Macunaíma

Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Patricia Peres 20/01/2023

Ah que preguiça!
Preguiça de ler esse livro? confesso que achei chato. Parece que o autor da juntou todas as lendas e mitos dos povos indígenas e compôs um livro de leitura difícil e maçante.

vininho 18/01/2023

Macunaíma, de Mário de Andrade, foi uma leitura de muitos altos e baixos para mim e que, com toda a certeza do mundo, exige uma futura releitura. Cada capítulo despertava um sentimento diferente em mim, o que mostra a grandeza dessa pequena, mas grandiosa, história. No mais, deixo destacado o início, que achei bastante divertido, e o capitulo intitulado "Macumba", onde o autor entrega bastante sobre seus conhecimentos das religiões de matriz africana, óbvio, sob o viés de um livro escrito há um século atrás. Ah, já ia me esquecendo: amo o epílogo demais.

Dafne.Allane 18/01/2023

Fui com altas expectativas por se tratar da adaptação de um clássico nacional que fala da cultura brasileira, do folclore, da tradição indígena... Mas no fim, nada me agradou.

liz 14/01/2023

um herói sem caráter
recheado de cultura, lendas folclóricas e religião de um povo esquecido, macunaíma é a história da reintegração do país e a crítica a desvalorização nacional. macunaíma simboliza, portanto, não apenas uma paródia de um deus descuidado, preguiçoso e malandro, mas também representa o povo brasileiro.

RenaTo.Lima 13/01/2023

O mítico e falho herói, antes a brava gente hoje aí que
Fui ler achando que era mais um daqueles clássicos chatos, mas és que vejo uma história engraçada, com uma linguagem e narrativa muito diferentes, quase como se o Mário de Andrade conseguisse pensar em uma lógica diferente do homem branco educado pelo fascínio europeu.

joão victor. 11/01/2023

macunaíma eh lindo demais, acho um livro tão brasil tlgd, te prende demais tanto que da vontade de ler várias e várias vezes

FAtima311 11/01/2023

Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Ou será que por ter vários, não tem nenhum?
Reflete a multiplicidade, a mistura das características nacionais.

Giovanna 10/01/2023

Tive q ler para um trabalho de escola , particularmente não gostei muito , tive q prestar bastante atenção para entender kkkk mas é engraçado

AnaFlaviaGuingo 10/01/2023

Um clássico
Acompanhamos a história de um herói, sem caráter algum e que se envolve em confusões inimagináveis.
Li o livro a nível de pesquisa, mas me surpreendi por ter gostado da leitura.
O final é o ponto alto para mim!

Justbii 09/01/2023

Depois de muita dificuldade, terminei enfim.
Macunaíma pra mim é a prova de que para ler muito livro nacional eu ainda preciso melhorar minha bagagem literária.
Não vou mentir, entendi pouquissimo do livro, o tanto de termo indígena me deixou confusa e só piorava pra entender o contexto.
Mas ta aí, quem sabe um dia eu entenda ele melhor.

Lilian_89 05/01/2023

Pensa num cara safado...
O livro narra a história de Macunaíma, um herói sem nenhum caráter, trapaceiros que só ele. O foco principal da narrativa é as aventuras do índio Macunaíma para encontrar o amuleto muiraquitã, dado por sua companheira Ci, a Mãe do mato, que ele havia perdido.

Macunaíma e seus dois irmãos, Jiguê e Maanape partem em busca do amuleto perdido e acabam na grande cidade de São Paulo. Durante a trajetória dos três, muitos elementos da cultura indígena e afro-brasileiras são mostrados, além disso, a língua portuguesa é usada de forma variada o que pode deixar alguns leitores um pouco confusos.

Ao longo da narração das desventuras de Macunaíma e seus irmãos na busca do amuleto perdido somos apresentados às peripécias do herói Macunaíma, que é muito trambiqueiro e pilantra que só ele. A magia flui livremente junto á realidade concreta, muitas vezes a transfigurando, dando novos significados. O herói Macunaíma é um personagem complexo e imprevisível, uma hora é super esperto outras estupido, depois calmo e então se torna brutal e raivoso, e é ainda um super-humano que possui poderes mágicos.

Após recuperar o amuleto na cidade Macunaíma e seus irmão retornam para a selva, e essa viagem de volta também é recheada de aventuras e prodígios. Ao chegar à antiga maloca, Macunaíma vai buscar sua consciência na ilha de Marapatá mas não a encontra, e então pega a de um hispano-americano e a coloca na sua cabeça.

Enquanto a vida recomeça na floresta, o irmão de Macunaíma, Jiguê consegue toda a caça que todos comem, o que acaba por despertar a inveja de Macunaíma, que ao planejar uma vingança acaba sendo o responsável pela morte dos dois irmãos e da princesa.

Agora Macunaíma está solitário e doente. Um papagaio o distrai, mas de repente até o papagaio desaparece.

Macunaíma então, num belo dia, vai tomar banho no rio, onde encontra uma cunhã lindíssima, que era a Uiara disfarçada. Ele cai em seus encantos e é carregado para o fundo das águas. Ocorre uma luta e Macunaíma consegue escapar, embora muito ferido. Na luta, perde o amuleto muiraquitã de novo.

Após mais essa perda, Macunaíma sente que sua vida já não tem mais sentido. Decide deixar o mundo para ir encontrar Ci no céu. Planta um cipó, que vai crescendo, e agarrado nele chega ao céu. Tenta encontrar abrigo nas malocas celestes de Capei (a Lua), de Cainagogue (a Vésper), e do Pai do Mutum (o Cruzeiro do Sul), mas por variados motivos não lhe dão entrada. Contudo, apiedado, o Pai do Mutum o transforma na constelação da Ursa Maior.

No fim, nas terras dos índios tapanhumas, família de Macunaíma, não resta ninguém. Um home branco então chega naquelas terras e encontra um papagaio que o conta as narrativas de Macunaíma, esse home seria o escritor da obra, narrando todos os feitos do anti-herói pela boca do papagaio que Macunaíma havia ensinado a repetir suas histórias antes de partir para o céu.

O livro pode ser difícil pela linguagem mas vale a pena a leitura, além de ser um clássico da nossa literatura é engraçado em alguns momentos e pode ser utilizado para se fazer diversas reflexões sobre nosso país e nosso povo.

triz 05/01/2023

esse livro é maluco, mas tão maluco que chega a ser uma das melhores coisas que eu já li na minha vida

Thays.Adami 03/01/2023

Um livro cheio de Brasil
Foi uma experiência incrível ler esse livro.
Tem muita poesia, muito folclore, é muito mais que um livro, é um estudo antropológico.
Esse livro vai falar um pouco da história de um indiozinho, Macunaíma. É um romance de formação, que tem como história principal a busca no herói pela pedra Muiraquitã, que pertencia a Ci, mãe do Mato. O herói vai andar pelo Brasil todo, e vai retratar um país em transição e multicultural.
Eu recomendo mil vezes essa leitura!
Vale muito a pena!

Murilo Amati 01/01/2023

Um clássico perverso
Clássico da literatura brasileira, mas não passa de elogio do estupro e do racismo, pedra angular do complexo de vira-lata da nossa nação.
Em que pese sua importância dentro do Movimento Antropofágico e toda a riqueza da pesquisa e do estilo da sua escrita, não deixa de ser uma obra que reforça preconceitos históricos e tão prejudiciais à nossa sociedade.