Moby Dick

Moby Dick Herman Melville




Resenhas - Moby Dick


779 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Yuka 02/06/2024

Segunda vez que tento ler esse livro. Da primeira vez me cansava e eu sentia muito sono. Mas dessa vez consegui terminar. Pelo que me lembrava, era cansativo pelas descrições detalhadas da pesca. Nem me lembrava de Ishmael e seu companheiro Queequeg. Achei o início muito interessante, pois o modo como Ishamel conheceu Queequeg, foi muito promissor. Até encontrarem o Pequod e fazerem parte da tripulação. Ainda ficou aquele mistério porque o capitão Ahab demorou para dar as caras. 

Depois, quando estavam já no mar, comecei a achar a leitura cansativa e confusa. Mas nada que deixe a obra sem graça. No entanto, se tivesse menos detalhes que não achei muito importantes, tanto que nem lembro mais, talvez mais pessoas teriam oportunidade de ler, já que suas mais de 600 páginas pode assustar quem não gosta de ler livros longos. 

As atitudes de Ahab podem ser vistas em alguns filmes de pescadores, por sua obsessão em caçar Moby Dick, ignorando até pedidos de ajuda de outros navios, quando encontravam algum, sendo que a primeira coisa que Ahab perguntava era se tinham visto a baleia branca. 

Queequeg e Ishmael tiveram momentos hilários juntos, pena que a bordo do Pequod isso foi apagado. A leitura chegou a ficar um pouco maçante, por isso várias coisas não me recordo mais. Agora, chegando para o final, foi eletrizante, embora seu final seja triste. A descrição da baleia branca na história não foi muito satisfatória, principalmente quando finalmente a encontraram. Talvez seja porque outros livros ou filmes, dão certo destaque a baleia. 

Sempre achei que Moby Dick só tinha uma história, que era contada por Herman Melville, e me confundi com a história de No coração do mar, que relata um navio baleeiro, Essex, que também estava atrás de Moby Dick mas que veio a afundar, deixando os tripulantes divididos nos botes salva vidas a deriva no mar. Mas esse foi escrito por Nathaniel Philbrick e bem mais recente do que Herman, então entendi quem se inspirou em quem. 

Eu acho que a diferença das épocas na escrita, faz uma enorme diferença. Apesar que a edição de Herman que li, foi bem agradável até. No entanto, o foco de Herman era a caça das baleias e a descrição de como caçá-las, assim como seus meios de navegação. Muitas palavras fiquei sem entender, apesar de ter um glossário no final, mas fiquei com preguiça de ficar procurando o que cada coisa significava. A única palavra que procurei foi o significado de ostaxa, que sinceramente, nunca tinha ouvido falar. 

Bom, no mais, eu gosto de um desafio e essas leituras de autores antigos, são incríveis, embora alguns cansativos de se ler. Mas o que vale é a experiência. Recomendo. 


Conheça também meu blog de resenhas Divagando Sempre ?
Divagandohojeesempre.blogspot.com
comentários(0)comente



Julia 26/05/2024

Maçante
Demorei mais de um ano para terminar esse livro. Tem muitas partes que são irrelevantes pra história (sei que muitos pulam, mas eu não consigo kk). São essas partes que deixam o livro gigante. Não gostei muito da forma da escrita do autor também, parece ser uma dissertação sem fim.
Jhonata 26/05/2024minha estante
Nossa eu morria de vontade de ler, ja não quero mais kkkk Eu odeio livro massante também, que aquela descrição não acaba nunca, é um horror.




Guilherme.Lefort 25/05/2024

Clássico colossal!
Grandioso com diversas reflexões junto de certa aventura e terror. Moby Dick é incrível e transcendente!
comentários(0)comente



Contact__saved 24/05/2024

É um bom livro. Pode ser meio difícil começar a ler, já que, mesmo com capítulos pequenos são muitos e cheios de detalhes.
comentários(0)comente



Guilherme.Faustino 23/05/2024

O livro "Moby Dick" tem 135 capítulos, e muitos deles são cheios de descrições que achei bem entediantes. A história é sobre Ishmael, que resolve se aventurar no mar porque nada em terra firme chama sua atenção. Ele se junta a uma tripulação de baleeiros, algo novo tanto para ele quanto para o leitor. A trama principal é sobre a perseguição obsessiva da baleia Moby Dick pelo capitão Ahab, que quer vingança a todo custo.

Grande parte do livro é tomada por descrições técnicas e reflexões filosóficas de Ishmael, um personagem super culto e cheio de referências. O livro tem um lado bem técnico e reflexivo, mergulhando na vida dos baleeiros e mostrando os detalhes dessa profissão, ao mesmo tempo em que critica a caça às baleias. Mesmo achando a leitura longa e às vezes chata, não posso negar que o autor fez uma pesquisa minuciosa e criou uma obra bem completa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Yonne.Tavares 21/05/2024minha estante
?




Thawane Vic 21/05/2024

Opiniões Contrarias
O primeiro capítulo, para mim, foi um bom gancho para a história. E isso se seguiu ao decorrer dos capítulos seguintes. Porém antes mesmo de chegarmos ao meio da história, me vi parando na história e começando a acha-la maçate. E esse ciclo se repetiu diversas vezes durante minha leitura.

A história é um entretenimento, de fato. Mas se fosse um filme, seria do tipo que eu não veria duas vezes. A história se prolonga bastante e muitas das vezes vemos pequenas histórias dentro dela; como a aparição de certos navios e suas histórias, que nem sempre terão alguma relevância.

Nosso protagonista dos primeiros capítulos desaparece do resto da história quase na metade do livro. E o vemos mais como um narrador personagem, que apenas vai narrar o que está acontecendo, quando os próprios "narrados" não fazem isso por ele.

Em certos momentos, eu realmente me empolguei ou quis saber o que veria a seguir. Mas era o tipo de empolgação que era cortado com algo meio desanimador. Por isso embora, embora eu tenho gostado de algumas coisas, ainda assim, eu não leria outra vez.
comentários(0)comente



Mandy 20/05/2024

Procurava por indícios gays, achei 1 capitão obsessivo
   Honestamente, iniciei a leitura deste livro porque li num local que havia um pouco de relacionamento gay neste livro, o que achei algo difícil de se acreditar por ser um livro de época e tecnicamente falar sobre um capitão é sua louca obsessão pela Baleia Branca.  Bem, fiquei espantada ao perceber ao longo da leitura que o livro de fato apresenta esses 2 pontos. Podemos perceber que tanto Ismael nosso protagonista, quanto Queequeg nosso canibal tem uma certa linguagem e relacionamento que podem dar indícios de algo nesse sentido, mas não é nada explícito, são apenas algumas cenas e falas; visto que o livro realmente foca de fato no universo da caça às baleias, bem como a importância dos insumos retirados da mesma para o comércio mundial.
   Falando a respeito da história, devo dizer que apesar de possuir capítulos curtos e a linguagem não ser de difícil compreensão, o livro ainda assim continua com uma leitura bem arrastada, visto que possui muitas referências bíblicas, outros textos antigos e poemas, etc. Acho que as partes que mais gostei da leitura foram aquelas que relatavam a caça de fato e também algumas cenas do imediato Stubb que foram hilárias de se ler. Esse livro, assim como outros ebooks apresenta alguns erros de escrita e concordância, mas nada muito significante.
   Bem, recomendo a leitura para todos que gostam de ler um bom clássico, mas se você não tem saco para livros que fazem refências o tempo inteiro, as quais se você não se interessa tanto por poemas e escrituras antigas, vai ficar provavelmente boiando muito e não vai entender quase nada mesmo lendo as referências.
  
comentários(0)comente



Alexandra 15/05/2024

Moby Dick: uma experiência
Romance supostamente de aventura, porém repleto de referências bíblicas, mitológicas, científicas e filosóficas. Leitura rica e uma experiência de muitas camadas.
comentários(0)comente



Beatriz.Trevise 09/05/2024

A história é cativante, os personagens mais ainda. E para completar, a escrita de Melville é uma das mais emocionantes que já li. Rica em emoções, poesia e conhecimentos gerais.
Sim, é preciso ter paciência para ler esse livro, pois é repleto de detalhes técnicos da caça, dos navios, da tripulação. No entanto, o autor é brilhante em prender sua atenção mesmo em capítulos puramente descritivos. Vale muito a pena a leitura e também a releitura desse grande clássico.
comentários(0)comente



Jeremias.Camargo 05/05/2024

Moby Dick
Cansado de leituras superficiais que não te fazem pensar? Se você busca uma experiência literária profunda e transformadora, "Moby Dick" de Herman Melville é a obra ideal para você.

A bordo do baleeiro Pequod, embarque em uma jornada épica ao lado do jovem Ishmael e testemunhe a obsessão do Capitão Ahab pela colossal baleia branca. Prepare-se para navegar em um mar de simbolismo e significado, onde a busca por Moby Dick se torna uma metáfora para a ambição humana, a eterna batalha entre o bem e o mal e a busca pelo significado da vida.

"Moby Dick" transcende os limites do gênero literário, tecendo uma narrativa rica em:

Diversidade narrativa:A prosa de Melville transita entre descrições técnicas da vida baleeira, reflexões filosóficas e momentos de pura contemplação da natureza.
Abre em uma nova janela
www.amazon.com
Moby Dick book
Simbolismo: Moby Dick representa mais do que uma baleia branca. Ela é a personificação da obsessão, do destino e da força indomável da natureza.
Personagens marcantes: Ishmael, Ahab e os demais tripulantes do Pequod são figuras complexas e multidimensionais que se desenvolvem ao longo da história.
Temas universais: A busca por vingança, a relação do homem com a natureza, a fragilidade da vida e a busca pelo significado da vida são apenas alguns dos temas explorados em "Moby Dick".
Prepare-se para:

Mergulhar em um mar de reflexões sobre a alma humana e o mundo ao seu redor.
Questionar suas próprias crenças e valores.
Ser desafiado por uma narrativa complexa e intrigante.
Desfrutar de uma leitura gratificante que te marcará para sempre.
"Moby Dick" é uma obra atemporal que continua a encantar e intrigar leitores de todo o mundo. É uma leitura desafiadora e gratificante que te fará mergulhar em um mar de reflexões sobre a alma humana e o mundo ao seu redor.

Recomenda-se a leitura para:

Amantes da literatura clássica
Leitores que apreciam reflexões sobre a natureza humana
Fãs de histórias de aventura em alto mar
Dicas para uma leitura mais proveitosa:

Antes de iniciar a leitura, pesquise sobre o contexto histórico e social da época em que o livro foi escrito.
Tenha em mente que a linguagem utilizada por Melville é complexa e rica em vocabulário.
Não desanime se encontrar dificuldades na leitura. A recompensa por persistir é imensa.
Participe de grupos de discussão online ou presenciais para compartilhar suas reflexões sobre a obra.
"Moby Dick" não é apenas um livro, é uma experiência. Permita-se ser levado por essa jornada épica e descubra a riqueza de significados que ela tem a oferecer.

Lembre-se:

"Moby Dick" é uma obra atemporal que continua a encantar e intrigar leitores de todo o mundo.
É uma leitura desafiadora e gratificante que te fará mergulhar em um mar de reflexões sobre a alma humana e o mundo ao seu redor.
Não perca a oportunidade de embarcar nessa jornada épica!
Espero ter te convencido a ler "Moby Dick". Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para me perguntar.

Boa leitura!
comentários(0)comente



Fernanda.Crotti 01/05/2024

Experiência única
Ler essa obra é uma experiência única. Cada sentimento que o escritor colocou em suas palavras, no decorrer da história, nos personagens, são inexplicáveis. Para mim, um livro de leitura única. Mas que não foi fácil, não foi.
comentários(0)comente



Pedro Aires 28/04/2024

Um clássico que assusta pela fama de difícil leitura. Encarei como um desafio, mas acabei gostando. Me surpreendi com os momentos de humor e com toda simbologia envolvida na caça ao cachalote branco. A profecia no final foi muito interessante. Li também a versão em HQ do Christophe Chabouté e recomento muito para ajudar na compreensão visual da obra.
comentários(0)comente



J^! 27/04/2024

Sensacional
Um clássico na medida certa. Uma história de aventura com muitas visões filosóficas a respeito da obsessão, do poder, da hierarquia.
comentários(0)comente



Danielle.Aguiar 24/04/2024

Dos mares os males
Eu hesitei em escrever essa resenha, porque Moby Dick é uma obra que transcende sua época, que rompeu as fronteiras e se tornou um clássico mundial.
É também uma narrativa contada sob os olhos de Ismael, um personagem adjacente na história, um marujo que embarcou na vingança de Ahab por pura inocência, personagem principal (Ahab), definido como monomaníaco em sua própria história.
Longo e detalhado, a literatura acompanha um robusto vocabulário, e com maestria detalha o mercado dos cachalotes e /ou baleias.
Que eram um ativo da economia, que através dessa prática, grandes indústrias do sabão foram criadas, eu sei que soa agressivo usar da exploração do óleo da baleia ou de qualquer parte dela por luxo ou utilidade, é de fato grotesco tal prática, mas a pouco tempo atrás a caça à baleia era uma atividade comercial e legal.
Sem contar todas as referências bíblicas e mitológicas incluídas nas metáforas do texto, eu imagino o quão desafiador é a um autor incluir tanta referência a sua obra sem abrir mão da coesão e coerência da obra.
Desde a primeira página conseguimos tatear a genialidade do autor, é uma leitura para todos os perseverantes que enxergam valor em longas narrativas.
Agradeço por ter em meu repertório essa leitura.
comentários(0)comente



779 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR