Saude e Espiritualidade

Saude e Espiritualidade Alysson Silveira Campos

Resenhas - Saude e Espiritualidade

ThaisTuresso 19/09/2011

Esse livro tem uma capa linda, não podia deixar de começar falando dela não é mesmo? Falei do lançamento dele aqui. Assim como a capa é linda ela consegue nos focar no que apreciaremos dentro do livro, a obra em si como um todo que é profunda e marcante. Utilizando de sua experiência como médico, escritor e palestrante motivacional, o autor Alysson da Silveira Campos escreveu este livro baseando em suas experiências e observações assim como também, em textos bibliográficos e versos bíblicos, e assim ele nos brinda com uma obra cheia de ensinamentos maravilhosos e contundentes, simples e reflexivo. Não ouso classificá-lo como auto-ajuda, pois o intento do livro passa longe disso, ele nos leva ao nosso estado reflexivo, humano e profundo, quem nunca perguntou para si: Qual o propósito de tudo?

Como conciliar saúde com a espiritualidade? Qual a co-relação das duas? Baseando em sua vivência atuante nos Centros de Terapia Intensiva (UTI) o autor conseguiu observar a natureza da maioria das doenças que ela classifica como "evitáveis" ou seja, poderiam ser facilmente contidas e evitadas com um treinamento que só nós mesmos somos capazes de obter, através da auto-análise, da reflexão interna, você já parou para observar que a maioria das enfermidades provém da falta de fé? de crença? de auto-estima?

"Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém"
(Verso biblíco)

Concordei com o autor na maior parte dos assuntos e temas abordados por ele, que com uma análise profunda e estudada ele trouxe à tona neste livro pequeno, mas grande de ensinamentos que podemos apreciar com grande apreço neste livro. Assuntos como o livre arbítrio, fazer o bom uso de nossa inteligência são citados pelo autor. O que me agradou muito foi a análise crítica que o autor faz das relações familiares, quantos lares não possuem uma base sólida? Quantos lares se encontram destroçados pela falta de amor, confiança e lealdade? Cultivar nossas relações familiares é importante e de grande valia e o autor o aborda no livro como ninguém nos levando a questionar nossos princípios e relacionamentos, afinal de contas, todos sabemos que se a base é sólida e firme ela gera um caráter, e este é moldado pela vida com experiência que fomos, somos ou seremos futuramente e cuidando de nossas relações, nossa mente, nosso pensar; estaremos criando uma vivência mais ampla e muito mais saudável.

Não fiquem presos a determinado gênero literário, ouse alcançar mais e leia mais temas como livros assim, que quando terminamos de ler, sentimos mais realização, mais vontade de superar nossas metas. Recomendo muito!