Ramsés: A Dama de Abu-Simbel

Ramsés: A Dama de Abu-Simbel Christian Jacq

Resenhas - Ramsés: 4 - A Dama de Abu-Simbel

Carlos Nunes 08/10/2018

A saga RAMSÉS - volume IV
Após a Batalha de Kadesh, os impérios egípcio e hitita chegam a um acordo de paz, depois de muita diplomacia e reviravoltas. Mas, no Egito, duas situações vão surgindo na surdina: a conspiração dos opositores de Ramsés, liderados por seu irmão Chenar e o retorno de Moisés, que se diz enviado por Jeová para guiar o povo hebreu para a Terra Prometida, e com isso pondo em dúvida sua amizade e obediência ao faraó. Durante esses acontecimentos, Ramsés continua dedicado a fazer um bom governo e manter o Egito unificado e em paz, coroando suas ações com a construção de mais uma obra monumental: um templo duplo, dedicado a ele e à sua esposa Nefertari, nas fronteiras da Núbia, como lembrete de sua autoridade sobre as Duas Terras do Egito.
Esse volume já tem uma narrativa mais diversificada, com o foco narrativo mais diluído entre grupos de personagens e cenários diferentes, com maior quantidade de acontecimentos, e com isso, consegue manter o interesse pela história bem ativo. Mas o autor não mantém uma coerência em relação à narrativa mais realista ou fantasiosa, utilizando ambas a seu bel-prazer. Exemplo: enquanto tenta explicar as pragas do Egito e o Êxodo (incluindo aí a passagem do Mar Vermelho) de forma real e até um pouco científica, em outros momentos apela para poderes mágicos e/ou manifestações divinas para solução de dificuldades. Outros detalhes, mesmo bobos, me chamaram a atenção (animais com raciocínio humano, ou a referência à região como Oriente Médio - algo totalmente ilógico para alguém vivendo no Egito, muito menos naquela época). Os problemas de escrita pobre e revisão falha também não ajudam.

Gladston Mamede 14/11/2017

Dou quatro estrelas, apenas, pela opção do autor de não proliferar informações historiográficas, ao contrário do que faz Umberto Eco. Mas como diversão, seria nota máxima. Li um livro em cada mês, apaixonado pela história, preso pelo enredo.

Fernanda 03/05/2016

Ramsés: 4 - A Dama de Abu-Simbel
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/05/resenha-dama-de-abu-simbel-christian.html

Luiza.Thereza 05/10/2015

Ramsés: A Dama de Abu-Simbel
Enquanto Ramsés movimenta seu exército no estrangeiro, os inimigos do Filho da Luz continuam a agir dentro das fronteiras. O mago Ofir mantém seu plano de destruir as proteções mágicas do faraó, e surge ainda um outro inimigo: Moisés, antes amigo íntimo de Ramsés, retorna do deserto em que se escondeu para pedir, ou melhor, exigir autorização para o êxodo do povo hebreu.

Apenas a título de curiosidade: apesar de Moisés (personagem bíblico) ser citado na série, Ramsés não viveu na época de Moisés. A saída do povo hebreu do Egito aconteceu quase dois séculos antes do reinado de Ramsés II (o Ramsés retratado nesta série).

site: http://www.oslivrosdebela.com/2015/04/ramses-dama-de-abu-simbel-christian-jacq.html

Karine74 21/02/2014

Ramsés 4
Gostei um pouco mais do que o anterior. Uma leitura interessante e empolgante, assim como os livros anteriores. Só irrita um pouco esse Ofir sempre conseguir sair de fininho sem que ninguém consiga pegá-lo, mas sempre se precisa ter um vilão difícil nesse gênero de livro, não é?
Vale muito à pena ler toda essa saga, pelo menos no meu caso, não me arrependi de lê-lo, muito pelo contrário, a saga está entre uma das minhas favoritas.

site: http://orquideadepapel.blogspot.com.br/

Natalia.Eiras 22/01/2014

Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Depois da batalha de Kadesh, Ramsés não consegue vencer o povo hitita, e resolve tentar a diplomacia. Para isso, ele contará com a ajuda de seu amigo Acha; mas o que ele não esperava era não poder contar com seu grande amigo Moisés.
Não. Você não leu errado. É aquele mesmo Moisés que recebeu ordens de Deus de conduzir o povo hebreu, que até então eram escravos no Egito, até a terra prometida. Pois é...ele esta de volta.

Nesse livro, a história bíblica começa a fazer parte do enredo. Ramsés passará por todas as provações impostas ao faraó, conforme relata a Bíblia, inclusive com a perda de seu primogênito.
Além de Moisés, Nefertiti também tem muita presença neste livro, o que só deixa a história mais maravilhosa, pois ela foi um personagem muito marcante da história egípcia.

Esse, com certeza, é o melhor livro da série. Eu me declaro abertamente apaixonada por essa coleção, e tento todos os anos achar todos os exemplares no sebo aqui perto de casa, mas sempre acabo comprando um outro livro no sebo, ou um lançamento no submarino quando vou reabastecer a minha biblioteca. Até porque, essa coleção, você só encontra completa no site da própria editora. Se tentar achar nas livrarias só vai achar alguns exemplares. Christian Jacq não só conta a história do Egito de forma magistral, como conta a história de vários personagens importantes pra humanidade e tudo de forma detalhada e com um perfeito encaixe com o enredo.
É fantástico e impossível não se apaixonar pela história. Super recomendo.

Eu li essa coleção na biblioteca pública perto da minha casa, então, se você também esta interessada por esse série, mas não esta encontrando os volumes, sugiro que você dê uma olhada na biblioteca do seu colégio/ faculdade ou na biblioteca da sua cidade. Eles sempre tem pelo menos o primeiro volume! Não sei por quê!
Vai que você dá sorte e encontra todos os exemplares lá? Nunca se sabe...

site: http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

Só Sobre Livros 24/05/2013

Christian Jacq e a série "Ramsés"
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/05/christian-jacq-e-serie-ramses-carla.html

vanessa 27/11/2011

Apesar do violento choque da batalha de Kadesh, Ramsés não conseguiu vencer o terrível poder do povo hitita. Neste quarto e penúltimo volume da série em vez de continuar a luta, Ramsés resolve, como última estratégia, trilhar pelo mundo das negociações, e ninguém melhor que o diplomata Acha, para realizar esta tarefa e garantir a tranqüilidade e a prosperidade do Egito. Mas a felicidade de Ramsés nunca está completa, pois surgem novas ameaças nos horizontes da terra sagrada: Moisés – seu amigo de infância - após ter matado um egípcio em um momento de cólera, foge para o deserto e volta depois de um tempo, afirmando ter recebido ordens do seu Deus único, Jeová, para que fizesse o êxodo de todo povo hebreu do Egito para a Canaã, a suposta terra prometida. O Faraó decide oferecer a Nefertari o mais fabuloso dos presentes: em Abu Simbel, serão edificados dois templos, símbolos do seu amor eterno, mas mais uma vez Ofir consegue atingir a família real com seu poder maléfico, desta vez deixa Kha, o primogênito de Ramsés, terrivelmente doente e Nefertari terá de lutar com todas suas forças contra esta doença. Mas ela despendeu tanta energia para salvar o pequeno Kha que não resiste e acaba morrendo dentro do templo construído em sua homenagem.

Loopzig 03/04/2011

O Fanatico
Finalmente chegamos em um ponto do livro em que Moisés vai mostrar a sua verdadeira face.
Diferente de tantas outras leituras, o patriarca hebreu aqui é um homem perturbado por suas próprias crenças e sem encontrar um caminho acaba por tornar-se um fanático, esquecendo a amizade ou qualquer outro sentimento que tinha antes de acreditar em sua fé recém descoberta.
A oposição Ramsés x Moisés é muito bem trabalhada e a historia fica linda a cada momento, desmistificando as pragas do Egito e dando sentido histórico a um mito, como o Exodus.
Belo trabalho, belo livro!
Vinícius 27/04/2017minha estante
Que bom dar sentido histórico a um mito dando sentido mitológico à história

Ceh 29/09/2010

Pq eu abandonei.
Tive que parar pq o livro não era meu e eu ia ficar muito tempo viajando... Mas eu estava gostando da historia. Vou vê se volto a ler.

Cláu do Val 11/08/2010

Faraó - Egito
Excelente livro. Trás registros históricos e a leitura é muito dinâmica.

Andre Amaral 11/02/2010

Estou gostando bastante da Série, mas esse é o mais fraco do 4 até aqui.

A trama continua interessante, mas o autor se perdeu um pouco na narrativa. São muitas histórias que correm paralelamente, onde ele tem dificuldade de fazer a ligação e acaba recorrendo a alguns clichês.

Toda hora temos personagens tomando decisões do nada, o autor recordando diversas passagens como se não as lembrássemos e alguns momentos importantes contados nas coxas.

Mas, como disse, a trama em si permanece interessante.

Isa Gama 20/01/2010

Eu quase li toda a série, mas esse livro não me encourajou a ler o último...é como se tudo que fizesse você querer continuar a ler a série acabasse nesse livro...se voce chegar até aqui e nao quiser ler mais...bem vindo ao clube...mas eu tenho que assumir que o conjunto da série é muito bom(o primeiro e o terceiro livros são os melhores)e que vale a pena ler e entender um pouco mais sobre a historia do Egito num periodo que é considerado o seu apogeu...mas leia o livro sabendo que o autor muda muitas coisas (sobre Chenar que nem chegou a virar adulto, ou sobre o fato do monumento dedicado a Nefertari não ser exatamente tão grandioso quanto o de Ramsés e etc)...e como já foi falado é muito interessante ver o êxodo pelo olhar egípcio.

Ju Lopes 25/06/2009

O autor deixa você entrar no dia-a-dia da família Real e do povo daquela época, você vai se sentir parte do cenário. Uma história envolvente que faz quem não se apaixonou ainda pelo Egito se apaixonar. Ótima coleção.