Macunaíma

Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Wesley.Rodrigues 30/08/2022

O Herói da nossa gente
Macunaíma é um livro mágico, um livro surreal, onde não há limitações para aquilo que nosso personagem pode fazer, o que deixa a história e o enredo imprevisíveis, numa hora estamos em São Paulo e no mesmo parágrafo no Piauí, isso junto com os apectos e características dos personagens fazem com que o livro seja muito dinâmico, a linguagem o torna difícil de ler, pois não temos contato com a linguagem indígena, porém ao mesmo tempo que torna a prosa do autor riquíssima pois nos apresenta à elas, a cultura, as histórias e o misticismo desse povo. Uma leitura fundamental para conhecer nossa literatura, nossa história e nossa gente, Mário tentou dar uma cara ao povo brasileiro nesse livro, uma identidade, acho que não conseguiu, mas foi uma ótima tentativa e que nos proporcionou um livro maravilhoso.

Caroline Vital 27/08/2022

Prefiro o filme
É legal, incrível escrita e muito diferente... Bem doidinho, como a loucura em "o guia do mochileiro das galáxias", porém chato.

Manuella.Bortolaci 25/08/2022

Nada a declarar
Simplesmente amei esse livro somente leiam e tanta coisa pra flr que eu me perco e so consigo flr LEIAM.

diegorapozo 25/08/2022

Sem limites para imaginação
Surreal. Fascinante como o autor consegue levar nossa imaginação à loucura. Gostaria muito que conseguissem transforma-lo em um longa animado.

Viih 22/08/2022

Lido por obrigação mesmo
Achei um livro péssimo e sem sentido. Até pesquisei mais depois que terminei para ver se entendia melhor o significado, mas ainda o achei bem raso. Pelo menos o HQ é curto.
Não recomendo, o cara fica a história inteira atrás do amuleto praticamente pra nada. Só terminei para realizar um trabalho de escola mesmo.
Perdoem-me a ignorância, mas esta obra realmente não me agradou. Ainda dei uma estrela e meia por se tratar de um clássico da literatura brasileira e porque, apesar de Macunaíma ser literalmente um herói sem caráter, senti pena do personagem algumas vezes.

Ka 20/08/2022

Com esse livro você faz uma imersão na cultura brasileira, particularmente achei interessante saber a origem de alguns ditados populares. Não é um livro muito fácil para ler, mas vale a pena.

Bibi 14/08/2022

entendo toda a importância da história, mas foi o livro que mais teve dilatação de tempo que tive que ler!! é ótimo saber a visão do Mário e como até hoje é possível enxergar como o brasileiro é espelho do personagem, mas a minha parte favorita é a sutil crítica de como não temos identidade desde o ínicio, até ao ponto do personagem virar branco para mostrar como foi a história do nosso país. mas foi muito sofrido de ler

caspaeletrica 14/08/2022

0/10: A verdade sobre Chatonaíma, o herói sem nenhuma coesão
Vou ser direto. As pessoas no geral têm medo desse livro por alegarem ter uma linguagem difícil, e isso acaba caindo sobre os leitores e não sobre o escritor. Isso acontece muito na leitura dos clássicos e muitas vezes a culpa é mesmo de quem lê e não está habituado a tal leitura, mas no caso de Macunaíma, a culpa é do escritor.

O problema não é a linguagem difícil, e sim Mario de Andrade. Ele simplesmente não sabia escrever bem, digo isso com a boca cheia. As ideias são super mal ordenadas e mal exercidas; mal escritas.

E se você botasse uma escrita mais clara no livro, não deixaria de ser um livro ruim. O enredo não tem nada de especial, a única cena interessante e realmente bem feita foi quando ele e os irmãos tomam banho no rio e saem de etnias diferentes. A história não tem nada de interessante, e quando algo se destaca é por ser ridículo. O final é a coisa mais escrota de todas, tudo é mal feito e mal apresentado.

A verdade é que ninguém gosta desse livro e por algum motivo desconhecido todos são coagidos a 240 páginas de pura tortura e chatice e no fim todo mundo finge que gosta.

Pelo menos Macunaíma estava certo ao ter como bordão "Ai que chatice!", pois foi o único momento do livro em que me identifiquei. Realmente falava está frase toda hora, junto com o personagem.
Stella 06/09/2022minha estante
Obrigada por falar isso; medo de ser a única do site que acho esse livro horroroso (isso que ainda nem terminei)

caspaeletrica 23/09/2022minha estante
@Stella ai amg coragem pra terminar, só terminei pra dps não falarem que não posso falar mal já que não li tudo. Tortura psicólogica este. Não vale a pena terminar não, digo pra você. Parece uma eterna alucinação

Stella 05/10/2022minha estante
eu desisti ?

ferbrito__ 05/08/2022

É um livro até que engraçado, mas senti meio forçada a narrativa de Mário de Andrade, claramente é perceptível que ele só cospe vários termos nativos durante a história e isso dificulta muito a compreensão. Até que gostei mas isso foi um ponto negativo consideravelmente forte kkkkk

Maria 03/08/2022

Adorei essa edição, é uma linguagem mais fácil de ler por causa dos desenhos. A ilustração é incrível.

Jujuh 77 01/08/2022

Divertido,atrapalhado, preguiçoso aventureiro
Um herói totalmente diferente neste necessária de macunaíma nascido no meio da floresta amazônica foram herói muito preguiçoso que se mete em alta aventuras, ele busca muitos prazeres com mulheres principalmente a a mulher de seu irmão jiguê.
Moranguinho abandonado por sua mãe macumba tem um filho com Ci a mãe do mato porém ela perde o filho dos dois e sobe aos céus se transformando em uma estrela mas antes disso ela dá como se fosse um amuleto para o macumbaíba um muiraquitã um tipo de talismã porém ele segue seu caminho muito triste entre os tribos dos Índios, envolvido em uma batalha entre Capie macunaíba perde seu amuleto e embarca em uma aventura desesperada atrás para encontrá-lo.
Sabendo que uma tartaruga apanha porém ele é vendido a Venceslau Pietro Pietra rico fazendeiro residente em São Paulo no entanto depois que nosso bravo herói com o poder forte de preguiça descobre que o Venceslau é um gigante devorador de gente que gosta muito da carne humana ele se disfarça de francesa para tentar reduzir o gigante e recuperar seu talismã, desfaz disfarçado de francesa ele fala que o gigante pode dormir com ele só depois de dar o miractan porém macunaíba pega seu amuleto E foge por todo o território brasileiro se encontrando no Rio de janeiro ele pede a macumbeira que deu uma sopa cruel ao gigante .
Macunaíba faz a promessa de que irá casar com uma das filhas da deusa sol Vei porém quando a deusa descobre que ele só brinca com uma de suas filhas fica furiosa e manda um monstro para pegá-lo entretanto ele foge deixando a portuguesa com o monstro retornando a São Paulo macunaíba escreve a famosa carta para incamiabas, sendo perseguido por diversos casos amorosos macumbaíba encontra um dos seus irmãos depois de muita luta o herói consegue recuperar seu talesman com ajuda de seu irmão e os dois voltam para ir correr como os pertences e muitas doses de saudade de São Paulo

Bruna 24/07/2022

Pouca saúde e muito saúva
O livro é sensacional. Mas precisou de anos e uma releitura até eu ver todo potencial dele

Mario de Andrade, querendo mostrar a riqueza do Brasil para o brasileiro pesou a mão nos regionalismo. Minha sorte foi que a edição que eu li era cheia de verbetes, que ajudaram no processo.

Não é um livro fácil, mas chegar ao final do livro te deixará ainda mais encantado pela lenda desse índio que vive as aventuras mais bizarras possíveis.

Rodrigo 19/07/2022

Uma ode à cultura brasileira
Que adaptação riquíssima! Nossos costumes, tradições, ditados populares e personagens que enriquecem a cultura regional brasileira tão bem representados.

Gracielle 19/07/2022

Recomendo
Nessa obra acontece de tudo (risos), Macunaíma, o herói sem caráter, vive muitas aventuras ao longo da narrativa. O exemplar apresenta diversos verberes da cultura brasileira. Amei a sacada do autor! Mário de Andrade é magnífico! ?

Laninha 18/07/2022

Leitura obrigatória
Li na época do ensino médio, como leitura obrigatória. Na época não entendi e gostei.
Li agora, novamente como leitura obrigatória de um curso que estou fazendo. E mais uma vez não entendi e não gostei.
Marília 12/08/2022minha estante
Não entendi e não gostei esse é um belo resumo ara o livro rs