A Dama de Abu-Simbel

A Dama de Abu-Simbel Christian Jacq

Resenhas - Ramsés: 4 - A Dama de Abu-Simbel

MWeirich 25/03/2023

IV
No quarto livro da série, acompanhamos a conclusão da guerra do Egito e Hatti.

É um livro bem escrito, mas com muitos saltos temporais e também certos fatos que desafiam a realidade e fazem Ramses parecer algum tipo de herói magnífico e não o faraó do Egito .

Não gostei do livro, mas poderia ter sido pior.

Loopzig 03/04/2011

O Fanatico
Finalmente chegamos em um ponto do livro em que Moisés vai mostrar a sua verdadeira face.
Diferente de tantas outras leituras, o patriarca hebreu aqui é um homem perturbado por suas próprias crenças e sem encontrar um caminho acaba por tornar-se um fanático, esquecendo a amizade ou qualquer outro sentimento que tinha antes de acreditar em sua fé recém descoberta.
A oposição Ramsés x Moisés é muito bem trabalhada e a historia fica linda a cada momento, desmistificando as pragas do Egito e dando sentido histórico a um mito, como o Exodus.
Belo trabalho, belo livro!
Vinícius 27/04/2017minha estante
Que bom dar sentido histórico a um mito dando sentido mitológico à história

palmares 14/03/2021

O quarto livro traz bastante açao e importantes perdas para Ramses. O livro define varias situaçoes que me deixaram ate em duvida quanto ao ultimo livro, pois varias questoes ja foram finalizadas neste. Rumo ao ultimo livro da serie!

Freak 05/09/2021

Post-It!
"Vai lhe servir de templo, mesmo depois de ter perecido; pelo livro seu nome sobreviverá."

"Só os autores medíocres contemplam-se no espelho de suas frases."

"- Podemos escapar a nosso destino?
- Não. Podemos, sim, vivê-lo conscientemente."

Nina 03/04/2021

Saber esperar, saber agir, saber aceitar, saber superar.
Neste quarto livro da saga de Ramsés II vamos conhecendo a profundidade do faraó ao dar respostas adequadas para cada momento da vida.

Em tempos de guerras psicológicas, de amigos seguindo caminhos diferentes dos seus, de invejas que lhe atingem o coração, Ramsés vai achando respostas dentro de si e no amor que tem pelo Egito e pelo sagrado.

Quando temos um norte, a vida se torna menos escura. Não significa dizer que as decisões são fáceis ou menos sofridas, mas sim sem sombra de dúvidas mais humanas.

Ramsés é grande porque sabe ser humilde diante das adversidades.

Chorei porque senti a dor na Alma de saber aceitar os demandos da vida.

Reflexões lindas este livro nos trás. Quem dera tivemos um Egito por que viver, todos nós.

dieizon 03/04/2022

Aqui temos um Ramsés bem experiente conseguindo usar a diplomacia a favor de uma paz no Egito, tendo acha como seu principal articulador. Moisés também aparece para liderar os hebreus em sua jornada.

Kowa 07/08/2021

Continuação de uma excelente história... porém com um triste final...ansioso para ler o último volume...

Ju Lopes 25/06/2009

O autor deixa você entrar no dia-a-dia da família Real e do povo daquela época, você vai se sentir parte do cenário. Uma história envolvente que faz quem não se apaixonou ainda pelo Egito se apaixonar. Ótima coleção.

Andre Amaral 11/02/2010

Estou gostando bastante da Série, mas esse é o mais fraco do 4 até aqui.

A trama continua interessante, mas o autor se perdeu um pouco na narrativa. São muitas histórias que correm paralelamente, onde ele tem dificuldade de fazer a ligação e acaba recorrendo a alguns clichês.

Toda hora temos personagens tomando decisões do nada, o autor recordando diversas passagens como se não as lembrássemos e alguns momentos importantes contados nas coxas.

Mas, como disse, a trama em si permanece interessante.

Biblioteca Álvaro Guerra 17/02/2023

Quarto volume da saga do faraó Ramsés, que já vendeu mais de 11 milhões de exemplares em 29 países de todo o mundo. Ícone do Egito Antigo que reinou durante 67 anos, e cujos feitos estão talhados em esculturas nos templos egípcios, Ramsés enfrentará duas ameaças perigosas: Moisés vai retornar ao Egito para exigir de Ramsés autorização para o êxodo hebreu, e Ofir atingirá com sua força maléfica o primogênito de Ramsés, Conseguirá a magia da esposa real Nefertari – a dama de Abu-Simbel – proteger o Filho da Luz? Toda a trajetória de lutas, poder e consagração do novo faraó está presente nos cinco volumes da renomada série.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8528607305

Rangel 08/02/2019

Ramsès & Nefertari
O livro “Ramsés: a dama de Abu-Simbel” de Cristian Jacq, volume IV da série, inicia a história dos resultados da batalha de Kadesh, que os egípcios foram derrotados pelos hititas. Ramsés então utiliza uma nova estratégia pelas negociações e designa o diplomata Acha que consegue articular um acordo entre o Egito e Anatólia, o que fez prosperar uma trégua digna para ambos os povos. Contudo, a tranquilidade do Egito foi por pouco tempo. Surge uma nova ameaça ao Reino do Egito, que é Moisés que voltou do deserto sob as ordens de Deus Jeová para retirar o povo hebreu e encaminhá-lo a Canaã, a terra prometida de Israel. Ramsés tenta resistir a ideia, mas se convence que é melhor deixar os hebreus buscarem a terra prometida deles. Ramsés ofereceu a Nefertari dois templos para sua exaltação como símbolo do seu amor na cidade de Abu Simbel, o que a torna a Grande Dama da referida cidade. Ofir, inimigo da família real, amaldiçoa o filho de Ramsés, o príncipe primogênito Kha, deixando-o doente. Nefertari utiliza de todo seu conhecimento e de magos próximos a ela para curar seu filho contra a doença. Contudo, Nefertari morre para salvar Kha, por utilizar todas suas energias, no templo que lhe fora dedicado em Abu-Simbel como a homenageada. O próprio Ramsés transportou o corpo de sua amada Nefertari a cripta do Templo para sua última homenagem. O livro é lindo, com total toque de romance e drama, o melhor da série. Perfeito para se deliciar a lê-lo.

Isa Gama 20/01/2010

Eu quase li toda a série, mas esse livro não me encourajou a ler o último...é como se tudo que fizesse você querer continuar a ler a série acabasse nesse livro...se voce chegar até aqui e nao quiser ler mais...bem vindo ao clube...mas eu tenho que assumir que o conjunto da série é muito bom(o primeiro e o terceiro livros são os melhores)e que vale a pena ler e entender um pouco mais sobre a historia do Egito num periodo que é considerado o seu apogeu...mas leia o livro sabendo que o autor muda muitas coisas (sobre Chenar que nem chegou a virar adulto, ou sobre o fato do monumento dedicado a Nefertari não ser exatamente tão grandioso quanto o de Ramsés e etc)...e como já foi falado é muito interessante ver o êxodo pelo olhar egípcio.

Bia* 05/12/2023

Fim da guerra entre o Egito e o Hati, conclusão do templo de Abu Simbel? o livro é bem fantasioso em alguns momentos, mas no geral é bom.

Natalia.Eiras 22/01/2014

Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Depois da batalha de Kadesh, Ramsés não consegue vencer o povo hitita, e resolve tentar a diplomacia. Para isso, ele contará com a ajuda de seu amigo Acha; mas o que ele não esperava era não poder contar com seu grande amigo Moisés.
Não. Você não leu errado. É aquele mesmo Moisés que recebeu ordens de Deus de conduzir o povo hebreu, que até então eram escravos no Egito, até a terra prometida. Pois é...ele esta de volta.

Nesse livro, a história bíblica começa a fazer parte do enredo. Ramsés passará por todas as provações impostas ao faraó, conforme relata a Bíblia, inclusive com a perda de seu primogênito.
Além de Moisés, Nefertiti também tem muita presença neste livro, o que só deixa a história mais maravilhosa, pois ela foi um personagem muito marcante da história egípcia.

Esse, com certeza, é o melhor livro da série. Eu me declaro abertamente apaixonada por essa coleção, e tento todos os anos achar todos os exemplares no sebo aqui perto de casa, mas sempre acabo comprando um outro livro no sebo, ou um lançamento no submarino quando vou reabastecer a minha biblioteca. Até porque, essa coleção, você só encontra completa no site da própria editora. Se tentar achar nas livrarias só vai achar alguns exemplares. Christian Jacq não só conta a história do Egito de forma magistral, como conta a história de vários personagens importantes pra humanidade e tudo de forma detalhada e com um perfeito encaixe com o enredo.
É fantástico e impossível não se apaixonar pela história. Super recomendo.

Eu li essa coleção na biblioteca pública perto da minha casa, então, se você também esta interessada por esse série, mas não esta encontrando os volumes, sugiro que você dê uma olhada na biblioteca do seu colégio/ faculdade ou na biblioteca da sua cidade. Eles sempre tem pelo menos o primeiro volume! Não sei por quê!
Vai que você dá sorte e encontra todos os exemplares lá? Nunca se sabe...

site: http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br