O Corcunda de Notre-Dame

O Corcunda de Notre-Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Regina 27/06/2023

Excepcional
O Corcunda de Notre Dame é um livro difícil de ler. Tem que ser lido aos poucos para que se subtraia tudo de bom do livro. Retrata as misérias parisienses, a dureza e a rudeza apesar de abordar Notre Dame com toda a grandeza que mereça. Recomendo. Favoritei

Moises Celestino 22/06/2023

Um Clássico de Victor Hugo...
"O Corcunda de Notre Dame" não é tão simples de ser apreciado e nada fácil de ser lido na íntegra. Apesar da trama arrebatadora, o romance de Victor Hugo continua provocante, desafiando o leitor durante a narrativa. A obra, passada no ano de 1482, pretendia ser um retrato da sociedade e da cultura francesa do século XV, funcionando enquanto representação histórica do período. O livro mostra uma sociedade ainda muito marcada pela ignorância e pelo preconceito que rejeita tudo aquilo que é diferente, considerando-o feio ou perigoso. No contexto geral, uma obra trágica, marcante e com desfecho final triste e melancólico. Teve inúmeras adaptações para o cinema, As mais conhecidas pelo público cinéfilo são as memoráveis versões de 1939, com Charles Laughton e Maureen O´Hara nos papéis principais e a versão de 1956, com Anthony Quinn e Gina Lollobrigida.

Evelyn.Leone 11/06/2023

O corcunda de notre dame mostra a realidade da sociedade parisiense, numa realidade dura, crua e difícil de ler em alguns momentos pelo sofrimento dos protagonistas, além de, óbvio, ficar encantada com a catedral de notre dame.

lililu 09/06/2023

Um tapa na cara.
Um clássico muito bom.
Esse livro nos ensina muita coisa, sobre o amor, dor, a perda, como ser humano pode ser horrível. Uma leitura muito boa, bem melhor que o filme.
Eu gostei, apesar de ser bem grande. ?

Camila Felicio 08/06/2023

Adorei o livro.
O começo é lento, e misturado com capítulos interessantíssimos sobre história e arquitetura medieval. Li acompanhado do livro "O Outono da Idade Média" que me auxiliou bastante porque queria aprender sobre o assunto, justamente a intenção que Victor Hugo teve na década de 30 do século XIX: informar e encantar o leitor, ensinando-o a admirar e buscar preservar os últimos resquícios medievais de uma Paris entrando em uma era vitoriana, plena em revolução industrial e alterações urbanas.
O livro é um chamamento à consciência cultural francesa, um apego às raízes, e bem diferente de " Os miseráveis" em que se busca uma empatia social do leitor. Quem deseja uma leitura de uma novela mais "comum", se decepcionará, os protagonistas são Notre Dame e Paris, tendo como plano de fundo uma Esmeralda com sua pureza e certa arrogância e ignorância juvenil em temas românticos, um Quasímodo que causa piedade no leitor, um Frollo dúbio e cego por um amor doentio e destruitivo, um Phoebus covarde e detestável. Ponto alto para Gringoire e a cabra, ri muito do personagem e acabou ganhando minha simpatia, e me vi como ele me importando mais com o destino da cabrinha simpática que com muitos personagens.
Boa leitura, exige certa paciência, maaaas o google sempre pode auxiliar em caso de dúvidas.

Jessica1104 06/06/2023

O corcunda de Notre Dame
Acho que após ler os miseráveis e reler o corcunda de Notre Dame, posso dizer que é bem o estilo do Victor Hugo passar páginas e páginas descrevendo algum aspecto de Paris ou de uma pessoa rs isso é cansativo. Mas tirando isso, gosto desse estilo do autor que mostra a realidade nua e crua. É bastante impactante. Ficamos esperando um final magicamente feliz, mas ele não vem. É uma história bem escrita e que te prende, mas é bem triste.

heloleituras 03/06/2023

A Taylor Swift de Nova York
(antes, querido que saibam que eu sou swifite, entendam que só swifite pode falar isso ??)

Resumo: não gostei porque sou burra, não entendi.

Mari.Vasconcelos 03/06/2023

Dá-lhe Procon na Disney
Se formos no basear naquela animação belíssima da Disney seremos humilhados.(eu não deveria, mas Ilusão é meu nome do meio)
Gente! Isso aqui é tão mais intenso, tão, tão, tão mais sombrio... os personagens? Putz! Apenas um esboço.
Dois tapas na cara da Esmeralda, 5 na do capitão Phoebus só para ficar deformado, guilhotina para o arquidiácono asqueroso, um abracinho no Quasímodo e um chapéu de bobo para Gringoire(pq era dele os momentos de uma sutil leveza)

Na moral, o livro é um trem puxado, principalmente nas interações de Victor Hugo, eu não entendia nada que o homem falava, Paris é anos luz distante da minha realidade, moço; eu simplesmente não conseguia visualizar a grandeza de seu berço, de sua escrita.
Ou seja, a avaliação não é justa, pq sobrou competência lá, e cérebro de Homer Simpson aqui. No entanto, eu indico pq a genialidade de Victor Hugo, nasceu para ser lida E COMPREENDIDA.

"Medir o dedão do pé é medir o gigante"

Thais Verdan 29/05/2023

Altos e baixos
Terminei a leitura com muita raiva do final... Sinceramente, eu não esperava esse final. Faltando umas 30 páginas para terminar o livro, eu ainda estava esperando pelo príncipe no cavalo branco... Que infelizmente nunca apareceu. Me surpreendi com o final de todo mundo, fiquei triste com a mãe da Esmeralda, fiquei com raiva da Esmeralda por ficar correndo atrás de um homem que não valia nada, mas o que eu mais fiquei decepcionada foi com o amigo da Esmeralda, que abandonou ela no momento que ela mais precisava da ajuda dele... Ele amava mais a cabra, do que ela! De um amigo assim, para quê inimigo né? ... Achei que faltou explicar alguns detalhes da estória, como por exemplo: Por que a Esmeralda tinha o nome do capitão no saquinho? Ela foi acusada de feitiçaria também por causa do nome no saquinho... Só que ela realmente fez uma feitiçaria com o nome do capitão... Que pelo visto não deu certo. ?? Enfim, personagem desse livro é a cabra. Hehe e fico triste com o final do Quasimodo, ele realmente sofreu muito. Também preciso comentar que eu tive uma relação de amor e ódio com esse livro... O autor é contra cristãos protestantes e deixou isso claro no livro. Tbm deu para perceber que ama defender bandidos... Não sei se volto a comprar algum outro livro desse autor, mas ele escreve muito bem.

Agatha.Uchoa 27/05/2023

Inicialmente estava pensando em dar uma nota 4 pro livro. Mas o final é tão maravilhoso e tão cataclísmico que mereceu uma estrelinha a mais ?

Domino 26/05/2023

#lido
Que livro pessoas... que livro!
Um livro pra amantes de arte, com uma linguagem bem rebuscada, com personagens bem trabalhados. Nossa preparem lencinhos e esqueçam todos os filmes que já assistiram. Eu nem sei que escrever, mas se der uma dica leiammmmm.

Nota 5 estrelas + ?

#book #livro #ocorcundadenotredame #victorhugo #bookmarks #leiamais

Leticia 24/05/2023

Q livro bom
Supreende do início ao fim, não tem uma escrita tão difícil, um plot era de se esperar, mas o outro fico sem palavras para descrever, nunca imaginei esse plot nesse livro

maísa 21/05/2023

Inexplicável
Juro, acho que eu nunca li uma história em que verdadeiramente houve um desenvolvimento real dos personagens. Simplesmente TODOS eles são bem desenvolvidos, tem personalidade, você consegue se apegar a eles e entender o porquê fazem o que fazem.
Esse livro me despertou emoções que eu realmente não sei descrever.
Virou um favorito.
É um livro difícil de se ler, acho que foi o livro que eu mais demorei pra ler em toda minha vida de leitora, mas prometo, no final vale a pena!