As Aventuras de Simbad, o Marujo

As Aventuras de Simbad, o Marujo Mil e Uma Noites

Resenhas - AS AVENTURAS DE SIMBAD O MARUJO

Ed Carvalho 14/03/2022

Amei reler
Um clássico de aventura perfeito, com leitura fluente e direta. História fascinante que encanta gerações. Estava meio que perdido pelo meio de minha estante e o peguei para reler. Foi bom relembrar esta aventura fantástica de um personagem tão carismático.

Feijão 15/04/2021

Simbad
Falando singelamente, é um livro bom, sua leitura é simples e fácil de entender.

Ele consegue perfeitamente te prender na narrativa mas, não espere algo fantástico e inovador.

vitor_lgs 25/07/2020

Livro ok
A narrativa do livro é rápida e prende um pouco atenção. Entretanto, seu conteúdo é um tanto quanto raso.

z..... 28/11/2016

O livro reúne as histórias de Simbad, contadas por Sherazarde entre as noites 70 e 90 do famoso 1001 noites. Em linhas gerais, o marujo relata a um humilde carregador (Himbad) suas aventuras, realizadas em sete viagens, ressaltando que sua riqueza foi fruto de conquistas e perrengues. A oportunidade se criou quando o carregador se lamentava diante da vida (e diante da casa de Simbad) pela fortuna de uns e insucesso de outros.

Fiquei frustrado com as histórias. Não tem heroísmo como as da Odisséia e nem pretensões jornalísticas (ainda que surreais) como os relatos de Marco Polo. Tudo tem caráter onírico, tentando despertar a atenção, espanto e curiosidade. Assim, toma-te narrativas sem pé nem cabeça para espanto e conquista!

O Simbad, ao contrário do que imaginava, passa por essas situações contando com a sorte para depois relatar. Todas as aventuras tem em comum um naufrágio e o marinheiro não é um herói que se impõe nas adversidades.

A narrativa que me pareceu mais inusitada foi a da quarta aventura, onde o marujo mostra caráter anti-heroico. Essa passagem fala de uma ilha de antropófagos e depois de um povo que tinha costume de enterrar os conjuges juntos se algum morresse. Simbad teve esse destino e sobreviveu de maneira um tanto covarde. Só lendo...

Não gostei e nem me diverti como pensava.

Bruno Leandro 14/07/2011

Diferente de como me lembrava
Li a história de Sinbad originalmente em inglês. Depois, li outras versões do livro e a história não muda muito de uma para a outra, exceto quando são livros infantis. E sempre me impressiona o chamado para aventura do marujo, seu amor ao dinheiro...
A primeira aventura de Sinbad ao mar é por conta de seu jeito despojado com dinheiro. Ele é obrigado a isso, já que gastou toda a fortuna do pai e precisava recuperá-la. A partir daí, todo tipo de aventuras o esperavam em sua viagem. Salvo da morte sempre graças à intervenção de Alá (o deus islâmico), Sinbad enfrenta aventuras cada vez mais árduas, uma após a outra, em busca de seu objetivo.