A Fúria dos Reis

A Fúria dos Reis George R. R. Martin...

Resenhas - A Fúria dos Reis

Aniram 02/02/2012

A branda fúria.
"A Fúria dos Reis" em pouco se diferencia de "A Guerra dos Tronos" em termos de época e sequência dos fatos, parecendo, assim, que ambos formam um único grande livro - o que pode influenciar bem ou mal no fluxo da leitura.

O 2º volume d'As Crônicas de Gelo e Fogo é um pouco mais lento e monótono em relação ao anterior. Há uma certa demora para entrar "no ritmo", mas eventualmente chega lá, surpreendendo quando mostra ter levado um pontapé impulsionador que o levará ao desfecho da trama.

A maior surpresa, contudo, se faz presente na relação de novos personagens interessantíssimos como Davos e no destaque merecido que outros, como Tyrion, parecem receber. Por isso, aplaudo de pé à capacidade de George R. R. Martin de construir um universo fantástico tão repleto de ótimas caracterizações como essas.

Rumo ao "A Tormenta das Espadas".

Carolina 30/06/2011

Maravilhoso
Embora não seja tão bom como A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis me divertiu tanto quanto, apesar de ter um pouco mais de enrolação.

Neste segundo volume de As Crônicas de Gelo e Fogo houve a introdução de alguns novos personagens que fizeram um bom acréscimo à história, como Jojen, Meera, Davos. Teve um grande aprofundamento nas personalidades de outras personagens, como Theon Greyjoy que teve seus próprios capítulos, e Sandor "Cão de Caça" Clegane, que a princípio aparentava ser um monstro sem escrúpulos e no entanto se mostrou bastante diferente, passando a ser considerado por mim a personagem mais intrigante e, de certo modo, mais apaixonante da história.

É impossível não se apiedar de Sansa neste volume. Ela se redimiu por todos os atos tolos que cometeu enquanto estava encantada por Joffrey e este se tornou a típica personagem que todos amam odiar. Não dá nem pra desejar a morte do infeliz, porque isso seria misericórdia demais pra ele.

O aumento do teor místico foi notável nesse livro, com a ligação entre os lobos gigantes e os Starks, os acontecimentos para lá da Muralha, a mulher Vermelha do Stannis, e as bizarrices que rondam Daenerys já que ela foi responsável pelo retorno da magia. Tenho que dizer que a Filha da Tormenta era uma das minhas personagens favoritas, mas achei seus capítulos meio monótonos nessa sequência.

Tyrion foi sem dúvidas a personagem que mais se destacou. Acho o Duende interessante desde o início, mas ele conseguiu se superar dessa vez. Seus capítulos foram ótimos e seus diálogos e jogos de poder tornaram a trama muito mais inteligente. Arya - minha sempre favorita - também teve relevante destaque. Sempre rodeada de muita ação e adrenalina.

Apesar do primeiro volume da Saga ser entitulado de A Guerra dos Tronos, a verdadeira guerra é mostrada em A Fúria dos Reis, e por isso ele é bem mais violento. Não estou criticando, porque afinal de contas, nas guerras reais o cenário não é muito diferente da barbárie apresentada nestas páginas, mas já aviso aos leitores mais sensíveis que podem achar meio pesado.

Para encerrar, o livro terminou de forma instigante, tornando impossível minha espera pelo lançamento do próximo volume no Brasil, por isso já estou com A Storm of Swords em mãos.
Mandark 04/07/2011minha estante
Bem, não vou deixar de expressar que muitas das minhas inseguranças relacionadas a continuação de "A Guerra dos Tronos" se confirmaram em sua resenha! Mas, não posso deixar de dizer que ainda assim estou desejoso demais de ler "A Fúria dos Reis".

NatyLia 02/08/2022

Como pode ser tão bom??? A cada página, a cada capítulo você só quer mais e mais e assim que chega no final ainda não fica satisfeito. Essa saga, até o momento, faz jus total a fama que tem.
Jhonatan95 02/08/2022minha estante
Eu tô lendo o primeiro e tô nesse estado, é muito bom??

Rayane.Bahiense 18/07/2022

Uhhhh
Gostei mais que o primeiro livro, ler a guerra no final do outro me causou muito sofrimento HAHAHA

Aqui no segundo eu desenvolvi melhor a leitura, então acabei curtindo mais
DANILÃO1505 18/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lauraa Machado 18/01/2022

Não tão bom quanto o primeiro
O primeiro livro dessa série me surpreendeu demais. Talvez porque me falavam que era uma leitura difícil e acabou sendo bem divertida, ou talvez só porque eu esperava ficar mais impressionada e incomodada com as mortes e os abusos. Mas quando fui ler esse segundo livro, estava esperando amar como amei o primeiro! Não chegou muito perto, infelizmente. Ainda é um livro muito bom e não cheguei a achar que estava enrolado nem nada assim, mas a história é bem mais parada e tem algumas coisas que me incomodaram.

A primeira coisa que não funcionou para mim foram as várias descrições e menções sobre estupro! Nenhuma veio como algo bom, de personagens bacanas, claro. Ninguém vai achar que o Mountain é um exemplo de pessoa, certo? Mas também não precisava descrever as cenas, sabe? Desnecessário e, se era algo para chocar, não funcionou também.

Mas acho que o fraco do livro é parecer ser uma conexão entre o anterior e as próximas coisas relevantes que vão acontecer. A história da Dany, por exemplo, parecia estar em uma espera gigante, bem enrolada. Jon também demorou para ter algo interessante acontecendo com ele. Enquanto isso, as guerras no resto do continente foram só teóricas por quase o livro todo e, no final, a parte que era mais intrigante, para mim pelo menos, ainda foi deixada para depois!

A série continua muito boa, eu gosto demais da história e o Tyrion segue sendo meu personagem favorito, mas este não é um livro tão emocionante e intrigante quanto o primeiro! Ele perdeu a novidade que o anterior tinha e não conseguiu criar uma própria. Mas eu continuo bem animada para ler os próximos!
Thiago275 18/01/2022minha estante
Para mim, o melhor da série é o terceiro, A Tormenta de Espadas. Acontece tanta coisa que ficamos até sem fôlego.

Queiroz 22/06/2021

Finalmente tive uma visão mais aprofundada da personagem que é minha favorita na série e também da casa a qual ela pertence (que também é minha favorita).

Continuo odiando Jon Snow e sua síndrome de heroísmo.
Jottavê 22/06/2021minha estante
Amoo, No fúria Começam a se criar os galhos que no tormenta de espadas seguem seu rumo próprio, diferenciando o livro da série, incrível entramos de fato da cabeça dos nossos personagens fav S2

Mateus295 31/03/2017

M-A-Ç-A-N-T-E
Maçante. Demorei quatro meses para terminar de ler, então daí vocês já tiram que o livro não me prendeu de jeito nenhum. Mas isso não quer dizer que vocês não se prendam a ele, acho que vai de opinião para opinião. O livro é bem grandinho, assim como os demais da saga, mas o primeiro fluiu muito melhor que esse segundo. Vou tentar dizer para vocês porque ele não me desceu e, para quem leu, dizerem se concordam comigo ou se não tem nada a ver e eu simplesmente já tinha desistido do livro em certo ponto e só terminei de ler por obrigação – que é bem provável.

Algo que me maravilhava no primeiro livro era a riqueza de detalhes e descrições que a narrativa continha, e nesse segundo isso não foi deixado de lado. Chega a ser caótico o tanto de nomes, famílias e títulos que são ditos na trama, inclusive ignorei a maioria por achar desnecessário me preocupar com isso. A narrativa já é densa o suficiente e esses detalhes, apesar de enriquecer a narrativa e dar uma “veracidade” maior, acabaram me cansando no meio da leitura a ponto de eu simplesmente pular alguns parágrafos.

Acredito que o primeiro livro me pegou mais que esse porque naquele tudo era novo, tinha um ar de estar descobrindo aquele mundo e como ele funcionava, nesse eu esperava uma progressão disso, ou seja, algo bem mais além. E não foi isso que eu li. Acho que esse é um livro de transição, onde nada acontece mas dá indícios que sim. Há muita estratégia sendo desenvolvida, muito avanços nas frentes que querem reivindicar o trono de ferro, o ponto de vista de alguns personagens novos, o que pode ser visto como algo bom, claro. Mas acho que isso tomou muito espaço do livro, fazendo tudo ser muito linear.

Entretanto nesse livro teve algo muito interessante que não foi tão bem desenvolvido no primeiro, a não ser por uma das melhores personagens da saga, Arya Stark, que é o empoderamento feminino. Tivemos destaques da Daenerys agora guiando seus dothraki sozinha e tomando decisões importantes, Sansa finalmente caindo em si e desconstruindo a sua visão do papel feminino e seus deveres, a aparição de Brienne que é uma das figuras femininas mais fortes da narrativa e, é claro, Arya e Cersei, que desde o primeiro livro já mostravam para o que vieram.

Mas os capítulos do Tyrion também tiveram grande destaque na narrativa, mostrando que, apesar de ser subestimado pela maioria dos personagens pela sua aparência, mostrou-se um dos mais inteligentes em suas estratégias de salvar sua pele e a manutenção da casa Lannister no poder. Tyrion eu te aclamo!

Enfim, “A fúria dos reis” é um livro sem muita ação, e os eventuais momentos de ação foram pouco explorados. O que chama atenção na trama foram os destaques femininos e a inteligência de Tyrion. Além de, quem está acompanhando Game of Thrones, a teoria que se desenrola no final da sexta temporada começa a tomar forma nesse livro. Então é o seguinte, ele tem alguns momentos bons e muitos outros maçantes. Como eu disse, um livro de transição. Acredito que o terceiro – A Tormenta das Espadas – seja melhor e com uma trama mais acelerada, apesar de ser ENORME. Entretanto, depois de 4 meses tentando ler esse livro, agora vou dar um tempinho na saga para ler algumas coisas menos densas e mais tranquilas, né?
Oseas.Carlos 28/12/2017minha estante
undefined

Acaui 10/09/2022

Uma excelente continuação!!!
Embora não seja tão bom quanto o primeiro livro, a sequência traz a nós um melhor desenvolvimento de personagens, mundo, conflitos e etc.
Temos uma visão melhor das casas, da guerra, do motivo de tudo isso, e o pensamento de cada personagens (mesmo alguns não sendo tão bem explorados quanto outros).
Recomendo demais!!!
GustavoDC 10/09/2022minha estante
???

Marcos774 03/07/2022

Perfeito!
Eu não havia assistido a série, então, as surpresas foram fantásticas. Livro 5 estrelas e favoritado. Valeu muito a pena essa leitura. Recomendadíssimo.
DANILÃO1505 04/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Taty 27/07/2011minha estante
Realmente é uma leitura que vale muito a pena!
Também viajei em vários momentos do livro, me sentindo participante das batalhas e passagens. Arya desde o primeiro livro já era minha personagem favorita, depois de Fúria dos Reis, fiquei ainda mais fã da coragem dessa menina.
Logo que terminei a leitura, busquei informações sobre o terceiro volume (Tormenta de Espadas) e lí o prólogo, o que só fez aumentar a minha ansiedade. Tenho a sensação de que do terceiro volume em diante a "magia" estará cada vez mais presente na história. E portanto, alguns personagens que ficaram um pouco apagados terão mais espaço.
Parabéns pela resenha, ficou ótima.

Isabela 02/11/2021

Que peso
Que livro pesado... estou ouvindo os audiobooks e mesmo assim. A sensação é de que o livro tinha 2mil páginas. E eu não tô reclamando, é só uma observação.
Que história complexa e extremamente preenchida...e notei, agora no segunda, que tem alguns elementos diferentes da série e principalmente ordem de alguns eventos (o que deixou me deixou doidinha). Vou dar um tempo antes de começar o terceiro (pq sei que ja começa só na desgraceira toda).
Mas agora vamos aos elogios... é tudo muito bem emaranhado, impressionante a capacidade do George. Muitos outros personagens são inseridos, as coisas vão ficando mais sérias e violentas e mesmo assim vc ainda consegue rir em vários momentos.
Maravilhoso!
Isabela 02/11/2021minha estante
A resenha saiu cheia de erros...kkkkkkk não tô bem da cabeça

Maria Fernanda 25/04/2016

George Fucking Martin!
Esse livro serviu para confirmar algo que penso desde que li A Guerra dos Tronos: George R. R. Martin é desgraçado da cabeça. O cara é um monstro! (No bom sentido, claro.) Eu não consigo nem começar a compreender como pode ser possível uma pessoa criar um universo do porte de As Crônicas de Gelo e Fogo, com tantos detalhes, cenários, personagens (é nome que não acaba mais), pontos de vista... Minha cabeça daria um nó.

Eu iniciei A Fúria dos Reis achando que aconteceria o mesmo de quando li o primeiro livro, e a leitura nada seria além de uma transcrição do que já vi na tv, porque A Guerra dos Tronos foi fielmente adaptado. Ledo engano. Nesse segundo livro várias mudanças já começam a saltar aos olhos do leitor, o que faz com que o enredo acabe sendo novidade mesmo para quem acompanha a série da HBO. Confesso que, embora feliz por encontrar uma leitura não tão previsível, fiquei chateada pelo tanto que a adaptação pecou contra a escrita do Martin. E já estou até com medo de acabar ficando com raiva de Game of Thrones por causa disso.

A Fúria dos Reis se aprofunda em vários núcleos que se desenrolam tanto dentro como fora de Westeros, com diversos pontos de vistas que possibilitam ao leitor uma visão panorâmica de (quase) tudo o que está acontecendo. Três pontos em especial chamaram a minha atenção: a interação de Bran com Jojen e Meera, e seus "sonhos verdes"; as visões que Daenerys tem na Casa dos Imortais; e os "sonhos de lobo" de Jon Snow. É impressionante como agora tudo faz mil vezes mais sentido para mim, principalmente porque Martin não poupa descrições, nem explicações. Não dá para explicar a sensação que a sua escrita passa, é coisa de louco.

E eu gostaria de fazer uma observação: vi algumas pessoas aqui no Skoob chamando o Martin de psicopata por causa das idades dos personagens e tal... (Por exemplo, Daenerys tinha 13 anos quando foi vendida a Khal Drogo.) Gente! O enredo se passa no que corresponde basicamente ao Período Feudal que a Europa viveu! Se vocês pesquisarem, vão ver que a vida era uma bosta mesmo naquela época. Não existia a noção de que criança é um ser inocente e blá, blá, blá. Era pei e pow, xau e bença. Se você ficou escandalizado, é muito simples: pare de ler. Falo mesmo.

site: http://instagram.com/_bookhunter
Lucas 25/04/2016minha estante
Concordo com 100%

Yas 09/07/2016

"FANZOCA" DE RRMARTIN
O livro é bom para aqueles que assistem ou não a série.
Aos que assistem a série antes vocês vão se surpreender com a quantidade de politicas que ficaram subentendidas ou foram ignoradas pela série.
Aos que não assistem a série... Bom, preparem seus corações, sempre!! Traições inimagináveis e novos personagens com POV então a perspectiva da narrativa aumenta e se há muito mais para beber dos personagens complexos e comoventes.
Virou filhinho na estante - não troco, não dou, não empresto!! hahaha. Muito bom, recomendo para TODO MUNDO (exceto para os menores de 12 anos, acredito)
Panda Escarlate 13/08/2016minha estante
undefined

Luc4xc 20/04/2021

A escrita do George R R Martin continua muito fluída e que consegue envolver o leitor. Neste volume muitas questões foram resolvidas, porém ao meu ver apenas foram as sementes que foram plantadas para o que irá acontecer nos próximos livros, enfim, estou ansioso para começar a leitura de A Tormenta de Espadas!
Bruna2527 20/04/2021minha estante
Eu tô lendo aquele conto antes do primeiro livro, o cavaleiro dos sete reinos, e tô demorando q só, ainda n li nenhum dos outros, mas espero q melhore