Onde os Homens Conquistam a Glória

Onde os Homens Conquistam a Glória Jon Krakauer

Resenhas - Onde os Homens Conquistam a Glória

isadora.borsato 15/07/2023

"Pat viveu a vida à sua maneira."
Onde os homens conquistam a glória retrata a força e o idealismo de um homem virtuoso. Não é difícil escolher o sacrifício enquanto o risco é hipotético, mas escolher o sacrifício quando o risco é real, mostra muito do que é feito o indivíduo.
Pat Tillman era feito de moral inabalável e valores irredutíveis, ele acreditava que servir o seu país em tempos de tormenta era um dever de existência e, em nome desse dever, abriu mão de uma vida tranquila e feliz.
Infelizmente, Pat fora enganado, entregou-se ao sacrifício de braços abertos e uma coragem contagiante, mas acabou morto e usado como propaganda política por velhos sentados em cadeiras altas.
A história de Pat, assim como de muitos soldados que morrem por fogo amigo e tem a verdade ocultada, apresenta a realidade da guerra e escancara as ambições de um governo que não dá a mínima para os seus "filhos".
Mas, a falta de caráter de um não retira a nobreza do outro e, muito embora os EUA tenha desperdiçado a vida desse jovem, Pat estava seguindo seus instintos nobres, lutando em prol de um bem maior.
No fim, o importante é estarmos de acordo com a nossa consciência, ainda que outros a usem contra nós.

Racestari 18/09/2019

Trechos bons, mas...
Sou fã do autor, mas confesso que me decepcionei um pouco com a enorme bajulação dele ao protagonista, Pat Tillman. O cara nunca erra, é de uma inteligência absurda, honrado...só que não. Pat é humano, é turrão, e erra muito, sendo egoísta ao pensar apenas nele. No entanto a análise feita das entranhas do exército americano é estarrecedora! É um ser com vontade própria que não mede esforços para conseguir o que quer, trapaceando, mentindo, adulterando provas. E tendo como aliado o segundo e não menos pior Bush, a coisa fica feia.

Mr. Jonas 16/01/2018

Onde os homens conquistam a Glória
A odisséia de um soldado americano no Iraque e no Afeganistão.

Léo 06/08/2017

Krakauer já fez melhor
Para quem conhece os livros do Krakauer, ele sempre faz pesquisas extensivas e consegue passar os dramas e dificuldades pelo qual seus personagens vivem. Não foi o caso neste livro. A história do Pat Tillman é interessante, mas não foi bem descrita neste livro. Para quem tem interesse em compreender as intrigas políticas da época e o uso descarado de personagens conhecidos pela máquina da guerra o livro é fraco pois nunca aprofunda nesse tema. Para quem busca o mesmo resultado do Krakauer que conta uma história que te prende na cadeira, sugiro ler No ar rarefeito ou Na natureza selvagem. Os melhores livros dele.

Chang Tsai 25/05/2015

Uma das facetas da guerra
Do mesmo autor de No Ar Rarefeito, Krakauer nos leva ao mundo em que vivia Pat Tillman até o fatídico 11 de setembro e a sua decisão de largar o futebol americano profissional da NFL para ingressar no Exército americano na guerra contra o terror, disseminada pela política externa de George W. Bush. Movido pelo patriotismo, uma característica muito forte entre os americanos, Pat se vê em meio a uma guerra sem sentido até que se depara com uma das facetas dela: o fogo amigo. Leitura recomendada aos que gostam de literatura militar.

Priscila 19/06/2013

Como fã declarada de Jon Krakauer, "Onde os Homens Conquistam a Glória" é o quarto livro dele que leio. Mais uma biografia fantástica sobre um homem que abriu mão de fama, uma carreira de sucesso e bens materiais para lutar por um ideal.

Pat Tillman foi um promissor strong safety do Arizona Cardinals por quatro anos. Aluno exemplar, casado com sua namorada de adolescência, Pat viu sua concepção do mundo mudar depois dos ataques terroristas de 11 de setembro: abalado com a tragédia alistou-se no Exército e, com sua equipe de Rangers, combateu no Iraque e Afeganistão. O final trágico dessa história aconteceu menos de dois anos após sua decisão. Pat morreu durante uma emboscada e o governo americano tomou partido desse fato para torná-lo um exemplo de patriotismo, o herói da nação. O plano era perfeito, até a verdade vir à tona: Pat fora vítima de fogo amigo.

Outra vez, Krakauer foi a fundo e mostrou que o início da guerra americana no Afeganistão é muito mais antigo do que as pessoas imaginam e como muitas vidas são perdidas em prol dos interesses políticos. Tillman foi só uma das vítimas dos centenas de casos de fratricídio ocultados pelos Estados Unidos.

Uma leitura que te prende do começo ao fim, fundindo os acontecimentos da vida de Pat com os fatos que desencadearam a guerra, que ainda não teve seu desfecho. Um livro perfeito para quem quer saber mais sobre essa mancha na história americana.

Andarilho 18/07/2011

Li esse livro em um dia, apesar de não ser exatamente um livro pequeno. Gosto muito do estilo de escrita de Krakauer, que desenha a personalidade do personagem principal de uma maneira muito viva, entrevistando as pessoas de sua vida e descobrindo como ele se comportava em diferentes situações.

Como em "Na Natureza Selvagem", fiquei triste de não ter conhecido Pat Tillman pessoalmente. É bem possível que Krakauer tenha pintado um quadro demasiadamente cor-de-rosa, colocando em evidência as qualidades de Pat e escondendo seus defeitos mais grosseiros. Ainda assim, gostaria de ter conhecido Pat.

Enquanto eu lia, senti um desconforto crescente comigo mesmo por não fazer nada mais físico, por ser tão cerebral e parado, tanto, que pensei (e ainda penso) em me alistar no Exército ou na Polícia Militar.

allanpatrick 17/04/2011

Um relato preciso
Krakauer demonstra que escreve seus livros sobre personagens pelos quais se apaixonou. Aqui relata a história de Patt Tillman, jogador de futebol americano profissional (NFL) que deixa o seu time para se alistar no exército. Tillman não era um tolo chauvinista com sede de sangue, mas um patriota interessado em lutar contra os culpados do 11/setembro, que se irrita com a aventura irresponsável da invasão do Iraque.