Enshadowed

Enshadowed Kelly Creagh

Resenhas - Enshadowed

Lirio azul 30/05/2022

O Primeiro foi Melhor
Vamo lá, eu li esse livro e desde então tô pensando em oq escrever nessa resenha. E eu cheguei a conclusão que ele não foi ruim, nem bom, ele foi mediano.
Comparado ao primeiro ele eh meio fraco mas não é ruim, é que o primeiro foi MUITO bom.
Vou comentar algumas coisas que são problemas na narrativa
1- Linha temporal: esse livro todo se passa em um mês, sendo até a metade no máximo 10/15 dias, depois um pulo no tempo e a chegada de Isobel em Baltimore nas últimas 100 páginas. O que isso faz? Cria uma sensação de repetição e arrasto pra narrativa do livro, já que a sinopse já entrega que a Isobel vai achar o Varen. A linha temporal ficou ao mesmo tempo curta e arrasta
2- Gwen: eu amo ela mas parece que a Kelly Creagh só usa ela como plot device muitas vezes. Tá com um problema? Joga na Gwen que ela sabe como fazer. Ela eh a escapatória de tudo e eu achei que algumas coisas em relação a ela seriam explicadas no último livro mas não foram, achei um descaso. Por exemplo a Hamsa que ela da pra Isobel e que nunca eh explicada porque ela tem isso e de onde vem, ou até mesmo o grimório que ela mostra pra Isobel
3- Varen: como a gente só conheceu ele por uns 15 dias no primeiro livro ( e ainda muito mal) a gente não sabe a agenda dele. Fica muito difícil a gente se conectar pq não da pra saber qual eh a dele, faltou um pouco mais de cenas entre eles e o do próprio Varen pra estabelecer uma maior conexão
4- Falta de explicações; esse livro só apresenta a resposta pra uma coisa ou outro e ainda é muito mal explicado - parte das respostas vem no último livro mas sinceramente ainda achei que umas coisas ficaram meio sem nexo-. Cheguei no final com ainda mais perguntas
5- O problema geral desse livro é esse espaço tempo dele todo torto, porque ele fica cansativo
??
Não tenho mais muitas críticas, a Kelly Creagh escreve MUITO BEM, a mulher tem talento pra essas coisas góticas e o mistério que só se aprofunda.
Isobel é uma personagem principal muito interessante e muito bem trabalhada, com essas cenas de possível loucura onde vemos ela surtando cada vez mais e se enfiando num buracão pra poder salvar quem ela ama.
Gosto muito do Varen mas acho que tá faltando coisa aí
A Lilith não vejo tanto como vila e fico mais apreensiva com o Reynolds
Se você for ler a trilogia pode ler esse sem problemas, o terceiro vale a pena

Rapha 30/05/2022

Gostei mais do primeiro
Não é ruim, mas o ponto é que realmente é muito sofrido ver a Isobel simplesmente surtando cem por cento nesse livro, ela vai caminhando por uma linha tênue entre o que é sonho e o que é delírio o tempo todo e tudo à volta dela está definhando e é torturante porque ela simplesmente tá meio semi consciente da realidade dela.
Meu maior medo pra esse livro era que fosse só encheção de linguiça e que não ia ter respostas pras questões do primeiro livro, só iam aparecer mais perguntas, mas - ainda bem - isso não acontece. Alguns mistérios são de fato mantidos, mas nós também recebemos respostas, demoram um pouco e você surta mas elas vêm.
E falando de respostas, ou a falta delas, a gente segue sem entender com certeza qual é a agenda do Varen, não dá pra ter certeza de nada em relação a ele nesse livro e de que quebra tudo aquilo que a gente sabia - ou achava que sabia - passamos a questionar.
Outro que simplesmente não dá pra entender e eu praticamente arranquei meus cabelos é o Reynolds, bom? mau? Está trabalhando com a Lillith? contra ela? para ela? Cada hora uma revelação que só deixa a gente mais confuso e mais intrigado por esse personagem. Eu poderia escrever um tcc só com as perguntas que eu tenho sobre ele.
Eu gostei que a Kelly explorou e aprofundou mais a amizade da Isobel e da Gwen, inclusive a Gwen é a âncora da Isobel em vários momentos, na minha cabeça ela é muito importante para manter a Isobel um pouco mais sã no meio de toda essa loucura, inclusive ela é crucial ali num momento, se não fosse por ela a Isobel não ia ter conseguido chegar onde chegou.
Bem ali no final o Varen simplesmente dilacerou meu coração e eu to usando os farrapos pra tentar passar um pano pro que ele fez, mas ta bem dificil.
Eu quero muito saber como que vão recuperar ali tantas coisas que foram perdidas com esse final, to bem curiosa pra saber como a Kelly vai desenrolar as coisas, com bastante expectativa pro último livro.