Ramsés 1 - O Filho da Luz

Ramsés 1 - O Filho da Luz Christian Jacq

Resenhas - Ramsés: 1 - O Filho da Luz

Elaine Messias 06/06/2022

Romance histórico
Ramsés é um adolescente de 14 anos que acalenta o sonho secreto de suceder seu pai, o faraó Sethi, no trono do Egito. Mas o herdeiro natural é Chenar, filho primogênito do faraó. Quando Sethi resolve iniciar Ramsés à sagrada e nobre função, as intrigas, provações e armadilhas mortais se multiplicam, entre elas a cobiça e a inveja do seu irmão mais velho.

juliaememo 31/05/2022

Ramsés: O Filho da Luz - uma viagem pelo Antigo Egito
Eu estava enrolando demais para ler esse livro, mas quando comecei a ler, não consegui parar!

Esse é um livro de ficção histórica que vai contar a história do Ramsés, um faraó que realmente existiu e reinou por mais ou menos 60 anos.

A gente vai ver que o Ramsés foi gente como a gente. Vamos conhecer bastante coisa sobre ele, sobre os amigos e a família (e vamos nos apegar a vários desses personagens!).

Esse livro não vai focar na mitologia egípcia, o que eu achei bem interessante, já que eu leio bastante livros com esse tema e sempre é bom dar uma variada. Com O Filho da Luz, nós vamos conhecer mais sobre a cultura, tradições e a vida de pessoas comuns (sem poderes).

Se você gosta da cultura egípcia, você precisa ler Ramsés!

(Classificação indicativa: +13)

site: https://youtu.be/1hKCh2Aui_g

Andrey 21/04/2022

Mágico
Me empolguei demais por essa série, O filho da luz é uma grata surpresa, muito inspirador e interessante, as conversas de Seth com Ramsés e seus ensinamentos foram as melhores partes para mim, os personagens secundários muito instigantes, senti uma nostalgia muito boa ao lembrar das crônicas de gelo e fogo por conta das traições e reivindicações ao trono, apesar de não ser detalhado como as crônicas é bem leve e sem muito detalhes o que não atrapalha em nada, é mais como se o autor estivesse lendo e descrevendo os hieróglifos deixados pelos antigos egípcios, fascinante.

Beatriz 25/03/2022

No começo a leitura foi meio difícil, mas depois de uns 10 capítulos o enredo ficou muito bom e eu não consegui parar de ler akkakakakka
Sempre tento diversificar minhas leituras e essa foi realmente uma surpresa, gostei bastante e não vejo a hora de ler o volume 2. Recomendo muuuito

TigreBranco 14/03/2022

Um livro como poucos.
O autor de fato fez um otimo trabalho em apresentar um romance do ponto de vida egipcio sobre a vida de Ramsés, realmente me senti no egito antigo enquanto lia. É um livro rico e empolgante. (Confesso... Eu esperava nada dele quando o vi sendo vendido num sebo aleatório da minha cidade)

Mel 02/02/2022

Ramsés: o filho da luz
Um romance publicado em 1979 sobre uma história que data por volta de 1300 a.C. Só isso é suficiente para despertar a curiosidade do leitor. A história de Ramsés, um dos maiores personagens do Egito, é contada quase que na forma de crônicas neste livro, relatando os passos de Ramsés desde seus estudos até sua ascensão como regente do Egito. Durante este percurso, Sethi, seu pai e Faraó, transmite seus ensinamentos ao filho mais novo, para torná-lo seu sucessor. Chenar, o filho mais velho, assim como membros da corte não aceitam muito bem essa nomeação e assim a história se desenrola.
Com a presença de diversos personagens marcantes, como Moisés, profeta e amigo de Ramsés, a história desperta a curiosidade do leitor, mas não chega a prender. Para mim, foi necessário um certo esforço para voltar ao livro após o final de cada capítulo. Entretanto, pretendo ler o próximo para sanar minha curiosidade.

Alle_Marques 30/12/2021

Ramsés: O Alecrim Dourado Perfeito Sem Defeitos
...
[...] — “Seja um touro poderoso de eterna juventude, com coração firme e chifres afiados, e nenhum inimigo lhe poderá vencer”, disse-me o meu pai. Você, Ramsés, saiu do ventre da sua mãe como um autêntico touro e deve se transformar num sol radioso, que espalhará os seus raios para o bem do seu povo. Você se escondia na minha mão como uma estrela; hoje, abro os dedos. Brilhe ou desapareça. [...]
...
Tudo é muito conveniente e nada parece plausível, tem zero desenvolvimento de personagens, a cultura egípcia, religião e lugares são tão porcamente mostrados que poderia retratar qualquer outra civilização do mundo e não iria precisar de muitas alterações pra fazerem sentido, é uma escrita preguiçosa e apelativa, com diálogos repetitivos e tediosos, e tramas e intrigas politicas tão fracas que quase chamam os leitores de lerdos e burros, sobre a sucessão, cultura e costumes serem realmente assim, não duvido que fossem, mas a maneira ruim e superficial como o livro e a história são desenvolvidos, torna a tarefa de ver veracidade nisso tudo quase impossível. A história tinha potencial para ser um romance épico, detalhista e fiel aos antigos egípcios, sim, mas termina como um grande desperdício de papel, tempo de quem lê e, principalmente, como um desrespeito ao Egito e tudo o que ele representa. Cheguei até a pensar que se tivesse lido a uns 10 anos atrás teria gostado bem mais, mas duvido até disso, até o meu eu de 13 anos sabia reconhecer um potencial desperdiçado quando via um, fora que o livro não é infantojuvenil, por mais que pareça bastante as vezes, e se ele não consegue agradam nem o seu publico alvo, ou seja, adultos interessados pelo Egito e seus mistérios, que péssimo trabalho ele faria com quem não faz parte desse público, não é?!
...
Os personagens são caricatos, superficiais e mal desenvolvidos, especificamente Ramsés, o protagonista é apresentado como um poço de perfeição e sem mantem assim até o final, os personagens não evoluem em absolutamente nada da primeira à última página, não aprendem nada e não tem carisma e personalidade nenhuma. É aquele típico livro onde tudo acontece não porque tem que acontecer, ou porque faria sentido acontecer, mas porque o autor quer e apenas por isso, Ramsés é o herói, mas porque o autor quer, só; Ramsés é o filho perfeito, mas porque o autor quer, só; Ramsés é o melhor e mais fiel amigo do mundo, mas porque o autor quer, só; Ramsés domestica animais selvagens em segundos, mas porque o autor quer, só; Ramsés tem qualquer garota caindo de joelhos por ele, mas porque o autor quer, só; Ramsés é incapaz de cometer um erro de proposito, mas porque o autor quer, só; Ramsés consegue sempre o que deseja, mas porque o autor quer, só; Ramsés tem o mundo aos seu pés, mas o que ele fez pra conquistar isso? O que ele fez pra conquistar tudo isso? O que ele faz pra manter isso? NADA, é apenas porque o autor quer. Chegou ao ponto em que eu poderia ter visto Ramsés lutar sozinho, de mão nuas, contra mil soldados armados e sair ileso que eu não me surpreenderia nenhuma pouco, mas isso porque seria o caso do “porque o autor quer”, assim como tudo de conveniente que acontece no livro inteiro.

Vi também que o autor é um egiptólogo de profissão, mas isso é quase impossível de acreditar, visto que tudo é tão raso e leviano que é mais fácil aprender algo sobre o Egito Antigo com um vídeo de 20 minutos no Youtube do que com esse livro aqui. Mas além de ruim e mal escrito, ele também consegue ser problemático em outros sentidos, varias foram as passagens racistas e misóginas no livro e isso é algo impossível de ignorar, mais um ponto negativo da obra que já tem tantos.
...
“A procura de uma solução justa começava pelo respeito ao pensamento dos outros.”
...
Felizmente e infelizmente ganhei a saga toda esse ano, felizmente porque é sempre bom ganhar livros, infelizmente porque agora tenho a obrigação moral de ler todos, mas pelo menos já saberei o que esperar, e o que não esperar. Espero apenas que a “qualidade” não decaia muito, mas confesso que estou curiosa pra saber que fim essa saga vai ter e como conseguiu render cinco livros.
32° de 2021
Desafio Skoob 2021

Lucas.Wijk 01/11/2021

Interessante
A escrita não é das melhores, na minha opinião, mas a história vale a leitura.

Só de ser ficção histórica escrita por um especialista na cultura egípcia já me atraiu bastante. Acho que ele faz um excelente trabalho no livro de nos passar como deveria ser o tempo naquela época, como funcionava a administração do Egito, as intrigas políticas, enfim, como era a cultura como um todo.

Gostei demais da leitura. Por mais "bobos" que fossem os eventos que davam rumo à história, não achei nada muito enfadonho. Pelo contrário, a trama está me prendendo bastante. Pretendo começar o segundo livro agora.

Coração de Fogo 27/09/2021

Apenas um comentário desconexo:
E pensar que no início do livro eu julguei o Setaou por abandonar a "civilização" e ir morar no meio do nada estudando as cobras... O bonito foi quem teve a vida mais feliz longe das intrigas da corte.

Freak 05/09/2021

Post-It!
"Não está escrito que o silêncio faz crescer a alma como árvore em flor?"

"...se não é capaz, contente-se com a sua própria mediocridade e não acuse outras da sua pouca sorte."

"- Não exija muito da vida, porque ela acabará voltando se contra você,"

"- Não conte com ninguém, a não ser com você mesmo, e a vida lhe será generosa às vezes."

"- Não sente às vezes vontade de se distrair?
- Prefiro a solidão."

"Controlar-se, não ser impaciente e agir na sombra: eis as chaves do sucesso."

Juliane.Sturm 22/06/2021

Cultura misteriosa
Eu amo tudo que se relaciona e estes livros foram emprestados por uma grande amiga que sabe desta minha paixão!

Estes 4 livros são belos exemplares sobre a história, civilização e cultura do Egito em detalhes que muitas vezes não são mostrados no que conhecemos sobre esta história tão mística e misterioso...

Leitura muito fluída, extremamente agregadora e na minha opinião, podemos transportar para a atualidade muitos valores que esta civilização dava um valor inestimável e por que não movimentar e (re)atualizar os nossos valores??

#ACriatura #egito #egiptologia #culturaegipcia #christianjacq #apedradaluz #historiadoegito #culturadoegito #egitoantigo

Ronan 12/06/2021

Li esse livro quando era adolescente e meu interesse por história estava despertando. Lembro-me de tê-lo pegado sob empréstimo em uma biblioteca do qual era assíduo frequentador, hábito delicioso do qual guardo boas lembranças e que parece fadado a desparecer nos dias de hoje. Não tenho o costume de reler livros, mas a memória afetiva me fez retomá-lo, eu era fã de romances históricos à época. Hoje à luz de uma graduação em História que já remonta há mais de dez anos meu olhar sobre esse tipo de obra mudou. Sem dúvida que a história é fluida e cativante, queremos saber o destino do herdeiro do faraó Sethi, Ramsés, e dos demais personagens. As descrições do antigo Egito são a melhor parte, na minha opinião, ainda mais se considerarmos que o autor é um egiptólogo. A acurácia com que ele descreve costumes, hábitos, religião, construções e a cultura egípcias são o ponto alto da obra.
Claro que, tratando-se de um romance histórico, devemos deixar as pretensões de História como ciência e suas fontes históricas de lado e embarcarmos na narrativa. Justamente nisso me perco um pouco ainda, talvez eu não consiga embarcar completamente. Contudo, como obra literária é um livro gostoso de ler, com personagens cativantes (até demais) e que prende o leitor, deixando-o em suspenso e com vontade de ler o próximo livro da série, “O templo de milhões de anos”. Acompanhar o amadurecimento de Ramsés, sua ascensão ao trono, seus amigos (o diplomata Acha, Moisés, sim, o bíblico, Ameni o escriba e Setaou o encantador de serpentes) e todas as conspirações palacianas tramadas por seu irmão mais velho pretendente ao trono dão uma boa leitura.
Não é uma obra densa e nem muito elaborada, no entanto diverte, informa sobre o Egito antigo e vale a leitura deste primeiro livro e, imagino, instigue a leitura das demais obras da série.

Ãnimo Total 28/05/2021

O Filho da luz
Rico em detalhes do antigo Egito , o autor mescla ação e emoção.
Ramsés tem apenas 14 anos é o início da grande aventura.

Kowa 26/05/2021

Bom livro, uma leitura relativamente rápida, pode-se ter uma boa ideia da cultura e dos costumes do antigo Egito...