A Fúria dos Reis

A Fúria dos Reis George R. R. Martin...

Resenhas - A Fúria dos Reis

Andailson Lima 09/07/2023

Continuando essa saga, mas um excelente livro. Gostei muito de como os personagens estão se desenvolvendo. E muito me agrada ler um livro em que acontece muito coisa. É uma leitura bem densa, mas muito fluida. No mais, só senti falta de mais capítulos para minha querida rainha Daenerys.
Paola 12/10/2023minha estante
Começando esse agora

Jow 28/10/2011

Um caos perfeito.
"Na política não há amigos, apenas conspiradores que se unem."
Victor Lasky

A construção efetiva de uma história se dá pelos mais diversos motivos; Narrativa envolvente e personagens cativantes, certamente darão um toque de sucesso a essa trama. Mas, quando além de tudo isso um autor se propõe a enveredar por caminhos espinhosos como honra, lealdade, política e merecimento a tendência é de que a história ser contada realmente ganhe configurações galácticas. Quando pensávamos que George Martin já tinha feito uma obra excepcional em “A Guerra dos Tronos” ele potencializa ainda mais a sua história com essa obra genial que é “A Fúria dos Reis”.

O clima de instabilidade está no ar, tornando rivalidades e antigas alianças ainda mais profundas e melancólicas. Entre maquinações políticas, estratégias de combate e temperamentos exaltados, é possível perceber pela ótica de diversos narradores o que existe de mais humano em cada personagem graças à escrita envolvente e crua de George Martin. Dentre os inúmeros narradores da trama, torna-se impossível não destacar a importância e a potencialidade da narrativa de Tyrion Lannister. O anão que agora ocupa o cargo de Mão do Rei em Porto Real rouba a cena com suas observações perspicazes e comentários sarcásticos. Tyrion me parece o único que realmente sabe o que está fazendo para impedir que o reino desmorone. Ele é o pilar que sustenta grande parte das tramas políticas, e acompanhar a sua linha de raciocínio proporciona ao leitor uma experiência divertida e excepcional.

Cada capítulo da trama funciona como uma espécie de crônica, nos trazendo um relato subjetivo sobre a situação de diversas regiões dos Sete Reinos. A relação política entre estas regiões e seus líderes é o que move o livro, apesar de questões como lealdade, sobrevivência e honra também pautarem a obra da uma forma constante. É uma verdadeira confusão de símbolos, insígnias e juramentos. As rebeliões e as tramas eclodem a cada página virada, mas Martin consegue dar uma dinamicidade assombrosa, graças a sua capacidade de explorar com extrema competência o verdadeiro objetivo de todos os personagens. Alguns tentam se impor, como a jovem Daenerys Targaryen, agora uma verdadeira Mãe de Dragões. Outros tentam se afirmar, como Robb Stark, atual Rei do Norte. Alguns tentam sobreviver em um mundo abalado por mudanças, como Arya Stark, enquanto outros deslizam por densas redes de poder e influência, como Tyrion Lannister.

A Magia ganha contornos interessantes a partir dessa obra. O que parecia extinguido retorna com força total, revelando o poder das antigas tradições e costumes. Grandes lendas antigas são contadas dentro do contexto da obra, e as possibilidades e maquinações que essas antigas representações lançam, podem revelar um futuro literalmente fantástico para a saga. Falo de “Magia” não apenas em seu sentido mais sobrenatural, mas também em seu formato institucionalizado, que é o caso da religião. A trama que envolve Stannis Baratheon, a sacerdotisa Melisandre (olho nela!) e o ótimo personagem chamado Davos, é calcada nessa relação de emergência e queda, afirmação e negação de novos e antigos deuses e nas conseqüências marcantes que isso gera. Afora isso, muitos outros elementos fantásticos estão presentes no livro, gerando sentimentos que oscilam entre a ansiedade, o temor e a segurança.

As Crônicas de Gelo e Fogo é literatura fantástica para adultos! Não existe meia palavra ou alívio textual. Martin não poupa o leitor de cenas impactantes, situações e comentários constrangedores. Ele não vacila em entregar à morte os personagens mais carismáticos, dar vitória ao mais vil dos homens e perpetrar agressões, insultos e humilhação aos queridinhos do leitor. Martin extirpa a inocência e o espírito galante e salvador dos heróis que encontramos em praticamente todos os livros de fantasia. Sendo assim, a leitura de “A Fúria dos Reis” é mais que obrigatória, e a expectativa em torno da leitura de “A Tormenta das Espadas” torna-se enorme.
Alan Ventura 29/10/2011minha estante
Que interessante, a cada linha que li de sua resenha, aumentei minha vontade de ler essa série. Parabéns.

anabnas 02/11/2011minha estante
Sua resenha transmitiu todos os meus sentimentos acerca do livro, parabéns! Se eu ainda não tivesse lido nenhum dos livros, sua resenha me apaixonaria.

Luh Costa 03/11/2011minha estante
Depois de ler sua resenha tive mais vontade de ler a série. Isso sempre acontece quando leio seus textos. Você escreve maravilhosamente bem!
Parabéns!

Fran Kotipelto 03/11/2011minha estante
Descreveu de maneira perfeita tudo o que cerca "A Fúria dos Reis",e a tal da Melisandre hein? olho nela, (grande conselho). Parabéns dear Jow, como sempre dando aula de como se resenhar magistralmente.

Vinícius 02/09/2013minha estante
Uma das melhores resenhas que eu já li aqui. Parabéns.

Isabela 02/11/2021

Que peso
Que livro pesado... estou ouvindo os audiobooks e mesmo assim. A sensação é de que o livro tinha 2mil páginas. E eu não tô reclamando, é só uma observação.
Que história complexa e extremamente preenchida...e notei, agora no segunda, que tem alguns elementos diferentes da série e principalmente ordem de alguns eventos (o que deixou me deixou doidinha). Vou dar um tempo antes de começar o terceiro (pq sei que ja começa só na desgraceira toda).
Mas agora vamos aos elogios... é tudo muito bem emaranhado, impressionante a capacidade do George. Muitos outros personagens são inseridos, as coisas vão ficando mais sérias e violentas e mesmo assim vc ainda consegue rir em vários momentos.
Maravilhoso!
Isabela 02/11/2021minha estante
A resenha saiu cheia de erros...kkkkkkk não tô bem da cabeça

PedroHarpy 15/08/2020

"A noite é escura e cheia de terrores".
O segundo livro da série "As Crônicas de Gelo e Fogo", ocorre alguns meses após os acontecimentos em "A Guerra dos Tronos", com a morte de Ned Stark, o reino começa uma grande guerra civil conhecida como "A Guerra dos Cincos" e também há o nascimento dos dragões de Daenerys Targaryen.

Em "A Fúria dos Reis", traz os narradores que já conhecíamos do primeiro livro:
_Lady Catelyn Stark, mãe de Robb, eleito como Rei do Norte, o acompanha em sua sede de vingança.
_Sansa Stark, mantida cativa em Porto Real e prometida em matrimônio ao ilegítimo Rei Joffrey;
_Arya Stark, a caminho da Muralha disfarçada de rapaz, sobre a vigia de Yoren, um Patrulheiro da Noite;
_Tyrion Lannister (Duende), Mão do Rei;
_Bran Stark, agora Senhor de Winterfell;
_Daenerys Targaryen, agora Mãe de Dragões, que tenta reunir forças para invadir Westeros;
_Jon Snow, já nomeado como Patrulheiro da Noite;

Além de dois novos:
_Theon Greyjoy, traidor dos Stark, monta um plano para invadir Winterfell
_Davos Seaworth, ex-contrabandista e agora auxiliar do Rei Stannis Baratheon.

Westeros está mergulhado em um caos político, após a morte de Ned Stark pelo golpe planejado por Cersei, causou a ascensão de Joffrey (filho de Cersei) ao Trono de Ferro, levando a um grande transtorno nos sete reinos. Agora, temos cinco reis lutando entre si pelo domínio máximo de poder. Entre eles está Robb Stark, declarado o Rei do Norte, um rapaz de pouco mais de 15 anos, lidera seu exército composto por aliados da casa Stark e Tully (a casa de sua mãe Catelyn), em busca por vingança pela morte do seu pai Ned. Os outros são: Balon Greyjoy proclamando o Rei das Ilhas de Ferro, Joffrey Baratheon, atual Rei de Porto Real, Renly e Stannis Baratheon, que são os verdadeiros legítimos ao trono de Porto Real, infelizmente os dois se odeiam e acabam "lutando".

No leste, Daenerys e os seus filhos (dragões) tem dificuldade em conduzir o que restou do khalasar de Drogo pelo deserto, buscando incansavelmente reunir recursos para invadir Westeros e tomar o Trono de Ferro.

1° Dragão "Viserion", tem o nome do irmão de Daenerys, Viserys Targaryen. Possui escamas bejes e dourada.
2° Dragão "Drogon", tem o nome do falecido marido de Daenerys, Khal Drogo. As escamas são negras e vermelha. É o mais agressivo dos três dragões.
3° Dragão "Rhaegal", tem o nome de outro falecido irmão de Daenerys, Rhaegal Targaryen. As escamas dele são verdes e bronze

"Quando meus dragões crescerem, nós iremos retomar o que me foi roubado e destruir aqueles que me ofenderam! Nós vamos esvaziar os exércitos e queimar as cidades!" _Daenerys Targaryen.

Enquanto isso, distante de todas essas questões, na Muralha, Jon Snow prossegue as buscas pelo seu tio desaparecido Benjen Stark, enquanto se torna mais real a cada dia a crença de que forças sobrenaturais estão despertando conforme o grande inverno se aproxima. O Verão já acabou e é nesse outono sombrio e conturbado que se desenrola a trama do segundo volume das " As Crônicas de Gelo e Fogo", oportunamente denominado de ?A Fúria dos Reis?.

O livro é narrador em terceira pessoa e do ponto de vista de determinados personagens, sobretudo deve-se tomar devido cuidado na leitura, pois pode embolar a cabeça do leitor mais desatento, sendo que, a milhares de personagens secundários, cavaleiros, casas e etc. A cada virada de página descobrimos algo interessante e relevante para a história, e é impossível saber se seus personagens preferidos sobreviverão para estar no terceiro livro. Até o momento a série, vem trazendo cada vez mais entusiasmo, com os personagens sendo bem desenvolvidos, a geografia é interessante (sempre veja o mapa no livro) e as línguas são fascinantes (valar morghulis!!!! Se precisar de ajuda fale isso a um homem de Bravos), mas é pelos personagens e seus destinos que mais ficamos obcecados em ler.

SILVANA 14/09/2023

Que loucuraaa
Finalmenteee acabei!! O começo do livro foi bem arrastado, assim como o primeiro e achei q a leitura não fluiria nunca.
Porém do meio pro fim as coisas começaram a ficar interessantes e comecei a ter anseio pelo próximo momento de leitura.
Adoro as construções de personagens, mas o excesso de detalhes dos ambientes cansa um pouco e até desmotiva às vezes. Mad continuarei a saga.

Vee_1008 15/11/2021

A guerra dos quatro reis
Não vou mentir, o livro, principalmente no início, é meio lentinho, essa é uma questão que tenho desde o primeiro e me fez acabar lendo bem devagar. Embora isso não tenha mudado nada na minha experiência no todo.

As crônicas de gelo e fogo continua sendo pra mim uma experiência única, já disse antes mas preciso frisar outra vez, a escrita desse cara é surreal, você vai emergindo na história sem perceber, o que torna a história fluída mesmo sendo um livro denso.

Esse volume foi quase tão bom quanto o primeiro, embora senti que aqui não teve toda a empolgação que tive lendo a guerra dos tronos, fora que alguns capítulos foram maçantes e um pouco descartáveis, mas fora isso ainda é um livro muito bom. Mas de longe os capítulos do Tyrion e da Daenerys (mesmo que poucos) foram os meus favoritos.
Jessica1248 15/11/2021minha estante
Leia o terceiro livro da série, A Tormenta de Espadas, o melhor ainda está por vir. Acredite, no 3o livro é quase impossível achar um capítulo onde não aconteça algo importante.

Vee_1008 15/11/2021minha estante
Já tô com ele aqui, só preciso tomar coragem pra ler kkkkk
Tudo mundo falou q esse é o mais chocante

Jessica1248 22/11/2021minha estante
Realmente, o 3o é o melhor da saga. Muitas viradas de mesa e diálogos extraordinário.

Kauan_Vitor 26/04/2022

O Inverno está chegando meu caros
A Fúria dos Reis, um livro fantásticos, diga-se de passagem. Aqui, a guerra toma proporções ainda maiores e quando vc pensa que um lado está preste a ganhar, uma reviravolta acontece, é isso que eu mais gosto nessa saga, as surpresas e mortes inesperadas.

(Spoiler abaixo)
O norte proclama seu próprio rei, Robb Stark; os Bolton traem Robb e tomam Winterfell; Stannis Baratheon proclama-se sucessor do trono de ferro, sem carisma e amizades, os senhores de Ponta Tempestade não se juntam a ele, sabendo disso seu irmão mais novo Renly Baratheon, carismático e aclamado tbm se autoproclama herdeiro do trono de ferro; concomitantemente a isso Joffrey ainda detém o trono de ferro com sua mãe como Rainha Regente; Bolon Greyjoy se proclama rei das ilhas de ferro; do outros lado da muralha os selvagens e o Caminhantes Brancos ameaçam o sul; A Rainha no Outro Lado do Mar cria seu três dragões (Drogon, Viserion e Rhaegal) com a ambição de conquistar os sete reinos.

Bem, tudo isso que citei se torna um emaranhado de guerras, batalhas, mortes, traições, alianças, táticas e de tudo mais um pouco (tem muitos acontecimentos que chega a ser impossível citar todos). Sempre com o elemento surpresa como alicercei da trama. Novamente, não vejo a hora de começar o próximo livro!

Wes 05/06/2021

Acho que vai ser bem difícil algum outro livro da série superar esse. Que livro bom da porr*. Estou sem fôlego.

Cida Zientarski 21/08/2023

A Fúria dos Reis (+16)
Gatilhos/Aviso de Conteúdo:
- Abuso físico
- Abuso sexual/Estupro
- Agressão sexual
- Gore
- Morte/Assassinato

É uma leitura emocionante e cheia de reviravoltas! Uma obra-prima da literatura, repleta de intriga política e reviravoltas emocionantes, que mantém os leitores presos do início ao fim. Através de personagens complexos e bem desenvolvidos, Martin cria um mundo ficcional vívido e realista, que é ao mesmo tempo fascinante e perigoso. A trama é habilmente tecida, com múltiplas histórias entrelaçadas, mantendo os leitores constantemente em suspense. Uma leitura obrigatória para qualquer fã de fantasia épica.

“O que está morto, morto está.”

"Olhamos as montanhas e dizemos que são eternas, e é o que parecem ser... Mas, no correr do tempo, montanhas erguem-se e ruem, rios mudam de curso, estrelas caem do céu, e grandes cidades afundam-se no mar. Pensamos que até os deuses morrem. Tudo muda."

site: https://queridojeito.com/frases-do-livro-a-furia-dos-reis http://rabiscosecenas.blogspot.com/2015/02/quotes-3-furia-dos-reis-as-cronicas-de_9.html

lucas 26/05/2020

A Fúria dos Reis
a daenerys e o tyrion provando mais uma vez que são os melhores personagens dessa história.

ORaskol789 24/05/2021

Viajem a fantasia...
O segundo volume da série "As Crônicas de Gelo e Fogo",Fúria dos reis,é espetacular .

Um livro totalmente imersivo e genial,em que todo o mundo se liga de uma forma ou outra,seja por personagens, valores,disputas,passados,amizades,família ou só o destino . A escrita de George R.R. Martín é muito fluída,como fantasia,o livro se sobressai,o livro explora o passado das famílias e você fica muito curioso para descobrir o que vai acontecer em cada momento,se apega aos personagens,sente raiva,nojo,ri .

Melhor do que o primeiro volume .

readsmor 07/06/2021

Vamos lá, esse livro é infinitamente melhor que o primeiro. Enquanto no anterior sofri para pegar no tranco, esse foi bem mais fluido e tudo começou a acontecer. Confesso que fiquei um pouco desanimada com a história e por pouco não a abandonei, mas agora posso dizer que o negócio está ficando bom e não vejo a hora de ler os outros livros. ⭐️ 4.5
Dinha 07/06/2021minha estante
simmmm! acho que porque no primeiro livro são muitos personagens, muita coisa acontecendo...Nesse segundo, a gente já consegue entender o papel de cada um, começa a se apegar. Muito bom mesmo!

Fernando Baricati 07/06/2021minha estante
A partir daí só fica melhor !!! O terceiro e o quinto são, para mim, os melhores

Celton 07/06/2021minha estante
O próximo livro ,a tormenta de espadas , é fenomenal. Meu favorito da saga.

Sara 29/06/2021

FOFOCAS E GUERRA
O livro é impecável como eu lembrava a releitura compensa muito só para relembrar a escrita sem defeitos do George RRR Martin, falo tranquilamente que é o universo literário mais bem planejado em fantasia desde o Tolkien, to amando reler agora mais velha e entendendo melhor tudo que acontece e como ele monta narrativas, excelente mesmo recomendo demais.

Laís 22/03/2020

Amo os detalhes!!! A escrita de R R Martin faz a gente imaginar toda a cena!! Uma das minhas histórias de ficção favoritas dos últimos tempos!
Luiz.Neto 22/03/2020minha estante
É ótimo mesmo

Wesley.Rodrigues 24/09/2022

Sem palavras para o desenvolvimento de enredo desse livro, tantos acontecimentos chocantes em todos os cantos de Westeros, deu para perceber que a série mudou pequenas coisas em relação ao livro, mas ainda sim foi fiel à história, estou simplesmente viciado e encantado nesse universo, não canso de elogiar os capítulos da Catlelyn para mim, são os melhores, mas o livro no geral é perfeito, mal posso esperar para ler o próximo pois dizem que há muito mais coisas e personagens que não foram explorados na série, George R R Martin, simplesmente um gênio da fantasia, esse livro é realmente muito bom, recomendo à todos.