The Name of the Star

The Name of the Star Maureen Johnson

Resenhas - The Name of the Star

Nati 24/10/2017

"I'm the last of the mad ones."
Uma das decepções literárias do ano. Eu tinha altas expectativas para esse livro e para essa série, porque sou fascinada por livros de mistérios, crimes e acho Jack, O Estripador um caso horrivelmente interessante. E mesmo o fato de no fim das contas acabar tendo virado um mistério paranormal não diminuiu meu interesse, porque adoro esse tipo de livro também (Oláar, "The Diviners"!).

Mas gente, que perda de tempo,viu? O livro até começou interessante e intrigante, mas o ritmo é extremamente lento, a trama só começa a andar de fato quase na metade do livro, a protagonista é extremamente irritante, desinteressante, o próprio picolé de chuchu e ela mesma não se interessa por nada que está acontecendo ao seu redor - ela só começa a se envolver nos acontecimentos lá pela página 100 e pouco e só se importa de fato com tudo DEPOIS que ela descobre que ela é um alvo. E aí já estamos no final do livro. O resto do tempo é preenchido com tiradas nada engraçadas sobre os familiares sulistas dela, de como ela é muito americana e não entende nada que acontece na Inglaterra, reclamações sobre as aulas, sobre as colegas, umas pegações meio aleatórias com um menino lá da escola....enfim, nada que acrescente à trama ou ao livro, e tornou a leitura bem chata.

O suposto mundo paranormal foi pobremente desenvolvido, e mesmo assim só mencionado e explicado (às pressas e sem muitos detalhes) também quase no fim da história. O final foi meio decepcionante e meio óbvio. Tiveram algumas personagens interessantes, que eu fiquei curiosa para saber mais sobre e ver o desenvolvimento de alguns outros, mas sinceramente não pretendo seguir com a série, porque não tenho vontade de me arrastar pela leitura do próximo livro - que aliás, não faço idéia de como a autora desenvolverá a trama, porque foi tudo amarrado no final deste e não teve nenhum gancho para o segundo volume.

2 estrelas, porque sou boazinha e eu senti um medinho em algumas partes.

Mari 03/01/2012

Jack the Ripper returns...
The name of the star conta a história de Aurora (Rory) Deveaux, uma adolescente americana proveniente de Louisiana que decidiu cursar o último ano em um colégio interno em Londres. Sua chegada à Inglaterra coincidiu com o início de uma série de assassinatos brutais por alguém que seguia à risca os feitos de Jack, o Estripador. Como os crimes eram perpretados exatamente na mesma sequência dos assassinatos que ocorreram no final do século 19, logo se espalha por toda a Inglaterra uma Ripper mania e consequentemente uma onda de pânico entre todos os habitantes.
Rory aos poucos vai se familiarizando com os costumes ingleses e com as regras rígidas do internato, especialmente em relação ao consumo de álcool na adolescência nos diversos Pubs situados na cidade. Inicialmente ela conhece Charlotte, a representante de turma, mas acaba estabelecendo uma grande amizade com a sua colega de quarto, Jazza, e com Jerome, por quem posteriormente acaba se sentindo atraída. Jerome é bastante obcecado por tudo o que envolve o universo de Jack, o Estripador, tanto que por causa dele as meninas acabam saindo do perímetro do alojamento para seguirem até Aldshot, um dos vários prédios do complexo de Wexford. Exatamente, quando a polícia e o corpo docente proibiram que os estudantes saíssem à noite no dia em que um quarto corpo mutilado poderia ser encontrado em alguma viela da cidade.
Rory passou a ser o centro das atenções quando ela se tornou uma testemunha, após ter visto um homem misterioso no terreno do colégio Wexford. Um homem que ninguém viu, nem mesmo a sua melhor amiga e colega de quarto Jazza, que estivera por perto na ocasião. Ele se tornaria o principal suspeito dos crimes atuais. À partir desse assustador encontro, a trama se desenrola repleto de mistério em torno da verdadeira identidade do novo "Jack", e Rory passou a receber ameaças temendo se tornar uma das próximas vítimas do assassino. As vítimas eram estranguladas e seus órgãos internos eram removidos numa precisão cirúrgica, o que levava a crer que o sujeito deveria possuir conhecimentos de anatomia e Medicina.
O mistério relacionado aos assassinatos consistia no fato de que a cidade inteira era coberta por câmeras de vigilância, e nenhuma delas conseguiram registrar o autor dos crimes. Com que tipo de criminoso os habitantes de Londres estavam lidando? Será que as autoridades não conseguiriam descobrir a identidade de Jack, O Estripador, e assim como no século 19 os seus crimes ficariam impunes?
Leia mais no blog: http://confissoesliterarias.blogspot.com/2012/01/resenha-internacional-name-of-star-by.html?spref=tw