Sereia

Sereia Tricia Rayburn




Resenhas - Sereia


199 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Elleinad 02/02/2022

AMEI
Nossa, fazia tempo que não lia um livro desses, me lembra quando eu era mais nova. Uma aventura misturada com romance e mistério, estou ansiosa para ler os outros.
Recomendo completamente !!
Rafael Kerr 02/02/2022minha estante
Oi. Tudo bem? Talvez você já tenha me visto por aqui. Desculpe o incomodo. Me chamo Rafael Kerr e sou escritor.  Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria  - O oráculo.  Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.




csartoretto 11/02/2022

Esqueça tudo que já viu sobre sereias. Aqui elas são lindas, sedutoras e nem de longe lembram as sereias fofas dos desenhos animados, são bem mais interessantes e vão te seduzir de um jeito que vc não vai conseguir parar de ler.
comentários(0)comente



Ester Cazal 15/10/2020

Mar, Mistérios e Romances
Mesmo já fazendo um tempo que li, lembro que me apaixonei pela história.
Vanessa vê na sua irmã mais velha, Justine, um verdadeiro exemplo. Elas são próximas, porém um acidente leva a vida de Justine. Vanessa acha estranho e volta, sozinha (um grande passo para ela), até a cidade litorânea onde tudo aconteceu. E é a partir daí que tudo começa a se desenrolar.
Os mistérios são de sufocar até serem desvendados. O romance de Vanessa e Simon é lindo. O final me fez ficar ansiosa e ampliou as portas para o próxima livro que, até o momento, não tive a oportunidade ler.
No mais, eu amo mitologia envolvendo sereias, mar, mistérios e romances, o que me fez ficar instantaneamente interessada na trilogia.
comentários(0)comente



Kaw 14/03/2024

Quebra cabeça
Começo meio chato, porém quando a história prende a atenção, tudo fica maravilhoso. A autora solta algumas pistas e informações durante o livro inteiro, mas que aparentemente não fazem sentido, mais em algum momento tudo se encaixa perfeitamente.
Vanessa parecia que seria chata, mas me surpreendeu sendo obstinada e fazendo algumas coisas imprevistas, Simon ao contrário da maioria dos mocinhos é facial de imaginar no dia a dia, pelas atitudes reais que ele toma.
comentários(0)comente



Stella 24/04/2012

No Fundo do Mar
Vanessa Sands tem medo de tudo enquanto sua irmã, Justine, está sempre procurando novos desafios e aventuras, mesmo que perigosas. Em um dia de verão perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor é encontrado na praia o corpo sem vida de Justine.
Mesmo tentando voltar a normalidade da cidade de Boston Vanessa não acreditava que a morte de sua irmã fora um mero acidente de estar no lugar errado na hora errada, então antes do verão acabar Vanessa volta a cidade litorânea em procura de respostas e a primeira pista é o namorado de Justine que é seu amigo de infância, mas ele está desaparecido.
Com Caleb, namorada de Justine, desaparecido e Vanessa querendo encontra-lo Simon, irmão mais velho de Caleb, decide ajudar na busca. Enquanto Simon e Vanessa iniciam a busca mortes estranhas tem acontecido com mais frequência na cidade e o mais inquietante é que todas elas tem em relação a água e o horrível sorriso encontrado no rosto de todas as vítimas.
Algo de estranho acontecia naquela cidade e examinado a fundo não parecia ser a primeira vez...
Mesmo rondada de tanto terror, suspense e incertezas algo mexe com Vanessa cada vez que ela vê Simon, algo que quando criança nunca sentira e ela tenta ao máximo nega-lo.
Essa história foi algo novo. A mitologia, um tanto perturbadora, era interessante e instigante ao ponto de não me deixar largar o livro quando a ação começou só que ela demorou um pouco para tal...
Vanessa se tornou uma personagem única e querida. Ela em busca das respostas sobre sua irmã acabou encontrando mais do que pretendia e descobriu um segredo que muda sua vida completamente.
O romance foi sendo desenvolvido de maneira simples e doce, do modo que ficamos fascinados com os outros pontos da história, mas ao fundo sempre dá para se notar o quanto os dois se aproximavam a cada capitulo.
A autora realmente vez algo único, novo e apaixonante acompanhado de um final surpreendente e com gosto de quero mais pelas perguntas não respondidas.
Recomendo o livro para aqueles com gosto de um mistério inteligente e um tanto de curiosidade sobre essas criaturas do mar tão perturbadoramente lindas.
comentários(0)comente



Natalia 03/11/2012

(http://www.paginas-encantadas.blogspot.com)
A primeira vez que fui saber desse livro foi em uma passada rapidinha pelo Submarino, e ele estava a um preço alto na minha opinião: trinta reais. O exemplar já tinha me interessado bastante por sua capa maravilhosa, que é muito mais bonita ao vivo. Devido ao bom trabalho do capista, me vi fascinada por Sereia e queria tê-lo a todo custo. A oportunidade chegou quando minha madrinha pediu que eu selecionasse alguns dos livros que eu queria para que ela pudesse me presentear com eles. Quando fui ver os livros em promoção no Submarino, Sereia estava entre eles, pelo maravilhoso preço de nove e noventa. Eu não podia deixar de aproveitar né? Comprei junto com os três primeiros volumes de Vampire Academy, e Um dia. Estava cheia de expectativas e o passei na frente de um monte de livros. Não podia estar mais certa.

O começo do livro é meio parado e enjoativo, mais ou menos até a metade. Sim, tenho pego muitos livros parados recentemente, o que tem me desanimado bastante. Como sempre, continuei, e não me decepcionei quando as coisas começaram a ficar interessantes. Simon é um doce de personagem, o tipo de namorado que toda a garota quer. Paige é adorável e inocente, enquanto Zara deixa um rastro de força e sensualidade incomparável. Porém, achei alguns personagens um tanto superficiais. Não pude sentir a essência de Jonathan e de Justine o suficiente para sentir a perda deles e ficar excessivamente preocupada com Caleb.

Sereia contém uma história intensa, capaz de te fazer olhar para trás repetidas vezes enquanto lê, mas se você analisar bem, personagem por personagem, percebe que eles são um tanto artificiais. As partes criadas para prender o leitor cumprem seu objetivo com perfeição. Não conseguia tirar o olho do livro até terminá-lo, queria saber o final da história e como Vanessa iria poder lidar com tudo que acabava de descobrir. Estou achando muito engraçado o fato de que acabei de ler três livros seguidamente, com o mesmo tipo de revelação no final. É impressão minha ou isso está virando um clichê? Humm.

Enfim, livro recomendadíssimo, a resenha saiu curtinha porque não encontrei muito o que falar mesmo, mas é um livro ótimo! Um dos meus preferidos, e mal posso esperar por Encanto, o segundo livro da série que consequentemente traz uma capa tão linda quanto à primeira. A Verus ganhou meu coração bookaholic.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paty 29/04/2012

Uma idéia geral do livro:


O livro conta a história de Vanessa que tem 17 anos e é medrosa ao extremo( essa parte eu achei muito infantil pra idade dela) e venera sua irmã Justine por ser o seu oposto.
Justine sempre teve muitos namorados, muito bonita e sempre atraindo olhares, gostava de aproveitar a vida e viver aventuras. Mas Justine morre de uma forma misteriosa, e assim como ela muitos moradores de Winter Harbor começam a aparecer mortos, todos homens com exceção de Justine. E pra aumentar mais ainda o drama, seu namorado Caleb sumiu e o clima na cidade começa a mudar de forma repentina.
O livro se desenvolve em cima desses mistérios, onde Vanessa e Simon(irmão de Caleb) vão em busca de respostas.
O livro tem essa parte que eu adoro que é a mitologia, as sereias, esse é o primeiro que leio sobre elas e eu queria que essa parte fosse mais explorada e explicada pela autora. No livro as sereias são malvadas e não só encantam e enfeitiçam os homens com sua beleza e sua melodia, como também os matam.
O livro é até interessante mas você tem que persistir na leitura, porque nas primeiras cem ou cento e poucas páginas ele é confuso demais( confesso que lutei pra não desistir da leitura), mas depois, apesar de alongar demais alguns fatos e explorar menos outros ( que na minha opinião seria muito importante, como falar mais sobre as sereias) o livro até que consegue nos despertar a curiosidade pelo mistério que acontece naquela cidade, onde tem ocorrido muitas mortes inexplicáveis e onde o clima muda drasticamente.
Outra ponto negativo é quanto ao término de um capítulo e o início do capítulo seguinte que geralmente volta em outro assunto e as vezes a gente acaba perdendo o foco.
O livro não é dos piores mas também não está na lista dos meus preferidos.
Aconselho você a ler e tirar suas próprias conclusões, porque esse é um daqueles livros onde encontramos diferentes opiniões.
comentários(0)comente



Jules 24/06/2011

“Sereia” – Tricia Rayburn [http://up-brasil.com/]
Capa diferente, título interessante e um enredo que promete. “Sereia” fisga o leitor pelo seu título e sua abordagem dos seres mitológicos conhecidos como “cantoras do mar”.

Tricia Rayburn nos trás uma temática completamente diferente da febre pop sobrenatural centrada nos vampiros e anjos, ela nos introduz ao universo das sereias. A Disney nos apresentou a Ariel, uma sereia boazinha, mas, os seres da mitologia não são nada parecidos com Ariel. As sereias são criaturas mortais e traiçoeiras, encantadoras e irresistíveis que atraem suas vítimas somente para mata-las depois.

O livro é trabalhado num mix de mistério e suspense. Apesar de se tratar de um Young Adult Book, “Sereia” não é uma trama adolescente maçante e manjada, mas peca quanto ao desenvolvimento, que é contraditório, inicialmente lento e às vezes, um pouco confuso. A obra possui alguns “furos” e situações não explicadas e apesar de se tratar de uma trilogia, não vi ligação das falhas com os próximos volumes. Mas claro, a autora deixou alguns pontos a serem explicados nas continuações de “Sereia”.

Rayburn possui uma escrita constante, o que torna a leitura agradável. Há elementos que atiçam a curiosidade do leitor e o levam a querer desvendar os mistérios da obra, mas não a ponto de “não querer largar o livro”. A estória tem personagens interessantes, mas alguns poderiam ter sido melhor trabalhados. Um em especial é Olivier, um velhinho que sabe muito e que seria uma das chaves para desvendar a série de mortes em Winter Harbor, mas que acabou ficando em quarto plano e tendo uma participação ínfima no enredo.

Vanessa tem 17 anos e acaba de perder a irmã mais velha – Justine, que aparentemente, cometeu suicídio. Aqui, a autora trabalha o sentimento de perda e o luto de Vanessa, que sempre teve a irmã como ícone e objeto de adoração. Justine era a mais corajosa, a mais descolada, a mais bonita e atraente, enquanto Vanessa era a mais tímida e a mais boba, além do fato de possuir uma fobia de absolutamente… Tudo. Esta introdução do livro é um tanto “arrastada”, onde a autora procurou fazer com que o leitor entendesse e sentisse o luto de Vanessa. Não foi uma tentativa muito feliz, uma vez que se tornaram cansativas as primeiras 80 páginas.

Inconformada com a morte – suicídio – da irmã, Vanessa volta à casa de praia no Maine para tentar descobrir o que realmente aconteceu. E para isso, ela vai atrás de Caleb – namorado da irmã – com a esperança dele possuir as respostas para as suas perguntas. Entretanto, Caleb está sumido e agora, Vanessa só pode contar com Simon, irmão mais velho de Caleb e amigo de infância de Vanessa.

Uma sequencia de mortes esquisitas – e sem qualquer relação – aterroriza a população de Winter Harbor, que com mais frequência perde moradores do sexo masculino. Os corpos são encontrados sempre a beira da praia e as vítimas estão com um sorriso no rosto.

A fim de não ficar com a cabeça vazia e com tempo ocioso, a medida que Vanessa tenta descobrir o que houve com sua irmã – e encontrar o desaparecido Caleb – ela trabalha como garçonete em um restaurante famoso da cidade e conhece a jovem Paige, que imediatamente cria um vínculo com Vanessa. Contudo, a irmã mais velha de Paige – Zara – causa uma reação estranha em Vanessa, que sempre sente fortes dores de cabeça quando a moça está próxima.

Além de toda a série de mortes em Winter Harbor, a cidade esta sofrendo constantes mudanças climáticas. Algo que nem os meteorologistas conseguem explicar. Aqui temos um pouco de ciência envolvida na trama.

À medida que sua amizade com Paige aumenta, Vanessa começa a descobrir coisas que jamais considerou serem reais. Além do fato de Justine sempre falar em seus pensamentos. Apesar de morta, a personagem é presente durante toda a estória e essencial para que Vanessa consiga seguir com sua investigação.

Há resenhas bastante positivas com relação a “Sereia”, mas infelizmente, o livro não mereceu uma nota maior em meu conceito porque a medida que a narrativa ia se desenvolvendo, alguns personagens foram perdendo importância e algumas situações foram resolvidas de forma muito “mágica”.

Gostei da forma como Rayburn trabalhou o mito das sereias, mas, achei que ela poderia ter nos dado um pouco mais de material para pensar e esperar para o próximo volume. Uma ressalva foi a cauda das sereias, que não foi citada em nenhum momento. Isso meio que desmistificou o ser que eu tinha em mente. Afinal, todo vampiro tem presa, todo anjo tem asas e toda sereia deveria ter uma cauda, não?

Existe um romance na trama, onde Vanessa passa a ver Simon não só como o amigo de infância e vice-versa. Mas isso não compromete o foco da estória, e devo ressaltar – novamente – que senti falta de um pouco mais de envolvimento do casal. A paixão adolescente é abordada mas penso que a autora poderia ter atribuído mais sentimento ao romance, que ao meu ver, ficou um pouco superficial.

Apesar de todas as críticas e pontos que levantei sobre “Sereia”, estou curiosa para ver a continuação da estória. O livro não é de forma alguma ruim, ele é bom e trás um tema interessante e que tem potencial. Talvez este primeiro volume não tenha sido tão satisfatório, mas, quem sabe o segundo não seja melhor?
comentários(0)comente



lari s2 23/01/2016

resenha, sereia.
O livro vai falar de vanessa , uma menina linda ( apesar de ela não achar isso),tímida e tem medo de praticamente tudo, oque me irritou no inicio. Ela tem uma irmã que é exatamente o seu oposto, determinada e louca, e sempre a ajudou em seus medos. Em um noite, na casa de ferias. elas brigam, e sua irmã decide mergulhar em um precipício ( como varias vezes ela ja fez ). porem, no dia seguinte, sua irmã aparece morta na praia acusada de suicídio. ela não sabe porque, mas apesar de tudo, ela sente que a morte de sua irmã não foi acidental, ela não acredita que sua irma faria algo tão estupido como suicídio. Então ela começa a investigar mais afundo, e procura o namorado dela, mas ele esta desaparecido. notaram que não falei nada de sereias ainda neh? guarda isso.
o irmão de caleb, Simon, cabeça a ajudar, e eles revivem sua amizade que tiveram na ifancia, e talvez possa ter algo mais.... hehe
MAS, Ainda nada de sereias!
Isso foi oque mais me irritou, apesar do titulo, elas só vem realmente aparece mais no final do livro. todo o resto passa em torno do mistério e romance. argh!
o mistério é legal, porem, enrolado ( sem falar que é aquele tipo mistério que você já saca mas o protagonista não) e o romance não me convenceu muito. faltou explorar mais os personagens secundários e ate mesmo o Simon, que é o protagonista.
Uma coisa que eu gostei muito, foi o desenvolvimento de personalidade da protagonista, e a sua coragem em enfrentar os medos. e o quanto ela amadureceu ao decorrer das paginas.
O mundo que a autora criou a partir das sereias, foi muito legal, mas elas só aparecem em 1/4 do livro! eu queria saber das serias e romance pra ca, eu queria saber das sereias e mistério pra la.
é um livro com grande potencial, e que poderia ser explorado muito mais na minha opinião.
ao final, ocorre um fato com a protagonista que me faz querer ler o segundo livro, só espero que o livro seja mais explorado a esse mundo das sereias.
foi isso gentee, bejins da Lari e até a proxima xoxo

site: http://loversbooklari.blogspot.com.br/
Grasi Lourenço 25/01/2016minha estante
Esse estava para sorteio. Queria muito ganhar, parece ser interessante.


lari s2 29/01/2016minha estante
depois me conte o que achou ;)




Man 23/07/2019

Achei o começo do livro confuso, não entendia o que estava acontecendo porque a personagem tinha tanto medo, mas conforme fui lendo fui entendendo.
O livro não é bem amarrado, algumas coisas ficaram dispersas mas espero que no próximo isso seja arrumado.
Gostei da relação de Simon e Vanessa e espero que ela se desenvolva.
comentários(0)comente



Ralf 26/09/2011

Já falei aqui que odeio livros que tenham títulos com um baita spoiler, mas enfim esse livro teve esse spoiler, mas até que não mudou muito do que eu esperava. Não falou tanto de Sereias, isso foi bom.


"Vanessa Sands, acaba de perder sua irmã e percebe que a morte da irmã não foi um acidente. Aí ela tenta descobrir o que aconteceu."
Eu poderia dizer isso, mas não vou dizer, porque é exatamente isso, mas de uma forma incrível.
A irmã de Vanessa, Justine gosta de esportes radicais e toma cuidado, e com isso ela (Vanessa) desconfia que tem algo por trás da morte da irmã. E com essa desconfiança ela parte em busca do namorado (acho que ex é melhor, né) dela (Justine) para descobrir certas respostas.


Até aí eu pensei que era um livro simples, mas eu descubro lendo o livro que o namorado está desaparecido. Nossa, a partir daí li que não parei mais.


Confesso que nas primeiras 30 páginas eu empaquei muito, mas quando passei delas, devorei tão rápido que quando vi já tinha acabado o dia e o livro. Confesso que esperava mais sobrenatural, e de uma forma diferente. Mas a autora quis explorar outros elementos da trama. Isso que me fez gostar mais do livro.


Vanessa é uma personagem que deixou a desejar? Sim, pois ela tem medo de tudo. Eu gostei dela? Sim, pois é o primeiro livro da série, então ela pode melhorar.
A capa é feia? Sim/não, a Verus tentou dar um ar de mistério mas não conseguiu mantendo a capa original. Porque a garota não tem pescoço, e o efeito que eles deixaram os olhos dela brilhando não ficou legal.
Tirando estes fatos gostei muito do livro, e que venha a sequência de Siren (Sereia).
comentários(0)comente



CooltureNews 24/02/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Por: Aryane Campideli

“Só consigo ouvi-la e imaginá-la, e desejo estar perto dela, mesmo que estar a centenas de quilômetros de distância dela seja normalmente perto demais.”

Reescrevi esta resenha muitas vezes por que achei que ela merecia ser a mais especial de todos os livros que eu li até agora em 2012, e olha que foram muitos (leitora compulsiva aki), este livro foi um daqueles que eu amei e olhem que eu nem curto muito o tema “Sereia” e tive até um pouco de medo nesta leitura, mas o livro é tão bom que você se perde em sua páginas e não consegue mais parar de ler, foi assim que fiquei até 02:00h da manhã lendo, sabendo que no outro dia tinha escola cedo e curso tarde (É! A vida é dura gente).

Hoje não vou enrolar muito, por que quero logo escrever esta resenha e ter o gostinho de compartilha-la com vocês e deixar para todos aquele desejo de quero mais que este livro deixa com seus leitores, e não estou mentindo, pode apostar! Que comece a resenha:

Adoro livros narrados em primeira pessoa que mostram o ponto de vista da personagem principal e como este não poderia ser diferente valeu muito a pena ler, e o melhor de “Sereia” é o fato do livro ser tão bem escrito e a leitura tão intensa que em alguns momentos as emoções da personagem passam para o leitor cativando ainda mais aqueles que leem.

O relacionamento de Vanessa (personagem principal) e sua irmã Justine é bem bonito (do tipo que não tenho com a minha irmã, Pronto falei!). Vanessa é do tipo de garota que tem medo de tudo: Do escuro, da altura, dos sonhos, da água (o porquê é explicado no livro e se fosse comigo também morreria de medo), entre outras coisas. Já Justine é a irmã protetora que sempre está ao lado para amparar e ajudar, mas também é do tipo de pessoa magnética que atrai olhares e amizades e isto faz com que Vanessa a admire bastante.

Mas história só começa com a morte de Justine em Winter Harbor em Maine (uma cidade pequena onde a família passa todos os verões) logo depois da briga que tiveram, que por sinal a traumatiza muito por se achar culpada pelo o que aconteceu. Arrasada pela morte da irmã que mais se parece com um suicídio, Vanessa começa a se perguntar se foi realmente isto que aconteceu ao encontrar pequenas perguntas sem resposta e se realmente a conhecia como pensava:

"Minha irmã Justine sempre acreditou que a melhor maneira de lidar com o medo do escuro é fingir que ele é passageiro"

Para responder suas perguntas Vanessa resolve ficar em Winter Harbor no Maine deixando seus pais voltarem para Boston, apenas uma pessoa poderia responder o que ela queria, Caleb, namorado de sua irmã que depois de sua morte esta desaparecido o que a leva a novas perguntas sem respostas, o seu passado e presente começam a se entrelaçar e tudo leva a esta cidade.

Acontecimentos nada naturais começam a acontecer em Winter Harbor como mortes misteriosas de homens com um estranho sorriso no rosto, tempestades aparecendo sem aviso (se a historia e passasse em 2012 eu realmente começaria a ter medo, fim do mundo), Vanessa sabe que algo está acontecendo e com ajuda de Simon (irmão mais velho de Caleb e provavelmente mais gato, inteligente, amigo... *-*) eles começão a investigar enquanto procuram por Caleb. Um clima começa pintar entre os dois e não é só amizade, mas é claro que com as descobertas que Vanessa faz sobre ela propria muda tudo que os dois poderia ter e já tiveram.

Personagens intrigantes são apresentados, mitos se tornam verdade, atrações, mortes, medos, aventura, paixão, o passado volta a tona para Vanessa e não tem como impedir, tudo esta ameaçado e só ela pode
deter que mais mortes aconteção, neste livro tudo esta conectado, cada palavra, cena, frase, e não a como escapar, velhos medos precisam ser superados.

Bem! Leiam “Sereia” e mergulhem nesta maravilhosa historia de Tricia Rayburn e para quem ja leu agora é so esperar pela publicação de sua continuação (dedinhos cruzados para que seja logo)!

"_Eu amo você,Vanessa. Estarei esperando por você."
comentários(0)comente



Michy (VPL) 10/08/2011

Misterioso
Antes de ler esse livro, li algumas resenhas que não foram muito favoráveis ao resultado da história, mas nem por isso me deixei abalar e fico feliz em saber que no final não me arrependi de ter arriscado à essa leitura tão cheia de mistérios e magia. Gosto é gosto e para quem gosta de livros que tratem do tema sobrenatural, tenho a dizer que "Sereia" vale muito a pena ser lido. Vocês não irão se arrepender. =)

"Minha irmã Justine sempre acreditou que a melhor maneira de lidar com o medo do escuro é fingir que ele é passageiro."

Como já diz a sinopse, Vanessa Sands tem medo de tudo. Ela é medrosa ao extremo e vê em sua irmã mais velha, Justine, o poço de toda a coragem que ela nunca conseguiu ter. Vanessa sempre acreditou que Justine que não tinha medo de absolutamente nada, mas aos poucos vamos descobrindo que isso não é totalmente verdade. Justine guardava vários segredos e após ela mergulhar de um penhasco em Winter Harbor e seu corpo ser encontrado cheio de marcas no dia seguinte, Vanessa vai fazer de tudo para descobrir o que realmente aconteceu.
E para tentar entender o que se passava na cabeça da irmã, Vanessa volta para a casa de veraneio da família para tentar encontrar respostas com o namorado de Justine, Caleb. Lá, ela encontra Simon, irmão de Caleb, e descobre que ele está desaparecido desde a morte de Justine e ninguém sabe onde ele está. Após a morte de sua namorada, Caleb ficou muito abalado e disse aos pais que precisava de um tempo sozinho e depois disso desapareceu. Mas ele também escondia segredos que só serão divulgados com o passar da história.

[Leia a resenha completa no blog:]
http://viciadospelaleitura.blogspot.com/2011/07/resenha-sereia.html
comentários(0)comente



199 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR