Desespero

Stephen King

Resenhas - Desespero

Ediane 22/02/2015

Verdadeiro Desespero
Esse livro treme nas mãos exigindo urgência. A história não para e, quem começou a acompanhar o ritmo também não consegue parar. Pessoas muito boas e outras não tão boas assim tentando sobreviver a um maníaco de crueldade indizível é um pano de fundo eletrizante para narrar um "tiroteio" entre Deus e um demônio, usando homens e uma criança como soldados, mostrando cada um seus anseios e impondo seus desígnios em suas formas características, nos fazendo amar e odiar milagres, ansear e temer a busca pela proteção divina.

Foi o primeiro livro de King que li em que a crença e a busca em Deus como uma forma de esperar salvação do grande terror da história (e aprender a lutar contra ele com todas as forças que o corpo e a mente permitem), sem que quem crê seja cruel e egoísta, fanático e irracional, achando que Deus é o autor do grande mal, sendo o enviador de um grande castigo. Não.

Simpatizei e fui tocada com a forma profunda e ao mesmo tempo equilibrada com a qual se travou a linha da fé, muito além do comando humano, que muitas pessoas acreditam ter, do tipo "se eu me ajoelhar muito, Deus VAI fazer isso e aquilo, é só crer". Está fora do nosso alcance e ao mesmo tempo nos cobrindo como uma manta capaz de proteger e sufocar.

Mais do que isso pode revelar muito da história. Mas aqui estou, ao acabar de ler, ainda cheia de horror, compaixão, tristeza e adrenalina, tudo o que esse livro me provocou.

Julia.Ferraroli 07/09/2021

QUE LIVRO! Stephen King nunca decepciona. Comecei o livro sem muitos expectativas e sem nem saber sobre o que era, mas fui positivamente surpreendida. O jeito que ele mistura horror e religião foi muito bem desenvolvido. Adorei

Babi 08/02/2013

Mistério
Quando a história começou mostrando pequenos estranhos eventos eu não imaginava o quanto ainda estava por vir, mas tinha noção que era muito.

A história se passa basicamente na Rodovia 50 e a pequena cidade Desespero. Conhecer o enorme policial Entragian causou profundas consequências aos viajantes abordados. Cada um de uma maneira e (nem) todos chegaram a um lugar comum. A partir daí a luta pela sobrevivência e um menino especial, David, une-os de uma forma extraordinária.

Para pessoas que não podiam crer em eventos sobrenaturais, tiveram que acreditar no que seus olhos transmitiam, principalmente por aquele pequeno garoto que estava entre eles.

O decorrer da história em si pode causar diversos sentimentos, dependendo do quanto se está absorto. Em vários momentos até o final a sensação é de que há um profundo mistério e isso causa muita aflição por ter que lidar com o desconhecido e nisso tanto o leitor quanto os personagens estão na mesma situação, não sabem com o que (ou quem) estão lidando.
Fernando 12/02/2015minha estante
Essa foi a melhor resenha até agora.

"Em vários momentos até o final a sensação é de que há um profundo mistério e isso causa muita aflição por ter que lidar com o desconhecido e nisso tanto o leitor quanto os personagens estão na mesma situação, não sabem com o que (ou quem) estão lidando."

É exatamente aí que reside a força dessa história.

Alexey 26/09/2015

Deus é cruel
Um dos melhores livros de King, que sintetiza bem uma de suas marcas registradas: personagens detalhados, cujas histórias pregressas são tão importantes quanto o que está acontecendo como foco da história. O título do livro faz jus ao sentimento que se tem ao lê-lo: que desespero! Tudo começa com um policial psicopata que sai sequestrando as pessoas numa estrada. Mas nada é o que parece.

"Desespero" apresenta um dos recursos que eu mais curto, que é do sobrenatural que não se apresenta no ato. É um sobrenatural que se infiltra bem devagar.

O livro é carregado de fortes preocupações teológicas: se Deus existe, por que ele permite a existência de coisas más? Há um argumento fácil a este respeito: Deus não permite o mal, o homem é que pratica o mal. Diga isso para quem perdeu a filha de 5 anos num terremoto [e um terremoto não é algo que o homem fez]. Mas, discussões teológicas à parte, em "Desespero", Deus existe como um personagem. E é ele o maior de todos os monstros.

Amanda.Bauer 02/03/2022

King me decepcionou um pouco :c
Bom... o final foi muito bom, triste, mas bom!
Foi bem emocionante as ultimas páginas.
Começo do livro estava interessante, a historia estava me prendendo demais
Fiquei confusa quase no livro inteiro, não parava de chegar personagens
novos, e estava doida já, tem que fazer um esqueminha para nao se perder
até se acostumar com todos.
Porém, a história ficou muito chata, parada, com papos furados, muita
enrolação que não agregou em absolutamente nada na história.
Foi o primeiro livro do King que li, onde 89% falava de Deus. Foi uma
surpresa pra mim, por conta do David, o livro ficou bem religioso.

Fiquei com muita dó de David, que durante o livro inteiro foi corajoso, e o unico maduro.

enfim, vou dar 03 estrelas pois a história daquela coisa (espirito/deus)
foi muito boa e criativa. Mas não leria novamente, nem recomendaria.

Rachelsilva28 21/06/2022

Que livro bom !!
Eu me surpreendi com o Stephen aqui
Ainda não assisti o filme mais vou ver se foi bom assim

Alê 20/07/2022

Definitivamente não é meu livro favorito do autor. Confuso, muita enrolação e diálogos bem chatos.

Andréa Marcela 15/04/2023

No começo o livro parecia meio estranho, até de repente te prender na trama do suposto policial louco e assassino, envolvendo vários personagens aleatórios que vão sendo "parados e presos" logo no começo pelo policial, com assassinatos cruéis e igualmente aleatórios.Ate aparecer Cintia (personagem do Rose Madder) e Tom e aí todos juntos, meio que guiados pelo jovem David, com sua fé inabalável em Deus, conseguem enfrentar tak... para quem não é muito acostumado com o estilo irá achar o livro muito forte.... pra quem conhece o estilo, ficará de boa...

brayanlukas 20/11/2022

Tak ah lah Can Tak, Can Lah
"Quando o sol se põe e um vento soturno começa a soprar, tudo pode acontecer. E é bem provável que logo se descubra o verdadeiro sentido da palavra desespero"

Não entra nos favoritos, mas com certeza foi uma leitura bastante prazerosa.

Tenho uma leve queda por histórias do King que envolvam cidades e criaturas cósmicas, e Desespero talvez tenha me agradado tanto por isso. Tak é uma das criaturas do King que mais amei e acho uma pena ele não ter sido mais explorado aqui ou em outros livros além do livro gêmeo, Os Justiceiros.

A história é sim bem enrolada em várias partes, hora para aprofundar mais algum personagem, hora para esticar a tensão (e hora pra encher a famosa linguiça), mas no geral o ritmo é bom.

E o final da história foi um dos melhores do King! Esse sim com certeza entra nos meus favoritos (ao ladinho de Cujo)
brayanlukas 20/11/2022minha estante
Existe também uma excelente adaptação de 2006, por mais incrível que isso possa ser.
É bastante fiel, só é mais resumido.

Cintia270 01/04/2022

Decepção com desgraçado do Stephen king
Stephen King é um velho tarado e muito religioso. Eu esperava que a história fosse de um jeito mas foi totalmente diferente, uma palhaçada de "Deus contra o mal". Maçante demais, demorei 2 semanas pra ler porque fiquei cansado. Em muitos momentos o autor fez uso de linguagem muito obscena; a cada cinco páginas eu tava vendo uma dúzia de "[*****]". Essa história não tem nada de erótica, porquê um linguajar chulo o tempo todo? Não sou sensível a putaria, mas cara o que tem haver falar de [*****] o tempo todo quando nem é importante pra trama. Foi só pra encher linguiça, suponho. E mano, que Stephen King nunca me encontre em alguma rua porque vai apanhar tanto, nem sei se ele tá vivo, de tanto ódio não quis nem pesquisar sobre esse bosta, velhaco. Foram preciosas horas que perdi e essa merda nem teve um desfecho legal,na real nada foi legal nessa porqueira. Como que esse autor é tão idolatrado sendo que é um lixo de escritor?

Maria8774 10/01/2022

Desesperador (com o perdão do trocadilho)
Não é, nem de longe, o melhor livro do King que já li.

A história gira em torno de uma cidade mineira, que acaba por ser atacada por um ser maligno.

Tem como vínculo com a Torre Negra a luta do bem contra o mal, além de alguns conceitos subentendidos como Ka-tet.

Em relação ao seu livro irmão (Os Justiceiros) Desespero traz um suspense muito melhor explicado, com lendas, origem de toda aquela situação e a luta dos personagens pela sobrevivência. Já Os Justiceiros é algo mais voltado para a carnificina e morte.

É um bom livro, mas acredito que faz mais sentido se lido junto com seu gêmeo.

Guiga 26/08/2016

Surpreendente
Sabe um livro que você pega para ler esperando uma coisa e se depara com outra e acaba por se apaixonar por completo pelo livro? Foi isso que aconteceu comigo quando li Desespero.
Tudo começa na temida rodovia 50, quando o professor Jackson e sua esposa, Mary, são presos por um policial por porte de drogas e levados à cidade de Desespero para passar a noite na delegacia de lá. Não vou dar continuidade a descrição dos fatos pois aqui posso revelar detalhes da história que seriam importantes e eu não sei contar uma sequência da história sem soltar spoiler.
Até esse momento, julguei que ia ler mas uma história de King na qual ele mexe com os limites da insanidade, mas me enganei redondamente. Após passar para o meio da história, percebi que ele trouxe insights e ideias que tomo como lições.
Após conhecer os personagens envolvidos, somos levados aos seus flashbacks e aos seus confrontos (tanto externa quanto internamente) e é isso que dá ação à história, pois todos ali estão em Desespero por um motivo muito maior que as atitudes tomadas no passado.
Julgo esse livro como um dos melhores de King (só perde para It), pois mostra a eterna rivalidade entre o bem e o mal e, nessa luta, como as atitudes consideradas extremas são necessárias para o ser humano obter rendição. Obviamente, há o sobrenatural e o horror que o Rei sabe manusear e descrever como ninguém, mas mostra exatamente as duas faces da moeda e como a escolha dos personagens para o seu uso pode interferir no resultado de uma série de acontecimentos. Tak!

kirah 19/11/2009

"Neste romance, Stephen King descreve com cores terrivelmente realistas a luta apocalíptica entre Deus e o demônio. O gênio do suspense e do terror literário se supera neste livro que fará cada leitor entender o significado preciso desta palavra _ desespero." subscrevendo ed.Objetiva

*O livro é muito bom, king vai direto ao ponto e sem muitos rodeios, em Desespero vemos o típico duelo entre duas forças distintas: o "bem" e o "mal", porém contada de uma forma a prender o leitor até a última página...
moral da história: "Não deixe a múmia alcançá-lo"