As Aventuras de Tom Sawyer

As Aventuras de Tom Sawyer Mark Twain

Resenhas - As Aventuras de Tom Sawyer

Ariel do pastel 13/12/2023

Cute cute
Muito fofinho, ganhei de presente e é adorável!! Apesar de ser infantil, eu gostei bastante, super divertido kkkk

Gramatura Alta 08/05/2023

Http://gramaturaalta.com.br/2023/05/08/as-aventuras-de-tom-sawyer-um-dos-maiores-classicos-mundiais/
Órfão desde bebê, Tom Sawyer vive com sua tia Polly, seu irmão, Sid, e sua prima, Mary, num vilarejo às margens do rio Mississipi, nos Estados Unidos. Menino de bom coração, de bom caráter, Tom é também muito levado e esperto, e vive aprontando, sozinho ou com seu melhor amigo Huckleberry Finn, um garoto que mora nas ruas, dorme em barris vazios e come o que lhe dão. O tempo todo, os dois vivem aventuras emocionantes, na maioria das vezes, imaginárias. Frequentam cavernas, cemitérios, casas mal-assombradas e ilhas desertas. Brincam de pirata, de pele-vermelha, de Robin Hood, caçam tesouros, planejam formar uma gangue de ladrões e ficar ricos. E é numa dessas brincadeiras que suas aventuras se tornam bem reais e assustadoras…

AS AVENTURAS DE TOM SAWYER foi um dos primeiros livros que li na vida. Lia apenas gibis da Marvel, Disney, Asterix e achava livros sem graça, chatos, longos demais, principalmente por não terem figuras. Então, eu fiquei de recuperação em Português e precisei de uma professora de reforço. Ela, logo na primeira aula, me passou a obra de Mark Twain. Eu fiz cara feia, mas ela prometeu que eu iria gostar daquele livro, que ele mudaria minha vida. E ela acertou.

Mark Twain escreveu AS AVENTURAS DE TOM SAWYER em 1876, na Flórida, em uma cidade às margens do rio Mississipi, sul dos Estados Unidos, onde ainda predominava o sistema de escravidão. Ou seja, é uma leitura que precisa ser contextualizada, deve levar em consideração quando o livro foi escrito, uma vez que o texto possui referências racistas, preconceituosas e machistas, mas que são um reflexo da época. Mas isso acaba por ser uma das inúmeras qualidades da obra, uma vez que os relatos são baseados em fatos reais da infância do autor e seus amigos, permitindo um estudo profundo sobre o comportamento da sociedade americana de dois séculos atrás. Enquanto Tom Sawyer é a junção de duas crianças que conviviam com o autor, Huckleberry Finn, o inseparável amigo de Tom, realmente existiu, mas com outro nome.

O que conquista na obra de Twain, são o humor suave, bem colocado, com uma sátira tão delicada, que o leitor se surpreende; situações totalmente abstraídas de qualquer maldade adulta; uma clara conduta de boa moral, independentemente das estripulias cometidas por Tom; uma separação forte entre o mundo infantil e o mundo adulto, muito semelhante ao que foi feito décadas mais tarde no desenho do Snoopy, quando os adultos apareciam apenas da cintura para baixo e suas falas eram incompreensíveis. O que os adultos falam e como se comportam no livro é refletido pelos olhos de uma criança, e é com essa narrativa que Twain conquista o jovem, porque ele se vê refletido na forma como a história é contada, como se fosse um amigo ou colega.

A inocência presente em AS AVENTURAS DE TOM SAWYER é de uma construção que não se encontra mais em qualquer obra adolescente de hoje em dia. As brincadeiras de Tom e seus amigos se resumia a uma realidade pobre, onde não existiam brinquedos, além daqueles que a natureza fornecia, ou que eram encontrados no lixo ou abandonados. Então, para quem nunca brincou nas ruas de um bairro, ou em terrenos abandonados, jogando bola, ou pulando o quintal para roubar frutas, ou mesmo nadou em um rio perto da cidade, vai se espantar em como é necessário muita criatividade e inocência para transformar objetos, acontecimentos, animais e insetos em algo que ocupa a maior parte do dia.

Os brinquedos de Tom, e das outras crianças, eram besouros, bolinhas de gude, cordas, carreteis de linha, carrapatos, frutas, visitas furtivas a lugares proibidos, como cemitérios, ou promessas de amizade. Você se pergunta: como brincar com besouros e carrapatos? Bem, com os carrapatos, eles faziam corridas, para ver para onde eles seguiam; enquanto os besouros, podiam ficar presos em animais, obrigando-os a correrem, o que originou um dos trechos mais engraçados da obra.

Mas o que acontece nos capítulos do livro vai além das brincadeiras. O leitor acompanha como eram as aulas em um colégio religioso da época, onde os castigos de maus comportamentos e notas baixas eram aplicados com palmatórias; onde existiam apresentações de trabalhos, não para os professores, mas para educadores e diretores importantes de toda a região; onde crimes eram resolvidos apenas com testemunhas ou sob a presença de uma arma que apontasse diretamente para quem a usou.

Sim, crimes. AS AVENTURAS DE TOM SAWYER tem sua dose de perigo e mistério, quando Tom e Huck, por acidente, acabam presenciando um homicídio. Ao mesmo tempo em que o leitor fica apreensivo por tentar descobrir a forma como eles podem escapar de serem mortos por homens sem qualquer temor pela lei, quase inexistente naquela época, sentimos vontade de rir pela forma como as duas crianças vão resolvendo as coisas e preparando armadilhas que ajudem as autoridades a capturarem os culpados, sem que possam se envolver diretamente. As conversas deles, regadas por medo infantil e ideias totalmente desprovidas de conhecimento do perigo, são hilárias.

Bem como também são hilárias as peças que Tom prega na tia, como quando Huck e ele fogem, todos pensam que eles morreram, e eles resolvem voltar no dia do enterro deles, com uma entrada triunfal na igreja, que é seguida por choros, abraços e, depois, um bem merecido castigo. Ou as tentativas de Tom em conquistar a menina por quem é apaixonado, as juras de amor e fidelidade para um sempre que eles não conhecem, as brigas originadas por desencontros, as fugas para encontros proibidos, entre outras situações tão singelas, que é impossível não se derreter e amar os personagens.

Por todas essas coisas, e muitas outras que você só poderá descobrir lendo a obra, que eu fui conquistado pela leitura. Tom Sawyer foi o primeiro personagem que conversou comigo de igual para igual, mostrando sentimentos, ações e uma realidade que eu conseguia aceitar e desejar. Ele abriu as portas para um mundo de palavras que permite uma pessoa viajar para qualquer lugar pelo tempo que a leitura durar. Tom foi tão real para mim, que ele parece um amigo que tive na minha época de infância, que me ensinou a brincar com aquilo que eu dispunha, a procurar amigos que são dignos de confiança e a lutar por um futuro que torne realidade aquilo que eu sonho.

Mark Twain, logo após AS AVENTURAS DE TOM SAWYER, escreveu AS AVENTURAS DE HUCKLEBERRY FINN, considerada a maior obra juvenil americana, que faz parte do currículo escolar e é obrigatória em todas as escolas, onde o leitor acompanha a viagem de Huck, e de um negro escravo fugitivo pelo rio Mississipi, quando eles vivem diversas situações, algumas engraçadas, outras dramáticas e perigosas. Nessa viagem, Twain faz uma análise de toda a sociedade da época, abrangendo a escravidão, o preconceito e as relações entre as pessoas. É uma leitura intensa, mais adulta do que a de Tom Sawyer.

Esta edição da Zahar é de luxo, capa dura, com vários extras, ilustrações, uma introdução extensa com a contextualização da história, época, apresentação dos principais personagens, história cronológica do autor, ou seja, imperdível!

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/05/08/as-aventuras-de-tom-sawyer-um-dos-maiores-classicos-mundiais/

Eduardo.Arruda 19/06/2022

Não empolgou
Sei que é um clássico da literatura americana e estava bastante ansioso para ler... Mas Tom Sawyer não empolgou.

moacircaetano 29/10/2023

Há pouco tempo li As Aventuras de Huckleberry Finn, o qual gostei bastante. Tinha então uma grande expectativa com As Aventuras de Tom Sawyer, já que pra mim, por ser anterior, seria até melhor.
Mas ele é inferior. Claro, continua sendo um dos grandes clássicos americanos e mundial, mas lhe falta o fio que une a história toda.

Laura.Mastellini 07/11/2023

Minha opinião
Eu não gostei muito do livro pois é um livro cansativo de ler mas chega uma hora que vc até gosta mas eu tenho a dizer que não gostei e não
recomendo

Edu 08/07/2023

Divertido básico
A vida de Tom Sawyer e suas peripécias na infância é um livro da literatura clássica, leve divertido e pode ser feita uma leitura descompromissada.

Você vai dar algumas risadas das lógicas criadas pela cabeça de Tom Sawyer e provavelmente vai lembrar de alguma criança.

Apesar disso, é um livro totalmente comum e esquecível (ao contrário de Alice) e provavelmente vai ficar na estante como uma capa dura bonita.

Mente.Leitora 25/01/2022

A alegria das crianças
Que livro estonteante. Mark Twain me fez lembrar que as crianças possuem a melhor essência da vida. Que segura ler esse livro. Ler não, co.er com os olhos. Amei a história.

v de vanisse 10/11/2023

Mais ou menos
Eu esperava mais? eu gostei bastante de As Viagens de Tom Sawyer e Tom Sawyer Detetive, mas essas duas histórias foram narradas pelo Huck, o que faz toda uma diferença.
Achei boa parte dos capítulos desse livro bem chatinhos, mas tem coisas boas também. Acho que só não foi pra mim.
Ainda quero muito ler As Aventuras de Huckleberry Finn (melhor personagem), tô só esperando a oportunidade.

Noerbeck 22/05/2021

Uma volta aos tempos da inocência
Lembro-me de ter sido este livro, um dos primeiros que li na minha vida. Lendo novamente, tive o mesmo sentimento de tempos atrás, uma leitura leve e divertida, sobre um moleque que ainda habita em mim.

Marcola. 09/03/2016

Aventuras que gostaria que fossem minhas
Tom Sawyer é um menino arteiro e muito inteligente, que sempre surpreende com suas aventuras, mesmo que em algumas ele deixe seus conhecidos extremamente preocupados. Para Tom nenhum dificuldade é grande o bastante que não possa ser transposta com criatividade e força de vontade.

Mark Twain apresenta um livro extremamente leve, cheio de conteúdo e com personagens apaixonantes. Mas o melhor da história é a sensação que você sente de ser transportado uma infância que não existe mais. Tom e seus amigos se divertem com coisas insignificantes, até pintar uma cerca é feito de um modo divertido. E a cada página você tem a sensação de pertencer aquele lugar. É impossível não sentir um saudosismo da própria juventude querendo poder revive-la próximo a como Tom vive a sua.

Jonathas 29/08/2016minha estante
Esse foi um livro que li para a faculdade sem nenhuma expectativa e fui surpreendido. Como você disse o autor escreve de uma forma leve que nos transporta à infância. O prefácio já revela o que Mark Twain tenta com esse livro: além de entreter as crianças também lembrar aos adultos o que eles já foram na infância, como pensavam, falavam e sentiam o mundo ao seu redor. Não tem como não se ver refletido naquelas crianças, e esse livro conseguiu me render boas gargalhadas. Um trecho que ficou muito forte em minha memória é quando o autor se entromete na narração para se autoproclamar como um sábio filosofo, tudo de uma forma descontraída. Minha próxima leitura do autor será As Aventuras de Huckberry Finn, que eu já espiei o primeiro capítulo e pude notar que tudo de melhor na narrativa das aventuras do Tom Sawyer permanecem nesse outro livro.

Tiago 29/03/2020

Ótimo
Provavelmente o melhor livro que já li e reli e reli. Faz eu lembrar da infância, de quando tudo era mais simples e meus medos eram bobos.

Yuka 20/09/2022

Um clássico que sempre tive curiosidade em ler mas pensava ser, ou muito infantil ou muito cansativo de se ler. Para minha surpresa, foi a maior aventura que já tive.
Por ter muitos anos desde sua publicação original, 1876, acredito que ao longo dos anos, com várias edições e mudanças de capas e tradições, pode ser que tenha tornando a linguagem simples e fácil de ler. Jamais imaginaria que um menino travesso como Tom, renderia aventuras dignas de um herói hahaha
De início perde-se a paciência com ele, tamanha são as enrascadas em que se mete, mas se não fosse suas travessuras, jamais teria visto ou descobertos coisas que no fim, ajudaram o vilarejo.
A aventura no cemitério com seu amigo Huck rendeu algo que foi uma trama assustadora até o fim. Sua paixão por Beck e as coisas que os dois fizeram por birra um do outro, típico de briga infantil é de dar muitas risadas. Mas o que passaram juntos nas cavernas, foi algo extremamente corajoso da parte de Tom ao cuidar de Beck.
Achava que seria só aventuras vindas da imaginação desses garotos, mas tudo pelo que passaram é de tirar o fôlego. Além de descobrirem bandidos perigosos ainda descobriram um verdadeiro tesouro. Será que eles conseguiram ficar com o tesouro? Leiam e descubram. Vale muito a pena e super recomendo.
A imaginação de Mark leva a patamares incríveis para um grupo de crianças. A leitura não é cansativa, pelo menos para mim não foi, as descrições são incríveis, personagens bem trabalhados, para aquela época, achei uma escrita cheia de vida e aventuras. Quando percebi, já estava chegando ao fim...