Odara Marcio Paschoal

Resenhas - Odara

Tibúrcio 13/12/2018

Odara
Odara foi um livro que comprei para usá-lo como pesquisa e fonte de inspiração num trabalho. Porém, me deparei com uma obra incrível, marcada pela excentricidade e um tema pouco comum. O autor, Márcio Paschoal criou uma narrativa ímpar e extremamente hipnótica.
Normando é o personagem principal que desde cedo percebe-se diferente, entenda diferente aqui como o que foge do convencional para a sociedade. A medida que cresce, Normando torna-se também Odara, uma travesti incomum e ao mesmo tempo inolvidável.
Narrado em 1ª pessoa, Normando/Odara conta os fatos de acordo com sua visão e, conforme a narrativa avança, percebemos o amadurecimento da personagem, com isso, começa a surgir uma dúvida sobre seu caráter. É importante observar que o Márcio não coloca o personagem estereotipado como um ser humano marginalizado, o que é muito interessante na construção deste. Odara foge do convencional mostrando-se uma travesti letrada, que ama poetas russos e da alta literatura, alimentando um sonho de se formar em Biblioteconomia. A irreverência da personagem está no fato dela ser tão vítima quanto subversiva. Há uma certa proporção entre vitimismo e destrutivo.
Com uma personalidade plural, a travesti vai construindo sua história com suas aventuras, muitas delas sexuais, na qual usa um nome diferente para cada história. A ficção aqui parece se misturar com a realidade tornando-se nua e cruel fazendo do livro o mais verdadeiro possível. A narrativa de Odara é confrontada com depoimentos de personagens que partilharam experiências com ela. Entretanto, esses depoimentos entram em conflito com as histórias que ela conta por terem versões completamente diferentes das suas.
Importante lembrar que o autor se inspirou em personalidades que representam bem este tema como Roberta Close, Ariadna, ex BBB, e a modelo Lea T. Nesta obra conseguimos perceber que a feminilidade não é exclusiva ao sexo feminino (me corrijam se eu estiver errado, por favor), a própria Odara não quer mexer no seu órgão genital, mas sente-se completa com sua feminilidade.
Nesta obra há uma busca pela aceitação, sendo a protagonista o eixo dessa batalha. Paschoal mescla a vulgaridade típica do tema com a mais alta qualidade literária. Às vezes choca com falas e outras vezes nos maravilha com referências maravilhosas implícitas. Ele compara a transformação corporal dela a metamorfose kafkiana. É um livro incrível e de uma leitura formidável. Leiam.

Inácio 06/03/2012

Odara
(texto publicado originalmente no www.caotico.com.br)

Em plena leitura de A Dança dos desejos recebi uma mensagem da simpática assessora de imprensa da editora Record oferecendo umm exemplar do lançamento Odara para repetir a promoção de sorteá-lo entre os leitores do blog interessados em escrever uma crítica ou um comentário sobre a obra.

Acho que o interesse particular pelo romance do Esdras do nascimento acabou se transformando em entusiasmo pela literatura brasileira contemporânea em geral. Pedi que ela mandasse o livro para eu mesmo comentar.

Recebi, li e agora, conforme o combinado, publico minha opinião: gostei mais ou menos. Ou melhor, gostei só um pouquinho assim.
Odara tem algumas ótimas sacadas, a começar pelo ideia central, a “biografia” de um travesti ou o bom humor pulverizado na história aqui e acolá, como o trecho em que o protagonista, ainda menino, pede uma Barbie noiva de presente.

Melhor ainda é o recurso de intercalar o texto em primeira pessoa do personagem central Odara/Normando com trechos de depoimentos dos demais personagens, como seus amantes, amigos e parentes, que ora contam outra versão da história, ora ratificam aquilo que conta o/a protagonista.

Como o meia que pensa uma jogada magistral, prestes a enfiar uma bola em profundidade para o atacante que se desloca, o autor, Márcio Paschoal, teve um excelente lampejo, mas a jogada não foi assim tão bem executada. O passe saiu curto demais, o beque interceptou a bola, o artilheiro ficou a ver navios.

A promessa anunciada em releases e entrevistas de contar a história de uma pessoa como qualquer outra, tentando viver uma vida normal com suas vacilações, angústias, alegrias, sonhos e projetos, não se concretiza de todo. Odara acaba sendo apenas a biografia de uma caricatura.

A trama, as situações soam artificiais, tão superficiais quanto as relações que o protagonista trava com homens, mulheres, crianças, velhos, índios e filhinhos-da-mamãe. Talvez tenha sido essa a intenção do autor, construir uma alegoria em torno da vida de uma alegoria, pois apesar de um bom início, a construção do personagem vai perdendo a pegada, a “sustança”, como diria os sertanejos.

Ora ele é ela, toda gostosinha namorando com um septuagenário animado, ora ela é ele, comendo a filha do septuagenário. Depois é ele e ela, a um só tempo, sendo explorado/a sexualmente por uma organização esquisitíssima, meio exército separatista meio máfia pornográfica, tão caricata quanto. E ainda vai parar no meio dos xavantes no norte do Mato Grosso. E os xavantes também acabam no meio dela. Ou dele.

A verdade é que isso tudo não funcionou no romance, ficou tudo muito solto. Talvez fique melhor no cinema, numa dessas comédias brasileiras interpretadas por atores globais.