Ramsés 1 - O Filho da Luz

Ramsés 1 - O Filho da Luz Christian Jacq

Resenhas - Ramsés: 1 - O Filho da Luz

Coruja 24/03/2012

Acho que já contei essa anedota, mas vou relembrá-la assim mesmo... À época em que conheci essa coleção, ela ainda estava sendo publicada. Devo ter passado uns dois anos esperando até chegar ao final, numa época em que eu tinha de esperar até meu aniversário ou natal para ganhar livros, em vez de comprá-los na pré-venda em inglês com seis meses de antecedência, como faço hoje em dia (ai, meu deus...).

O caso é que dois anos e cinco livros depois, ao chegar ao final da história e da vida de Ramsés II numa existência admirável e repleta de reviravoltas tive uma crise de choro que chegou ao ponto de assustar minha mãe, que achou que eu estava passando mal.

A idéia da saga criada por Christian Jacq era mostrar Ramsés de adolescente, ainda bastante imaturo, dando os primeiros passos rumo ao trono que viria a ocupar por mais de sessenta anos um dos reinados mais longos da história dos faraós até a velhice quase tranqüila após uma vida inteira de batalhas, intrigas e traições.

Claro que Jacq romanceou bastante a vida de Ramsés... Independente disso, porém, ele conseguiu formar um risco e vasto painel social da época, nos levando dos canteiros de obras de inúmeros templos (e uma inteira cidade) até os rituais mais secretos, os Altos Mistérios conduzidos pelos sacerdotes para a continuidade do Império. Da intimidade da família real à casa dos pedreiros que ajudaram a erguer as magníficas obras que marcam o reinado de Ramsés, ele nos leva a conhecer um pouco de todos os estratos sociais.

Isso por si já valeria a leitura dos livros. Mas há muito mais... Há a amizade fiel dos companheiros de juventude Setaou, Ameni, Acha e Moisés, todos peças importantes no jogo para conservação do poder do futuro rei -, o romance com Nefertari, para quem ele construiu o templo de Abu Simbel; e as absolutamente fantásticas cenas de batalha com destaque para Kadesh, é claro.

Há intrigas pelo poder, tentativas de assassinato, revolução, religião e é interessante a forma como Moisés evolui até se transformar de melhor amigo do jovem Ramsés em seu inimigo mais acirrado por causa da heresia de Aquenáton há especulações que o culto a Áton teria sido a primeira religião monoteísta, base assim para a crença judaica.

É espantoso, a se considerar o tamanho da obra por baixo, deve dar umas duas mil e tantas páginas que ela não seja, nem de longe, cansativa ou repetitiva. Ramsés viveu a vida ao máximo ao menos no romance de Jacq intenso e passional em todos os momentos. Vale à pena conhecê-lo, viver a vida que ele viveu (ou poderia ter vivido) mais de três mil anos atrás uma época em que homens alcançavam a estatura de deuses e continuavam inteiramente humanos.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)
Fabia.Santos 16/11/2018minha estante
Tive essa crise de choro também...rsrsrs

Leo 28/01/2012

Apesar do autor descrever a dinastia do Faraó...
...Ramsés como se as instituições do Antigo Egito funcionassem como nos dias atuais, o livro flui bem e vale pela trama focada na luta pelo poder.

Kyssiêh 15/01/2012

Ler a Saga Completa Vale a Pena
Sem dúvida alguma uma das sagas de ficção mais envolventes e bem escritas da literatura. O preciosismo, a delicadeza, o detalhe a força da história nos envolve desde a primeira página do volume 1 até a última página do volume 5. Uma história realmente envolvente e para os amantes de uma boa leitura trata-se de um livro obrigatório sem sombras de dúvidas. Excelente.

Ceconello 06/01/2012

Nesse primeiro volume da série me agradou muito a forma de escrever do autor, apesar de não dar muita enfase a alguns pontos como os conflitos, detalha muito bem o cotidiano do jovem Ramsés, juntamente com seus amigos. As reviravoltas e o inicio das conspirações por parte de seus irmãos também é grande destaque. A medida que a sorte do jovem vai mudando o livro vai ficando mais interessante até o seu apogeu no final do mesmo.

vanessa 27/11/2011

Gosto de lembrar
Ramsés, filho de Sethi e Touya, namora Iset a Bela e casa-se c Nefertari, irmão de Chenar, traidor, c 17 anos é iniciado pelo pai como regente p assumir como faraó do Egito, desde sua formação inicial, afastado dos pais enfrenta grandes desafios aos quais o pai o submeteu como, encarar o touro, guerrear na núbia, entre outros. Isso em 200 Ac, recebem como hospedes os gregos qdo venceram a guerra de Tróia e resgataram Helena, palco dos acontecimentos, de norte a Sul do Nilo, delta do Nilo, Menfis, Luxor...
Este é o primeiro volume, de uma série de 5 livros, que narra a saga do faraó Ramsés, ícone do Egito Antigo que reinou durante 67 anos, entre 1279 e 1212. Ramsés, O filho da luz, surge, aos 14 anos, sem ter sido apresentado ao pai, o poderoso faraó Sethi, como era costume entre os nobres herdeiros. Mas o sucessor natural ao trono é Chenar, irmão mais velho de Ramsés, ambicioso e capaz de fazer qualquer coisa para apoderar-se do trono de seu pai. Sethi resolve iniciar seu filho mais novo à sagrada e suprema função, quando se multiplicam as provações e armadilhas, entre elas as intrigas de seu irmão, que morre de inveja de Ramsés. Ramsés estudava na capital do país, Menfis, onde Ameni, Acha, Setaou, Moisés, juntamente com ele, formavam um grupo de grandes amigos, que nos são apresentados aos poucos e que durante toda história desempenham papéis importantes, amigos tão fiéis que não só influenciaram seu governo, mas também sua vida. Ramsés se apaixonou por Iset, a Bela, sua primeira grande paixão, que lhe deu dois filhos. O autor consegue fazer com que o leitor se sinta no Antigo Egito, e vivencie todas as emoções do grande Faraó Ramsés.

Albinha 25/09/2011

Jacq consegue nos transportar para um outro tempo com esse livro, Ramses é uma história emocionante entender sua infancia nos faz perceber o homem que ele se torna, o rei do egito.

CGarrido 17/04/2011

Leitura fluida aliada a uma estória dinâmica. O autor mistura romance (ficção) com a realidade no ambiente do Egito Antigo. O comentários é válido para todos os livros da série. Talvez sejam poucos os que não conseguirão ler um volume atrás do outro.

Zambe 15/01/2011

O Filho da luz
Primeiro volume de uma série de 5 livros, conta a história do jovem Ramsés destinado a ser o faraó do Egito.

Uma aventura incrível que prende a gente do ínicio ao fim querendo saber se Ramsés se torna ou não Faraó. Aprendemos junto com ele todos os ensinamentos do Egito.

Loopzig 12/01/2011

Um novo héroi
Sem dúvida Ramsés é surpreendente desde as primeiras linhas. Todos nos estamos acostumados e direcionados a ver o faraó como o vilão da história, seja em O Principe do Egito ou em qualquer outro filme ou livro que fale sobre o Exodus. Então ao ler Ramsés dispa-se de seus preconceitos ele vai ser o herói do livro! E não tem como você não gostar do intrepido rapaz, ele é sedutor de todas as formas, representando de forma grandiosa a personificação da juventude que amadurece diante de grandes desafios.
A entrada de outros personagens historicos como Helena, Menelau e Homero deixa ainda mais interessante a historia contada.
Christian Jacq mostrou que além de grande egiptológo é um grande escritor com a sensibilidade e a força de uma escrita envolvente!

Cláudia 28/11/2010

Outra saga excelente! Seus personagens são inesquecíveis. Meu preferido é o escriba Ameni, com seu jeito frágil e inteligência aguçada! Quem não agregou à lista de seus sonhos uma viagem ao Egito depois de ler Ramsés!?

Grace K 01/09/2010

Personagens rasos, extremamente previsível e entediante.Nem sei como as pessoas conseguem ler a série toda. Pela fama dos livros, pensei que fosse algo grandioso.

Erika 28/04/2011minha estante
Concordo contigo! Fui ler cheia de expectativas, mas abandonei. Não me despertou uma gota de interesse. Achei entediante, os diálogos são truncados, os personagens não cativam. Enfim, respeito quem ama a série, mas, para mim, não funcionou.

nerito 16/12/2011minha estante
Finalmente encontrei alguém com opinião parecida com a que tive ao final de ler o primeiro livro da série. Pensei que somente eu havia achado o texto truncado, raso, com personagens chatos, continuamente imersos em digressões intermináveis. Também não estou criticando quem gosta, mas infelizmente não fui cativado nem pelo estilo do texto nem pelo enredo.

Pam 15/08/2012minha estante
Acho q a séria só vai ser boa mesmo, pra quem gosta da historia do egito antigo. pra quem não conhece e não gosta da época, não vai saber aproveitar os detalhes impressionates que o autor descreve no livro. Apesar de ser um romance tem muita coisa pra se aproveitar e conhecer.

juza 17/08/2012minha estante
Eu concordo com a Pam. Eu achei uma história fantástica. Do primeiro livro ao último, fiquei muito curiosa em saber o que aconteceria em seguida. E os livros me fizeram se apaixonar mais ainda pelo Egito. Aprendi coisas que não sabia, e que não havia pesquisado antes.

Grace K 17/08/2012minha estante
Gente, sou graduada em História com pós em Sociologia. De História eu entendo. Posso indicar N romances históricos milhões de vezes melhores que esse.

sjmarcel 29/08/2010

Espetacular. Indizível
O livro narra com precisão histórica, com detalhes minuciosos e é claro, por se tratar de um romance, há uma certa ficção no decorrer dos fatos, mas para os admiradores de história do Antigo Egito é indispensável tê-lo. Um épico incomparável na literatura contemporânea.
Pam 15/08/2012minha estante
Concordo em numero, gênero e grau.

Cláu do Val 11/08/2010

Faraó - Egito
Excelente livro. Trás registros históricos e a leitura é muito dinâmica.

Rodrigo 01/07/2010

Muito bom. Excelente começo para uma saga. Equilibrado. RCSV

Hsc_Aju 26/06/2010

Òtimo
Um dica? não comece a ler esse livro se não tiver a coleção em mãos. Digo por experiência própria. Leitura muito leve, muito legal, com uma linguágem perfeita.

Com certeza reileitura Garantida!!!!!