O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Milena @albumdeleitura 10/09/2015

O Grande Mentecapto
O romance narra as aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo, uma espécie de Dom Quixote brasileiro, e suas andanças pelo estado de Minas Gerais.

Nascido em Rio Acima, Geraldo fora um menino como outro qualquer, com suas traquinagens e maluquices. Sua vida, porém, começa a mudar quando aposta que conseguiria fazer o trem parar. Dito e feito; torna-se o herói da cidade.
As consequências, no entanto, não foram apenas positivas: admirando esse feito, outro menino tentou fazer o mesmo e acabou morrendo. Revoltada, a população considerou-o como o grande culpado. Passou um tempo isolado até conhecer o Padre Limeira e manifestar seu desejo de ser seminarista. É quando sai de casa rumo a peregrinações, grandes trapalhadas e confusões.

É expulso do seminário, se apaixona pela filha do Governador, leva uma surra, é internado num hospício, torna-se candidato a prefeito, entra para o quartel, vai preso e participa de uma revolução ao lado de prostitutas e sem-teto em busca de melhores condições de vida. Ufa! Que loucura, não é mesmo?!

O fim do livro (que eu não vou contar!) é surpreendente, comovente e triste também. Fernando Sabino expõe sua capacidade descritiva, (parece que você está vivendo a cena) e faz o leitor rir, se emocionar e refletir sobre suas conclusões a respeito da vida, do homem e das coisas.

Simplesmente amei a maneira cômica e ao mesmo tempo crítica que Sabino escreve e, posso dizer que me tornei fã deste cara!

Recomendo, com toda a certeza!

site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2014/06/dica-de-leitura-08.html

Leandro 24/08/2022

O livro começa engraçado e bem despretensioso, e nos últimos capítulos se torna um grito dos desvalidos, excluídos e marginalizados, até o final agridoce.

Lucas.Tavares 16/05/2016

Mais do que uma estória.
O livro narra a história [ao menos os episódios que o narrador consegue compilar] de Geraldo Boaventura, mais conhecido como Geraldo Viramundo, mas que recebe várias alcunhas no decorrer da sua vida. O personagem, Viramundo, recebe tal apelido por não ser sedentário. A sua residência é Minas Gerais. Várias histórias, de cômicas a trágicas, são descritas neste romance de Fernando Sabino. Desde pequeno aventureiro, destemido, não perde para a razão. Quiçá por isso ele seja o grande mentecapto. Não dá voz ao juízo. Desordenado nas suas ideias, nos seus propósitos. Um livro que traz as peregrinações evidenciando conceitos culturais e ideológicos de uma confraria tradicional, religiosa, um tanto retrógrada, com discrepância suntuosa entre os extratos sociais e que necessita de alguém para desordená-la para que esta possa ser posta na ordem correta. Quem seria tal transeunte senão o grande mentecapto, possuidor de um juízo tão escasso que o permite desafiar as ordens postas como naturais?

eribert0 20/02/2023

O nosso Quijote Brasileiro
[O Grande Mentecapto é um romance do escritor brasileiro Fernando Sabino publicado em 1979; narra às aventuras de Geraldo Viramundo, espécie de Dom Quixote de La Mancha brasileiro, que percorre Minas Gerais.]

"Para onde você vai?" "Para onde me levarem os meus passos"

Acompanhar as peregrinações de Geraldo Viramundo é embarcar num tour por toda Minas Gerais, desde os lugares mais simples aos mais requintados. Mas não se engane, não são apenas pequenas cidades interioranas, são lugares com personalidades bastante raras de se encontrar - e você só encontra nesse livro! -, desde uma tal Peidolinha e loucos de manicômios, até um Governador Ladisbão bem mequetrefe e fantasmas de uma certa casa assombrada. E durante toda história, Viramundo vai se deparando com essas personalidades, seguindo de cidade em cidade, não sabendo ao certo o que buscar e tentando se encontrar.

Geraldo Viramundo é um dos personagens mais engraçados e sagazes, que eu já li. Ele já foi do seminário ao exército, quase prefeito e louco - quase sempre louco -. Não é atoa que muitos o comparam com Quijote. Tem muito dele sim em Viramundo, assim bem como Policarpo Quaresma, e podemos perceber também Forest Gump como um dos personagens que tem esse mesmo ar cômico, ingênuo, emocionante de Viramundo.

O Grande Mentecapto é um livro que vai lhe fazer rir muito, são cenários e situações absurdas que o autor descreve tão bem, que faz com que a leitura seja muito fluída e rápida de se ler. Poderia listar aqui vários momentos preferidos desse livro - desde o grande debate na praça, que sem dúvidas é um dos momentos mais engraçados desse livro, até mesmo o final do livro, que apesar dos acontecimentos, não deixa de ser um final bastante emblemático. -, mas seria aqui um texto muito extenso, então deixo para que vocês leiam e se divirtam, e aprendam com Geraldo Viramundo.

"Donde leese por la fuerza de las cosas, lease: por la debilidad de los hombres".

mila ð¿ 06/07/2022

Nessa história acompanharemos as aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo, nosso grande mentecapto. Suas histórias por Minas Gerais são muito engraçadas e nos faz refletir sobre a vida.
Foi meu primeiro contato com a escrita de Fernando Sabino e gostei muito da escrita dele, com certeza irei ler mais obras do autor.

Túlio 09/12/2015

Porque todos somos Viramundos...
Mais uma vez, é posto em questionamento aquele tema cujos bons escritores não se cansam de indagar: "Onde está o limite entre a loucura e a lucidez?", "Afinal, o que é a loucura?". Já que, deve-se dizer, o querido Geraldo Viramundo despertou mais uma vez esse tema. E, atrevo-me a dizer, de uma maneira com um humor inteligente e bem construído pelo Fernando Sabino.
Durante suas peregrinações, Viramundo percorrerá os quatro cantos de Minas Gerais, e é com sutileza que o autor fará algumas de suas críticas socias, sem aquele tom panfletário que muitos outros romances utilizam (não que isso seja ruim). No desenvolver da trama, a afeição que criamos pelo protagonista é aumentada intensamente, de modo que chegaremos a perguntar: " será que Viramundo está realmente no auge de sua sandice?". É partir desse ponto que se constituirá uma das graças do livro: Geraldo Viramundo parecerá tão sóbrio quando comparado a outros personagens futuramente apresentados, que também seremos levados a questionar o conceito da loucura e da lucidez.
Primeira obra que leio desse explêndido autor, e me arrependo de não ter lido outras. Adorei o livro e, principalmente, o fato de descobrir que, afinal, de Viramundo todos temos um pouco!

Luciana Lima 08/10/2015

Uma obra para sorrir

Se estiveres precisando se descontrair um pouco, com este livro terá uma ótima oportunidade de esquecer dos seus problemas e entrar numa estória ilariante.

LuAsa10 29/04/2023

Divertido
Ganhei esse livro e deixei na minha estante, fiz bastante hora para lê-lo, não dei muito crédito para ele, porém um dia resolvi dar uma chance, e me surpreendi, o livro te prende do início ao fim, muito bom, uma leitura gostosa e engraçada, super recomendo. Cada capítulo apresenta uma parte da história de Geraldo Viramundo e suas aventuras por cidades de Minas Gerais.

Maicon Tavares 30/07/2009

Muitíssimo engraçado
É um dos melhores livros que já lí, sem dúvidas. Muito engraçado, com muitas aventuras,valeu muito apena. Dava até um bom seriado! Recomendo a todos!

plucas2003 17/12/2022

muito doido e divertido
uma das coisas mais incríveis q eu achei no livro é a mistura do cômico com o melancólico em todas as aventuras do Viramundo. Nós não temos a mesma personalidade (nem de perto) mas eu me vi várias vezes nas reflexões feitas por ele. Sabino é um gênio e eu mal posso esperar pra ler mais dos livros dele.

Lydi 11/06/2010

O Grande Mentecapto é a minha paixão. É o livro que me trouxe de volta a leitura. Geraldo Viramundo é o meu héroi. Ele não tem nada demais, nada de super poderes ou velocidade ou qualquer outra coisa. Ele é só um homem, um homem que roda por toda Minas Gerais e que vive cada dia como se fosse o ultimo.

Amo quando ele conhece a Marilia, segundo ele " Aquela que seria a minha amada por toda vida". Tem como não apaixonar?

Meu livro de cabeceira. Posso ler 1 milhão de vezes que nunca vou cansar ou achar ruim ou mudar de opinião. Amo, amo e AMO.!

João Gomes 15/03/2011

O livro é demais.
Apesar de este ser um livro brasileiro e eu tê-lo lido. Eu afirmo que este livro é demais e o recomendo. Não gostei muito do título, mas o livro junto com o auto me surpreenderam. Fernando Sabino é um escritor perfeito apesar de ter morrido, este homem deixou como herança coisa estupefatas que todos nós podemos aproveitá-las e acima de tudo lê-las.

O Grande Mentecapto é um livro com bastante informação e com muita comédia eu ri demais, rir horrores e sempre me lembro e conto para os meus amigos parte do livro que me surpreendeu.

Elis 27/02/2015

Como não amar
Praticamente todo mundo leu esse livro na escola. Eu não tive esse privilégio e embora eu seja uma "viciada" em livros, não consigo me recordar de todas as histórias que li no colégio, talvez seja melhor assim né. Esse ano, inclui na minha meta de leitura clássicos da literatura brasileira e nada melhor do que começar com o Grande Mentecapto (que arrependimento de não ter aproveitado a promoção da Bienal e lotado minha estante de Fernando Sabino), porque eu simplesmente amei esse autor. Gostei da linguagem simples do Fernando Sabino, da construção das narrativas, a forma como ele dialoga com o leitor, seja para dar alguma explicação ou comentar alguma peripécia do personagem Viramundo. Aliás dei muitas risadas com ele. Não é preciso ter nascido no interior de Minas para identificar algumas situações, cenários, histórias, trejeitos e costumes típicos.