O Resgate No Mar

O Resgate No Mar Diana Gabaldon

Resenhas - O Resgate no Mar - 1ª Parte

Carina172 19/06/2021

Meu predileto até agora
Me prendeu do início ao fim. Incrível como as coisas vão se encaixando e como as pessoas estão ligadas.
Já iniciando o 4, extremamente curiosa

Sabrina Castro 28/06/2021

O Resgate no Mar é um dos meus livros favoritos da série. ?? Foi delicioso reler, ainda sinto falta de informações na adaptação, que é fiel na medida do possível, mas acredito que uma ou outra coisa que não foi abordada teria enriquecido ainda mais a história. Não são mudanças enormes, mas há cenas que ficaram significativamente alteradas. No mais, sou apaixonada pelo livro e pela série de Tv. Agora vou me preparar com calma para iniciar o próximo livro da LC. ?

Flavia.Gerva 08/07/2021

Leitura gostosa
Diferente do livro anterior, esse é leve, engraçado e flui bem. Fiquei vidrada do início ao fim com o reencontro dos personagens. Mas ao mesmo tempo com o coração partido pela história da Claire e Frank.
Estou ansiosa pela parte 2.

Lili 22/04/2009

Me diverti com a característica já bastante marcada dos personagens Claire e Jamie se colocarem em perigo com tanta facilidade, em mistério e caos. Várias surpresas aguardam o leitor... Como o próprio título rotula, muito do livro tem lugar a bordo em um navio com Jamie e Claire juntos em alto mar, em uma ousada tentativa de salvamento. Vários personagens também irão reaparecer e nos apresentará agradáveis surpresas. Outros regressam em um desonesto jogo mortal...

val 27/12/2022

Jamie detesta barcos
E no entanto é onde se passa a maior parte das aventuras deste volume. Náufragos, piratas, tesouro, sequestro, assassinato e nada separa Jamie e Claire sempre enfrentando tudo para ficar juntos. Enquanto isso, Briana tenta levar sua vida normal no presente. A série de tv é bem fiel aos acontecimentos deste livro.

Nina 22/07/2015

Como não amar Jamie Fraser?
Eu sei que já falei muito dele por aqui, mas sempre tenho a sensação de que não consegui passar para vocês a dimensão desse personagem. Mostrar o quanto ele é corajoso, honrado, verdadeiro, altruísta… e lindo! São quase dois metros de escocês para ninguém por defeito em centímetro algum! kkkkkk

Pronto, já piriguetiei o rapaz, agora posso focar na resenha, que aliás, pode conter spoilers dos livros anteriores caso você ainda não tenha lido A Viajante do Tempo e A Libélula no Âmbar.

Claire e Jamie ficaram vinte anos separados, quando ela atravessou o portal de volta para o seu tempo fugindo da batalha de Culloden carregando seu filho no ventre. No século XX, Claire volta a viver com seu marido, Frank Randall, cria sua filha Brianna e se forma em medicina. No século XVIII, Jamie não morreu durante a batalha, por mais que tenha tentado, e agora tenta reconstruir sua vida longe da mulher e do filho que ele considera perdidos para sempre.

Com a morte de Frank, Claire leva sua filha para passar férias na Escócia, e o historiador Roger Wakefield consegue provas que Jamie não morreu durante a batalha, e que vinte anos depois, ainda pode estar vivo. E agora? Claire deixará tudo novamente para voltar aos braços do homem que ama?

É inegável que Outlander é de longe minha série preferida, tantos nos livros quanto na TV. Diana Gabaldon tem um talento indiscutível para narrar com maestria, consegue transpor no papel cada sentimento, cada pensamento, cada detalhe dos lugares por onde a história acontece. E tudo isso sem ser cansativa ou enfadonha. No primeiro livro teve sim descrições que foram minuciosas demais, mas isso não aconteceu no segundo e no terceiro livro.Mas imagino que ela tenha algum tipo de trauma com escoceses, porque por mais que ela tenha dado vida ao escocês mais maravilindo da literatura, ela não poupa sofrimento para ele. Ele é açoitado, espancado, esfaqueado, vilipendiado a cada vinte páginas pelo menos, e aguenta tudo com uma hombridade única.

E Claire é parceira perfeita para ele. Teimosa, corajosa, impetuosa, ela se joga nas aventuras com ele sem medir consequências. Vinte anos depois eles ainda são perfeitos um com o outro! É apaixonante cada diálogo, cada gesto de carinho, cada declaração.

“- Comigo, desde o começo foi para sempre, Sassenach - disse ele simplesmente.” (p.424)

Outro diferencial, é que nesse livro finalmente temos a visão do Jamie, já que tudo que aconteceu com ele nos vinte anos de separação é contado por ele.

Aliás, uma coisa que eu fiquei me perguntado foi quando é que eles vão para o mar? Sim porque o enjoo do Jamie em navios é notório e eu queria saber como ele iria se virar. Mas o livro acabou e nada de mar, quanto mais do resgate. Só nos resta aguardar o segunda parte.

Enfim gente, não dá para falar muito sem deixar spoilers, mas a série é maravilhosa e merece ser lida, garanto que vocês vão amar! Eu sei que são muitos livros e que eles são enormes, mas cada página vale a pena.

E por falar nisso, a Saída de Emergência, para apaziguar um pouco nosso sofrimento até o lançamento da parte dois, disponibilizou o primeiro capítulo no final do livro, e ao que parece, eles não vão manter a mesma capa para os dois volumes. Não vejo a hora de continuar lendo as aventuras desse casal fabuloso!

site: http://www.quemlesabeporque.com/2015/07/outlander-o-resgate-no-mar-parte-1.html#.Va-mqvlViko

Mari Siqueira 08/09/2015

Jamie, Jamie, Jamie
Fantástico, incrível e absurdamente bem escrito. A história de Diana Gabaldon, já considerada um dos melhores romances de todos os tempos, toma novos rumos neste terceiro volume e conduz o leitor a uma nova jornada através do tempo. É, de fato, o livro menos intenso – até agora – da coleção, mas não deixa de emocionar e comover o leitor como os todos os outros livros da série Outlander costumam fazer.

Vinte anos se passaram desde que Claire voltou no tempo e conheceu Jamie Fraser. No livro anterior, pudemos ver o que aconteceu com Claire depois que ela decidiu voltar a seu próprio tempo para salvar seu bebê, Brianna. Desta vez, temos a perspectiva de Jamie sobre esses vinte anos desde a separação.

Com relatos brutais e extremamente detalhados, a autora narra o que sucedeu a batalha de Culloden e como o escocês sobreviveu ao massacre. Mais uma vez o coração do leitor é partido e sofre junto do protagonista que parece pagar pelos pecados do mundo. A ingenuidade e inocência de Fraser dão lugar a experiência e esperteza adquirida com o passar dos anos. Ainda é o garoto que dizia estar pronto, mas agora com mais idade, mais cicatrizes e, principalmente, mais coragem.

Em uma narrativa que intercala o tempo e também a perspectiva, vemos também como Claire tem lidado com a notícia de que o amor de sua vida pode estar vivo. O desespero e a saudade que permearam os anos de separação começam a se transformar na esperança de ver seu marido novamente. Confesso que esperava mais do reencontro, assim como desejei outro final para Frank Randall.

Preciso ressaltar uma passagem que, na minha opinião, foi uma das melhores. Diana Gabaldon utilizou metalinguagem para responder às críticas constantes à sua narrativa detalhista e seu costume de escrever livros com mais de mil páginas. Em uma determinada cena, temos um diálogo entre Jamie e o major Grey, eles falam sobre livros. O oficial, então, pergunta para Fraser o que ele acha de autores que escrevem livros demasiadamente longos e se isso seria uma espécie de falta de habilidade de contar histórias. De maneira brilhante, Jamie responde a Grey que algumas histórias simplesmente exigem mais espaço para serem contadas.

A tradução da editora deixou a desejar em alguns momentos, em especial ao tentar traduzir expressões. Por favor, tradutores, deixem no original, traduzam literalmente ou coloquem notas de rodapé. Adaptar as expressões procurando "equivalências" não dá certo. Um exemplo que me indignou foi que a expressão inglesa 'In for a penny, in for a pound" foi "traduzida" para a expressão portuguesa "Perdido por um, perdido por mil". São duas expressões de origens distintas e significados mais distintos ainda e a portuguesa não se encaixa no contexto, além de ter sido criada depois do tempo da história. No geral, a diagramação e revisão estão excelentes, só a tradução que poderia ter sido mais cuidadosa.

Depois do final alucinante de A Libélula no Âmbar, a primeira parte de O Resgate no Mar trouxe um pouco de fôlego à narrativa e deixou um gosto agridoce na boca. Alguns acontecimentos me indignaram, outros me fizeram chorar, mas como sempre, Gabaldon me surpreendeu positivamente. O Resgate no Mar - parte um, só fez aumentar meu amor por viagens no tempo, romances históricos e Jamie Fraser. Doida para voltar ao círculo de pedras e devorar o próximo volume da saga Outlander.

"(...) É forte e é bom, mas não é amor.
- Qual a diferença?
Ele esfregou o rosto com força. Ela iria ser uma filósofa, pensou ele ironicamente. Inspirou fundo e expirou com força antes de responder.
- Bem, o amor é por uma única pessoa. Isso, que você sente por mim, você pode sentir por qualquer homem, não é particular.
Somente uma pessoa. Afastou o pensamento de Claire com firmeza e, exausto, inclinou-se mais uma vez em seu trabalho." (p. 264)

site: http://loveloversblog.blogspot.com.br/2015/09/livros-o-resgate-no-mar-parte-i-diana.html

@APassional 10/12/2015

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Resenha disponível no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/09/resenha-o-resgate-no-mar-parte-i.html

Maressa.Fiaux 08/08/2022

amo a Brianna e senti certa falta dela no livro, excesso de detalhamento, o que cansa um pouco, mas ótimo livro

Laurenice.Caprini 15/12/2022

De tirar o fôlego
Certamente o melhor livro da série até agora! Totalmente impossível de largar depois que James Fraser aparece na narrativa, o livro vai suscitando várias emoções no decorrer da leitura. Incrível demais. Amei

Carolina 13/07/2017

Resenha pelo Blog Arsenal de Ideias
Confesso que não li nenhum dos dois volumes anteriores a esse por um simples motivo: Eu terminei a segunda temporada da série e necessitava saber o que aconteceria a seguir.

Então, para esse primeiro contato com a escrita da autora, o que encontrei foi muito positivo. Confesso que só estava preocupada em Claire e Jamie se reencontrarem novamente, e a cada capítulo que lia minha ansiedade só aumentava, a saber tudo o que eles passaram, principalmente ele, nesses 20 anos separados. Apesar desse reencontro demorar a acontecer, não deixou a leitura nenhum pouco maçante, e a cada página virada e alguma outra coisa sobre os protagonistas eu conhecia, eu sabia que tudo não seria as mil maravilhas. E isso foi o que mais me conquistou na obra: a realidade das personagens.

Claire continua aquela mulher independente que sempre conhecemos, assim como Jamie continua aquele escocês teimoso de sempre. Briana foi uma ótima adição ao quadro de personagens, principalmente por sua personalidade que é uma mistura perfeita do nosso casal preferido. Confesso que acabei sentindo um pouco de falta dela quando Claire passou pelas pedras novamente, e me emocionei muito quando ela contou para Jamie, pela primeira vez, como ela era. Há um nova adição de personagens muito interessantes e queridos, que nos fazem pegar afeição logo a um primeiro momento.

Como nada é fácil para os Frasers, logo que Claire chega já somo jogados na ação e parece que nosso casal não tem um minuto sequer de paz. Foi muito legal o reencontro entre alguns personagens e ver como eles amadureceram durante esses vinte anos.

Uma coisa que sempre me impediu de iniciar a leitura dessa série era o tamanho das obras, mas posso dizer com absoluta convicção que se eu soubesse que a leitura era tão fluída assim eu teria começado muito antes. Eu li as 592 páginas em apenas um dia. Sim, eu vivi apenas para isso e não me arrependo.

Como li em ebook, não tenho muito o que falar da edição, mas não encontrei nenhum erro de revisão, e essa parte termina em um momento interessante para os nossos protagonistas. Já estou realizando a leitura da parte 2 (na verdade, já estou terminando) e mal posso esperar para trazer a resenha para vocês também.

Se você já assistiu ao seriado e tem curiosidade com a continuação antes de estrear a nova temporada, pode ler esse livro sem dó. Se você tem um certo receio como eu tinha, pelo tamanho, pode começar pelo seriado e passar para esse livro logo após (até porque eu duvido você não ficar morrendo de vontade de ler) que não será problema algum.

site: https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/2017/07/13/resenha-85-outlander-o-resgate-no-mar-parte-1-diana-gabaldon/

Taisa 18/07/2017

Depois de ter terminado A Viajante do Tempo fui como louca para a Libélula no Âmbar, me encontrava ainda naquele momento com o sangue quente correndo nas veias devido as grandes emoções que aquele primeiro livro me trouxe .Mas o balde de água fria não veio de forma humilde, não sei se é porque eu esperava tudo menos o que a Diana fez ou se minha expectativa estava focada em qualquer coisa contrária aquilo. O fato é que fiquei estagnada, demorei mais de um ano para me acostumar com aquela ideia, retomar e terminar leitura.

Finalmente apesar dos pesares amei e vim para esse livro com as energias vigoradas.

Mas é claro que a Diana não facilita.

Neste terceiro livro temos deslumbres dos anos passados de ambos, nem consigo exprimir em palavras o quanto eu sofri e enlouqueci. Mas apesar de tudo......entendi. A trama toda é envolvida dentro de um contexto muito denso, a humanidade de cada um. Suas falhas e defeitos não os tornam algozes, muito pelo contrario, vão construindo-os mais humanos e reais a cada linha.

Sem dúvida foi um livro que me testou inúmeras vezes. Jamie fez cada coisa terrível e a cada coisa eu amava ainda mais ele, algumas juro, tenho até vergonha de admitir. Ele faz isso, tem esse poder de me deixar uma pamonha embasbacada.

A Clare ainda é aquela mulher que a gente admira, forte, decida e prática. Não sei muito bem o que pensar sobre as decisões que ela toma, não vou dizer que ela caiu no meu conceito mas fico um pouco assustada com a facilidade que ela as toma.

Houveram algumas coincidências e facilidades que me incomodaram um pouco também, esperava certo trabalho e quando mal esperava já estava tudo resolvido o esclarecido. Ok, eu sei que precisávamos todos de uma respirada funda e não devo reclamar mas acho que pelo menos a busca e o reencontro deveriam ter sido mais épicos.

Mas tudo isso apenas cricrizicess e desejos pessoais.....hahhahahhahahahhahahha. A série se mantém maravilhosa, com muitos personagens incríveis, pequenas histórias paralelas que vão enriquecendo cada vez mais o enredo. É tanta informação, tanto carinho no detalhamento que fica praticamente impossível não se ver imersa naquele universo.

AMO essa série, indico a torto e a direita. É assustadora? Com seus milhões de livros? Com suas partes e milhares de páginas? Com seu contexto histórico e todo o drama? TOTALMENTE. Outlander é para os fortes, daqueles livros que te mostra o quanto você é pequeno mas que te da uma coragem louca de ir atrás do que você quer. Partiu Escócia! Leiammmmm!

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Alessandra 18/07/2017minha estante
Série maravilhosa! Li todos e com vontade de reler tudim! rs

Taisa 22/07/2017minha estante
Simm! Muito boa!

Leilla Mitchell 01/10/2017

Jah deu o que tinha que dar!!
Cansei!! A estoria comecou maravilhosamente espetacular, com um enredo que te prende do inicio ao fim, ateh que tudo acontece nesse livro. Alias temos de tudo um pouco de doidera aqui. Temos o desenrolar da estoria de Claire e Jamie depois da batalha de Culloden. Claire vivendo seu tempo real, e Jimie sobrevive a batalha.

Eu conheci essa ‘saga’ por coincidencia quando estava procurando algum seriado romantico na TV para assistir, e entao me deparei com Outlander. Assisti a 1 e a 2 Temporadas, e foi somente quando descobri que eles iriam produzir a 3 Temporada, eh que tive curiosidade para ler o livro que cobriria essa 3 Temporada. Confesso que esperava mais desse enredo tao maravilhoso que conseguiu me prender do comeco ao fim de cada temporada. Ateh agora, toda as temporadas estao sendo fieis aos acontecimentos dos livros. Li muitas resenhas desse livro aqui e vi que muitos deram 4 e 5 estrelas, mas infelizmente, essa ‘saga’, pra mim, jah deu o que tinha que dar. O livro eh extenso demais, o que precisa de tempo e vontade para ler, e os acontecimentos nesse livro nao me prenderam o suficiente para me dar vontade de continuar lendo essa saga.

A verdade eh que Claire vive uma vida confortavel com seu marido Frank e sua filha bebe, Brianna nos EUA, e Jamie leva uma vida de cao apos ter sobrevivido a batalha de Culloden. Entre trapos e farrapos, ele vai para prisao e lah reencontra com Lord John Grey, entao mais velho e crescido desde a ultima vez que Jamie o viu e poupou sua vida. A autora, Diana, fez um Highlander tao lindo e maravilhoso que ateh o Lord Grey se apaixona por ele! Tem coisas que ateh eu posso levar em livros, mas outras nao dah para engolir. Esse ‘fetiche’ que a Diana tem por ‘gayismo’ me incomoda tanto que gostaria de perguntar a ela se ela eh gay ou gosta disso, porque ateh agora todos os personagens maiores e menores no livro dela, de preferencia os militares do exercito Ingles, sao gays!! O Duque era gay, o coronel Randall era gay e estrupador, esse Lord Grey eh gay. Eu nao tenho nada a ver com o que as pessoas fazem com o buraco em seus corpos, nem tao pouco quero saber o que os casais fazem entre quarto paredes, mas brincadeira, como tem estupro e gays nessa saga, fala serio Diana!! Ateh a pobre coitada da filha da Claire tem que sofrer algum tipo de violencia. Acho que a Diana tem algum problema sexual mal resolvido porque eh f*d* ter que ler essas coisas toda hora. Por isso dou 2 estrelas e acho que estou sendo muito boazinha, pois nessa saga soh se veh ideias ‘malucas’: Jamie tira a virgindade de uma adolescente mimada e caprichosa e desse relacionamento gera um filho, depois vem o casamento dele com a’ lambisgoia’ da Laoghaire.

Se voce nao se importa com magia de voodoo, racismo de todo tipo, um monte de mentiras entre um casal que, supostamente, ama e confia um no outro, o sequestro de um menino de 15 anos que eh molestado por uma mulher bem mais velha, e mais o diabo a quatro, entao esse livro eh para voce.

Por fim, eles vao parar lah na America. Sairam de todo aquele cenario maravilhoso, cheio de historia, beleza e encantos na Escocia, para irem para os Yankes, terra de ninguem, cheia de faroeste e matanca de indios e por aih vai. Olha, pra mim essa saga foi boa e agora virou um ‘running ideas’ que acabou se perdendo do foco. Estou assistindo a 3 Temporada agora, e vai para o 4 episodio. Como sei o que vai acontecer, quero muito assistir o encontro da Claire com o Jamie, soh isso, o resto eh conversa pra boi dormir. Bye bye Outlander...

Glaucy 28/03/2020

Finalmente Clair volta para Jamie ...