Macunaíma

Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Rafaela.Cruz 06/07/2022

Releitura.
Mais um livro clássico do modernismo (re)lido. Incrível como reler essas obras é especial. Tudo fica maior, mais importante. O livro é uma loucura boa. Bem boa.

Vicente.Sanches 02/07/2022

Maní! Filhinhas da mandioca!
A edição da UBU é maravilhosa. O glossário é imprescindível à leitura e os textos de apoio são muito bons. Sem muito o que dizer sobre o livro. Umas das melhores leituras do ano, sem dúvida!

Carla Verçoza 02/07/2022

Boa e divertida a história do heroi sem caráter.
O rítimo do livro é intenso e lê-se muito rapidamente.
A edição da Antofágica é cheia de notas, explica todas as expressões (até demais, muita coisa daria para deixar para o leitor entender sozinho). Ao final, dois bons textos de apoio, incluindo um problematizando o obra.

Mel Fernandes 01/07/2022

Foi custosa, mas valeu
Tinha uma curiosidade enorme por essa obra. Ao começar, um estranhamento total pela narrativa extremamente fantasiosa, livre de lógica, pra falar a verdade, sem pé nem cabeça, pra combinar com o propósito verdadeiro do autor que é fazer um sopão cultural das raízes brasileiras. É preciso ter essa noção, senão não termina não. Eu abandonei duas vezes.

therbooks 27/06/2022

Para falar a verdade, não consegui compreender totalmente o livro.
Minha professora indicou a leitura e logo comecei, mas acabou se arrastando muito. Demorei bastante para terminar e acho que isso contribuiu para o fato de eu não ter gostado.

Taís 27/06/2022

Rico br
Ótimo livro para manter/conhecer/se recordar de muitas expressões, figuras de linguagens e ditados que em algum momento já ouvimos ou que nos surpreenderam.

Gostei do personagem principal e as tramas envolvidas.

Gabriel Schorr 24/06/2022

Escrita bem diferente.
É perceptível ser um livro do modernismo pela maneira com que foi escrito, linguagem coloquial, temática indígena e cultural, o próprio herói sem caráter.

Mar 23/06/2022

Brasilidade
Acho que eu nunca li um livro tão brasileiro como esse. É tanta raiz que você precisa da uma afastada e comer um dicionário junto. Mesmo sendo curto, é uma história intensa, épica que tem de tudo e é claro o pq de ter virado um dos maiores clássico da nossa literatura nacional.

Roberta162 23/06/2022

Li ele por conta da escola e até que não foi taaaaao ruim ksksk porém a leitura foi um pouco cansativa

Karen Luísa Milione 22/06/2022

Uma oralidade que ninguém fala
Macunaíma é uma obra a se debruçar e dedicar tempo valioso de estudo, diferentemente de outras que se lê sem maiores dificuldades.
Mário de Andrade, de fato, foi um gênio. Improvável que um livro como esse pudesse ser escrito por alguém que tivesse menos conhecimento sobre o Brasil, sobre cada região e suas peculiaridades. As fábulas que o herói da narrativa conta ao longo da história são de preciosidade histórica, patrimônio cultural da nossa terra, e lindas de se ler, engraçadas de se ouvir, não raro, quase impossíveis de se compreender.
Isso porque, na tentativa sagaz de trazer a oralidade pra escrita, talvez, tenha o autor exagerado um pouco na dose e em alguns momentos tornado a obra quase ininteligível: alguém fala mesmo daquele jeito?
É claro, a dificuldade na compreensão é o que torna tudo mais interessante. O desafio instiga e dá água na boca pensar em devorar um livro tão renomado, mas tão complexo.
Chega-se ao fim com a sensação de dever cumprido, apesar de alguns fastios pelo caminho, definitivamente, vale a pena percorrer o país inteiro junto com Macunaíma e seus irmãos.

Rildery 17/06/2022

O Brasil em um livro
É muito bom ver a trajetória desse herói tão sem noção! Macunaíma é uma experiência muito engraçada onde a cultura popular brasileira é alavancada a um patamar de excelência. Mario de Andrade consegue fazer um trabalho majestoso com o pajubá de diversas tribos indígenas, expressões regionais, gírias atemporais e tudo isso de uma maneira divertida.
A edição da Antofágica é recheada com notas de rodapé que te ajuda na hora da compreensão de termos esquecidos no nosso cotidiano. As ilustrações são uma coisa coisa a parte de tão perfeitas. Queria um quadro de cada ilustração dessa obra. Os textos de apoio ajudam MUITO para que o leitor que tem o primeiro contato com esse clássico tenha uma experiência muito boa.
Tem mais não.

Thais.Oliveira 17/06/2022

Por favor, não me julguem
Esse foi um livro que, honestamente, até hoje eu entendi muito pouco... Não sei se foi pela época que eu o li, pois esse livro era leitura obrigatória na minha escola. Sobre ele, eu tenho a mesma opinião que Memórias Póstumas, sob o aspecto de ser confuso e cansativo. Também acho que não deveria ser leitura obrigatória de colégio. Entendo que Mário de Andrade quis retratar o Brasil como ele é, mas só fui entender isso muiiitos anos após a escola, e quando eu li uma resenha.

Maria290 14/06/2022

Ah... Que preguiça!
Não tenho muito o que dizer sobre esse livro porque acredito que a base para se falar sobre algo é, antes de tudo, ter entendido aquilo... Pois é, eu não entendi quase nada desse livro e se não fossem pelos comentários da professora eu provavelmente teria entendido menos ainda e, até mesmo, desistido da leitura...

Massss consegui terminar e é isso que importa!!! Apesar de extreeeeemamente confuso, surrealista e até mesmo dadaísta, eu diria, acabei me divertido com alguns pedaços da história e consegui matar minha curiosidade sobre esse livro. Gostei muito do fato do Mário de Andrade explicar a origem de algumas coisas, tanto físicas quanto sociais, através de acontecimentos da vida do Macunaíma...

Bem, é isso, foi uma leitura interessante e me deixou bem curiosa no final!

Lilian 14/06/2022

Macunaima
Aí que preguiça.... maravilhoso, não é preguiça, é muita coisa, falta de coragem, as vezes, falta de tempo, cansaço, esse demais. E que explicações ele encontra para as questões mais diversas. Imaginação de criança... demorei demais pra ler esse livro.