Buick 8

Resenhas - Buick 8

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Michel 12/03/2012

Fraco...
O livro mais fraco e sem graça que já li do Stephen... É claro que muita gente pode descordar, mas, para mim não chega aos pés de nenhuma outra obra escrita por ele...
Samantha 12/09/2013minha estante
Decepcionante mesmo. Nem parece que foi ele quem escreveu.

Rodrigo Cardoso 13/01/2014minha estante
Já abandonei duas vezes to lendo como um desafio, é horrível dei nota 1

carol 29/01/2014minha estante
foi o único que eu li do SK que eu não gostei :/

Alberto 21/11/2019minha estante
Estou na luta para terminar... Era melhor tê-lo deixado na estante por mais alguns anos.

Luigi R. 19/08/2011

Livro
A história é mais ou menos assim: Um carro - um Buick Roadmaster 58 - é deixado num posto por um homem de capa preta. A PEP (Polícia Estadual da Pensilvânia) o confisca, e logo ele demonstra que não é o que parece...

Posso dizer que esse é um dos melhores livros de Stephen King. Sua narração é simples, mas centrada. Uma das características de seus livros não é dar uma solução para o mistério, mas sim aproveitá-lo, empregando sua pior forma - o medo - nos personagens, fazendo-os quebrar a cabeça, mas procurando teorizar o que - no caso do livro - era o Buick.

Ele tinha um motor estranho, um volante maior que um de ônibus, e faziam coisas que desafiaram a mente dos pobres dos policiais. O que também é muito bom é a forma de narrador que ele emprega. Já usei em um dos meus contos, e posso dizer que é extremamente útil. Ele utiliza o narrador-personagem e narrador-observador no mesmo livro, e os entrelaça de modo a ficar bastante interessante.

A única coisa, talvez, que fique ruim no contexto é a forma como é usado.

Em um livro que li, por exemplo, esse recurso era mal usado. O que acarretou um má leitura.

Mas, esse livro, a única coisa que me desagradou foi o fato de ele não dar a solução do mistério. A característica dele, mas é, eu não gostei.

FIIIM! :)
Samantha 12/09/2013minha estante
Anda não terminei, mas por incrivel que pareça, é primeiro livro do Stephen King que eu não gostei. Até uma parte estava bom, mas depois que entrou na história do Buick, ficou um saco. A hora que ele começou a dar a luz às criaturas, que coisa mais sem noção. Sou fã de carteirinha do Stephen King, mas ele me decepcionou demais.

Roberto.Junior 13/01/2017minha estante
undefined

Gláucia 01/06/2011

Buick 8 - Stephen King
Mais um livro do mestre prova que não devemos comprar às cegas suas obras, sem pesquisa prévia. Julguei que a trama seria parecida com Christine, um livro fantástico, mas como me enganei.
Muito chato, praticamente nada acontece no livro todo. Medo? Apenas de não conseguir chegar logo ao fim. Os personagens são tão superficiais que ao final já não sabia distinguir quem era quem.
Fabricio268 20/11/2012minha estante
Concordo plenamente. Se eu fosse fazer uma resenha seria idêntica a sua.

Alberto 06/12/2019minha estante
Tive essa mesma impressão. Ao final fiquei confuso com quem são os policiais e que importância têm. Não gostei do livro. Melhor teria sido deixá-lo onde estava por.mais alguns bons anos.

Voorhees 26/12/2010

A princípio, Buick 8 pode ser confundido com Christine,mas logo se percebe que a comparação é injusta. Mesmo que as duas obras falem sobre carros, Buick 8 tem um pé na ficção cientifica, com as possibilidades de mundos paralelos e tal.
Quando iniciei a leitura, confesso, não fiquei muito animado. Mas como sempre, King conseguiu me surpreender, e o começo um tanto quanto arrastado serviu como um prelúdio, um modo de conhecermos melhor os personagens e assim nos interessarmos por eles no restante do livro.
Buick 8 também ganha pontos pelo modo como a história é conduzida, mostrando pontos de vistas diferentes ao longo da narrativa.

binhobluesboy 29/03/2011minha estante
não terminei de ler, mas o problema desse livro é o quão inferior é em relação aos clássicos... é meio arrastado. Não é ruim. Mas King normalmente é muito superior a isso

si_vallenca 16/07/2010

Fraco...
Fantasioso como tudo que Stephen King escreve. Um pouco melhor do que "Insônia", mas pouco.

Poleto 06/03/2010

Buick 8
Stephen King é conhecido mundialmente como o mestre do terror, e não sem motivo. Sua capacidade de criar histórias interessantes a partir de situações corriqueiras é espantosa. Assim como é espantosa a forma com que ele cria a rotina de seus personagens sem tornar-se enfadonho.

Buick 8 foi o segundo livro de King que li, ainda assim, 9 anos após ter lido o primeiro (que foi Cemitério). Cheguei na livraria procurando o livro “Saco de Ossos”, que, felizmente, não tinha. Digo felizmente pois, decidido a levar um livro de King, pus-me a escolher outro título; dentre os que lá estavam (e as opções não eram muitas), Buick 8 foi o livro cuja sinopse mais me chamou a atenção (embora não tenha despertado aquela vontade de comprá-lo).

A idéia do livro é aparentemente simples: Em 1979, Curtis Wilcox e Ennis Rafferty atendem a um chamado em um posto de gasolina; um cliente parou para abastecer, dirigiu-se ao banheiro e nunca mais foi visto. Os dois então levam o carro para a delegacia, aonde fica guardado no sombrio galpão B. Mas, aquilo não era um simples carro. Capaz de recuperar-se sozinho de avarias, um motor potente que não funciona, e algo que faz com que o cão mascote da delegacia divida-se entre fascínio e medo, aquele sinistro Buick desperta a curiosidade dos policiais do departamento, que durante anos tentam desvendar seus segredos. Curtis é o mais empenhado em estudar o carro, e, quando algum tempo depois um dos policiais some misteriosamente, eles percebem que aquele carro pode ser um enigma muito mais perigoso do que imaginavam.

Em 2001, pouco depois de Curtis morrer em um fatal acidente durante o trabalho, seu filho Ned, de 18 anos, passa a freqüentar o departamento, disposto a cortar a grama, limpar janelas, ou qualquer outra coisa que possa mantê-lo por ali. Sandy Dearborn, que fora o melhor amigo de Curtis, percebe que esta é a forma que o garoto encontrou para sentir-se próximo do pai, e acaba por admiti-lo na família. Até que um dia, Ned descobre, escondido no galpão B, o velho Buick. Vinte anos depois, o mesmo mistério que tomou conta de seu pai agora também toma conta dele, que também quer respostas. O segredo mais bem guardado da polícia da Pensilvânia começa a despertar não somente nos corações e mentes dos policiais veteranos, mas também dentro do galpão B.

Apesar de partir de uma premissa simples, King consegue contar a história de maneira espetacular, envolvente, e usando aquele tom narrativo que lhe é tão peculiar. Um detalhe bem interessante aqui é a alternância que ocorre entre a pessoa narradora: hora em primeira pessoa, hora em terceira pessoa, ainda assim incapaz de confundir o leitor. Foi a primeira vez que vi o uso de tal recurso, e achei simplesmente genial.

No decorrer da leitura pude perceber, de maneira bem sutil, uma pequena homenagem a H. P. Lovecraft. O final do livro foge um pouco do padrão de King (ao menos, do que dizem), e conseguiu dar o desfecho perfeito para a história.

Buick 8, no fundo, é um romance sobre o fascínio que todos temos pelo sobrenatural, e, indo além, da nossa eterna busca por respostas. Um romance que não assusta, mas que não deixa de causar fascínio.

(Publicada originalmente em: http://casadasalmas.blogspot.com/2008/06/buick-8.html)
Alan Ventura 02/09/2010minha estante
Uma ótima resenha,parabéns.