Cidadãos

Cidadãos Simon Schama

Resenhas - Cidadãos

Peterson Boll 27/12/2019

Obsessão
Eu sou obcecado pela Revolução Francesa, já cheguei as raias de seguir o Calendário Revolucionário. Esse movimento louco, conduzido por homens cultos e que afinal, depois de um banho de sangue, conduziu o povo francês ao mesmíssimo estado de antes da Revolução (e até pior, já que Luis XVI era claramente um progressista). Belíssima dissertação de Schama, só não digo que é o livro definitivo sobre o tema, porque cessa sua dissertação na reação termidoriana (para quem quiser saber mais sobre o Diretório e o Consulado, terá que procurar outras obras).

eldinias 25/02/2009

um livro para historiadores
O formato já declara sua proposta: um livro para historiadores ou para quem ama tudo sobre Revolução Francesa. Mais e 700 páginas de História francesa contextualizada no "antes e depois" da Revolução. O autor garimpa personagens célebres e outros desconhecidos. No entanto todos colaboraram com algo significante para o evento que se declara a maior influencia no mundo ocidental moderno. De gente da política a arte, Schama vai esculpindo várias histórias, em formato de crônica, o que rende muitos "causos" interessante e que, aos poucos, vão dando mais e mais noção de como ocorriam os fatos e como o povo se comportava na época.

Mesmo em linguagem fácil e narrativa leve, o livro peca na tradução e alguma coisa de edição. Não são pecados relevantes, já que se trata de uma obra extensa e com muitos detalhes. De tradução, alguns tropeços podem ser identificados mesmo não tendo acesso ao livro escrito na língua original. Mas nada que um interessado no tema vá desmerecer a compra do produto. Na edição, algumas passagens obrigam o leitor mediano no assunto (eu!) conhecer previamente determinados assuntos para compreender o que está escrito. Algo que, com um pouco mais de carinho, a editora poderia ter levado em consideração. (Nesse caso tive que recorrer a Internet para compreender melhor alguns eventos citados, mas não explicados, no livro.)

No mais: menos. No menos: mais.

Jonara 19/04/2010minha estante
Ótima resenha!