The Hunchback of Notre-Dame

The Hunchback of Notre-Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Maria.Barreto 05/06/2024

O corcunda de Notre Dame
A leitura desse livro fluiu rapidamente. Lí em apenas um dia. É uma história envolvente, o escritor nos instiga a saber o final.

gi 04/06/2024

Notre Dame
??E Frollo deu um nome cruel à criança, um nome que significa "meio-formado": QUASÍMODO.
Responda ao enigma assim que puder ao soar de Notre Dame. Quem é o monstro? E o homem quem é?? ?

Não podemos falar do Corcunda sem citar a adaptação da Disney, mesmo não sendo fiel e confiável, tem as músicas mais absurdas, como mostra o trecho que deixei à cima!
E esse em especial pois ele mostra a fundo muito do assunto mais tratado durante o livro todo, a hipocrisia, uma dualidade nas personalidades, digamos assim. Ao longo da história somos apresentados a personagens que na teoria teriam de ter uma conduta que no fim não chegam nem perto de realizar, um padre depravado, um monstro feio com o coração mais amável e lindo, um soldado covarde e tantos outros.
O Corcunda de Notre Dame me obrigou a fazer as pazes com Victor Hugo, do qual eu tinha um trauma quando li Os Trabalhadores do Mar! No Corcunda, a narrativa flui, tudo tem um sentido, exceto é claro um ou outro capítulo que Victor não consegue se controlar nas descrições, mas até nisso tem um tema belíssimo por trás, sendo Paris e a Catedral como protagonistas.
O final desse livro está entre as coisas mais emocionantes que já li na vida, eu chorei em inúmeras partes, o que o autor faz é admirável, eu graças a Deus não tinha visto a adaptação antes de ler, então não tinha minha mente contaminada com nenhum estereótipo, então fui sendo seduzida pelos personagens e pela narrativa, e assim, sendo enganada, tendo meu coração partido algumas vezes, e eu sou quase grata por isso kjkkkkkkkkk que livro lindo!! Todos deveriam ler alguma vez na vida!
E não podemos nos esquecer que Victor Hugo basicamente salvou Notre Dame que estava quando indo com Deus na época de publicação, isso é incrível!! a força e influência de uma grande obra.

Dani 03/06/2024

Clássico Francês
É um livro maravilhoso. Agora entendo a grandiosidade de Victor Hugo. É sensacional, ele detalha bem os personagens e a própria construção de Notre Dame, explica muito o contexto histórico da França.
É um livro um pouco denso, mas se você juntar o todo vale tanto a pena ler! É a mais pura tragédia já escrita. O final acaba com qualquer leitor, sem dúvidas. Eu gostei muito!!

Ayslan4 28/05/2024

A chance de um clássico ser um livro ruim é muito baixa
O corcunda de Notredame é um livro muito interessante, que consegue fazer muito com pouco. É um livro curto, mas com bastante informação nas entrelinhas, sem prejudicar o entendimento.
Apesar de um início bastante lento, o mistério por trás das motivações dos personagens e um clímax que eu considero um dos melhores que já li em minha vida, fazem com que este livro seja incrível e uma boa pedida para qualquer leitor.

Jessclassicos 25/05/2024

Foi assim que, pouco a pouco, crescendo sempre junto à catedral, vivendo e dormindo nela sem quase nunca sair, absorvendo a cada hora sua influência misteriosa, o menino acabou se assemelhando, se incrustando, se tornando, por assim dizer, parte integrante dela.) Seus ângulos salientes se encaixavam, que nos perdoem a imagem, nas reentrâncias do edifício, fazendo com que Quasímodo parecesse não somente o morador, mas o conteúdo natural do templo.
Quase se poderia dizer que havia assumido a sua forma, como o caramujo toma a forma da concha. Era a sua moradia, seu buraco, seu invólucro. Entre a velha igreja e ele instaurou-se uma simpatia instintiva tão profunda, com tantas afinidades magnéticas, tantas afinidades materiais, que ele aderia a ela, digamos, como a tartaruga ao casco. A rugosa catedral era a sua carapaça.

Ellyson.Santos 16/05/2024

Um romance que pode ser chamado de aula se arquitetura. Victor Hugo faz uma superposição comparativa da Paris gótica do século XV à sua contemporânea ? em grande parte depreciando essa segunda. Apesar disso, o livro tem um defeito sério: a narrativa parece não ir a lugar algum até metade do livro.

Larissa.Filizola 02/05/2024

Resenha O corcunda de Notre-Dame
Aquelas leituras que fazem você realmente imaginar a cena. Acontecimentos imprevisíveis. Não sentir dó do Quasímodo é praticamente impossível. Com certeza um dos melhores livros que eu já li. A única coisa que não gostei foram partes extensas falando sobre arquitetura de Paris, etc.

Silvane 11/04/2024

Um dos livros mais interessante que já li, um banho conhecime e cultura.
Mas também uma história trágica e inacreditável. O quanto a obsessão pode levar alguém a loucura e simplesmente estagnar uma vida alegre e cheia de sonhos.
Neste retrato da Paris do século XV, Victor Hugo como sempre traz muitas situações adversas, abuso de poder, humilhação e súplica. Em dois capítulos ele deixa bem claro o seu gosto pela a arquitetura gótica e os bens e males da chegada da imprensa.

Rebecca.Lucena 11/04/2024

Este livro é extraordinário, leiam Victor Hugo! O senso de humor desse homem é sensacional. Deixo apenas um trecho, que por si só é maravilhoso, para convencê-los de ler esse livro:

"Para os que sabem que Quasímodo existiu, Notre-Dame está hoje deserta, inanimada, morta. Sente-se que alguma coisa desapareceu. Esse corpo imenso está vazio; é um esqueleto; o espírito o abandonou, vemos seu lugar, só isso. É como um crânio em que ainda há buracos para os olhos, mas não há mais olhar".

amandafffdo 01/04/2024

Que surpresa boa foi ter adquirido um exemplar desse livro sem planejamento e sem expectativas.

O personagem que dá nome ao livro acaba sendo coadjuvante em uma narrativa audaciosa, construída a partir do final da idade média, pautada em críticas à Igreja, sociedade, regime monárquico e população. Victor Hugo é bem objetivo nas descrições, datas e ambientes, e quase sempre cria um suspense antes de os revelar. Uma Notre Dame emblemática nos é apresentada.

A leitura é envolvente a partir do momento que você entra na história e esquece o "Corcunda da Disney" que conhecemos. Dito isso, não lembro de ter odiado tanto um personagem como Arcediago, sendo ele absolutamente dissimulado e perverso. Tal sentimento despertado fez com que eu não quisesse largar o livro, apesar da escrita ser cansativa em alguns momentos. A narrativa, dividida em livros, assemelha-se a um quebra-cabeça muito bem arquitetado.

Embora tenha sido uma experiência demorada, sigo ansiosa para o próximo Victor Hugo.

"É que o amor é como uma árvore; rebenta por si próprio, crava profundamente as raízes em todo o nosso ser e continua muitas vezes a verdejar sobre um coração em ruínas."

CinMeireles 31/03/2024

Em O Corcunda de Notre Dame, o personagem principal é a própria cidade de Paris: com o título original, muito mais apropriado, de Notre Dame de Paris, 1482, a obra é uma ode à arquitetura da Paris medieval, além de um manifesto de Victor Hugo sobre a importância da preservação dos edifícios históricos e uma crítica ao estilo arquitetônico moderno.

Diversos personagens giram ao redor da cidade e da catedral, com suas histórias se cruzando e se misturando ao local, cada um deles servindo como estudo dos habitantes da Paris de 1482 - e, consequentemente, da Paris de todas as épocas. Com uma narrativa bem-humorada e sarcástica, Victor Hugo faz um estudo profundo das nobrezas e vícios da natureza humana.

Entre os personagens de Victor Hugo, não há bons e maus, culpados e inocentes: todos os personagens são profundamente humanos, com todas as nuances que isso implica. As vítimas de um momento se tornam os algozes de outro, e se, em outras obras, a pureza e a inocência são virtudes, aqui elas são o instrumento da ruína. Não há perdão para aqueles que não são capazes de entender o mundo e se adaptar a ele.

As descrições arquitetônicas são riquíssimas e, mesmo para aqueles que não gostam de obras descritivas, é impossível não admirar a forma como o autor constrói a cidade em suas páginas. Igualmente deslumbrante são as profundas reflexões sobre a importância da arquitetura como forma de preservação não só da história, como do próprio pensamento social de uma época, canalizado e tornado sólido pelo artista - o arquiteto - que a projetou.

O Corcunda de Notre Dame é uma obra ao mesmo tempo densa e leve, profunda e deliciosa de se ler. Seus personagens são capazes de provocar fortes emoções no leitor, que ora os ama, ora os odeia; e é impossível finalizar a leitura sem ser impactado pela escrita de Victor Hugo.

site: https://www.instagram.com/p/C5KQv7LrkuL

Camila TQR 31/03/2024

Como a Disney faz tudo ficar bonitinho, sendo que na verdade é uma história terrível.
Vemos o egoísmo, o machismo, a crueldade da sociedade para o que é diferente, e pior de tudo é que ao ler um livro que contém uma história do século 19 (1831), vemos que poucas coisas mudaram, pois o mundo não está preparado para ser gentil!

Marcelle 28/03/2024

Recomendo a leitura por ser um clássico, mas confesso que peguei ranço de absolutamente todos os personagens - menos da cabra Djali, porque, diferentemente dos demais, ela não escancara as falhas e vícios da natureza humana.

O enredo é complexo e dramático, e a leitura deixa de fluir em alguns trechos, mas é certamente uma experiência indispensável para qualquer amante de literatura.