Memórias das Trevas

Memórias das Trevas João Carlos Teixeira Gomes

Resenhas - Memórias das Trevas

Paulo 02/11/2016

Delírios de escritor
Muito me apetece ter um livro reportagem em mãos (e quanto maior o volume maior o desejo de ler). Tratando-se de personagens polêmicos (folclóricos), é sempre um estimulo em dobro.

Assim foi que canalizei minhas atenções e tempo para “Memórias das Trevas (João Carlos Teixeira Gomes), um volume bem expressivo de paginas (mas como escrito a cima quanto maior melhor). Logo de inicio vemos o autor deixando bem clara suas posições (contra privatizações e afins) politicas claras, nada contra, apenas achei que ele se ateria apenas ao tema principal do livro, mas vamos para frente. Com ares de poesia (ao qual deva ser o desejo secreto de profissão do escritor), vamos caminhando, vendo os mandos e desmandos da figura principal do enredo. Tudo segue em céus de brigadeiro (entre brigas e falcatruas do Toninho Malvadeza) até o final do governo oponente politico da vez no ano de 1989.

Acredito que o livro poderia ter terminado ai, mas a megalomania do escritor encheu mais trezentas e poucas paginas de causos e contos da vida dele (viagens, livros, poemas e afins), e ai eu me pergunto e os mandos e desmandos do Senhor Antonio Carlos Magalhães terminaram lá em mil novecentos e oitenta e nove? Tristemente venho a constatar que o autor se confundiu e uniu sua vida ao do coronel baiano, escrevendo sua biografia junto a do seu desafeto em um mesmo volume. Deixou muito a desejar como livro reportagem.