Todo processo de conquista passa por diferentes estágios de erro e de acerto, de insucesso e de vitória. Desse modo, o conflito do ressentimento pode ser superado pelo exercício da autovalorização, do sentido de utilidade à vida, de conscientização do bem. Ressentir-se diante de alguém perturbador, ou de algo desequilibrante, pode ser considerado como reação emocional imprevista que ocorre, susceptível, porém, de liberação, de rápida diluição nos painéis do sentimento atormentado... Humano é todo indivíduo que se considera capaz de errar, de magoar-se, mas também de erguer-se, saindo do paul sem as marcas da passagem pelo terreno pantanoso e infeliz... A vida é rica de convites ao progresso e à responsabilidade, em iguais condições para os indivíduos. Mesmo aqueles que ora se apresentam limitados ou aparentemente impedidos não se localizam fora do processo, por estarem incursos nos imperativos da reencarnação, que alcança todos que se comprometeram com a ociosidade e a delinquência, convidando-os ao reequilíbrio, à reparação. Esse fluxo do ir e vir é inevitável até o momento da plenitude, que se atinge mediante a consciência objetiva, quando se consegue sintonizar em harmonia com a Cósmica. Passo a passo, realização a realização, o ser libera os potenciais adormecidos, e com entusiasmo ascende moralmente, enquanto adquire os conhecimentos que o intelectualizam para entender as Leis da Vida. A lamentação é, portanto, obstáculo voluntário que o indivíduo coloca no seu processo de evolução, retardando a marcha do progresso e abrindo espaço para situações perturbadoras e penosas que virão arrancá-lo, mais tarde, da inércia e da autocomiseração, porquanto ninguém pode impedir o crescimento para Deus, que é a fatalidade da vida..."