A Normalista

A Normalista Adolfo Caminha

Resenhas - A Normalista

Waldir 20/05/2014

incesto.uma realidade no nordeste
A historia da normalista é corriqueira no nordeste dquela época .
chocante é!mas nao tinha como nao ser!gostei muito da história !até. torci pela persongem,mas seu destino ja era traçado

Thiago 21/04/2015minha estante
Desculpa lhe dizer mas não ocorre incesto, pois ela não é filha e sim afilhada, nem parentes consanguíneos eles são, e incesto é uma coisa que ocorreu e ocorre no mundo todo meu caro, não apenas no nordeste.

Aline 04/09/2013

Não consigo gostar de Adolfo Caminha...
... mesmo ele sendo um autor naturalista brasileiro de grande importancia. Acho os temas dele super atuais, apesar dos romances deles serem dos seculos passados.
Em A normalista Adolfo escreve sobre abuso sexual.
Maria do Carmo é aliciada por o padrinho. A moça que é apaixonada por Zuza estudante de Direito. O pai do rapaz que nãogosta do romance, manda o filho esturar em Recife.
A moça engravida do padrinho e o romance acaba. Simples assim... é justa mente isso que não gosto no Adolfoos finais brochantes.
Hernane 05/11/2014minha estante
Não é pra contar os finais dos livros nas resenhas -.-'

Neila 29/11/2012

O livro narra um romance entre Maria do Carmo uma menina pobre que perdeu seus pais ainda criança e teve que morar com os padrinhos na cidade de Fortaleza, e Zuza um estudante de direito filho do coronel, estuda em Recife, mas vai ao Ceará passar férias. Conhece Maria do Carmo e se apaixona. Maria do Carmo ao ficar mocinha, muito jeitosa sofre com as investidas do padrinho Zé da Mata, mas não gosta de contraria-lo, pois tem muito respeito pelo mesmo. Ela chega a ter um romance com Zuza, mas como o pai do Zuza não gosta disso manda ele voltar pra Recife, e ela fica desiludida. Maria do Carmo cai nas investidas do padrinho e fica grávida, é levada pra morar distante da cidade ate ganhar neném.

Andynho 07/01/2021

Uma obra atemporal, infelizmente!
A 'Normalista' de Adolfo Caminha é uma das obras clássicas da Literatura Cearense que se conhece sem precisar ler, tanto pelo enredo chocante e violento, o que torna a história marcante, quanto pelo sucesso, um pouco tardio, que consagrou Caminha como um dos expoentes do Naturalismo, tanto no âmbito local como nacional.
Além da coragem do escritor em narrar os constantes assédios sofridos pela normalista Maria do Carmo, cometidos pelo seu próprio padrinho, o que escandalizou Fortaleza da época, como uma crítica à hipocrisia dos conterrâneos ?corretos?, ?cidadãos de bem? e ?educados", mas que escondiam vários pecados e crimes, destaca-se também a maestria de Caminha em evidenciar as mudanças de costumes que estavam ocorrendo na sociedade fortalezense.
Embora de conhecimento geral, a trama de 'A Normalista' continua crível e atual como no séc. XIX.