Minhas Lembranças

Minhas Lembranças Juliana Ferreira

Resenhas - Minhas Lembranças

Fernanda 03/08/2021

Resenha
A história fala da vida da personagem Ônix, que vive uma vida...talvez...de forma esnobe. Bem no início da história ela perde seus pais e vai morar com tios no interior de Londres. Sozinha, se sentindo culpada, ela aceita o convite.

Lá acontecem coisas estranhas com ela e ela não se sente pior porque seus tios são um poço de amor, carinho e atenção a ela. Existe também um amigo de infância que fazia anos ela não via.

Acontecimentos estranhos só aumentam e esse amigo nota, percebe. Ele tenta entender mas ela não quer contar, no fim ele também passava por esses momentos estranhos, unidos para entender o que está acontecendo, eles se apaixonam e a vida de ambos é transformada. Ela de esnobe, muda completamente a forma de ver a vida, ele que enfrenta um problema sério, consegue passar obstáculos que já tinha desistido de passar.

A história me emocionou muito na parte final...aii não queria aquele finall, hehehehe. Mas enfim, a mensagem do livro faz parte daquele final.

Uma observação que faço é a respeito do início do livro, ele começa diretamente com Ônix indo para casa dos tios após uma breve explicação do que aconteceu a seus pais. Senti falta de um capítulo anterior a este, mostrando um pouco da vida da personagem antes da mudança e talvez um breve relato de como seus pais morrem. Acredito que com isso poderíamos analisar melhor a mudança no jeito de ser da personagem, do amadurecimento que ela teve.

Gostei do livro, principalmente da mensagem que ele passa.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/05/resenha-minhas-lembrancas.html

Franciely 11/06/2015

=( Não gostei
Infelizmente não gostei da leitura. Confesso que a história foi obliterada pelos erros gramaticais grotescos do livro, que poderiam ter sido evitados pois vi que tem um revisor que assina a edição. Se tiver uma segunda edição, recomendo muitíssimo que seja devidamente revisada.

SahRosa 18/10/2013

Após um trágico acidente, Ônix se vê sozinha, amargurada, triste e cheia de culpa. Ela foi mesquinha, egoísta e jamais deu o devido valor aos seus pais e agora com eles mortos, o que lhe resta são as lágrimas e lembranças que não voltam.

Ao receber um convite de seus tios, Ônix reluta, mas decide aceitar, afinal era uma chance de recomeçar sua vida. Ao chegar a Londres, a garota tem uma surpresa ao se deparar com a pessoa que foi buscá-la na estação, não era sua tia Joanne, muito menos seu tio Josh e sim Calebe, aquele que um dia foi seu amigo de infância e que agora lhe parece um completo estranho, principalmente quando ela se depara com a melancolia nos olhos do rapaz.

A vida sempre nos proporciona surpresas e Ônix descobrirá que há muito mais segredos em relação à Calebe, do que ela poderia imaginar. No entanto, além dos novos sentimentos que ambos compartilham, existe algo estranho ocorrendo com Ônix, seus dons estão ainda mais fortes, as vozes que ela escuta são assustadoras e a ver sua mãe morta, bem em sua frente é um pesadelo tão real, que seu medo aflora muito mais rápido.

***

Juliana Ferreira criou uma estória tocante, cheia de romance e mistérios. Narrado em primeira pessoa, por Ônix, acompanhamos sua nova chance de começar novamente sua vida, de deixar a culpa de lado e seguir em frente.

Apesar da estória ter um contexto bom, pude notar que muitos eventos aconteceram rápido demais, houve falta de uma revisão melhor e isso tirou um pouco o encanto da estória.

A autora esta no caminho certo, ela escreve bem, mas Minhas Lembranças precisava ser desenvolvido um pouco mais, apenas os capítulos finais me envolveram profundamente, fiquei apreensiva com tudo que estava ocorrendo a Ônix, eu ansiava por descobrir o mistério por de trás de seus dons, mas mesmo assim, achei corrido e pouco explorado a explicação.

O amor entre Ônix e Calebe, no inicio não me convencia, só que no decorrer das 153 páginas, pude notar que era um sentimento puro, bonito e cativante. O final foi bom, só que um pouco triste por sinal, o que particularmente foi uma surpresa, fazendo com que eu simpatizasse ainda mais com o livro.

Minhas Lembranças é um romance morno e agradável, que possui uma mensagem que faz o leitor refletir sobre suas escolhas, nos fazendo ver, o quanto devemos dar valor aqueles que realmente se importam conosco.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/

Lina DC 01/09/2013

Através da protagonista Ônix, a autora fala da perda: perda dos pais, perda do que poderia ter sido, os arrependimentos que temos e como seguir adiante.
É um livro singelo, com uma trama gostosa de ler. Infelizmente, eu achei que a autora inseriu muitos elementos e acabou não conseguindo desenvolver todos eles (o livro é bem curtinho), o que deixou a impressão de que algumas pontas ficaram soltas na trama. Mesmo assim, o livro é intrigante. Seus protagonistas são jovens que passaram por muitas dificuldades e continuam seguindo em frente com uma atitude incrível.
Como eu comentei antes, o livro é curtinho, a leitura é dinâmica e rápida.
Em relação a revisão, diagramação e layout, encontrei alguns errinhos de gramática bobos. A escolha da fonte foi ótima, e a capa é bonita, mas não chamou a minha atenção.

"Tive tantas perdas e ainda continuo aqui. Continuo respirando. Continuo amando tudo como sempre amei desde o começo quando reaprendi a amar. Não culpo Deus por ter me feito viver essas perdas, nem pergunto "Por que eu?", simplesmente vivo. E sei que no final só nos restarão lembranças". (Prefácio).

Vanessa Vieira 22/07/2013

Minhas Lembranças_Juliana Ferreira
O livro Minhas Lembranças, de Juliana Ferreira, nos conta a história de Ônix, uma jovem que acabou de perder os pais em um acidente automobilístico na Dinamarca. Melancólica e triste, ela se culpa por não ter sido uma filha melhor para eles.

Assim que tomam conhecimento do ocorrido, os seus tios Joanne e Josh a convidam para morar com eles no interior de Londres. Por mais que Ônix esteja receosa, ela aceita a proposta, afinal, a vida continua.

Chegando em Londres, ela se reencontra com seu amigo de infância, Calebe e se encanta pelo rapaz. Calebe, consegue fazer com que Ônix esqueça da sua própria dor e vivencie momentos mágicos e especiais.

Porém, nem tudo é perfeito e Calebe também tem os seus próprios problemas. Apesar de não revelá-los, percebe-se que são graves e lhe causam uma profunda dor. Somente o amor que um sente pelo outro pode confortá-los e suplantar as mazelas de suas almas...

Minhas Lembranças é um romance doce, singelo e delicado. Os protagonistas se reencontram em momentos cruciais de suas vidas e descobrem um sentimento intenso e avassalador, que se mostra mais forte do que tudo. Porém, o que atrapalhou a história foi a sua narrativa, que não foi tão bem conduzida. O excesso de detalhes na construção da história, e a repetição excessiva das mesmas palavras em um único parágrafo tiraram um pouco do brilho de seu enredo.

Narrado em primeira pessoa por Ônix, acompanhamos toda a sua dor e melancolia ao se tornar órfã, e também o amadurecimento que isso lhe desencadeou. Ela aprendeu - da pior forma possível - a dar mais valor para as pessoas que lhe são especiais e viver a vida em toda a sua plenitude, sem medo de ser feliz.

" (...) Não culpo Deus por ter me feito viver essas perdas, nem pergunto 'Por que eu?', simplesmente vivo. E sei que no final só nos restarão lembranças."

Calebe surge na trama de uma forma bem misteriosa e com o decorrer da leitura conhecemos um pouco mais sobre ele. Gostei muito de suas atitudes e do seu modo de encarar a vida. Ele é muito espontâneo e meigo, e logo ganha o coração da protagonista.

Em suma, Minhas Lembranças é um lindo romance, que nos lembra -e muito - o estilo de escrita do Nicholas Sparks. Me emocionei bastante com o livro, sobretudo com o seu final. O que me incomodou foi a construção da narrativa e a demasia de características, que acabaram por poluir a trama. A capa é bem singela e traz todo aquele clima de recordação. Infelizmente, a editora pecou bastante na revisão da obra, com diversos erros ortográficos e de concordância verbal, mostrando que não teve o cuidado necessário ao publicar o livro da autora. Gostei da história, apesar das minhas ressalvas, e não deixo de recomendá-la =)

site: http://www.newsnessa.com/2013/07/resenha-minhas-lembrancas-juliana.html

Sâmella Raissa 16/04/2013

Resenha original para o blog SammySacional - http://bit.ly/Z15xXH

Narrado em primeira pessoa, Minhas Lembranças narra a história de Ônix, uma adolescente rebelde, que, no entanto, acaba de perder seus pais em um acidente de carro pouco antes de ir comemorar sua formatura. Além das saudades cada vez maiores, ela ainda se sente culpada por tê-los colocado, de certa forma, em tal situação, e principalmente por, durante sua vida, não ter-lhes dado seu devido valor. Então, na tentativa de recomeçar, ela aceita o convite de seus tios de criação e vai passar um tempo com eles, uma pequena fazenda no interior de Londres. Ônix só não lembrava ter de reencontrar seu amigo de infância, Calebe, já um rapaz de vinte anos, com quem ela, inicialmente, não consegue estabelecer um contato muito legal, mas que acaba por se envolver mais do que como na amizade em que, até então, ela acreditava ser a única relação que eles pudessem ter.

"O cheiro das flores do jardim perto da casa da tia chegam até aqui no campo fazendo um misto de odores, rosas, jasmim, lírios. Com certeza fiz uma escolha muito boa em vir para cá me recuperar, mas dentro de mim uma voz ainda afirma que minha cidade vai demorar a se reerguer, ou que é até melhor começar a esquecer dessa cidade e começar a construir outra dentro de mim." - Pág. 22

A história em si, pela sinopse, podia ser mais uma simples história qualquer que envolvesse perdas e ganhos, mas não, vai muito além disso - literalmente. Juliana Ferreira, além de mesclar o romance com um "problema" um tanto quanto surpreendente - pelo menos para mim, não esperava aquilo -, ainda põe toques de sobrenatural e suspense na narrativa, que remete a Ônix e Calebe possuírem um determinado "dom". Mas, acima de tudo, o livro de Juliana traz uma escrita leve e delicada; a reflexão é um dos pontos pelos quais mais passamos durante a leitura de Minhas Lembranças, até porque a própria autora passou por uma perda parecida com a da personagem, nesse caso, com o pai. Isso certamente ajudou a autora a passar uma emoção mais real nas cenas, quanto a situação da protagonista, e me peguei chorando já no início do livro, justo nessas cenas :')

"Calebe ri e enquanto de mãos dadas vemos o sol se pôr, o vento cruza por nós e é tão tranquilo tudo o que está acontecendo. Não sei o quanto isso tudo pode durar, mas sei que tenho que aproveitar mais. É melhor fechar os olhos e aproveitar um pouco do extra que temos." - Pág. 78

Mas, sem dúvidas, o que me cativou de verdade foi o romance. Quando Ônix e Calebe se reencontram, uma certa tensão é formada entre eles, nos primeiros minutos. Ele está mais calado que o habitual, cujos os olhos verdes estão melancólicos e logo intrigam a protagonista, que só quer saber o motivo para tal e ajudá-lo de qualquer jeito. E o romance então se inicia aos poucos. Algumas pessoas podem ter achado essa parte um tanto rápida demais, mas o amor entre ambos se desenvolve muito bem, a ponto de sentirmos o quanto real ele é. E é tudo muito bonito, também. Me pegava sorrindo e com frios na barriga quando chegava as cenas deles, mas não é do tipo de "frio na barriga" por uma cena, sei lá, chocante. Mas, sim, bonita e delicada. É explícito o amor que ambos nutrem um pelo o outro, mas, ao mesmo tempo, é um amor que liberta, não sufoca. Por mais que Calebe tenha seu problema, ele insiste em se preocupar infinitamente com Ônix, e vice-versa; é lindo ver algo do gênero, simplesmente, onde o próprio sentimento predomina e, basicamente, guia o casal.

"O tempo pode passar, as pessoas mudar, o inverno esfriar a pele, o verão aquecer a alma, a primavera florescer nosso semblante e a cada dia que passa, nossas ideias e nosso modo de perspectiva muda. Sempre é assim. Independentemente do que ocorra, nós estamos em mudança a cada minuto." - Pág. 81

A questão é que: com respeito, sensibilidade, carinho, sinceridade e muito sentimento, Juliana nos envolve em um romance impossível de ser esquecido. Aquele tipo de romance que toda garota sonha em ter um dia - romance este, em que eu acredito totalmente. Mas, que, ao mesmo tempo, também é realista na medida do possível, sem exageros nem nada do tipo. Acho que foi por isso que fiquei totalmente dividida sobre o que pensar, enfim, sobre o final do livro; ainda estou meio, digamos, em choque, mas ao mesmo tempo feliz com o desfecho. Sei lá, é difícil de explicar direito, mas, de todas as formas, sem dúvidas, o livro foi uma das minhas melhores leituras do ano, pelo menos, até agora, empatando apenas com A Gente Ama, A Gente Sonha, da Fabiane Ribeiro. Com certeza, uma história de amor que vale a pena ser lida, com uma boa dose de reflexão para a vida.

Assis 11/04/2013

Amor e dor
Uma história de amor.
Uma história de culpa.
Quando os pais de Ônix morrem em um acidente, ela se vê sozinha e busca abrigo na casa de uma tia com quem não falava há muito tempo. Ao mesmo tempo em que se culpa pela morte dos pais, ela tenta esquecer o dia fatídico. Mas para uma adolescente, isso não é fácil. E nesse percurso, um inesperado sentimento resolve surgir em seu coração.
O amor.
E com isso, uma esperança. No entanto, essa mesma esperança é esmigalhada por um segredo, que a corrói. Calebe, o alvo desse amor, esconde algo de Ônix. Ela, por sua vez, tenta levar o estranho relacionamento que surge entre eles, sem se preocupar com o segredo. Mas a curiosidade humana é maior. E pouco a pouco ela se vê fuçando tal história. Como se não bastasse tudo isso, estranhas vozes passam a perturbar seus sonhos e sua mente. E Ônix se vê envolta por uma misteriosa questão espiritual, que envolve não somente ela, mas Calebe também.
Entre idas e vindas neste romance, Juliana ferreira nos mostra o sofrimento e a felicidade. Tudo isso dentro de um pequeno redemoinho de acontecimentos.

Micaela Borges 18/10/2012

Livro para você ler num dia de chuva com um delicioso chocolate quente, hehe.
Livro que você devora em 1 dia ( como eu fiz) , anyway....
Ju você esta de parabéns, é um livro que te toca, te emociona, é muito dura perder alguém que você estima tanto, esse ano perdi dois e digamos que meu coração ainda esta dolorido e ler um livro desse me deixa mais emocionada.
Calebe é aquele rapaz que você quer cuidar como fosse um bebê e nunca deixar ir embora.
Confesso que fiquei muito triste no final, mais tudo bem, nem todo final é como o conto de fadas hehe

Super recomendo esse livro.

Ká Guimaraes 06/09/2012

Adorei esse livro, que final é esse??? http://www.acordeicomvontadedeler.com/2012/04/resenha-nacional-minhas-lembrancas.html
Fazia muito tempo que eu queria ler este livro, mas a falta de dinheiro estava me impedindo, só que um anjo me enviou ele (oinnnnnnnnnnn) A Mirela, mas conhecida como Mi, do blog Inteiramente Diva me deu este livro lindo de presente.

Primeiramente quero falar da autora, eu não conhecia a historia da Juliana, e quando li na orelha o pouco da sua vida, me imaginei em seu lugar, não sei se conseguiria escrever uma historia demonstrando esta dor. Jú você é uma guerreira amiga.

A historia de Ônix e Caleb ensina uma lição enorme, que quando cheguei no final do livro eu não sabia se chorava ou se ria, foi uma sensação diferente. Imagina você perder seu pai, sua mãe e ainda dar conta que não sente um amor verdadeiro pelo seu namorado, e ainda tem que se mudar para um lugar diferente.

Caleb, foi bem enigmático no inicio do livro, cheguei a pensar que ele era um chato mesmo, mas quando lendo o livro percebi que ele é um amor pessoal. Todo o dia se senta para ver o por do sol. Uma coisa que eu amo, às vezes eu e meu marido ficamos olhando o por do sol ou até a lua, acho que isso faz a união de um casal.

O enredo do livro é bem diferente, a Jú soube demonstrar os sentimentos, em vários momentos eu me via sem meu porto seguro, meu marido. Mas o jeito que Ônix enfrentou tudo, foi incrível pessoal. Quem disse que o amor não pode acontecer de uma hora para outra? Ou melhor, quem disse que ele não fica guardado em seu coração, só esperando o momento certo para sair?

A mais coisas para ser dita, mas não quero contar nada, pois quero que você leia este livro, que sinta o que eu senti. Que a cada pagina se emocione assim como eu me emocionei. Não vou fazer essa resenha ficar grande não, acho que expressei o que eu senti lendo este livro.
Juliana565 06/09/2012minha estante
Kah, obrigada pela resenha linda. =)

tatazinha xp 14/08/2012

Minhas Lembranças - Juliana ferreira
No livro Minhas Lembranças eu só encontrei uma palavra para descreve-lo M-I-S-T-É-R-I-O , primeiro somos apresentados a Ônix uma bela jovem , que ao convidar seus pais para irem com ela há sua festa de formatura , seus pais morrem em uma acidente de carro , e isso acaba com qualquer pessoa e com Ônix não foi diferente ela se sentiu culpada pela morte de seus pais . Então como um meio de fugir da 'pena' que pessoas teriam dela por ser muito conhecida na cidade , ela é convidada a morar com seus tios Josh e Joanne em Londres (alguém quer um cenário mais lindo para uma historia do que Londres ).Ao chegar se depara com Calebe que é rapaz bonito de olhos encantadores cor de esmeraldas , Calebe era seu amigo de infância quando os pais de Ônix eram vivos costumavam para verões em Londres, mas Calebe já não é aquele menino com quem ela brincava quando pequenos , agora já estão bem grandinhos . De repente a historia que parece que ser óbvia se torna um mistério , temos que desvendar alguns fatos que envolvem algo do álem (sim algo fantasioso ) Me surpreendi com o desfecho da historia que foge do padrão de romances de hoje em dia . Agradeço a autora 'Juliana Ferreira ' por me proporciona uma linda viajem muito emocionante e por fazer uma parceria com o blog , adorei conversar com você muito obrigado
(amiga da leitura : amigadaleitura.blogspot.com.br )

Leo Antan 18/07/2012

Minhas Lembranças - Um bonito drama
UM BOM CLICHÊ

"Minhas Lembranças" não traz nenhuma novidade, é uma trama cheia de clichês já conhecidos. Mas que mesmo assim tem um belo casal de protagonistas e um enredo que merece atenção, com ótima mensagem.

DRAMA
O livro é dramático e bastante denso, como pede sua história principal. Tudo é tratado com muita delicadeza e sensibilidade, sobre um genuíno olhar feminino. A história ganha bastante com isso.

BARREIRAS
Como em todo bom romance, o casal protagonista passa por diversas barreiras até chegar ao final. Uma delas é uma trama com um quê sobrenatural, que soa desnecessária. Apesar de bem pensada, esta parte podia ser mais bem elaborada.

PREMATURO

Eu vejo "Minhas Lembranças" como um bebê prematuro, talvez a pressa tenha tomado conta da escritora. Que deveria ter mais paciência na hora de finalizar o livro e tentar publicá-lo. A história poderia ser trabalhada de melhor forma, evitando os furos que existem nela.

Leia a resenha completa em: http://apauliceia-desvairada.blogspot.com.br/2012/06/opinioesepitacos-minhas-lembrancas-um.html

Lady 08/06/2012

Logo de cara, Minhas Lembranças passa ao leitor uma sensação melancólica e ao mesmo tempo leve. Não daquelas que te derruba de depressão, mas do tipo que te faz enxergar a vida em câmera lenta, sabe? Esse é o ritmo imposto pela autora Juliana Ferreira desde o primeiro capítulo, uma leveza sutil que lembra a brisa do interior, um ar de tempo parado e de questões mal resolvidas. Desde o início, é como quando a gente começa a ler um livro do Nicholas Sparks: a gente simplesmente SABE que vai acabar chorando.
Isso se concretiza, mas só em partes. O desenvolvimento do livro infelizmente é muito rápido e superficial pra que o leitor de fato se apegue aos personagens ou se envolva emocionalmente na história. Sim, a vida de Ônix é uma droga, e essa coisa com o Calebe vai acabar mal. Mas e aí, vamos tomar um café? Foi meio essa a minha sensação. Eu entendia, mas não processava os sentimentos impressos no livro. Achei tudo muito vago demais.
O que mais atrapalhou neste desenvolvimento da história foi, na minha opinião, a tentativa de se inserir um quê sobrenatural que simplesmente não funcionou - tanto que eu sequer mencionei isso na sinopse ali acima. Não vou dizer o que é, mas resumindo Ônix e Calebe compartilhariam uma espécie de dom que explicaria sua união, bem como sua separação - o problema é que isso foi jogado no meio da história em andamento sem ser mencionado antes e de uma forma que não ficou nada clara, e quando houve uma tentativa de aprofundar se tornou incoerente. E mais, desnecessário. Se toda essa subtrama tivesse sido excluída, o próprio romance e as problemáticas reais já dariam assunto suficiente pra uma história rica e emocionante, que acabou não rolando.
O irônico é que apesar disso, eu gostei muito do final, provavelmente porque ele é completamente desconexo deste miolo-sobrenatural e condizente com o ritmo apresentado nos primeiros capítulos. Foi um final perfeito pra tudo que a história deveria ter sido: emocionante, densa e melancólica. Devia e podia ter sido muito mais explorado, é só o que posso dizer.

Ceile.Dutra 17/05/2012

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Aqui está a resenha de um livro que foi praticamente um elixir à minha ressaca literária. Durante mais ou menos duas semanas, fiquei divagando de livro em livro, sem sentir nada render. Até li um livro, mas demorei quase estas duas semanas. Então resolvi pegar Minhas Lembranças pra ver no que dava...

Ônix acabou de perder seus pais e para não ficar sozinha (e de repente fazer alguma besteira), vai morar com um casal de amigos da família na Inglaterra. Ao chegar à estação de trem com sua pequena mala, ela é recebida por Calebe, um menino que ela conheceu ainda criança e fora muito amiga.

Neste momento, Calebe já é quase um estranho, já que evita ao máximo ter contato com ela. Mas ela percebe uma tristeza infindável nos olhos dele e isso a intriga.
Ônix diz que era muito ingrata e mimada, não deu valor para seus pais e isso a deixa com um sentimento de culpa muito grande, além de sentir muitas saudades.
Ela então precisa recomeçar sua vida ao lado desta nova família, aprender a lidar com um novo sentimento que acaba surgindo entre ela e Calebe e desvendar seus segredos, o que pode acabar machucando-a muito mais.

O livro, narrado em primeira pessoa pela própria Ônix, é melancólico. Não é exagerado, não é aquele dramático apelativo. Ele é poético, a atmosfera dele é triste, quase cinza. Quando digo que ele foi um elixir para minha ressaca, não estou exagerando. A escrita da Juliana é linda, muito bem feita, envolvente. Posso ser "sonhadora" demais dizendo isso, mas é como se as palavras fossem cantadas calmamente em cada página.
A história em si se perde um pouco na metade do livro, onde ficou um pouco confuso, mas logo retomei o ritmo. Tem ainda um quê de sobrenatural, mas foi pouco explorado e senti falta de uma explicação mais convincente. Apesar de Ônix tentar me convencer o tempo todo o quanto ela tinha sido mal no passado, juro que não consegui vê-la assim. Tá, alguns errinhos passaram despercebidos pelos olhos da revisora, mas pode ser consertado numa próxima edição.

Gente, repito: a narrativa da Juliana é uma delícia! É abrir o livro e ser transportado para a atmosfera narrada. Apesar dessas duas observações que fiz em relação à história, foi um livro que valeu muito a pena ler... E derrubar algumas lágrimas, claro.