O Segredo do Abismo

O Segredo do Abismo Orson Scott Card

Resenhas - O Segredo do Abismo

Flavio Assunção 01/01/2012

"O Segredo do Abismo" tem um fato bastante curioso: é um dos raros casos onde o livro foi baseado no filme, e não ao contrário do que costuma ser. Portanto, quem assistiu ao filme terá uma obra fiel, até porque Orson seguiu o roteiro de James Cameron e acompanhou as filmagens, de forma a "retirar" a personalidade dos personagens feitas a partir das atuações e implementar no livro. Como eu não vi o filme, posso falar estritamente da obra como algo totalmente novo e à parte de qualquer produção cinematográfica. Por isso, destaco dois momentos da obra de Orson: uma primeira parte no limite do digerível e uma segunda parte excelente.

Basicamente o livro fala sobre um acidente de um submarino americano, o Montana, provocada por uma entidade desconhecida. Esse submarino está repleto de mísseis nucleares, o que leva a alta cúpula dos EUA, temendo que cubanos ou russos se aproximem para roubar os artefatos, a elaborar uma missão para recuperá-los. A missão inclui a presença de um esquadrão especial da marinha com a ajuda do Deepcore, um submarino coletor de petróleo que estava na região e a quem pedem auxílio sob o pretexto de possibilidade de salvação da tripulação do Montana. Mas essa "união" entre os membros do Deepcore e da força especial não vai bem debaixo dágua, fazendo com que as coisas percam o rumo e fujam ao controle.

Essa seria a trama principal do livro, se não fossem as entidades ocultas nas profundezas do oceano, intitulados de Os Arquitetos. Esses alieníginas, ao contrário do que possa parecer, simplesmente querem compreender o ser humano e não entendem o porque de tantas guerras e mortes entre o próprio povo terrestre. Como não podem se comunicar, entram na mente das pessoas e nos circuitos eletrônicos (como TVs e rádio) para conhecer um pouco mais sobre nós. Vale destacar aqui, e não tem nada de spoiler, pois tudo é explicado no início, que o choque entre a entidade desconhecida e o Montana foi de fato um acidente e os seres se culpam por isso. Para resumir: o que acontece é que estudando os humanos eles acabam descobrindo o desastre que está prestes a acontecer dentro do Deepcore, o que só colabora com o entendimento de que o ser humano apenas se encaminha para sua auto-destruição. No final das contas, eles apenas observam, se questionando se devem ou não interferir no que está prestes a acontecer.

"O Segredo do Abismo" é um livro bastante reflexivo em alguns momentos. Sem dúvida, Os Arquitetos foram uma ideia bem bolada do autor, com suas "indagações" surgindo entre uma pausa ou outra dos capítulos. E isso em meio as cenas de tensão crescente dentro do submarino, devido aos métodos da força especial que faz com que a tripulação do Deepcore tema pela vida. Não vou citar quais são as situações para não atrapalhar a leitura.

Mas como eu disse anteriormente, o livro tem dois momentos distintos: na primeira parte, é possível o leitor sentir uma profunda irritação com todos os personagens principais da trama, sejam eles mocinhos ou vilões. São todos chatos, desprezíveis, um pé no saco. Buddy, o capitão do Deepcore, é um tremendo banana, que dá nos nervos em alguns momentos; Lindsey, uma megera grosseira, que humilha a todos, é daquelas que você quer que seja a primeira a morrer; e Coffey, o comandante das forças especiais, um brutamonte insensível que acha que disciplina é tudo. No caso de Coffey, é até interessante para balancear as coisas. Como vilão é o comportamento necessário a ser tomado. Mas os outros dois irritam profundamente... mas até a metade. É aí que o livro de fato começa e quando os personagens se colocam em seu lugar, tomando decisões interessantes e mostrando algo escondido dentro deles. Assim, o livro toma inesperadamente um rumo distinto e uma obra em que eu estudava dar uma estrela até a metade, finalizou com três no final.

É isso. "O Segredo do Abismo" é um ótimo livro. Ao leitor mais impaciente, sugiro tentar aguentar até a metade, pois o livro se transforma em outro. Se não conseguir, assista ao filme, que também é muito bom, embora não expliquem sobre Os Arquitetos, que são um show a parte.