O Filho da Luz

O Filho da Luz Christian Jacq

Resenhas - Ramsés: 1 - O Filho da Luz

Ju Lopes 25/06/2009

O autor deixa você entrar no dia-a-dia da família Real e do povo daquela época, você vai se sentir parte do cenário. Uma história envolvente que faz quem não se apaixonou ainda pelo Egito se apaixonar. Ótima coleção.

CGarrido 17/04/2011

Leitura fluida aliada a uma estória dinâmica. O autor mistura romance (ficção) com a realidade no ambiente do Egito Antigo. O comentários é válido para todos os livros da série. Talvez sejam poucos os que não conseguirão ler um volume atrás do outro.

vanessa 27/11/2011

Gosto de lembrar
Ramsés, filho de Sethi e Touya, namora Iset a Bela e casa-se c Nefertari, irmão de Chenar, traidor, c 17 anos é iniciado pelo pai como regente p assumir como faraó do Egito, desde sua formação inicial, afastado dos pais enfrenta grandes desafios aos quais o pai o submeteu como, encarar o touro, guerrear na núbia, entre outros. Isso em 200 Ac, recebem como hospedes os gregos qdo venceram a guerra de Tróia e resgataram Helena, palco dos acontecimentos, de norte a Sul do Nilo, delta do Nilo, Menfis, Luxor...
Este é o primeiro volume, de uma série de 5 livros, que narra a saga do faraó Ramsés, ícone do Egito Antigo que reinou durante 67 anos, entre 1279 e 1212. Ramsés, O filho da luz, surge, aos 14 anos, sem ter sido apresentado ao pai, o poderoso faraó Sethi, como era costume entre os nobres herdeiros. Mas o sucessor natural ao trono é Chenar, irmão mais velho de Ramsés, ambicioso e capaz de fazer qualquer coisa para apoderar-se do trono de seu pai. Sethi resolve iniciar seu filho mais novo à sagrada e suprema função, quando se multiplicam as provações e armadilhas, entre elas as intrigas de seu irmão, que morre de inveja de Ramsés. Ramsés estudava na capital do país, Menfis, onde Ameni, Acha, Setaou, Moisés, juntamente com ele, formavam um grupo de grandes amigos, que nos são apresentados aos poucos e que durante toda história desempenham papéis importantes, amigos tão fiéis que não só influenciaram seu governo, mas também sua vida. Ramsés se apaixonou por Iset, a Bela, sua primeira grande paixão, que lhe deu dois filhos. O autor consegue fazer com que o leitor se sinta no Antigo Egito, e vivencie todas as emoções do grande Faraó Ramsés.

Kyssiêh 15/01/2012

Ler a Saga Completa Vale a Pena
Sem dúvida alguma uma das sagas de ficção mais envolventes e bem escritas da literatura. O preciosismo, a delicadeza, o detalhe a força da história nos envolve desde a primeira página do volume 1 até a última página do volume 5. Uma história realmente envolvente e para os amantes de uma boa leitura trata-se de um livro obrigatório sem sombras de dúvidas. Excelente.

Leo 28/01/2012

Apesar do autor descrever a dinastia do Faraó...
...Ramsés como se as instituições do Antigo Egito funcionassem como nos dias atuais, o livro flui bem e vale pela trama focada na luta pelo poder.

LBL 21/03/2018

Maravilhoso!
Para quem gosta da história, livro maravilhoso que retrata a adolescência de Ramses e o início de sua vida adulta. Que livro lindo!
Mila.Mesquita 27/03/2018minha estante
S2 adoro esse primeiro.

Caesar 28/03/2021

O primeiro volume do romance histórico nós leva ao período do Novo Império do Egito Antigo. Ali, o farão Seth passa os anos finais de seu governo ensinando ao seu filho, Ramsés, as virtudes necessárias para ser um faraó. A riqueza de detalhes e de personagens históricos torna esta saga obrigatória aos amantes do Egito Antigo

Roni 17/05/2013

Uma boa história, porém em alguns momentos repetitivo
O desenrolar da história em alguns momentos é óbvia, porém em alguns trechos o escritor tem exito, principalmente quando descreve o Egito e o ambiente onde vivia Ramsés em nossas imaginações. Talento, ou melhor, favorecimento explicado pelo seu grande conhecimento cientifico tem sobre a egiptologia.
Considero bom, mas não me instigou a continuar a série, é como aqueles filmes que você gosta, mas que provavelmente não iria gostar de sua sequencia.

palmares 12/02/2021

Comprei esta serie ha muitos anos e acabou que nunca peguei para ler. Este ano decidi que iria ler estes e outros livros que estavam esperando na estante ao inves de comprar outros. E que grata surpresa!
Uma leitura dinamica e envolvente, que apresenta Ramses II ma sua adolescencia ate a morte do farao Sethi. Seu crescimento, amadurecimento e relaçoes de amor e amizade sao muito especiais e me fez ficar encantada pela historia. Ja peguei o segundo!

Só Sobre Livros 24/05/2013

Christian Jacq e a série "Ramsés"
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/05/christian-jacq-e-serie-ramses-carla.html

Erika Costa 26/05/2015

[RESENHA] RAMSÉS - O filho da luz - Christian Jacq

Olá meus leitores!

Hoje trago a resenha do livro RAMSÉS - O filho da luz, o primeiro volume de cinco livros. Conta a história de Ramsés, um dos filhos do Rei Sethi e da Rainha Touya, que quer que seu pai perceba a capacidade que ele tem em assumir o trono.

Ramsés é o filho mais novo, desde pequeno, ele foi entregue ao seu preceptor Sary, para que este o ensinasse tudo que um futuro regente deveria saber sobre seu país, negócios, culturas e etc. Ramsés sempre teve vontade de permanecer a maior parte do seu tempo perto de seu pai, porém Sethi era um rei muito ocupado e muito preocupado com o bem estar de seu povo.

O Rei Sethi e a Rainha Touya são descritos como encarnações de Deuses - ancestrais - e percebemos isto nas passagens em que eles aparecem. Os dois são completamente unidos pela alma. Chenar o filho mais velho, se considera o regente de seu pai desde o inicio da historia. Ele é fútil e se preocupa apenas com seus negócios - em ser rico - abrir portos para negociar com inimigos e dentre outras coisas. Em algumas passagens você sente repulsa dele, o modo como ele pode aparentar verdadeiro porém , esta sendo falso.

"Ramsés interrogara-se dias e noites, contendo sua impaciência com dificuldade: devia falar ao pai do seu conflito com Chenar e lhe revelar que o sucessor designado se gabava de um vitória não conquistada? O príncipe saberia utilizar as palavras justas e manifestar a sua indignação com tal veemência que o pai compreenderia, por fim, que chocava uma serpente em seu seio."
Pág.162

Continue lendo no Blog > http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/2015/04/resenha-ramses-o-filho-da-luz-christian.html

site: http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/2015/04/resenha-ramses-o-filho-da-luz-christian.html

Selma133 14/04/2024

Gostei
Contada de uma maneira simples e empolgante, para quem gosta de romance envolvendo Egito vai gostar.
Empolgada para ler o próximo volume.

Fernanda 20/04/2016

Ramsés: O Filho da Luz
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/04/resenha-o-filho-da-luz-christian-jacq.html

Gladston Mamede 14/11/2017

Muitos reclamam que os romances históricos de Umberto Eco são eruditos demais, repleto de informações. Esse é o oposto. O autor entende do assunto, mas ficou atento à necessidade de construir uma história interessante. Estão ali as informações historiográficas que leitores de romances históricos procuram, mas é tudo bem leve.