Cartas para a minha mãe

Cartas para a minha mãe Teresa Cárdenas

Resenhas - Cartas para a Minha Mãe

Sofia 03/06/2022

O céu de verdade não se vê, se sente. É uma coisa tão bonita e serena que não dá nem pra imaginar.
Considerado um livro infantil, essa curta história é muito mais do que isso. Ela narra, através da sua jovem narradora, a vida de uma criança que perdeu a mãe, que foi abandonada pelo pai e agora precisa crescer em um lar que não a quer por perto. Com isso, passa a sofrer violências físicas e emocionais do seu próprio círculo familiar que a todo momento fala que seu cabelo, seus traços e sua pele negra são feios. Para buscar um refúgio desse mundo tão cruel e preconceituoso, a pequena escreve cartas para sua mãezinha que está no céu, soltando pipa, para de alguma forma matar a saudade e ter os conselhos que precisa para continuar lutando pelo que acredita. Uma leitura curta, rápida, que ensina muito mais do que podemos imaginar.

Mari 03/04/2024

Lindo e triste.
Cartas para a Minha Mãe foi uma leitura rápida antes de dormir, mas que me pegou muito.

Como uma filha que perdeu a mãe cedo demais, é possível sentir a dor da personagem. Através de cartas, do passar do tempo e dos acontecimentos, vai surgindo um sentimento de tristeza, angústia e uma vontade de tirar a personagem dali.

A vulnerabilidade da filha, que conta na maior inocência o andar de sua vida, as pessoas ao seu redor, as ofensas, é tudo muito sensível. É bonito e triste.

Mc Brendinha Carvalhão 22/07/2022

Viver dói
Curtinho, em menos de uma hora dá pra ler, não dá tempo de chorar, mas nem por isso deixa de ser doído.

Poesia na Alma 18/09/2016

Resenha - Cartas para minha mãe
Cartas para minha mãe, de Teresa Cárdenas, 108 páginas, Pallas Editora, traz a história sob os olhos de uma menina de 10 anos que logo cedo perdeu a mãe para a morte. Para manter a mãe viva, passa a escrever cartas destinadas a mãe, quase como um diário.

“Não sei porque tia Catalina ficou comigo. Só se importa mesmo com as filhas. Lilita e Niña passam os dias zombando de mim. Eu não ia zombar se a mãe delas tivessem morrido.”

O dia a dia da menina vai desvelando as problemáticas vivenciadas pela população negra de Cuba e seus registros quase dão vida a uma amiga imaginário, fica difícil não sentir a presença da mãe.

“Não gosto que digam que os negros têm nariz achatado e beição. Se Deus existe, com certeza está furioso por ouvir tanta gente criticando sua obra.”

“Algumas pessoas não sabem ser negras. Tenho pena delas.”

A espiritualidade também está presente nas cartas. Quando a prima Lilita adoece, a menina narra a saga da família entre chás, rezas e banho de descarrego para afastar mau olhado. Assim a vida vai passando e a menina resistindo. Resistindo em não perder a memória da mãe, resistindo em não abandonar sua negritude, em não aceitar ser escrava 'livre' da sociedade branca, e, principalmente, resistindo em não ser o ‘bode expiatório’ da família.

O final não poderia ser melhor. Lindo, comovente, emocionante. A menina, já adolescente, finalmente vivencia o luto, passa a entender melhor as situações, começa a virar mulher. É quando os segredos de família não são mais um monstro e a menina-moça-mulher pode digeri-los sem adoecer. Conhecer um pouco da Literatura Cubana foi um prêmio que me dei em 2016. Teresa Cárdenas é uma das mais destacadas figuras da nova geração de escritores cubanos. Recebeu o Prêmio Casa das Américas, o Prêmio David e o Prêmio Nacional da Crítica Literária. É uma bailarina renomada e exerce também o ofício de contadora de histórias.

Por Lilian Farias

Nádia C. 03/10/2016minha estante
excelente!

Poema.Portela 02/07/2020

Tocante
O primeiro livro epistolar que li. Duma sensibilidade e profundida fantásticas.

Fabiana 24/07/2020

Cartas para minha mãe
Uma menina sem nome. Apenas uma menina: filha de uma mãe morta, criada por uma tia que tem duas filhas e maltratada pela avó.
Através das cartas da menina para sua mãe, temos contato com a dor da perda, os caminhos da autodescoberta e a luta por manter a identidade. [Temas: racismo, orfandade, religião afro-cubana, relações abusivas].

Tamy 05/08/2020

Curto, rápido, o formato da narrativa faz com que a leitura passe sem perceber. Toca em pontos importantes no amadurecimento e auto aceitação.

Emi 03/12/2020

Escritora cubana para conhecer
Eu não a conhecia até a leitura desse livro e que surpresa boa, trata sobre assuntos sérios, como racismo, violência, colorismo, mas abordados pelos olhos de uma criança. Me lembrou um pouco O Olho Mais Azul da Toni Morrison

natália rocha 20/12/2020

É sempre chocante visualizar os problemas do mundo por meio dos olhos de uma criança.

‘’Cartas para a minha mãe’’, escrito por Teresa Cárdenas – escritora cubana destacada entre a nova geração de escritores do seu país -, é um livro composto por cartas de uma menina, ainda criança, destinadas a sua mãe morta.

‘’Nunca contei a ninguém quanta falta sinto de você. E não aguento mais tanto silêncio. Vou começar a lhe escrever...’’

Sem sua mãe, a menina vai morar com a tia e as primas, que a tratam com muito desprezo. Ao longo do livro acompanhamos o crescimento da personagem nesse mundo tão árduo, ainda mais para uma criança negra, pobre e órfã. Aos poucos, a menina descobre um mundo exterior, faz amizades, descobre sua identidade e luta para preservá-la num meio hostil.

Além de tratar de assuntos sensíveis e densos - como racismo, abuso sexual e violência -, o livro tem um outro ponto que nos sensibiliza, que é o jeito que a menina destina as cartas à mãe: mãezinha; mamãe, luz da minha vida; mãezinha do meu coração. Parece que a dor e a saudade que a menina sente pula direto para nós, leitores.

‘’Gostaria de estar bem longe daqui, junto com você, no céu.’’

É um livro rápido de ser lido porém muito intenso, sensível.

Miguel.Angelo 29/12/2020

Leitura rápida, mas profunda. Teresa explora, através de cartas, temas como racismo, violência, pertencimento. Narrativa bem cativante e reflexiva. Das riquezas da literatura latino-americana!

Débora Eloy 02/01/2021

Sutil
2021 chegou e com ele o meu comprometimento com o "Desafio Leia Mulheres 2021". Esse é o meu primeiro desafio. Não poderia começar melhor.

O livro conta de forma inocente e tão cura as vivências e cotidiano da protagonista, a qual não sabemos o nome (creio que foi proposital, para deixar em aberto e ser qualquer menina: Maria, Joana, Letícia, Viviane....), que escreve cartas para mãe que morreu sobre seu dia-a-dia, sobre suas lutas diárias.

O livro aborda algumas experiências como: violência doméstica, péssima relação familiar, racismo, trabalho infantil, saudade etc. E acho que a experiência de saudade pode-se encaixar a "busca de refúgio", já que com as cartas que nossa protagonista escreve para mãe é tentando encontrar um porto seguro, ou apenas a única pessoa que se importa mesmo com ela.

O contive para esse desafio foi feito por uma pessoa muito especial e que mais ama livros que eu conheço.
Que bom que ela me convidou, pois já começou bastante empolgante e reflexivo.

Geanne 08/02/2023

Uma curta e boa leitura
Com trecho que provocam e trazem cenários da vida cotidiana, problematizam questões de forma direta mas sem grandes aprofundamentos. Muito bom.

Karla 16/07/2021

Cartas...
Cartas são escritas para uma mãe já falecida, por sua filha. E através delas, temos conhecimento da sua vida.

Cartas para minha mãe conta sobre racismo, abuso sexual, violência contra crianças, colorismo de uma forma suave.

Leitura rápida mas muito envolvente.

Adriana 27/07/2021

Eu amei esse livro.
Um livro que fala sobre racismo, abuso de uma forma leve, visto pelos olhos de uma criança.

Dandara 29/06/2022

Cartas para minha mãe
Daqueles livros que você lê numa sentada, cartas para minha mãe conta a história, através da escrita de cartas para sua falecida mãe, de uma criança negra. Aos cuidados da avó e das tias, ela conta como é crescer na ausência de sua mãe.