As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Biblioteca Álvaro Guerra 26/06/2023

"As Aventuras de Tom Sawyer" é um clássico norte-americano. O romance de Mark Twain apresenta personagens icônicos, como Huck, Jim e o próprio Tom, que elevaram o autor ao status de gênio. Revolucionário ao trazer para a literatura a voz das comunidades sulistas dos Estados Unidos, o livro é despretensioso em sua proposta: divertir o leitor com as artimanhas de um garoto que só quer gazetear, fugir do trabalho e ser, um dia, um grande pirata. Tom Sawyer é, até hoje, um símbolo da esperteza, da malandragem e do encantamento das crianças com o mundo. De início, castigado pela tia, que o obriga a caiar a cerca, para escapar à tarefa Tom convence os colegas de quão divertido é cobrir a madeira com a tinta. De quebra, recebe das outras crianças todos os seus pertences em troca da oportunidade de "brincar". Com Huck, ele parte em busca de aventuras e tesouros, até presenciarem um assassinato, o que causará uma reviravolta em suas vidas e trará grande fama para a dupla no vilarejo. Uma história divertida sobre as aventuras de um garoto problema; uma sátira da realidade da sociedade escravocrata às margens do Mississippi. Ao mesmo tempo simples e complexo, "As Aventuras de Tom Sawyer" desperta, há gerações, o universo infantil adormecido em todos nós.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788506068731

Darkpookie 15/02/2020

Recomendado
Um livro muito bem humorado e divertido, por mais que a história sejam em um tom para crianças continua interessante.

AnaMB 17/02/2020

Gostei
Clássico fácil e agradável de ler

ailu 04/06/2023

Me surpreendi? um pouco
Resolvi ler esse livro por causa do desafio de leitura da Rory Gilmore. na lista dela tem o livro do Huck Finn e eu quis ler esse antes de ler o dele.
é um livrinho rápido de ler, acho que deve ser muito comum entre crianças que estão iniciando a vida de leitoras lá nos Estados Unidos. um clássico antigo precursor dos nossos amados querido diário, otário ou diário de um banana.
acho muito difícil alguém que leu ele depois dessa fase pela primeira vez (como eu) considera-lo favorito. mas é uma boa leitura. é bem antiga então é legal pra quem quer começar a se acostumar a ler clássicos. e a história até te surpreende em alguns pontos, mesmo sendo um livro supostamente mais ?parado?. vale a pena, viu? eu gostei :)

Mônica Paz 15/05/2020

Para você se pegar sorrindo ao ler
A história conta as travessuras do menino Tom e de tudo o que ele apronta para chamar a atenção da família e dos amigos, se divertindo bastante no processo. Tom é uma liderança entre as crianças, fantasioso e supersticioso. Através de suas peripécias, ficamos conhecendo um pouco mais do modo de vida das pequenas cidades dos EUA (margens do Rio Mississippi) daquela época (séc. XIX). Tom Sawyer vai te fazer sorrir e ficar tenso! Esta obra é um clássico nos EUA, inspirando e sendo citada por muitas outras. Vale conhecer! (e existem outras obras com seus personagens).
Hércules Andrade 21/05/2020minha estante
Também gostei muito quando li!!!

Daniela.Alvelos 22/08/2020

Vc começa achando que o Tom Sawyer é uma peste, e no final, vc vê o quão puro é, e vê que todos devemos ter um lado Tom Sawyer dentro de nós, nunca deixando a fantasia e aventura ir embora.

Monico 05/09/2020

Quais as maiores aventuras que você já viveu?
"Tom Sawyer é o melhor amigo que qualquer garoto gostaria de ter e o namorado mais romântico e surpreendente com o qual qualquer garota poderia sonhar. Ninguém jamais inventará aventuras como ele. Ninguém fantasiará e encantará o cotidiano como ele. Ninguém saberá pregar peças tão arrasadoras nos outros - principalmente em quem lhe aplica castigos. Ninguém se mostrará tão corajoso e tão criativo diante do perigo." Deixei que minha resenha fosse uma citação de Luiz Antonio Aguiar pois acredito não haver descrição melhor. Tom Sawyer é a maior bagagem de nostalgia que um leitor adulto pode sentir. A nostalgia de uma época que se foi mas não morreu dentro de nós. Cada capítulo é uma passagem direta para uma nova aventura e a única coisa que desejará ao final de todas elas é uma máquina do tempo.

Natália Ranhel 13/09/2020

História leve e nostálgica sobre a infância de um menino, mas com alguns pontos racistas que me incomodaram.

Amauri 14/09/2020

Clássico
Um clássico da literatura americana. É um livro mais voltado ao público juvenil, mas que prende a atenção do público adulto. O livro passa algumas msgs que o público adulto consegue captar e que o público juvenil pode deixar passar batido.

Tom Sawyer é um garoto safo que sempre encontra uma maneira de se sair por cima e conseguir o quer e neste livro aparece Huckleberry Finn que também teve seu livro e é outro clássico.

Cdmm 24/09/2020

Muito legal.
História de moleques raiz. Já não se fazem mais moleques como antigamente. .??

miguel_ 03/12/2020

As aventuras de Tom Sawyer
Menino de bom coração, de bom caráter, Tom é também muito levado e esperto, e vive aprontando, sozinho ou com seu melhor amigo Huckleberry Finn, um garoto que mora nas ruas, dorme em barris vazios e come o que lhe dão. O tempo todo, os dois vivem aventuras emocionantes, na maioria das vezes, imaginárias.