Angélica

Angélica Lygia Bojunga

Resenhas - Angélica

Mylenna1 15/05/2022

Criativo e leve
É incrível como a Lygia Bojunga conseguiu introduzir temas tão complexos, como: machismo, preconceito e bullying, de uma forma tão leve e criativa. O público alvo vai além dos jovens, este livro deve ser lido por todos! Gostei da personalidade de Angélica, ela não é nada influenciável, muito pelo contrário. Angélica é questionadora e parte em busca de formar o seu próprio pensamento sobre as coisas.

Vejo que todos nós deveríamos ter um pouquinho da personalidade da Angélica em nossas ações.
Beatriz 15/05/2022minha estante
Orgulho de Rinaldo kkkkkk

Mylenna1 15/05/2022minha estante
O 10 vem kkkk

Vinícius 19/05/2022minha estante

Aline 14/04/2022

Literatura para todas as idades
Nós subestimamos a literatura infantil. Olhamos, soberbos, de cima pra baixo. Mas, de acordo com a minha professora, não existe literatura infantil. Existe literatura, e se ela for boa, ela te arrasta sem perguntar sua idade.
Que livro bom e profundo. Quantos temas lindamente abordados: bullying, depressão, suicídio, machismo, relacionamento abusivo, crise de identidade, etarismo, exploração pelo trabalho, realização pelo trabalho, o valor da arte, o trabalho em grupo, a amizade...
Um livro da década de 70 tão vanguarda. Saí desse livro uma pessoa melhor e fã da autora.
Margô 07/12/2023minha estante
Ótimo comentário... Concordo plenamente!

Becky Cunha 23/12/2009

"Angélica" é um livro apaixonante. Tudo começa com um porco diferente - aliás, o nome dele é, por um acaso do destino, Porco - que resolve crescer na vida e vai estudar. Na escola ele descobre que seu nome é uma piada (quem não já chamou alguém de "porco"?) e sente-se humilhado, resolvendo mudar de nome, e secretamente ele visita o "livro da Vida" passando então a se chamar "Porto" (pois ele adorava navios). Com essa reviravolta, Porto aprende a ler sozinho e arranja um emprego em um restaurante; com a vida parecendo melhor, ele conhece a bela cegonha Angélica. A partir daí eles começam uma inesperada amizade e partem para um novo rumo da vida, com novas amizades e uma vida melhor.
Angélica é um livro que cita várias coisas delicadas de um modo gentil e suave, como por exemplo, o "Bulling" nas escolas (quando o Porco é ridicularizado por ser um porco).
Enfim, eu o considero um livro adorável, do qual eu li e reli muitas vezes, mesmo depois de ter passado a minha aparente infância. :)

Gabrielle 20/09/2013

ABDC dos Livros
Depois de ler O Hipnotista, precisava realmente de um livro que acalmasse um pouco meu coração, e fiquei um bom tempo escolhendo qual seria o próximo, decide ler Angélica. Como todos os outros da Lygia, esse também é maravilhoso!
É um livro infantil, li em 3 dias, além de ser pequeno, as letras são grandes, tem figuras, que faz se apaixonar ainda mais.
Digamos que esse livro faz o leitor refletir bastante sobre a vida, sobre si próprio.

Porque temos vergonha de sermos nós mesmos? Porque temos que mudar para a sociedade nos aceitar? Porque mentimos para sermos alguém importante e respeitado?
" O disfarce que ele tinha inventado quando era pequeno estava todo jogado fora. Ele sabia muito bem que vida de porco é um bocado difícil, mas de repente tinha dado um estalo de coragem dentro dele e ele tinha resolvido fazer que nem Angélica: parar de fingir uma coisa que ele não era."
E é disso que se trata o livro, mas a forma que a Lygia envolve esses personagens, deixa tudo tão diferente, engraçado e acaba sendo uma leitura muito gostosa, pois todos os personagens são animais falantes e contém imagens, o livro é realmente uma graça!

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2013/09/resenha-angelica-nacional.html#more

Maria Eduarda 24/10/2013

Angélica - Lygia Bojunga
O livro cita várias coisas sobre bulling de modo suave.Vários jovens já foram envergonhados por algum colega na escola, e o livro mostra isso quando o Porco é ridicularizado por ser um porco que tem o nome Porco.
Tudo começa com um porco que aliás, o nome dele é, por um acaso do destino, Porco - que resolve crescer na vida e vai estudar. Na escola ele descobre que seu nome é uma piada e sente-se humilhado, resolvendo mudar de nome, e secretamente ele visita o "livro da Vida" passando então a se chamar "Porto" (pois ele adorava navios). Com essa reviravolta, Porto aprende a ler sozinho e arranja um emprego em um restaurante; com a vida parecendo melhor, ele conhece a cegonha Angélica. A partir daí eles começam uma inesperada amizade e partem para um novo rumo da vida, com novas amizades e uma vida melhor.

caah 28/07/2014

Angélica
O livro conta a historia de uma cegonha chamada Angélica, que precisa saber como ser ela mesma, em um mundo que diz que todos devem ser iguais. Angélica cansada de viver em meio a mentiras, que cegonhas são responsáveis por trazer os bebes ao mundo. Então ela resolve viajar ao Brasil pensando que aqui no Brasil ela poderia ser ela mesma sem mentiras.
Chegando ao Brasil percebe que a mesma mentira contada em sua terra também é contada aqui. Angélica conhece vários animais que ao longo do tempo tornaram seus amigos, conhece Porto que é um porco, que da ideia para angélica escrever e encenar uma peça teatral que conte a verdadeira historia das cegonhas.
Então angélica concorda com a ideia de Porto e o elenco da peça são,canarinho,elefante,napoleão um sapo e Jota e Jandira que são um casal de crocodilos. Então todos se juntam e trabalham em grupo, superam muitos de seus problemas e faz a satisfação do publico.

Charlene.Ximenes 09/08/2018

Além do que se é
A história se inicia com um porco diferente, que por sinal também se chama Porco. Ele resolve estudar e ser alguém na vida, mas descobre na escola que seu nome é uma verdadeira piada. Sente-se imensamente triste e humilhado, muda de nome e passa a ser o Porto, tendo em vista que ele gostava muito de navios.

Porto aprende a ler, consegue um emprego num restaurante e conhece a cegonha Angélica. Esse encontro entre essas duas figuras inusitadas permite-nos reflexões profundas, necessárias e questionamentos internos sobre a vida e nossa condição no mundo.

Angélica é uma cegonha que necessita se conhecer e descobrir quem é nesse mundo em que todos devem ser iguais. Não concordando com as mentiras repassadas por sua família, resolve viajar para o Brasil. Com a sua amizade com Porto, nasce a maravilhosa ideia de que Angélica escreva e encene uma peça teatral que narre a verdadeira história das cegonhas.

Quando você não quer mais ser o que você é - dá para mudar de pele? Quando você não se conforma com o jeito que sua família vive - dá pra mudar o jeito? E quando você não arranja emprego - dá para inventar um? Se você tem que vender um pedaço de você mesmo para sobreviver - dá para ficar de bom humor? E se você fica velho e sozinho no mundo - dá pra dar a volta por cima? Essa são alguma das dúvidas levantas pelos personagens incríveis de "Angélica", um livro que vai além do que se pode imaginar e no qual a criatividade parece fazer de cada um dos personagens seres mais felizes.

TalesVR 07/06/2019

Leve
''Angélica'' é um livro levinho, com uma peça de teatro no meio e que penso que deve atingir muito bem o público alvo: o infanto-juvenil. A estória de Porco traz muito das próprias frustrações individuais nascidas na infância e adolescência: quem sou eu? Eu preciso ser assim mesmo? E se eu mudar? Se eu mudar alguém vai perceber que eu mudei? Ao longo da obra essas questões são abordadas de forma lúdica e interessante. Existe um forte apelo moral no discurso de Angélica para sempre contar a verdade, o que também acho que faz parte do ''padrão'' da literatura infanto-juvenil: transmitir valores. Não que eu exatamente concorde com isso, mas ok.

Não tem como dar errado uma estória de bichinhos com um protagonista meio bobo que se apaixona por uma mulher (aqui, uma cegonha) forte e independente. É clichê mas funciona quase sempre. Lygia Bojunga merece todos os prêmios que levou, é uma escrita muito agradável.

Annelidea 06/04/2024

Bonitinho mas devia ter lido em ordem
É um livro muito bonitinho, com várias mensagens que com certeza são super importantes para qualquer criança que possa ler. Acho que a única coisa que me tirou um pouco de aproveitar mais a leitura foi a comparação constante com os outros livros da autora, esse sendo provavelmente o mais imaturo. De qualquer forma Lygia segue sem decepcionar!

NARA DIAS 04/04/2021

Ótima Sacada
Quando se fala de Lygia Bojunga, falam sempre de Bolsa Amarela, que é um livro que por algum motivo que não lembro, não gostei!

Já Angélica me sensibilizou desde o início, pelo fato de termos o porco sendo tão constantemente ridicularizado sem nenhum motivo, a ponto de querer deixar de ser quem é...

Esse livro só não ganhou 5 estrelas porque achei um pouco chato a parte das falas do teatro que os personagens desenvolveram próximo do final da história.

Mas as sacadas que nos levam a ler a história praticamente da vida real, mas em forma de fábula, é sensacional.

Nunca tinha ouvido falar desse livro e recomendo!

site: https://www.instagram.com/quelivrotalendo/

Rezendduda 17/06/2021

Escrita por mim em 2013
O livro cita várias coisas sobre bulling de forma suave, isso é mostrado através de um porco que é ridicularizado por ter o nome Porco.
O Porco resolve crescer na vida e estudar, na escola devido o bulling com seu nome, ele decide mudá-lo.
Com essa mudança, ele aprende a ler, arruma um emprego e, conhece uma nova amiga, partindo pra uma vida melhor.

marina 07/11/2021

Angelica é um livro curto infantil , mas que traz reflexões importantes
Sobre ser quem você realmente é, sobre amizade, sobre bullying, sobre orgulho e várias outras pautas
Achei muito fofo