A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos George R. R. Martin...

Resenhas - A Guerra dos Tronos

vitorconatus 04/05/2024

A guerra dos tronos
Comecei em: 24/03/24
Terminei em: 04/05/24
Lido por 33h41 em 42 dias.

A escrita de George R. R. Martin é impecável. Tudo acrescenta camadas à trama, mesmo as descrições detalhadas de cenários, personagens e eventos. Quando descreve um banquete, por exemplo, o autor não está sendo prolixo, mas descrevendo um evento a partir do qual o próprio leitor pode deduzir informações relevantes sobre os personagens, como sua posição social, suas preferências, seus modos. E eu amo autores que nos dão as peças e nos confiam a tarefa de montar o quebra-cabeça, sem duvidar da nossa inteligência.

Por outro lado, é claro que o rigoroso detalhamento de tudo deu ao livro proporções bíblicas. E confesso que eu me vi impaciente em vários momentos da leitura. Queria que a trama avançasse a meu tempo, não ao dela.

Mas que bom que não foi assim. Quando passa da metade, a narrativa assume um ritmo feroz. Todo capítulo narra acontecimentos que movimentam a trama. E não consigo pensar sequer em uma informação ou descrição que não tenha contribuído para dar sabor à leitura.

Quando o livro acaba, todos os personagens passaram por algum tipo de transformação, amadurecimento. Ou, se não passaram, foram apresentados ao leitor mais profundamente. Daí é natural querermos acompanhá-los nos próximos livros.

Estou ansioso para ler «A fúria dos reis». Com certeza o farei ainda em 2024, mas não agora. Sinto que preciso de um respiro de fantasia.

Miguel 03/05/2024

Uma leitura bem densa e detalhada, com muitos nomes pra decorar kkkkk, mas que te prende desde o início.

caell 03/05/2024

Quero mais!
Foi incrível reviver essa história que só conhecia na série. A riqueza de detalhes, as maiores explicações, a complexidade das ações e suas consequências que cada personagem gerava, tudo muito bom. O Martin fez uma incrível narrativa, mostrando que em sua história as escolhas TEM consequências, e essas consequências vão surgir uma hora outra. Nem sempre ser bom e justo traz coisas boas, assim como ser mal e injusto nem sempra trará problema. Há um tempero entre o bem e mal para que se ganhe alegria, paz e poder. Acho que essa é a principal lição que tiro do início dessa história, o bem nem sempre o salvará, e o mal nem sempre o condenará, mas sempre haverá CONSEQUÊNCIAS, não importa suas escolhas.

isabelle255 03/05/2024

Um dos mais bem construídos universos fictícios que já vi
Livro de alta fantasia rico em detalhes, a história prende muito, é emocionante e trágico! Recomendo muito essa saga por maior que seja! Os personagens são muito bem desenvolvidos e a narrativa é intrigante por si só.

Sofi <3 03/05/2024

Sem palavras.
10/10 George Martin oferece uma dinâmica super envolvente com diversos pontos de vista. As crônicas de Gelo e Fogo é a minha saga d livros favorita com TODA certeza. #lançaWoWseuvelhosafado

Ray 02/05/2024

Sempre quis ler esse livro e confesso que foi uma tarefa difícil no começo, por ser já uma história antiga tive muitos spoilers sobre o que aconteceria, por isso acabei tirando algumas estrelas, mas assim, do meio pro final ficou tão bom que eu convenci todos do meu trabalho a ler também e os que não vão ler começaram a ver a série. George Martin mora no coração e já comprei o segundo pra dar continuidade a leitura. Sou nova com calhamaço então tornou minha leitura um pouco maçante. Mas nas próximas acredito que isso melhore.

mari.szz 01/05/2024

?diz-se que o diabo está nos detalhes?
LINDO LINDO E LINDO ?
tem muuuitos detalhes e informações, o que enriquece o universo de as crônicas de gelo e fogo, e tenho certeza que seria uma experiência melhor ler os livros antes de assistir a série, mass eu já conheço sobre o universo e a história então não me surpreendi com os plots e os personagens, além disso achei o livro um pouco cansativo, mas só porque eu sou muito ansiosa e queria terminar o livro logo ?
tirando isso, o livro é incrível, george amassou demais escrevendo esse universo, amo muito asoiaf!!

Samira 29/04/2024

Muito bom! Mas não lerei os continuações
O livro é incrível.
Porém tenho muita dificuldade de acompanhar, tem muito personagem, devo confessar que só sei o nome dos personagens que tem capitulo como seu ponto de vista, e eu não entendo as dimensões dessa terra mesmo com o mapa me sinto perdida o tempo todo.

Por fim amei até onde consegui acompanhar essa história e esse universo, mas meu tdah não vai estar permitido que eu continue a saga de livros.
anafagundes 29/04/2024minha estante
Eu achei fascinante e também só consegui ler o primeiro ?

shei.freitas 26/04/2024

Simplesmente incrível.
Foi incrível ler com riqueza de detalhes a crônica que deu origem a série televisa com mais Emmys da história.

A cada página, capítulo e parágrafo eu me apaixonei mais e mais por essa obra de arte.

Li enquanto assistia a série pela milionésima vez, e é bem interessante como a primeira temporada é bem fiel ao livro em alguns pontos.

Mas, como qualquer obra que se torna filme ou série, o livro é bem melhor!

Nota 5/5.
??????????

evelyn491 25/04/2024

Perfeito
Desde que conheci got a muitos anos atrás coloquei como meta de vida ler esses livros apesar da demora do autor de terminar as crônicas mas não me arrependo de finalmente começar.
a escrita do george é muito rica e fluída, o começo pode ficar confuso pelas várias introduções de personagens mas você se acostuma.
não tem um pov que eu não tenha aproveitado, achei todos super interessantes mas claro que tenho meus preferidos (jon, dany e bran), nos povs do bran e dany me deparei com os elementos de fantasia e magia que me fascinam e tenho certeza que vou apreciar muito daqui pra frente, sou um pouco suspeita para falar do jon por ser meu personagem favorito mas amei o primeiro contato com o personagem, seus sentimentos, melancolia e o fardo que carrega por ser bastardo.
a coisa que mais gosto nas crônicas são os personagens complexos, bem escritos e de sua maneira cativante. estou ansiosa para ler os próximos!!!!!

Lanna 24/04/2024

Há muito tempo queria ler As Crônicas de Gelo e Fogo porque amava Game Of Thrones e queria entender cada detalhe da história.

Foi uma ótima experiência, esse primeiro livro é muito bom, aqui é possível entender melhor alguns personagens e olha-los de uma maneira diferente.

Eu lembro que detestava a Catelyn e a Sansa na série, mas nesse livro a Cat foi uma das minhas preferidas e eu super entendi a Sansa e me compadeci com a dor dela.

O único estranhamento que tive foi a idade dos personagens, eles são tão jovens mas tem diálogos e atitudes tão adultas, sei lá, achei esquisito.

yaszzeni 24/04/2024

Esperava mais
Vim do futuro para dizer à vcs não desistirem de ler As crônicas de gelo e fogo logo de cara, aguardem até o segundo livro para desistir, eu juro que depois ele fica bom?? nenhum episódio é bom, considere isso nos livros tbm. Mas tudo melhora no futuro.