Minhas Lembranças

Minhas Lembranças Juliana Ferreira

Resenhas - Minhas Lembranças

Amanda Azevedo 20/04/2012

Minhas Lembranças - Juliana Ferreira

Em Minhas Lembranças somos apresentados a Ônix. Em uma viagem para comemorar sua formatura, ela perde os pais. Depois de órfã ela se muda da Dinamarca para o interior de Londres onde passa a viver com seus tios de consideração. O livro começa com este fato, então não sabemos como era a relação de Ônix com seus pais. Sabemos que ela se sente culpada pela morte deles e sente também que não aproveitou o bastante os momentos em que teve oportunidade de estar com eles. Não sei... Mas, penso que essa é a sensação que a maioria das pessoas tem quando perde um ente muito próximo, sempre pensamos que não tivemos tempo suficiente para aproveitá-los.

Logo quando ela chega a sua nova cidade ela reencontra Calebe, um amigo de infância. Quando pequena ela costumava passar as férias na casa de seus tios e Calebe era sua companhia. Mas, fazia muito tempo que ela não ia até lá, então, teve uma grande surpresa quando o viu novamente. A princípio ele era — de certa forma — um estranho, pois há muito não o via, mas isso rapidamente muda...

Achei o romance um pouco forçado. Ela e Calebe tinham acabado de retomar o contato, mas rapidamente se tornaram íntimos. E algumas vezes fui surpreendida por pensamentos dela que davam a entender que o contato entre eles nunca havia se perdido. Dando-nos a entender que ela conhecia todos os trejeitos de Calebe. Mas, desde a infância eles não tinham contato, então, era um pouco difícil acreditar nisso. E honestamente, não consegui perceber sofrimento em Ônix. Não senti tristeza, nem pesar, nem arrependimento em suas palavras e ações.

Encontrei muitos erros durante o livro. Algumas letras no lugar errado, algumas expressões erradas, ponto final onde deveria haver vírgula e muitas trocas da letra “t” pela letra “d”. Erros que em uma próxima edição podem ser resolvidos com uma revisão mais atenciosa. Muita coisa passou despercebida pelos olhos da revisora, isso prejudica e muito a leitura de um livro.

A ideia da história é boa, mas faltou desenvolvê-la melhor. Eu esperava uma história triste, repleta de sofrimento e que trouxesse lições, aprendizado... Mas tudo acontece muito rápido. Não temos tempo de nos envolver com os personagens e a história em si é bem natural, sem muito drama.

Agradeço de verdade a Juliana por ter me dado a oportunidade de ler o seu livro através do Book Tour que ela organizou. Achei admirável sua ideia de colocar no papel essa história... Mas infelizmente não consegui me apegar aos personagens nem sentir que os estava conhecendo realmente. Pra mim eles foram vagos.

Amanda — Blog: Lendo & Comentando
Visite: www.lendoecomentando.com

Babi 17/06/2011

Uma Linda lição de vida...
Em “Minhas Lembranças”,conhecemos Ônix,uma garota que acaba de perder seus pais e se culpa por ter sido egoísta e acredita ser ela a culpada pelo acidente que provocou a morte de seus pais.Seu tios Josh e tia Joanne (que não são seus tios de sangue e sim amigos da família) a convidam para morar com eles.

Não vou contar muito do livro,pois vou me animar e vai se tornar um grande spoiler.Rs

Os personagens são extremamente humanos,eu amo isso nos livros!

Devo acrescentar, para meus leitores e os futuros leitores do livro da Jú,os pontos positivos e negativos da trama:

Negativo:
É difícil achar algo neste livro que seja negativo, mas creio que nenhum livro é perfeito,e como é o primeiro que a Juliana escreveu ,existem algumas partes que eu não gostei, talvez nem seja problema, mas em minha opinião Calebe se mostra muito rapidamente apaixonado por Ônix. Se não fosse o fato de eles já se conhecerem desde crianças essa parte ficaria muito sem nexo. Acho que poderia ter feito um pouco de mistério, um jogo, algo assim, mas a Jú não é de jogos ela é sincera e apaixonada, e mesmo com alguns atos impulsivos por parte de Calebe, para as apaixonadas por romance como eu, vão até preferir o andamento rápido deste amor.

Positivo:
Aimeudeusdoceu!Esse livro é perfeito pra quem gosta de drama.
Abro um sorriso só de pensar em como o Calebe é apaixonante e, mesmo no começo quando ele parecia ser um chato, ele me conquistou TOTALMENTE.
Em minha opinião, Calebe é a melhor parte do livro, os olhares que ele direciona para Ônix... Ah meu pobre coração!Ele é lindo, um namorado perfeito... Exceto por um pequeno (ou gigante) problema que ele esconde de todos, ou melhor, só de Ônix, problema este que é o tempero da historia... Então não irei revelar.
Posso dizer que o problema é tão obvio que me senti uma tola por não ter descoberto antes... Estava bem na minha frente!

O livro é realmente fofo. Lembra-me os livros do Nicholas Sparks com aquelas tramas adocicadas e fofas...

Indico “Minhas Lembranças”. Não é apenas um livro, é uma lição de vida.

Maju Raz 28/08/2011

When I look into your eyessssss ^-^
A capa do livro é linda e o conteúdo vibrante, profundamente romântico, cheio de segredos e revelações.

A história me ganhou. É um “drama”, mas não um drama que faz chorar como “A guardiã da minha irmã”…você fica com nós na garganta e emocionado muitas vezes, mas é uma leitura muito gostosa.

As personagens foram bem construídas…não é fácil pensar com nitidez quando se está “jogada” em meio à dor, e como a autora fala “Minhas Lembranças foi retirada da dor, da perda precoce…”.

AMEI e recomendo ;) e deixo um trechinho, o meu favorito!

” Enquanto ela olhava o céu deitada sobre a grama iluminada pelo sol de verão, eu cuidava das minhas flores no canteiro.
É tão engraçado que durante a nossa vida temos idéias e certezas que parecem nunca poder mudar. Posso garantir que minhas certezas, idéias e modo de ser mudaram…E muito. Pare que a vida coloca propositalmente situações para fazer com que nossas certezas sejam questionadas. Às vezes é bom, às vezes, ruim. Mas voltando no passado vejo que minha vida deu tantas reviravoltas, Tive tantas perdas e ainda sim continuo aqui. Continuo respirando. Continuo amando tudo como sempre amei desde o começo quando reaprendi a amar. Não culpo Deus por ter me feito viver essas perdas, nem pergunto “Por que eu?”, simplesmente vivo. E sei que no final só nos restarão lembranças.“

Fernanda 03/08/2021

Resenha
A história fala da vida da personagem Ônix, que vive uma vida...talvez...de forma esnobe. Bem no início da história ela perde seus pais e vai morar com tios no interior de Londres. Sozinha, se sentindo culpada, ela aceita o convite.

Lá acontecem coisas estranhas com ela e ela não se sente pior porque seus tios são um poço de amor, carinho e atenção a ela. Existe também um amigo de infância que fazia anos ela não via.

Acontecimentos estranhos só aumentam e esse amigo nota, percebe. Ele tenta entender mas ela não quer contar, no fim ele também passava por esses momentos estranhos, unidos para entender o que está acontecendo, eles se apaixonam e a vida de ambos é transformada. Ela de esnobe, muda completamente a forma de ver a vida, ele que enfrenta um problema sério, consegue passar obstáculos que já tinha desistido de passar.

A história me emocionou muito na parte final...aii não queria aquele finall, hehehehe. Mas enfim, a mensagem do livro faz parte daquele final.

Uma observação que faço é a respeito do início do livro, ele começa diretamente com Ônix indo para casa dos tios após uma breve explicação do que aconteceu a seus pais. Senti falta de um capítulo anterior a este, mostrando um pouco da vida da personagem antes da mudança e talvez um breve relato de como seus pais morrem. Acredito que com isso poderíamos analisar melhor a mudança no jeito de ser da personagem, do amadurecimento que ela teve.

Gostei do livro, principalmente da mensagem que ele passa.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/05/resenha-minhas-lembrancas.html

ThaisTuresso 19/09/2011

Os pais de Ônix tinham verdadeira paixão por pedras preciosas, por isso colocaram esse nome nela, e quando insistiu para que seus pais fossem viajar para comemorar a formatura não imaginou que um acidente tiraria a vida deles e a deixaria sozinha no mundo com suas dores e culpas. A narração começa com Ônix indo morar com a sua tia Joane, que a convidou para ficar por lá, antes que a terrível depressão e culpa a consumisse.
Quem a busca no aeroporto é Calebe, seu amigo de infância que não via há anos! Ele está mais bonito, mais adulto, mas ela logo nota certo ar melancólico no rapaz. A chegada na casa da tia, é repleta de mudanças físicas e psicológicas em sua vida, e terríveis sinais começarão a aparecer. Visões, culpas e tormento. Quando tudo parece pior, Calebe tornará sua vida menos dolorosa e mostrará à ela que viver cada dia como se fosse único é o que conta.
A autora tem um dom único para a escrita, suas palavras são complexas e profundas para uma jovem, tanto que, o livro tem toques dramáticos, melancólicos, porém transmitem sentimentos reais, como o livro todo foi narrado em primeira pessoa, somos envolvidos pelos personagens, acredito que a história poderia ter se desenvolvido mais, mais detalhes, mais aprofundamento em certos trechos, mas como eu disse, é o primeiro trabalho da autora, que mostrou ter uma escrita promissora e que indubitavelmente se desenvolverá em seus próximos livros. Não posso deixar de mencionar que uma revisão mais profunda faria diferença, alguns erros incomodaram, mas este livro não deixa de ser especial por isso, conhecendo a história da vida da autora, vemos como ela tirou proveito da dor e resolveu deixar esses sentimentos para serem recordados em um livro. Recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões.

Ká Guimaraes 06/09/2012

Adorei esse livro, que final é esse??? http://www.acordeicomvontadedeler.com/2012/04/resenha-nacional-minhas-lembrancas.html
Fazia muito tempo que eu queria ler este livro, mas a falta de dinheiro estava me impedindo, só que um anjo me enviou ele (oinnnnnnnnnnn) A Mirela, mas conhecida como Mi, do blog Inteiramente Diva me deu este livro lindo de presente.

Primeiramente quero falar da autora, eu não conhecia a historia da Juliana, e quando li na orelha o pouco da sua vida, me imaginei em seu lugar, não sei se conseguiria escrever uma historia demonstrando esta dor. Jú você é uma guerreira amiga.

A historia de Ônix e Caleb ensina uma lição enorme, que quando cheguei no final do livro eu não sabia se chorava ou se ria, foi uma sensação diferente. Imagina você perder seu pai, sua mãe e ainda dar conta que não sente um amor verdadeiro pelo seu namorado, e ainda tem que se mudar para um lugar diferente.

Caleb, foi bem enigmático no inicio do livro, cheguei a pensar que ele era um chato mesmo, mas quando lendo o livro percebi que ele é um amor pessoal. Todo o dia se senta para ver o por do sol. Uma coisa que eu amo, às vezes eu e meu marido ficamos olhando o por do sol ou até a lua, acho que isso faz a união de um casal.

O enredo do livro é bem diferente, a Jú soube demonstrar os sentimentos, em vários momentos eu me via sem meu porto seguro, meu marido. Mas o jeito que Ônix enfrentou tudo, foi incrível pessoal. Quem disse que o amor não pode acontecer de uma hora para outra? Ou melhor, quem disse que ele não fica guardado em seu coração, só esperando o momento certo para sair?

A mais coisas para ser dita, mas não quero contar nada, pois quero que você leia este livro, que sinta o que eu senti. Que a cada pagina se emocione assim como eu me emocionei. Não vou fazer essa resenha ficar grande não, acho que expressei o que eu senti lendo este livro.
Juliana565 06/09/2012minha estante
Kah, obrigada pela resenha linda. =)

Francine.EstevAo 16/01/2012

"Minhas Lembranças" de Juliana Ferreira
Ônix perde os pais em um acidente de carro e tem que mudar para o interior de Londres onde vai morar com os tios e um antigo amigo de infância.
A jovem se sente culpada pela morte dos pais e principalmente por não ter dado a eles o valor e a atenção que mereciam enquanto ainda estavam vivos.
De uma hora para outra, ela precisa encarar as mudanças e se adaptar a nova realidade.
Ela então se descobre apaixonada por Calebe, o único amigo que tinha quando era criança e ia passar os fins de semana na casa dos tios, e um segredo escondido por ele vai contribuir com o amadurecimento de Ônix e ajudar ela a se tornar uma pessoa melhor.
Em meio a tudo isso, a jovem tem ainda que entender um dom especial que ela possui, herdado de seus pais e aprender a lidar com isso, o que da um tom sobrenatural à história.
O relacionamento de Ônix e Calebe acontece de forma natural e muito bonita, mostrando um amor puro e sincero. Apesar dos aspectos sobrenaturais, a história nos mostra personagens bastante reais.
Uma bonita história de como o amor (não só aquele amor romântico, mas também o amor da família e dos amigos) transforma e de como ele é uma das bases para a felicidade.
Um livro rápido de ler com um final muito lindo e que nos deixa a lição de que devemos aproveitar tudo o que podemos enquanto ainda temos a oportunidade.
O livro peca apenas no quesito da escrita por causa de vários errinhos de português. Mas nada que uma boa revisão (que tenho certeza que já está sendo providenciada) não resolva.
Em primeira pessoa, “Minhas Lembranças” tem uma linguagem fácil e é bem rápido de ler. Um romance sensível e recheado de cenas apaixonantes, segredos e mistérios que levam a um ótimo e emocionante final.
E por falar em final, percebi uma certa influência do famoso escritor Nicholas Sparks na história da Juliana Ferreira. Alguns momentos lembram bastante algumas histórias dele, como por exemplo o capítulo cinco que tem um toque de “Um Amor Para Recordar”.

Resenha publicada no blog Sociedade do Livro RP (http://sociedadedolivrorp.blogspot.com/2011/12/resenha-minhas-lembrancas-de-juliana.html)

Mirela L. 10/11/2011

Resenha que eu fiz para o Inteiramente Diva
Ter a oportunidade de ler Minhas Lembranças foi um presente que eu recebi da Juliana, literalmente. Acho que esse foi o Book Tour que eu me decidi mais rápido em participar e também acho que eu me inscrevi nos últimos dias… Santos últimos dias, rs. Santo twitter, rs.

Não sei se já aconteceu com vocês, mas comigo vive acontecendo isso (e dessa vez não foi diferente), olhar para uma capa, ler uma sinopse e se encantar de pronto! Isso foi o que ocorreu entre eu e o Minhas Lembranças… Amor à primeira vista [viu como eu tô romântica? rs]. E essa situação combina bastante com a estória, contada tão docemente, pela querida Juliana Ferreira… Amor de um jeito meio que de repente, e mesmo pra uma pessoa que não curte amores do tipo instantâneos, como eu, é impossível não se envolver com a linda estória de Ônix e Calebe [aaah, Calebe *suspira*].

O livro relata a história de vida de Ônix, uma garota que perde os pais em um acidente, e que se sente envolvida em um mar de angústias por não ter dado o valor merecido aos seus pais enquanto estavam em vida. Daí ela decide ir morar numa fazenda, situada no interior da Inglaterra, com seus tios Joanne e Josh, para tentar superar seus conflitos interiores e a perda. Lá na fazenda, ela tem a maravilhosa surpresa de reencontrar Calebe, um amigo de infância que foi criado pelos seus tios. Um Calebe bem diferente, do tipo: carinha misterioso, enigmático, bonito *puff* e ainda possuidor um jeitinho marrentinho, no início *awn*.

A maneira como Juliana nos conta a estória é muito doce *-* Ela consegue relatar fatos ‘simples’ com uma doçura inexplicável, mas na medida certa. O leitor consegue captar os sentimentos entre os personagens, sentir o toque e se emocionar com os diálogos. Quando estava lendo Minhas Lembranças, me senti transportada para o mundo da Ônix. Como falei a vocês no início da resenha, não gosto de amores instantâneos mas não sei o que aconteceu nesse livro, rs. Acho que entendi o sentimento… E Calebe, aaah Calebe, um dos personagens masculinos MAIS fofos que tive a oportunidade de conhecer… Fofo, romântico e doce!

lém do romance com drama, também encontramos em Minhas Lembranças, um leve toque de sobrenatural. No inicio fiquei um pouco confusa, mas depois a autora vai explicando melhor os fatos e o leitor consegue entender qual a proposta da Ju. E além de tudo, nos deixa refletindo sobre várias questões! Sabe aquele ditado que só sabe se dar valor a algo quando perde?! Minhas Lembranças deixa a mensagem de que quando algo acontece em nossas vidas e nos faz sofrer muito, daquele sofrimento sempre se tirará um ensinamento que nos fará amadurecer. E que precisamos nos permitir a enxergar, afinal quando estamos ‘aperriados’ não conseguimos ver, mas aparecem anjos em nossas vidas. E Calebe foi um anjo na vida da Ônix! Uma lição de vida! Super recomendo!

Confere lá: http://bit.ly/u1X6tK

Ro Tonks 10/01/2012

TriBooks - "Minhas Lembranças"
Juliana Ferreira, autora do livro "Minhas Lembranças" publicado pela editora independente Lexia, tem uma escrita própria com base no dramático, narrada em primeira pessoa, como se nós os leitores, fôssemos o seu querido diário. Em "Minhas Lembranças", Juliana cumpre o objetivo de levar o leitor a conhecer o sentimento de perder um ente querido, comovendo e fazendo refletir se além daquelas páginas, o valor necessário a família é dado.
O enredo é centrado em Ônix uma garota que, depois da perda dos pais, muda-se para o interior de Londres em uma fazenda dos tios. Lá encontra Calebe, um moço que fora seu amigo no passado, e que agora carrega a tristeza e a melancolia dentro de seus olhos verdes. Essa tristeza que Calebe demonstra o faz ser objeto da curiosidade de Ônix, e juntos vão tentar descobrir como viver a vida apesar dos problemas que os dois carregam.
A história, uma junção do dramático com romance, tem além do toque de moralidade um pouco de magia celestial. Calebe e Ônix estão ligados de uma maneira que vai além do amor, carregam um dom especial, ambos conseguem ver luzes e pessoas que já não estão entre nós. Ônix, porém, tem um dom acima do incomum, enxergando seres superiores. Este toque celestial em um romance dramático, é o tempero certo para a história ficar mais interessante.
As partes com esses temperos especiais, são poucas, e poderiam ter sido mais trabalhadas, deixando o leitor curioso para saber mais sobre o mundo que só a personagem principal consegue ver. Um livro que passa a mensagem certa para cada leitor. Muito além do romance, as lembranças de Ônix conseguem marcar cada pessoa que aprecia a sua leitura,o que faz desta, com certeza, uma história memorável.

TriBooks 09/05/2012

Resenha do TriBooks - Minhas Lembranças
Esta resenha foi publicada no blog TriBooks
(http://tribooks.blogspot.com)

"Calebe me olha nos olhos, seu rosto é suave como seda, e realmente? Parece que ele é um remédio. O amor que ele me faz sentir é inevitavelmente inexplicável". página 59

Boa Leitura,

Equipe TriBooks, Roh Dover

Jacqueline 22/02/2012

Este livro minha irmã ganhou em um sorteio no blog Tribooks, e quando chegou eu já fui toda serelepe pimpona pegar pra ler, porque eu estou em uma fase in love com os autores nacionais.
O livro é baseado em fatos reais, e esse foi mais um dos motivos para a minha curiosidade aguçada.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Ônix, uma jovem de 18 anos que perdeu seus pais em um acidente e se muda da Dinamarca para Londres, onde seus tios moram, para tentar se livrar das tristes lembranças que restaram em sua casa.
No aeroporto ela é recepcionada por Cabele, seu amigo de infância que não via a muito tempo, desde as últimas férias que ela passou em Londres. Ônix sente Calebe distante e amargurado e se pergunta porque agora ele tem essa aparência melancólica, muito diferente de quem ele foi no passado.

A noite, sentada no jardim da residência de seus tios, ela presencia um estranho fenômeno: luzes coloridas aparecem como se estivessem dançando, e ela pode jurar que ouviu e viu um fantasma falando com ela.
Apavorada com o que viu, Ônix se aproxima novamente de Calebe para tentar achar um resposta para suas dúvidas e os dois acabam se apaixonando. Mas Calebe faz uma revelação que poderá mudar o relacionamento dos dois.

"- Quer saber de um segredo meu? ele pergunta não se afastando nem um milésimo. Mas mesmo assim levanta uma mão e afaga meu rosto. - Todos os dias em que vou dormir e que acordo, desde que você chegou por aqui, oro para que possa ver você só mais um dia. Só mais um. E assim, quando chegar minha hora, irei ter certeza que amei a mulher mais linda e adorável de todo mundo." (pág.68)

Estranhas marcas coloridas aparecem por todo o seu corpo, e sua tia é quem poderá revelar o mistério por trás de tais marcas. Além de lidar com estranhos acontecimentos, Ônix se culpa pela morte de seus pais, e martiriza-se, por não ter sido uma boa filha.
O livro é bem curtinho, mas possui uma história envolvente. No inicio achei o romance de Celebe e Ônix muito repentino, mas levando em consideração que os dois já eram amigos muitos anos antes, dá para entender porque as coisas aconteceram tão rápido.

A linguagem e a forma de expressar as ideias da personagem, ficaram um pouco confusas para mim, talvez por ser o livro de estreia da autora.
O mistério poderia ter sido melhor trabalhado, assim como a explicação para os acontecimentos, mas no geral foi um livro gostoso de ler, tanto que li em apenas algumas horas.
O livro passa uma lição muito bonita: por vezes, não valorizamos quem está perto de nós, e depois nos arrependemos de nossos atos quando já é tarde demais, e só nos resta lembranças.
O final é de arrancar lágrimas. Super recomendando para quem curte um drama com romance.

Ceile.Dutra 17/05/2012

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Aqui está a resenha de um livro que foi praticamente um elixir à minha ressaca literária. Durante mais ou menos duas semanas, fiquei divagando de livro em livro, sem sentir nada render. Até li um livro, mas demorei quase estas duas semanas. Então resolvi pegar Minhas Lembranças pra ver no que dava...

Ônix acabou de perder seus pais e para não ficar sozinha (e de repente fazer alguma besteira), vai morar com um casal de amigos da família na Inglaterra. Ao chegar à estação de trem com sua pequena mala, ela é recebida por Calebe, um menino que ela conheceu ainda criança e fora muito amiga.

Neste momento, Calebe já é quase um estranho, já que evita ao máximo ter contato com ela. Mas ela percebe uma tristeza infindável nos olhos dele e isso a intriga.
Ônix diz que era muito ingrata e mimada, não deu valor para seus pais e isso a deixa com um sentimento de culpa muito grande, além de sentir muitas saudades.
Ela então precisa recomeçar sua vida ao lado desta nova família, aprender a lidar com um novo sentimento que acaba surgindo entre ela e Calebe e desvendar seus segredos, o que pode acabar machucando-a muito mais.

O livro, narrado em primeira pessoa pela própria Ônix, é melancólico. Não é exagerado, não é aquele dramático apelativo. Ele é poético, a atmosfera dele é triste, quase cinza. Quando digo que ele foi um elixir para minha ressaca, não estou exagerando. A escrita da Juliana é linda, muito bem feita, envolvente. Posso ser "sonhadora" demais dizendo isso, mas é como se as palavras fossem cantadas calmamente em cada página.
A história em si se perde um pouco na metade do livro, onde ficou um pouco confuso, mas logo retomei o ritmo. Tem ainda um quê de sobrenatural, mas foi pouco explorado e senti falta de uma explicação mais convincente. Apesar de Ônix tentar me convencer o tempo todo o quanto ela tinha sido mal no passado, juro que não consegui vê-la assim. Tá, alguns errinhos passaram despercebidos pelos olhos da revisora, mas pode ser consertado numa próxima edição.

Gente, repito: a narrativa da Juliana é uma delícia! É abrir o livro e ser transportado para a atmosfera narrada. Apesar dessas duas observações que fiz em relação à história, foi um livro que valeu muito a pena ler... E derrubar algumas lágrimas, claro.