Dinheiro, Saúde e Sagrado

Dinheiro, Saúde e Sagrado Waldemar Magaldi Filho

Resenhas - Dinheiro, Saúde e Sagrado

Mickael 30/04/2023

Dinheiro e o Sagrado
Complicado fazer críticas hoje em dia onde pessoas confundem critica com ataques pessoais. Esclareço desde já que não é o caso. Fui aluno de Magaldi e ele foi um professor sensacional. Como esquecer a aula inaugural da Pós em Jung? Não tem jeito! Tocou minha alma em um momento da minha vida que precisava recuperar a alma no meu trabalho.
Feita essa separação, agora critico o Magaldi enquanto a tese defendida.
Não concordo com sua visão sobre a psicologia analítica apresentada no livro.
Acho que o autor faz uma grande salada com os conceitos junguianos para justificar sua visão pessoal, perdendo assim a finalidade científica da epistemologia junguiana. Dou um exemplo: ele demonstra o poder das antinomias dedicando um capítulo inteiro ao tema. Até aí tudo bem. Mas ao tratar da antinomia Bem X Mal (talvez uma das mais centrais da narrativa junguiana) o autor se permite simplesmente discordar de Jung e reforçar a privativo boni, filosofia que remonta a Agostinho de Hipona. Para o autor o Mal é apenas ausência do Bem, ou seja, é só preencher o Mal com o Bem que está tudo certo. Ele até compara a escuridão como ausência de luz e o frio como ausência de calor. Mas isso é uma falácia, pois é o mesmo que dizer que o lado Coroa da moeda só é Coroa por ausência de Cara. Se você preencher com Cara a Coroa deixa de existir, o que é um absurdo. E irreal. Moedas para serem moedas precisam de Cara e Coroa. E essa discussão é superada pelo próprio Jung.
Então não gostei do livro porque o autor usou dos conceitos junguianos para justificar sua visão pessoal sobre o tema dinheiro e sagrado.
Outra pequena crítica é em relação ao estilo. Magaldi é por vezes prolixo, o que dificulta a leitura.
Eis minhas impressões do livro.