Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Tiago Fachiano 12/02/2024

Dostoievski no auge
Esse romance sem dúvida mostra o auge maturidade do Dostoievski! Impressionante o quanto ele conseguiu acumular experiências de escrita e sabedoria. Tudo é dissecado nesse livro. Um livro completo com muitas nuances. Aquele livro que nunca acaba...

Clarisse.moura 11/02/2024

Bíblia da literatura russa
Eu tô perplexa.

Esse livro apresenta muitas idéias, sobre a humanidade, religião, honra e a justiça. Dentre elas eu vou escrever as 3 principais para mim. Porém, não posso deixar de dizer que o livro é muito mais do que isso, foram 1250 páginas de cenários e diálogos que me apresentaram ideias me fazendo pensar sobre os humanos, sobre como nós pensamos e criamos. Assim é possível ter uma idéia dos temas do livro.

1-"Muitas vezes, as pessoas, mesmo más, são mais ingênuas, mais simples, do que podemos imaginar. Aliás, nós também o somos."

No início e no final do livro eu vi essa idéia aparecendo de forma diferente, e ler isso faz a gente perceber que por trás das más ações e frieza de alguém já existiu ou existe um coração bom, assim podemos chegar na conclusão de que todos merecem o nosso perdão. Inclusive, aqueles que nos fizeram o mal, são tão humanos quanto nós.

2-" 'Amo', ele me dizia, 'a humanidade; mas, para minha surpresa, quanto mais amo a humanidade em geral, menos amo as pessoas em particular, como indivíduos."

Os discursos do mestre Zózimo foram os que abriram minha mente, chegando a me fazer chorar. Esse trecho remete a ideia do quanto é fácil dizer "Amo a humanidade" enquanto não somos capazes de amar nossos vizinhos e aqueles que convivem ao nosso lado diariamente. Precisamos parar de terceirizar as pessoas como humanidade e passar a vê-las como indivíduos, cada um com suas características.

3- "Se você destruir no homem a fé em sua própria imortalidade, não apenas seu amor vai cessar, mas também até mesmo a sua força para continuar a viver neste mundo. Assim, não haverá nada de imoral; tudo será permitido."

Clássica frase de Ivan Karamazov.
Para mim, a descrença na imortalidade não cria indivíduos imorais, a moralidade vai além da fé. Porém, se a pessoa for mentalmente fraca e suscetível ao nilismo, essa idéia pode corrompe-lo. Se Deus não existe, nós podemos encontrar um sentido.

Tem outras idéias que eu gostaria de escrever sobre, mas infelizmente não cabe aqui, então eu deixo minha forte recomendação de leitura. ?
kurtzz 11/02/2024minha estante
incrível, escrita perfeita

JezielH 10/02/2024

Sangue Karamázov
Desde que li Guerra e Paz de Tolstói queria poder ter mais um gostinho da literatura russa, e obviamente Dostoiévski era o escolhido, só falta o livro e a coragem, mas após ler Nietzsche e Camus, que o citam diversas vezes, a vontade de ler foi crescendo muito mais, então numa bela noite de Natal, voilà, eis ele, em um sebo na rua.
De primeira vista percebi que diferente de Tolstói, o cenário não era tão importante, o que eu precisava era conhecer cada personagem, suas vidas e motivações. E aos poucos vou entendendo cada um deles. Dimitri, sangue quente, homem de honra que não leva desaforo. Ivã, inteligente, arrogante, pensa demais para agir de menos. Aliócha, o mais novo, mais amável, o herói da historia e o que menos influencia ela. Um pai que não precisou sair de casa para abandonar os filhos. É difícil falar sobre personagens que conheci tão intimamente, sinto como se contasse algo intimo sobre mim. Talvez os Karamázov, mesmo com seus pecados (e por causa deles), nos representem mais do que imaginamos.

Maria3897 09/02/2024

Na metade do livro
Apenas na mesada do livro, mas já cativada pelos personagens e pela narrativa que cada vez mais se intensifica e as perguntas se sobrepõe às respostas.

Maria3897 09/02/2024

Um dos meus livros preferidos, com certeza
O escritor russo Fiódor Dostoiévski é considerado um dos maiores romancistas da história, havendo influenciado pensadores subsequentes, como Nietzsche e Freud. Isso se deve à profundidade dos debates sobre a natureza humana expostos em seus livros. Neste último romance do escritor, nos são apresentados personagens complexos e bem desenvolvidos por meio de diversos recursos narrativos, mas, principalmente, pelos diálogos. As falas bem estruturadas e realistas oferecem vislumbres dos pensamentos das personagens, tal qual de suas personalidades. Nesses fragmentos, Dostoiévski apresenta suas críticas ao racionalismo, as quais perpassam sua obra. Assim, o escritor, por meio desse complexo drama familiar, abre debates muito atuais e pertinentes sobre a alma humana.

Fernanda.Marques 07/02/2024

Finalizado com sucesso essa obra tão emblemática.
Sinto-me uma vitoriosa.
Não tenho a pretensão de resenhar pois não conseguiria transmitir tamanho evento.

Ana Paula Avila 06/02/2024

Dostoiévski era um gênio
O último romance escrito por Fiódor Dostoiévski, Os irmãos Karamázov nos é apresentado por um narrador que é onipresente e que também nos conta o que se passa na cabeça de alguns dos personagens.
Este romance trata principalmente da história de uma conturbada família que vive em uma cidade da Rússia. Um crime será cometido contra um dos integrantes dessa família e assim toda o enredo se desenrola.
Fer Paimel 07/02/2024minha estante
Esse livro é sensacional! Quero reler!

Fer Paimel 07/02/2024minha estante
Dostoievski era um gênio mesmo!!

Monique 01/02/2024

É muito gratificante ler um autor tão inteligente. Agora estou muito curiosa sobre o destinos dos irmãos.

gi 31/01/2024

Sensacional
Eu ainda não escreverei uma resenha completa pois esta é somente a primeira parte, e meus amigos, se o livro acabasse aqui eu já poderia chamar de uma obra prima, que personagens singulares que dostoievski constrói, e que narrativa gostosa. Já favoritei e mal vejo a hora de chegar amanhã e continuar no próximo volume??.

jkevantes 31/01/2024

Viva, Karamázov!
Confesso que não foi uma leitura "simples" vários aspectos mexem de forma bem profunda com o leitor, o autor passa a agonia e irritabilidade que os personagens estão sentindo em cada maldita página. Sem dúvida um dos melhores livros que eu já li, Aliocha, Dimítri e Ivan são os irmãos que iremos sempre nos recordar.

Juliana 28/01/2024

Clássico
Comecei a leitura em 2021 desisti na página 270 e 2 anos e meio depois encarei o desafio de recomeçar .
Foi mais fácil, mas foi uma longa jornada , não é um livro que te faz não conseguir parar de ler, mas a vontade de terminar foi maior .
Achei que em muitos momentos o excesso de detalhes e de " enrolação " fizeram a leitura se tornar pouco fluída.
Definitivamente não consegui me.conectar com o estilo do Dostoiévski ( aconteceu o mesmo em crime e castigo ) e apesar de considerar um bom livro não conseguiu me cativar como os clássicos russos do Tolstoi.
Mas mesmo assim , feliz de ter conseguido concluir e as últimas 100 páginas valem o livro .

skuser02844 28/01/2024

Achei exagerado, mas isso não significa que é algo ruim
Sim, achei que esse livro foi um grande exagero!
Mas calma aí, amantes das obras do Dosto, isso não é um problema.

O livro é muito bom, com personagens memoráveis e uma escrita muito bem contada. Aqui Dosto não economiza nos detalhes, seus personagens são ricos e existem arcos muito memoráveis (como a do Grande Inquisidor). Nesse sentido o exagero é muito bem vindo e necessário.

Só não dou 5 estralas por causa de outro tipo de exagero. O livro possui muitos persongens e muitos arcos, que enriquece muito a obra. Acontece que nem todos eles são tão interessantes.
Quando as cenas retratam os 3 irmãos, tudo é maravilhoso, você fica mergulhado em querer saber mais sobre eles e mais sobre aonde a história vai levar. O problema é quando em alguns momentos o autor exagera na vida de alguns personagens que não são tão relevantes para o decorrer da história, existem alguns monólogos intermináveis e pra mim muito desinteressantes. A primeira parte do livro é bastante arrastada em muitos momentos, em compensação a segunda parte é muito mais fluida, principalmente quando a trama começa a se desenrolar em relação ao mistério do crime cometido no livro.

Amei a experiência, mas sinceramente achei que muitas partes não precisavam, que por pouco nãos me fizeram desistir.

Leiam e tirem suas próprias conclusões ?

Clarissa Barradas 25/01/2024

Perfeição
Um dos favoritos da vida.
Confesso que tenho um ?certo? preconceito quando o livro é gigante, mas? eu simplesmente tenho preferido logo após ler os miseráveis.
Livro incrível, rico e viciante.

Jussara Valeska 25/01/2024

Finalmente li Dostoiévski e foi maravilhoso!
Os Irmãos Karamazov é um clássico russo, comecei por ele e foi uma ótima porta de entrada para mim, e agora quero ler absolutamente tudo de dostoiévski!

Para mim, o desenvolvimento dos personagens e o panorama da cena social e intelectual da Rússia da época são geniais. Os personagens secundários são riquíssimos e nos trazem conflitos e reflexões.

Em um determinado trecho do livro, os irmãos Aliócha e Ivan, conversam em um boteco, nessa conversa eles falam sobre fé. A trama ?O grande inquisidor? narrada por Ivan com genialidade, é fantástico e vale a obra.

O livro é sensacional e com certeza voltarei a ler futuramente.