As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

leiturasdaursula 15/05/2023

Interessante e divertido, mas não envelheceu tão bem....
As Aventuras de Tom Sawyer é um clássico da literatura juvenil escrito pelo renomado autor americano Mark Twain. Publicado pela primeira vez em 1876, o livro conta a história de Tom Sawyer, um menino inteligente e astuto que vive na pequena cidade de St. Petersburg, no Missouri, durante a década de 1840.

O livro ganhou roupagem nova, pelo trabalho cuidadoso da Editora Zahar nessa edição linda, ilustrada e comentada, que conta com prefácio, textos extras e notas de rodapé, que tornam a experiência de leitura muito enriquecedora.

Tom é um personagem cativante que conquista o leitor com sua imaginação fértil, sua coragem e seu senso de aventura. Ele é sempre acompanhado por seu amigo Huckleberry Finn, um garoto que vive nas ruas e que é desprezado pela sociedade. Juntos, Tom e Huck se envolvem em diversas aventuras emocionantes, como explorar cavernas, procurar tesouros escondidos e enfrentar bandidos.

Além disso, o livro também aborda temas importantes, como amizade, moralidade, justiça e a importância da educação. Tom é um personagem que amadurece ao longo do livro, aprendendo a lidar com as consequências de suas ações e a reconhecer o valor da família e da comunidade.

A escrita de Mark Twain é leve e cativante, com uma linguagem simples e acessível que atrai tanto jovens como adultos. O autor também usa um humor sutil e irônico que irá despertar algumas risadas mas muitas reflexões ao mesmo tempo.

É importante notar que As Aventuras de Tom Sawyer, assim como muitas obras literárias antigas, contêm representações problemáticas e estereotipadas de personagens de diferentes grupos étnicos, incluindo afro-americanos e nativos americanos (indígenas). É importante reconhecer essas representações problemáticas e analisá-las criticamente, contextualizando-as dentro do momento histórico em que foram escritas. Isso não significa que devemos desconsiderar a obra, mas sim abordá-la de forma crítica e consciente das suas limitações e problemas.

samucacn 13/05/2023

Tom Sawyer é uma criança livre, frenética, ávida pelo novo. Para viver uma aventura, é capaz de criar mentiras mirabolantes e sustentá-las para encobrir seus erros. Nesta obra somos testemunhas de um amadurecimento, com todas as dores e alegrias que estão guardadas no caminho do personagem. Não à toa, Mark Twain resgatou suas próprias lembranças e escreveu este clássico baseado na sua realidade de infância e nas pessoas que conheceu. As aventuras de Tom Sawyer (1876) é um resumo do cotidiano do norte-americano do século XIX; as mentalidades predominantes e as leis que regiam a vida na época estão escancaradas nessa história.

Gabriel.Luck 08/05/2023

Com uma beleza de infância misturada com certa impunidade
E bem legal, as brincadeiras e aventuras de tom encantam com varias situações e até ensinamentos de vida, twain tem um estilo humorístico com um jeito as vezes critico, as vezes professoral. O livro ensina varias coisas sobre a vida, e isso twain sabe, pelo visto, fazer.
Um ponto bom são as historias e aventuras.
Mas as consequências das aventuras sao meio que ruins, da muita pena da tia polly sofrer tanto por causa de sowyer, e o garoto ainda apronta, o que acaba por da um sentimento meio ruim com tom. Outro ponto ruim seria o racismo, mas era a época e não acho que isso deveria ser retirado ou censurado, pois representa a época e isso é o que um livro basicamente é.
Um bom livro, espero ler bem mais de twain daqui pra frente, sem duvidas um grande escritor.

Gramatura Alta 08/05/2023

Http://gramaturaalta.com.br/2023/05/08/as-aventuras-de-tom-sawyer-um-dos-maiores-classicos-mundiais/
Órfão desde bebê, Tom Sawyer vive com sua tia Polly, seu irmão, Sid, e sua prima, Mary, num vilarejo às margens do rio Mississipi, nos Estados Unidos. Menino de bom coração, de bom caráter, Tom é também muito levado e esperto, e vive aprontando, sozinho ou com seu melhor amigo Huckleberry Finn, um garoto que mora nas ruas, dorme em barris vazios e come o que lhe dão. O tempo todo, os dois vivem aventuras emocionantes, na maioria das vezes, imaginárias. Frequentam cavernas, cemitérios, casas mal-assombradas e ilhas desertas. Brincam de pirata, de pele-vermelha, de Robin Hood, caçam tesouros, planejam formar uma gangue de ladrões e ficar ricos. E é numa dessas brincadeiras que suas aventuras se tornam bem reais e assustadoras…

AS AVENTURAS DE TOM SAWYER foi um dos primeiros livros que li na vida. Lia apenas gibis da Marvel, Disney, Asterix e achava livros sem graça, chatos, longos demais, principalmente por não terem figuras. Então, eu fiquei de recuperação em Português e precisei de uma professora de reforço. Ela, logo na primeira aula, me passou a obra de Mark Twain. Eu fiz cara feia, mas ela prometeu que eu iria gostar daquele livro, que ele mudaria minha vida. E ela acertou.

Mark Twain escreveu AS AVENTURAS DE TOM SAWYER em 1876, na Flórida, em uma cidade às margens do rio Mississipi, sul dos Estados Unidos, onde ainda predominava o sistema de escravidão. Ou seja, é uma leitura que precisa ser contextualizada, deve levar em consideração quando o livro foi escrito, uma vez que o texto possui referências racistas, preconceituosas e machistas, mas que são um reflexo da época. Mas isso acaba por ser uma das inúmeras qualidades da obra, uma vez que os relatos são baseados em fatos reais da infância do autor e seus amigos, permitindo um estudo profundo sobre o comportamento da sociedade americana de dois séculos atrás. Enquanto Tom Sawyer é a junção de duas crianças que conviviam com o autor, Huckleberry Finn, o inseparável amigo de Tom, realmente existiu, mas com outro nome.

O que conquista na obra de Twain, são o humor suave, bem colocado, com uma sátira tão delicada, que o leitor se surpreende; situações totalmente abstraídas de qualquer maldade adulta; uma clara conduta de boa moral, independentemente das estripulias cometidas por Tom; uma separação forte entre o mundo infantil e o mundo adulto, muito semelhante ao que foi feito décadas mais tarde no desenho do Snoopy, quando os adultos apareciam apenas da cintura para baixo e suas falas eram incompreensíveis. O que os adultos falam e como se comportam no livro é refletido pelos olhos de uma criança, e é com essa narrativa que Twain conquista o jovem, porque ele se vê refletido na forma como a história é contada, como se fosse um amigo ou colega.

A inocência presente em AS AVENTURAS DE TOM SAWYER é de uma construção que não se encontra mais em qualquer obra adolescente de hoje em dia. As brincadeiras de Tom e seus amigos se resumia a uma realidade pobre, onde não existiam brinquedos, além daqueles que a natureza fornecia, ou que eram encontrados no lixo ou abandonados. Então, para quem nunca brincou nas ruas de um bairro, ou em terrenos abandonados, jogando bola, ou pulando o quintal para roubar frutas, ou mesmo nadou em um rio perto da cidade, vai se espantar em como é necessário muita criatividade e inocência para transformar objetos, acontecimentos, animais e insetos em algo que ocupa a maior parte do dia.

Os brinquedos de Tom, e das outras crianças, eram besouros, bolinhas de gude, cordas, carreteis de linha, carrapatos, frutas, visitas furtivas a lugares proibidos, como cemitérios, ou promessas de amizade. Você se pergunta: como brincar com besouros e carrapatos? Bem, com os carrapatos, eles faziam corridas, para ver para onde eles seguiam; enquanto os besouros, podiam ficar presos em animais, obrigando-os a correrem, o que originou um dos trechos mais engraçados da obra.

Mas o que acontece nos capítulos do livro vai além das brincadeiras. O leitor acompanha como eram as aulas em um colégio religioso da época, onde os castigos de maus comportamentos e notas baixas eram aplicados com palmatórias; onde existiam apresentações de trabalhos, não para os professores, mas para educadores e diretores importantes de toda a região; onde crimes eram resolvidos apenas com testemunhas ou sob a presença de uma arma que apontasse diretamente para quem a usou.

Sim, crimes. AS AVENTURAS DE TOM SAWYER tem sua dose de perigo e mistério, quando Tom e Huck, por acidente, acabam presenciando um homicídio. Ao mesmo tempo em que o leitor fica apreensivo por tentar descobrir a forma como eles podem escapar de serem mortos por homens sem qualquer temor pela lei, quase inexistente naquela época, sentimos vontade de rir pela forma como as duas crianças vão resolvendo as coisas e preparando armadilhas que ajudem as autoridades a capturarem os culpados, sem que possam se envolver diretamente. As conversas deles, regadas por medo infantil e ideias totalmente desprovidas de conhecimento do perigo, são hilárias.

Bem como também são hilárias as peças que Tom prega na tia, como quando Huck e ele fogem, todos pensam que eles morreram, e eles resolvem voltar no dia do enterro deles, com uma entrada triunfal na igreja, que é seguida por choros, abraços e, depois, um bem merecido castigo. Ou as tentativas de Tom em conquistar a menina por quem é apaixonado, as juras de amor e fidelidade para um sempre que eles não conhecem, as brigas originadas por desencontros, as fugas para encontros proibidos, entre outras situações tão singelas, que é impossível não se derreter e amar os personagens.

Por todas essas coisas, e muitas outras que você só poderá descobrir lendo a obra, que eu fui conquistado pela leitura. Tom Sawyer foi o primeiro personagem que conversou comigo de igual para igual, mostrando sentimentos, ações e uma realidade que eu conseguia aceitar e desejar. Ele abriu as portas para um mundo de palavras que permite uma pessoa viajar para qualquer lugar pelo tempo que a leitura durar. Tom foi tão real para mim, que ele parece um amigo que tive na minha época de infância, que me ensinou a brincar com aquilo que eu dispunha, a procurar amigos que são dignos de confiança e a lutar por um futuro que torne realidade aquilo que eu sonho.

Mark Twain, logo após AS AVENTURAS DE TOM SAWYER, escreveu AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN, considerada a maior obra juvenil americana, que faz parte do currículo escolar e é obrigatória em todas as escolas, onde o leitor acompanha a viagem de Huck, e de um negro escravo fugitivo pelo rio Mississipi, quando eles vivem diversas situações, algumas engraçadas, outras dramáticas e perigosas. Nessa viagem, Twain faz uma análise de toda a sociedade da época, abrangendo a escravidão, o preconceito e as relações entre as pessoas. É uma leitura intensa, mais adulta do que a de Tom Sawyer.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/05/08/as-aventuras-de-tom-sawyer-um-dos-maiores-classicos-mundiais/

Gramatura Alta 08/05/2023

Esta edição da Zahar é de luxo, capa dura, com vários extras, ilustrações, uma introdução extensa com a contextualização da história, época, apresentação dos principais personagens, história cronológica do autor, ou seja, imperdível!

Ana.Botov 03/05/2023

Clássico livro estadunidense (tanto pro lado bom quanto pro lado ruim)
Esse livro é um clássico da literatura estadunidense e quando você lê, você entende o porquê. É a história de um garoto pobre no interior de algum estado ao sul dos EUA que vive aventuras com os seus amigos. Nada de impressionante, nada de extraordinário.

O racismo no livro é algo gritante, principalmente com os nativos americanos. Isso me incomodou, mas eu sempre tentava me lembrar que era uma obra antiga e que isso era normalizado a época.

No mais, é um livro mediano, que não pode ser chamado de ruim, mas também não é o suprassumo da literatura norte-americana

Gabriel Farias Martins 24/04/2023

Gênio do simples
Essa foi minha segunda leitura de Mark Twain, primeiro li "as aventuras de Huckleberry Finn"
Não sabia que se tratava da continuação das "aventuras de Tom Sawyer".
Finalmente tive a oportunidade de corrigir esse equívoco e ler essa obra, que me fascinou a todo instante.
Os diálogos são leves e fluídos.
Difícil imaginar alguém que escreva melhor sobre o universo infantil e suas fantasias do que Mark Twain.
Tom Sawyer é cativante, poderia tentar descrevê-lo, mas está além da minha capacidade.
Uma leitura riquíssima, simples e genial.

Francini.Lessa 24/04/2023

Aventuras?
Os meninos trazem consigo a arte de fazer arte nem sempre são compreendidos por quem tem que colocar limites! Um menino muito criativo!

Angelica75 13/04/2023

Nota 4/5
Livro clássico da literatura norte-americana, as aventuras de Tom Sawyer e Huckleberry Finn (com destaque para Tom) fazem desse um livro REALMENTE dinâmico e um ótimo entretenimento.

Tom gosta de aprontar muito e gosta de ser o centro das atenções. Quando presenciam um assassinato o laço entre os dois meninos se fortalece e juntos, tentam sair da enrascada que se desenrolou após o acontecido. Em paralelo acontecem outras váriasssss traquinagens (que nos dias de hoje seriam politicamente incorretíssimas). Há de se levar em conta que o livro foi escrito no meio do século XIX.
Max 13/04/2023minha estante
Ótima resenha, Angélica! ?
Estou doido prá ler esse livro... aff

maysabz 31/03/2023

As Travessuras de Tom Sawyer, eu diria
Toda a história desse livro se passa em um povoado de São Petersburgo às margens do rio Mississipi nos EUA, ele nos traz diversas aventuras vividas por um garoto que tem totalmente a energia de Peter Pan. Mas ao contrário de Pan, Tom Sawyer convive em uma casa junto com sua tia Polly, a responsável por ele, seu meio irmão mais novo Sid e sua prima Mary.
O tempo todo fiquei impressionada com a quantidade de enrascadas que esse menino conseguiu se meter em intervalos curtos de tempo e também com a forma como ele consegue manipular ás pessoas e fazê-las agirem exatamente como ele quer.
É possível percebermos ainda um sistema escravista de fundo na história, que é totalmente normalizado por conta do contexto da época, mas ainda assim dá um embrulho no estômago ao ler. Também notamos o quanto os personagens tendem a acreditar em diversas superstições como a de pegar o cadáver de um gato, ir ao cemitério até a sepultura de alguém ruim e esperar até meia-noite quando o diabo aparecer pra buscar o morto, a pessoa deve jogar o gato nele e recitar um versinho e tudo isso na intenção de fazer uma verruga sumir. E foi justamente essa história de verruga que fez Tom e seu amigo Huckleberry Finn ficarem atolados até o pescoço de problemas.
Gostei de vários momentos, como o romance inocente entre Tom e Becky, a imaginação das crianças em se pensarem como personagens tipo piratas, ladrões, integrantes de circo, isso me fez lembrar a minha infância e em como era fácil brincar de faz de conta por horas como se a vida real não existisse.
Acabei demorando mais do que pretendia pra ler, acredito que tenha sido porque já li esse livro em algum momento quando era criança e já tinha um pouco de noção do que esperar. No entanto, o ponto em que mais fiquei presa na história foi mais pra o final com tudo o que acontece com o Índio Joe, o tesouro, a caverna etc. Mas não deixo de recomendar para todos que gostam de clássicos e de literatura infanto-juvenil.

Pablo 31/03/2023

O travesso
Personagem Marcante:
Tom Sawyer (o travesso)

O livro é extremamente agradável de se ler, e lembra o primeiro livro da coleção de Anne de Green Gables. Tem que se ter em mente a época, obviamente, já que o personagem fuma várias vezes duranteo o livro, mesmo sendo uma criança.

Leonardy.Negrini 30/03/2023

Coleção Vagalume à Americana
Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido como Mark Twain, foi um escritor e comediante americano, crítico do racismo.
Exerceu uma série de profissões antes de se dedicar ao jornalismo, no qual foi ganhando notoriedade. Ele foi laureado como o "maior humorista americano de sua época", sendo definido por William Faulkner como o "pai da literatura americana".
Seus dois livros mais famosos são "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckleberry Finn". Estes devem ser lidos nesta ordem, tendo em vista que Huckleberry Finn é o grande parceiro de aventuras de Tom Sawyer.
Apesar de retratar a sociedade americana na época da Guerra de Secessão, e da nota de aviso da editora sobre a questão do Racismo e do valor atribuído aos negros na época, acredito que o livro é bem suave neste quesito, pois descreve os mesmo como detentores de grande sabedoria e que infelizmente são menosprezados, nitidamente quem quiser se aprofundar nestas temáticas encontrará diversas obras, filmes e documentários que tratam do tema de uma maneira técnica. Não é o objetivo desta obra.
Tom Sawyer é um órfão, criado por sua Tia Polly junto aos seus primos e meio-irmãos Sid e Mary. Tom é o menino arteiro que aproveita todas as oportunidades que surgem para brincar e constranger (enfrenta novos moradores, provoca professores, simula sonhos e profecias, entre outras artes) e quando estas não aparecem, ele as cria (como a carreira de pirata ou ladrão que vai planejando com Huck Finn e sua gangue).
É um menino de bom coração, e estes ecos da infância bem vivida (apesar das vivências arriscadas) podem ser encontrados em Monteiro Lobato, em Maurício de Souza, na Coleção Vagalume e até mesmo em Naruto. Pra quem gosta deste estilo, vale a pena.
#lerévida #leitura #marktwain #asaventurasdetomsawyer #número13doano

Clara TV 24/03/2023

"Quem escreve um romance sobre pessoas adultas sabe exatamente onde parar - ou seja, com um casamento, mas, quando se escreve sobre crianças, deve parar onde puder. "

Nas aventuras de Tom Sawyer encontramos a história de Tom, um menino que vive com sua tia Polly, seu irmão Sid e sua prima Mary no interior, Polly adotou Tom após a mãe do menino falecer, Tia Polly, uma senhora religiosa e que possui um carinho  muito grande por Tom ( mesmo não conseguindo brigar com o menino após suas bagunça)já Tom se aproveita dessa bondade de sua tia pra poder sair de casa e aproveitar com seus amigos. Mark consegue juntar paixão ( Tom está apaixonado por Becky filha de uma família influente da região) lealdade entre seus amigos, a bagunça de Tom pela vila, dramaticidade entre os personagens amizades em um livro cômico de com muitas coisas a ensinar. Bom mas nem toda aventura é divertida, na verdade Huck ( amigo de  Tom) é Tom acabaram caindo em uma situação bem delicada, em uma certa noite Tom e Huck acabaram presenciando um crime no cemitério, o que abrange pelo vilarejo inteiro, a partir desta "aventura " o livro conta a consequências  na vida dos garotos quanto também outras aventuras que Huck e Tom se envolvem.

Como todo clássico, As aventuras de Tom Sawyer não foi diferente, um começo parado chato e que não te dá vontade alguma de ler, porém conforme o decorrer da história, a leitura vai ficando cômica e curiosa, é engraçado pensar em uma criança tão inocente quase infartando todo mundo. Porém, é um livro antigos, e colocando nos parâmetros da época, metade das coisas não acontecem mais hoje, como : se você beijar alguém você não é obrigado a casar com ela, não existe mais a palmatória ( como tão citada no livro) . Isso são apenas 2 coisas que deixamos para trás, por isso muitas vezes achei um absurdo ser narrado com tanta normalidade. O livro em si é bom, mas algo não cativa, tirando as partes absurdas, tinha um potencial pra ser "O clássico" mas simplesmente não chamou minha atenção e muitas das vezes não tinha nem vontade de pegar o livro, outro ponto do livro foi: Tom querer ser como Huck, Huck era um menino "livre " segundo Tom, por poder domir a hora que quisesse não ia pra igreja, não tinha hora pra voltar, etc, mas é importante ressaltar a negligência paterna que Huck tinha por seu pai se um alcoolatra, e que seus trapos de roupa e sua " liberdade" era apenas mais uma prova de como Tom tinha seus privilégios.

Bom toda leitura deve ser bem aceita sendo ruim ou não cada livro traz alguma mensagem querendo ou não, mesmo que esse tivesse sido um livro ruim ainda sim recomendaria pela experiência de rir com as aventuras de Tom

Lele 22/03/2023

As aventuras de Tom Sawer
O livro é bem doido mas vale a pena. Não sei com a mãe do garoto não teve um infarto nesse livro. É um livro que você vai ler na força do ódio pq as coisas que esses meninos fazem são inacreditáveis e eu ainda não entendi como eles não morreram.

LuisfelipeBN 21/03/2023

As Diabruras de Tom e Huck Finn
As aventuras de Tom Sawyer é um clássico infantil delicioso. Com esse livro somos transportados pra um outro tempo de brincadeiras e travessuras de Tom e Huck Finn. É lindo ver a inocência e a honestidade de crianças que são tão mentirosas e ao mesmo tempo as mais sinceras em tudo que fazem.