O centauro no jardim

O centauro no jardim Moacyr Scliar

Resenhas - O Centauro no Jardim

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

lorena 10/05/2021

É uma narrativa bem contada, cheia de altos e baixos, momentos reflexivos e referências históricas que o leitor consegue identificar até mesmo ao analisar o ano dos acontecimentos. A leitura se tornou um pouco arrastada pra mim por não ser exatamente meu gênero de costume e de conforto, mas no fim fluiu novamente. Algumas das partes e das personagens me marcaram, mas nada muito desenvolvido, nenhum personagem é o que se pode chamar de bem trabalhado, nem mesmo Guedali.
No geral, é um livro de transição, pode te tirar de uma ressaca literária ou te colocar numa.
O livro pra mim carregou um peso emocional por ter sido dado de presente por uma pessoal muito especial.

19/02/2014

Decepção
Esperava muito mais do livro, embora seja uns dos livros mais famosos de Moacyr Scliar.
Tudo bem que trata da individualidade e das diferenças, mas a história não me atraiu.
Já li outros livros de Moacyr Scliar, e confesso que os outros são muito melhores.

eve 12/05/2015

O centauro no jardim
Livro espetacular! Uma história surpreendente que te prede até a última pagina!

Wolsey 08/03/2021

Um clássico acessível.
Vou tentar fazer a resenha sem dar spoiler.
Obviamente se trata de um clássico da literatura brasileira, mas acessível ao leitor comum.
A narrativa do autor, com frases rápidas, diálogos inseridos no meio da narrativa, sem parágrafo, tornam a leitura alucinante e tem um efeito acelerado. Já me acostumei a essa característica de escrita do autor.
Talvez por essa característica ele tenha conseguido colocar tantos fatos e acontecimentos em cerca de 200 páginas, sem contar a façanha de recolocar todos eles, novamente no último capítulo, trazendo o que seria a versão "real" dos acontecimentos.
Um enigma? Uma metáfora? Um delírio?
Com certeza um bom livro.

Louryne 02/07/2015

Bem mais ou menos. Achei muito linear. Embora até tenha uma coisa ou outra interessante sobre as criaturas mitológicas que aparecer, mas enfim...

Alessandra @talvez1livro 13/09/2015

Gostei

Valnikson 23/12/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: O Centauro no Jardim
O gaúcho Moacyr Scliar conseguiu unir em sua vida dois caminhos bem diferentes: o da medicina e o da literatura. O primeiro veio com a formação acadêmica e o segundo com a afinidade junto à palavra escrita. Filho de imigrantes judeus oriundos do leste europeu, ele se tornou especialista em saúde pública, atuando na área por vários anos. Ademais, as letras sempre se mantiveram presentes na sua trajetória, resultando à princípio na publicação de contos baseados em sua experiência como estudante. Com o romance 'O Centauro no Jardim', Scliar relacionou a temática das raízes e tradições do povo judeu ao imaginário sul-rio-grandense, apresentando certa dose do realismo mágico característico de textos de cunho fantástico. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2015/10/25/42-o-centauro-no-jardim/

Asbel 13/03/2016

"Toma meu exemplo, amigo, parte para o duro combate da vida e fica sabendo que pior que não ter perna é ter cascos, podes crer."
Um livro com altas doses metafóricas.

Apesar da interpretação ser um pouco subjetiva, fica clara a intenção do autor em demonstrar que apesar das diferenças e dificuldades, é possível superar qualquer anomalia, seja física ou emocional.

Todos, homens ou centauros, buscamos respostas para o sentido da vida.

site: #moacyrscliar #ocentauronojardim

Amâncio Siqueira 04/05/2016

Seres fantásticos
Em O Centauro no Jardim, Moacyr Scliar dá uma demonstração de sua poderosa imaginação, contando a história de Guedali, um centauro nascido no interior do Rio Grande do Sul, filho de um casal de judeus fugido da Europa. O início do livro remete a outro escritor judeu, Kafka, embora o desenrolar dos fatos leve por outro caminho.

A narrativa não apenas trata de centauros, como também de outras criaturas fantásticas, inclusive seres humanos. A estrutura da narrativa, com a trama principal se desenrolando sem questionamentos por todo o livro e um último capítulo, quase um epílogo, trazendo uma versão mais realista da história, mostra que Yann Martel, autor de As Aventuras de Pi, não se inspirou apenas em Max e os Felinos para tecer seu livro.

Embora o romance de Scliar deixe clara a tentativa de retorno ao frescor do romance pré-século dezenove, buscando traduzir a realidade sem necessariamente ser realista, e consiga ser literatura séria com sua fantasia bem trabalhada, o ponto baixo são as coincidências, que me fizeram pensar estar lendo quadrinhos do Homem Aranha ou programas de humor da Globo em alguns momentos: Guedali foge de casa e encontra um circo, foge do circo e encontra uma centaura, exatamente no único dia em que ela saiu de casa, entra num táxi em São Paulo e o taxista é Pedro Bento, um cara com quem teve problemas na infância na fazenda no Rio Grande, e esse mesmo Pedro Bento torna-se segurança num condomínio em que ele vai morar, além de ter sido namorado da domadora do circo em que ele ficou um tempo, e do qual teve que fugir justamente depois de ter tentado ter relações com ela. E isso é só o começo.

As coincidências apequenam um mundo que deveria se ampliar diante do leitor, repovoado com centauros, esfinges e sereias.

site: https://amanciosiqueira.wordpress.com/2016/05/04/seres-fantasticos/
daniel henrique 25/07/2016minha estante
Concordo contigo. Tantas coincidências que até parecia novela das 8.

Adri 01/02/2009

Esse livro é maravilhoso, gostei muito.

Valério 06/06/2019

Impactante
O centauro no Jardim é daqueles livros que, quando terminamos de ler, olhamos para o que temos em mão e parece que tudo aquilo que lemos não caberia em tão pouco espaço.
Apesar de ser uma história surreal, meio realismo mágico de Garcia Marquez, há tanta realidade, em um tom tão desassombrado, que passa a dar um ar de verossimilhança mesmo à existência de centauros.
O personagem principal é um homem que vai lembrando de toda a sua vida, desde o nascimento. O choque dos pais ao ver nascer um centauro, e como sua vida foi, obviamente, tão afetada por sua natureza.
A história impressiona, deixa marcas profundas em nossa mente. Um livro forte, que sacode o leitor, estupefato.
Daqueles livros que deveriam entrar na lista de livros que não podem deixar de ser lidos.
Grandioso.

Lucas.Macedo 15/08/2021

Bom livro
A premissa do livro é bem interessante. Gosto bastante de ler literatura fantástica no Brasil, não sei explicar o porquê. Acho que mexe com o meu imaginário de uma forma diferente, como se pudesse ser realmente verdade.

A história de Guedali é bem envolvente e a metáfora se aplica a diferentes contextos, a depender da interpretação do leitor.

Não gostei muito do último capítulo do livro, achei arrastado e insatisfatório para concluir a trama, por isso acabei dando uma avaliação um pouco menor. Mas isso não invalida a qualidade do livro, em hipótese alguma.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6