As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Alessandra.Adams 19/02/2024

Um bom livro para passar o tempo.
Deve ser perfeito para crianças que, provavelmente, irão se divertir com as travessuras do personagem principal.

leiturasdaursula 15/05/2023

Interessante e divertido, mas não envelheceu tão bem....
As Aventuras de Tom Sawyer é um clássico da literatura juvenil escrito pelo renomado autor americano Mark Twain. Publicado pela primeira vez em 1876, o livro conta a história de Tom Sawyer, um menino inteligente e astuto que vive na pequena cidade de St. Petersburg, no Missouri, durante a década de 1840.

O livro ganhou roupagem nova, pelo trabalho cuidadoso da Editora Zahar nessa edição linda, ilustrada e comentada, que conta com prefácio, textos extras e notas de rodapé, que tornam a experiência de leitura muito enriquecedora.

Tom é um personagem cativante que conquista o leitor com sua imaginação fértil, sua coragem e seu senso de aventura. Ele é sempre acompanhado por seu amigo Huckleberry Finn, um garoto que vive nas ruas e que é desprezado pela sociedade. Juntos, Tom e Huck se envolvem em diversas aventuras emocionantes, como explorar cavernas, procurar tesouros escondidos e enfrentar bandidos.

Além disso, o livro também aborda temas importantes, como amizade, moralidade, justiça e a importância da educação. Tom é um personagem que amadurece ao longo do livro, aprendendo a lidar com as consequências de suas ações e a reconhecer o valor da família e da comunidade.

A escrita de Mark Twain é leve e cativante, com uma linguagem simples e acessível que atrai tanto jovens como adultos. O autor também usa um humor sutil e irônico que irá despertar algumas risadas mas muitas reflexões ao mesmo tempo.

É importante notar que As Aventuras de Tom Sawyer, assim como muitas obras literárias antigas, contêm representações problemáticas e estereotipadas de personagens de diferentes grupos étnicos, incluindo afro-americanos e nativos americanos (indígenas). É importante reconhecer essas representações problemáticas e analisá-las criticamente, contextualizando-as dentro do momento histórico em que foram escritas. Isso não significa que devemos desconsiderar a obra, mas sim abordá-la de forma crítica e consciente das suas limitações e problemas.

nath191 29/10/2023

Outros fofos
Eu adorei esse livro, a escrita é incrível
E eu amei as histórias do Tom, passam muitoa vibe das histórias do meu pai quando criança e um pouco da vibe de Anne de Green Gables.
E eu só li esse livro por causa da música do Rush, que eu só ouvi por causa do Greg do Sinapse, então fica ai o meu agradcimento ao Greg hehe

Gabrielli 26/12/2023

Uma boa história com muito mais por trás
É um livro infantojuvenil e foi precursor de muitos heróis às avessas que conhecemos: seu personagem principal é o famoso moleque que vive fazendo besteira, mas que atrai a nossa empatia. Por trás da história simples destinada a jovens, é possível identificar crítica social, representação da época e da região, delicadeza com os personagens? não à toa é um grande clássico! Ótima experiência ?
Carine 27/12/2023minha estante
amei esse! Mas o huckbarry não me fez bem a leitura, muito forte

samucacn 13/05/2023

Tom Sawyer é uma criança livre, frenética, ávida pelo novo. Para viver uma aventura, é capaz de criar mentiras mirabolantes e sustentá-las para encobrir seus erros. Nesta obra somos testemunhas de um amadurecimento, com todas as dores e alegrias que estão guardadas no caminho do personagem. Não à toa, Mark Twain resgatou suas próprias lembranças e escreveu este clássico baseado na sua realidade de infância e nas pessoas que conheceu. As aventuras de Tom Sawyer (1876) é um resumo do cotidiano do norte-americano do século XIX; as mentalidades predominantes e as leis que regiam a vida na época estão escancaradas nessa história.

Priscilla Tôrres 01/04/2021

Livro sobre a infância
Um livro bem legal sobre a infância/adolescência ao acompanhar Tom crescendo em suas aventuras.

Danilo 28/11/2023

Falar que é um livro infantil, é reduzir essa maravilha.
A jornada do amadurecimento do jovem Tom é de fundamental para nossos jovens e muito importante ser revisitado por nós, adultos. A inocência que é citado alguns temas, faz desse livro algo sensacional!

Angel 01/06/2020

Tenho um carinho especial por esse livro. Apresenta de modo puro e criativo todos as brincadeiras e sonhos que todos devem ter tido quando crianças.

Leonardy.Negrini 30/03/2023

Coleção Vagalume à Americana
Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido como Mark Twain, foi um escritor e comediante americano, crítico do racismo.
Exerceu uma série de profissões antes de se dedicar ao jornalismo, no qual foi ganhando notoriedade. Ele foi laureado como o "maior humorista americano de sua época", sendo definido por William Faulkner como o "pai da literatura americana".
Seus dois livros mais famosos são "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckleberry Finn". Estes devem ser lidos nesta ordem, tendo em vista que Huckleberry Finn é o grande parceiro de aventuras de Tom Sawyer.
Apesar de retratar a sociedade americana na época da Guerra de Secessão, e da nota de aviso da editora sobre a questão do Racismo e do valor atribuído aos negros na época, acredito que o livro é bem suave neste quesito, pois descreve os mesmo como detentores de grande sabedoria e que infelizmente são menosprezados, nitidamente quem quiser se aprofundar nestas temáticas encontrará diversas obras, filmes e documentários que tratam do tema de uma maneira técnica. Não é o objetivo desta obra.
Tom Sawyer é um órfão, criado por sua Tia Polly junto aos seus primos e meio-irmãos Sid e Mary. Tom é o menino arteiro que aproveita todas as oportunidades que surgem para brincar e constranger (enfrenta novos moradores, provoca professores, simula sonhos e profecias, entre outras artes) e quando estas não aparecem, ele as cria (como a carreira de pirata ou ladrão que vai planejando com Huck Finn e sua gangue).
É um menino de bom coração, e estes ecos da infância bem vivida (apesar das vivências arriscadas) podem ser encontrados em Monteiro Lobato, em Maurício de Souza, na Coleção Vagalume e até mesmo em Naruto. Pra quem gosta deste estilo, vale a pena.
#lerévida #leitura #marktwain #asaventurasdetomsawyer #número13doano

Lembrei da música do Rush

Renata_ Pandora 20/02/2024minha estante
Não conheço ??

O nome da música é Tom Sawyer, é a mais famosa do Rush

Renata_ Pandora 20/02/2024minha estante
Oh vou procurar ????

leopr 20/02/2024minha estante
Quando ouvir me fala o que achou

Renata_ Pandora 21/02/2024minha estante
Eu conhecia, só não me ligava no título, é irada ?

Lele 22/03/2023

As aventuras de Tom Sawer
O livro é bem doido mas vale a pena. Não sei com a mãe do garoto não teve um infarto nesse livro. É um livro que você vai ler na força do ódio pq as coisas que esses meninos fazem são inacreditáveis e eu ainda não entendi como eles não morreram.

Yasmin 27/10/2022

Flui rápido. Gostei do livro! Tem uma história envolvente, que me divertiu bastante

Eu recomendo!

Edilene Freitas 28/07/2020

Super divertido!
Tom Sawyer é um garoto que nos conquista logo nas primeiras páginas. Um garoto extremamente traquinas e esperto, apronta de tudo um pouco na cidade e deixa sua tia Polly enlouquecida. Mas, ao mesmo tempo, ele tem a ingenuidade da infância e um coração de ouro, dando muito valor à amizade e à lealdade. Foi maravilhoso acompanhá-lo em suas aventuras. Dei muitas risadas com as suas peripécias. Um clássico indicado pra qualquer idade!

Heros Pena 14/04/2020

Fantástico
Livro muito bom, sua leitura trouxe uma certa nostalgia, uma lembrança gostosa de meus tempos de criança, onde nada mais importava que uma inocente busca por diversão.

@vidaliterata 20/05/2023

O livro foi escrito em 1876 pelo autor norte-americano, Mark Twain, inspirado em sua própria infância.

A história se passa no vilarejo fictício de Saint Petersburg, localizado nos EUA. E o protagonista é Tom Sawyer, um garoto bem travesso e destemido, que adora se meter em encrencas, sendo esse o motivo de dor de cabeça para sua Tia Polly.

O vilarejo é um lugar tranquilo. No entanto, tudo muda quando Tom e um dos seus amigos, Huckleberry testemunham, sem querer, um assassinato no cemitério. Um homem inocente é preso no lugar do assassino e apenas eles sabem desse segredo. Essa trama, aliás, vai render bastante ao longo do livro.

É interessante que a narrativa é contada em terceira pessoa e os diálogos dos personagens têm uma variação linguística (ou seja, não seguem a norma-padrão) típica de pessoas que moram no interior brasileiro e/ou com baixa escolaridade. Tradução e adaptação excelente de José Roberto O?Shea.

Através de seus personagens carismáticos, Mark Twain retrata a inocência da infância, a amizade, as superstições, o fanatismo religioso, maus-tratos infantil e também a desigualdade social, por meio de Huckleberry, menino órfão e marginalizado.

No livro temos vários momentos divertidos e engraçados com os personagens, momentos tensos e de mistério. E de fato, tem muitas aventuras: Tom e os meninos fogem de casa e viram piratas numa ilha; forjam sua morte e descobrem um tesouro. Só para citar alguns exemplos.

Por se tratar de uma obra escrita no século XIX, é comum encontrar trechos problemáticos/ofensivos. Naquela época, a abolição da escravidão ainda não tinha ocorrido. Fora os temas sensíveis como assassinato e violência. Portanto, não é um livro apropriado para crianças pequenas.

Foi uma leitura agradável e gostosa, apesar de algumas vezes arrastada. Gostei bastante da experiência e fiquei curioso para ler a sequência dele, "As aventuras de Huckleberry Finn".