Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

lorena 12/09/2022

macunaima o heroi sem nenhum carisma

(nao li o livro inteiro nao sei do que se trata nao sei nem quem é macun

Tiago.Cecconello 10/09/2022

Há um pouco de Macunaíma em cada um de nós
Dar nota a um livro é algo que sempre me pareceu ser um pouco estranho e inútil. Quais são os critérios para um livro ser bom? Um leitor mais astuto pode dizer o enredo, o desenvolvimento da psicologia dos personagens, a qualidade da escrita etc. Porém, o que mais pesa sempre acaba sendo o fator subjetivo, o sentimento particular de quem lê.

A nota que Macunaíma recebeu é baixa perto da criatividade e inteligência da obra. Acredito que essa nota se deve mais pelo fator subjetivo do que por qualquer outra coisa.

Vi gente dizendo que o livro é chato. De fato, Macunaíma pode parecer um livro chato, pela forma como foi escrita, e até pela aparente ingenuidade da história, mas se o leitor estiver disposto a se esforçar para entender as analogias,metáforas e alegorias que o autor criou, compreender que o livro se trata de uma rapsódia e de uma grande sátira do Brasil, começará a dar mais valor a essa obra. Mas claro que o mais importante de um livro é o leitor gostar. Ninguém é obrigado a saber tudo o que o autor quis transmitir na história, por isso é missão do autor, mesmo em uma obra complexa, também entregar uma boa história, que seja compreensível mesmo que o subtexto e o grande objetivo do autor passem desapercebidos. Talvez seja a história que não tenha conquistado muito as pessoas. Mas se Macunaíma tivesse uma história mais elaborada, talvez não seria Macunaíma.

Sobre a mensagem do livro, ela é clara: quem somos nós? Quem é o brasileiro? Na época, Mario de Andrade dizia que o Brasil ainda não tinha encontrado sua identidade? Será que hoje encontramos?

Somos um país que valoriza deus, pátria e família? Valores conservadores? Somos um país que busca a justiça social? Somos o país da bunda, do samba e da mulata?

Nenhum povo no mundo, e a ciência prova, é "puro". Todos, de alguma forma, criaram sua nacionalidade tirando um pouco de cada vertente. E ainda somos seres em transformação.

Talvez seremos eternos Macunaímas, sempre trocando de identidade.
Cris609 16/09/2022minha estante
Sua resenha foi sensacional! Parabéns.

Tiago.Cecconello 21/09/2022minha estante
Obrigado

Jucier0 10/09/2022

Chaaaaaato
Sei que é um clássico e que quer fazer uma crítica à sociedade brasileira e blá blá blá, mas é um tremendo de um livro chato. Demorei três meses para ler, mesmo sendo apenas 140 páginas. Uma história sem pé nem cabeça que dá voltas e mais voltas e não chega a lugar nenhum e uma linguagem coloquial forçada

Kemi 07/09/2022

Mário de Andrade, cê tá bem? Kkjjk
Cada frase escrita era uma baforada no beck. Creio que assim Mário de Andrade escreveu Macunaíma, uma clássica brisa.
Cris609 16/09/2022minha estante
Kkk

ve_ 06/09/2022

que livro MAIS DOIDO, a cada parágrafo ficava mais esquisito, mas gostei kkkk
o final foi muito???
mario de andrade inovou nesse

Duda 04/09/2022

História linda, escrita confusa
O jeito que Macunaíma foi escrito pode ser considerado um pouco confuso, mas isso não impede que a qualidade da história seja alta;

É muito interessante ver como todos os personagens principais refletem uma parte da história do Brasil, Macunaíma sendo o principal deles;

A inconsistência de sua aparência reflete a ?bagunça? que é a cultura brasileira. Além disso, é muito perspicaz a maneira como a cabeça dele continua sendo de criança, mas o corpo amadurece.

Macunaíma é preguiçoso, querendo sempre aproveitar as virtudes da vida sem querer trabalhar para tê-las. Essa característica descreve um estereótipo do brasileiro muito comum, infelizmente.

Mesmo sendo considerado uma leitura de vestibular, esse livro é essencial para o entendimento da formação da identidade brasileira, mesmo sendo meio chatinho de ler.

Cintia 02/09/2022

Aí que preguiça
Achei a leitura bem divertida, trás reflexão, mas divertida. Muito interessante como o autor consegue encaixar a origem de lendas nas suas histórias

Aline Dias 31/08/2022

Fazia muito mais muitos anos que não lia uma HQ
Achei riquíssimo o design mais não consegui me concentrar na história, achei pouco envolvente, talvez pela falar de hábito de ler HQ, vou tentar o livro, quero realmente conhecer esse romance de Mário de Andrade.
Lana 31/08/2022minha estante
Fui inventar de ver o filme uma vez... kkkkkk

Aline Dias 31/08/2022minha estante
Sério, não sabia que tinha o filme, é bom ?

Lana 31/08/2022minha estante
Você encontra o filme no youtube... é engraçado, e parece até ser caseiro. Mas bom é uma palavra forte kkkkk

Aline Dias 02/09/2022minha estante
vou procurar, obrigada ?

Wesley.Rodrigues 30/08/2022

O Herói da nossa gente
Macunaíma é um livro mágico, um livro surreal, onde não há limitações para aquilo que nosso personagem pode fazer, o que deixa a história e o enredo imprevisíveis, numa hora estamos em São Paulo e no mesmo parágrafo no Piauí, isso junto com os apectos e características dos personagens fazem com que o livro seja muito dinâmico, a linguagem o torna difícil de ler, pois não temos contato com a linguagem indígena, porém ao mesmo tempo que torna a prosa do autor riquíssima pois nos apresenta à elas, a cultura, as histórias e o misticismo desse povo. Uma leitura fundamental para conhecer nossa literatura, nossa história e nossa gente, Mário tentou dar uma cara ao povo brasileiro nesse livro, uma identidade, acho que não conseguiu, mas foi uma ótima tentativa e que nos proporcionou um livro maravilhoso.

Caroline Vital 27/08/2022

Prefiro o filme
É legal, incrível escrita e muito diferente... Bem doidinho, como a loucura em "o guia do mochileiro das galáxias", porém chato.

Manuella.Bortolaci 25/08/2022

Nada a declarar
Simplesmente amei esse livro somente leiam e tanta coisa pra flr que eu me perco e so consigo flr LEIAM.

diegorapozo 25/08/2022

Sem limites para imaginação
Surreal. Fascinante como o autor consegue levar nossa imaginação à loucura. Gostaria muito que conseguissem transforma-lo em um longa animado.

Viih 22/08/2022

Lido por obrigação mesmo
Achei um livro péssimo e sem sentido. Até pesquisei mais depois que terminei para ver se entendia melhor o significado, mas ainda o achei bem raso. Pelo menos o HQ é curto.
Não recomendo, o cara fica a história inteira atrás do amuleto praticamente pra nada. Só terminei para realizar um trabalho de escola mesmo.
Perdoem-me a ignorância, mas esta obra realmente não me agradou. Ainda dei uma estrela e meia por se tratar de um clássico da literatura brasileira e porque, apesar de Macunaíma ser literalmente um herói sem caráter, senti pena do personagem algumas vezes.

Ka 20/08/2022

Com esse livro você faz uma imersão na cultura brasileira, particularmente achei interessante saber a origem de alguns ditados populares. Não é um livro muito fácil para ler, mas vale a pena.