a História da Felicidade

a História da Felicidade Marleine Cohen

Resenhas - a História da Felicidade

MARA 06/02/2013

O título nos leva a pensar que se trata de mais um manual de viver. Nunca acreditei que alguém soubesse como e pudesse me ensinar! Por mais complexo que possa parecer: viver se aprende vivendo! E tudo é inédito! Considero este livro como um revisor de conceitos. Ele traz mais perguntas que respostas e fala sobre os diversos significados que a felicidade já teve desde a Grécia antiga até hoje. A conclusão que cheguei ao final é de que o objetivo da vida é ser feliz e não há como ser perenemente feliz. Isso seria a estagnação do homem, e, desde as cavernas estamos correndo atrás de algo que nos escapa a cada passo. "Uma bússola para guiar a busca, o combustível para dar impulso e manter em movimento, um ponto de chegada para atribuir significado à partida e ao próprio percurso”, diz a autora. Mais ou menos como o hamster na roda. Viver bem implica ter expectativas e o sentido inverso se aplica perfeitamente. O sofrimento é inevitável. Ele é que nos tira da zona de conforto e coloca em movimento.